Thuja azul: variedades, dicas para escolher, plantar e cuidar

Thuja azul: variedades, dicas para escolher, plantar e cuidar
  1. Peculiaridades
  2. Descrição
  3. Escolha
  4. Plantar e sair

Todo jardineiro sonha em decorar seu terreno com arbustos perenes. Essas plantas espetaculares e despretensiosas incluem thuja. A árvore tem uma aparência apresentável e um aroma incrível. As variedades são marcantes em sua bela paleta de cores. Os thujas azuis conquistaram um amor especial pelos jardineiros.

Peculiaridades

Traduzido do grego, o nome da planta significa "incenso". Este é o processo de queima da madeira, que produz um aroma incrível. Além disso, o arbusto perene é um “fígado longo”. A árvore em miniatura vem crescendo e se desenvolvendo há mais de 100 anos. Seu esquema de cores é bastante variado. Existem thuja de cores verdes, marrons, amareladas e azuis. Agulhas macias e galhos graciosos lembram teias de aranha. Algumas variedades são pequenos arbustos, enquanto outras crescem até 3 metros. O sistema radicular do arbusto resistente à geada é forte e compacto. Pode ser facilmente transplantado de um lugar para outro.

Tuyu é altamente reverenciado por paisagistas. Belas árvores são ideais para decorar parques e praças. Eles geralmente são plantados ao longo dos trilhos.

Descrição

Os especialistas distinguem várias variedades principais de thuja. Entre eles:

  • Oriental;
  • Ocidental;
  • Guardada;
  • Coreano;
  • Japonês.

As espécies variam em tamanho, cor e outras características externas. Thuja com agulhas azuis ocupam um lugar especial na jardinagem. Eles são um tipo de tui oriental. Suas agulhas têm uma bela tonalidade azulada. As árvores são bastante altas e volumosas (até 3 metros). Os ramos são dispostos verticalmente. O thuja azul tolera perfeitamente as condições climáticas adversas. Por exemplo, as plantas têm excelente tolerância à seca, razão pela qual os jardineiros das regiões do sul da Rússia as amam tanto. As árvores crescem em solos férteis e pantanosos.

Existem dois tipos de thujas azuis.

  • Blue Con. É um thuja oriental com ramos bem desenvolvidos. É caracterizada por um desenvolvimento intensivo (cresce cerca de 20 cm por ano). Possui ramos verticais planos (direcionados verticalmente) com agulhas verde-azuladas. Existem também árvores com agulhas de água. Essa variedade é despretensiosa no cuidado. Ótimo para plantar no sul. Nas latitudes do norte, onde prevalecem invernos rigorosos, os Blue Coons podem morrer de frio.
  • Meldensis. Variedade de thuja oriental com uma coroa em forma de ovo na "juventude", que eventualmente se torna piramidal. Os ramos grossos em forma de leque são decorados com agulhas verde-azuladas. No inverno, a planta escurece, adquirindo uma tonalidade lilás. Meldensis parece muito impressionante em jardins.

A longevidade de uma determinada variedade dependerá das condições e dos cuidados. Variedades com agulhas azuladas requerem calor e espaço. Os thujas orientais não gostam de baixas temperaturas e precisam de abrigo no inverno. Qualquer solo é adequado para eles, especialmente os pedregosos. Você não deve plantar esses arbustos em um local escuro, eles também não gostam muito de correntes de ar. Esta variedade é perfeita para áreas ao ar livre ensolaradas. Blue thuja ocupa o primeiro lugar entre as coníferas em design de paisagem. Os arbustos são usados ​​para construir belas composições na forma de várias figuras. Além disso, árvores incomuns combinam bem com abetos.

Note que pelo aparecimento do arbusto, será possível tirar uma conclusão sobre o seu estado. Se as agulhas thuja têm uma aparência saudável e estão cheias de umidade, o local e as regras de cuidado foram escolhidos corretamente.No caso em que as agulhas parecem secas e caem abundantemente, então a árvore não tem umidade e fertilizante suficientes.

Escolha

As mudas de Thuja são compradas em viveiros comprovados ou centros de jardinagem com uma reputação impecável. Plantas em contêineres são a melhor opção. Ao mesmo tempo, o sistema raiz é fechado com segurança. Este material de plantio está pronto para o plantio em qualquer época do ano. No entanto, é melhor plantar thuja na primavera. A planta vai enraizar perfeitamente e estar pronta para o inverno que se aproxima. Na hora de escolher as mudas, preste atenção no formato da copa e na cor das agulhas. Uma planta com aparência suspeita não vale a pena comprar. Além disso, não é recomendado comprar thuja azul "fora de mão" no mercado. Ele pode não só ser enfraquecido com raízes e brotos sem vida, mas também infectado por doenças fúngicas.

Plantar e sair

A planta é plantada no início da primavera ou outono. Antes do plantio, as mudas em recipientes são regadas abundantemente. Cave um buraco 30 cm mais profundo e mais largo do que o recipiente anterior em que a planta estava. A árvore é plantada em um buraco, espalhando suavemente as raízes soltas. Em seguida, cubra o buraco com terra e regue abundantemente. Assim que o solo seca, a superfície do solo deve ser coberta com turfa.

Os thuja azuis toleram bem a seca, no entanto, o arbusto precisa de rega regular. Na primeira vez após o plantio, são regadas todas as semanas, depois o procedimento é reduzido para 2 vezes por mês. Thuja azul precisa de alimentação (na primavera e no outono). Um fertilizante mineral complexo é perfeito para uma planta (por exemplo, uma solução de "Kemira Universal"). Além disso, para thuja azul, a poda e o tratamento de doenças fúngicas e insetos são necessários. No inverno, o thuja é coberto com ramos de abeto.

Para obter informações sobre como plantar um thuja azul corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário