Thuja ocidental "Golden Smaragd": descrição e cultivo
Os proprietários de chalés de verão sempre desejam que seu território seja bonito e digno. E por isso, para ajardinar e dar um visual espetacular ao território, costuma-se plantar thuja. Existem algumas variedades dessas plantas, e cada uma delas tem suas próprias características únicas, mas hoje vamos nos concentrar em apenas uma. É chamado de thuja ocidental "Golden Smaragd".
Descrição da variedade
Golden Smaragd, que pode ser traduzido literalmente como Golden Emerald, é uma variedade criada pela primeira vez na Polônia pelo criador Edward Kubik. O tamanho da árvore plantada é pequeno no início e cresce lentamente - no máximo 20 cm por ano. Aos dez anos, o thuja atinge a marca de 2,5 metros e, posteriormente, também continua a aumentar, crescendo até 5 metros ou mais.
As agulhas da planta são verde-douradas, que deram origem ao seu nome, assim permanecem durante todo o ano. Se você esfregar a "folhagem" com os dedos, poderá sentir o aroma frio habitual de agulhas de pinheiro. Na primavera, pequenos cones se formam na árvore, no outono o thuja os deixa cair. A coroa do "Golden Smaragd" é cônica, afilando para cima. Em largura pode atingir quase 2 metros, mas geralmente os indicadores oscilam entre 1 e 1,8 metros.
A árvore vive por muito tempo - até 100 anos, mas para atingir uma marca semelhante, é preciso ter muito cuidado e atenção.
Características de pouso
A Thuja é plantada, via de regra, no outono ou na primavera. O plantio na primavera é preferível, pois no verão a planta fica mais forte, se aclimata e se instala completamente no local. Se o tempo já foi perdido, você pode plantar thuja no outono, mas não pode atrasá-lo, você deve tentar fazê-lo o mais cedo possível. Só assim a planta será capaz de se desenvolver pelo menos um pouco antes do inverno para sobreviver. A propósito, se você comprou um thuja em um vaso, pode plantá-lo no início de junho.
A primeira etapa preparatória para o pouso é a seleção de um local. Ao contrário de muitas outras plantas, Golden Smaragd não sofre muito com queimaduras solares, então você pode plantá-la em uma área aberta.
Áreas sombreadas e sombreadas são uma má ideia, a árvore crescerá lentamente e você não terá que esperar a atratividade da copa. Além disso, é melhor escolher um local que não seja muito ventilado.
O solo em que o thuja deve crescer deve ser solto e leve. A melhor opção é uma combinação de turfa, arenito e solo preto. Certifique-se de que nenhuma água subterrânea flui perto da superfície. Se não houver outras opções, você terá que fazer uma drenagem completa de argila expandida, pedaços de tijolo, faiança, seixos. Tendo terminado todos os preparativos necessários, você pode prosseguir diretamente para o plantio da planta. Após avaliar o tamanho do coma terrestre, um buraco é cavado no local de pouso, pelo menos 2 vezes o tamanho do coma. A profundidade da fossa é de cerca de um metro, no fundo deve haver uma camada de drenagem de 15 centímetros. Ao plantar, certifique-se de que o colo da raiz da planta não está enterrado no solo. Além disso, a parte inferior da "folhagem" não deve ser localizada diretamente no solo.
Em seguida, o próprio caroço é bem umedecido e deixado de molho por cerca de uma hora. Passado o tempo, metade da cova é coberta com terra e instalada estritamente no meio da árvore. O restante da terra é adicionado ao thuja cavado, regado e, em seguida, coberto com cobertura morta. Para isso, seria bom usar serragem, húmus, turfa.Essa proteção ajudará a planta a criar raízes mais rapidamente e a protegê-la de geadas, superaquecimento e pragas.
Cuidado correto
Cuidar do Golden Smaragd não é muito difícil e pesado, mas deve ser regular. A primeira condição para um desenvolvimento harmonioso é, naturalmente, regar. Thuja desta variedade requer umidade estável, então terá que ser regada uma vez por semana. Se você não seguir esta regra, a planta começará a secar e perder sua atratividade. Thuja gosta muito de thuja ocidental e aspersão, após o que suas agulhas adquirem um belo brilho e poeira e pequenas pragas são lavadas com água. Após a rega, é aconselhável soltar o solo próximo à planta. Assim, você fornece acesso de oxigênio ao sistema raiz da árvore. Você precisa afrouxá-lo não muito profundamente - não mais do que 10 cm, uma vez que as raízes estão localizadas perto da superfície da terra.
A poda é outra regra que o jardineiro deve observar. Existem vários tipos de podas, mas a mais exigida delas é a higiênica. É produzido em qualquer época, exceto no inverno. Um procedimento semelhante destina-se a livrar a árvore de galhos secos, doentes e esgotados. Depois dela, o thuja tem novos poderes, que ela não vai mais gastar em espécimes desatualizados.
Ao realizar o procedimento, lembre-se de que todos os ramos são cortados com poda afiada e desinfetada, sendo estritamente proibido quebrá-los com as mãos.
Além disso, existe também uma poda profunda, que permite modelar a copa. As características dessa poda se devem ao propósito para o qual a planta é plantada. Por exemplo, se você cultivar thuja na forma de uma pequena sebe, precisará cortar os topos de vez em quando. Além disso, não se esqueça de que a distância entre arbustos individuais deve ser de pelo menos meio metro. Uma vizinhança mais próxima levará ao plexo de raízes, engrossando, e a cultura começará a murchar por falta de oxigênio e pragas.
Thuja precisará de fertilização várias vezes ao ano. Para isso, você deve comprar fertilizantes complexos para coníferas. A primeira alimentação é realizada em abril, depois em maio e a última no final do verão. No período de outono, a fertilização não é possível, pois mesmo o fertilizante da mais alta qualidade pode provocar a morte do sistema radicular por congelamento. Também é preciso levar em conta que as árvores muito novas do primeiro ano de vida são alimentadas com fertilizantes, cuja concentração é a metade da recomendada.
Doenças e pragas
Com bom e zeloso cuidado, o thuja ocidental raramente é afetado por doenças. Mas isso ainda acontece, então você deve estar preparado para tudo. Vejamos as principais doenças de thuja, bem como os métodos de lidar com elas.
- Doenças fúngicas. Os fungos que provocam a requeima e vários tipos de podridão há muito são uma desgraça para os jardineiros. Você pode determinar a doença pelo cheiro característico de podridão do solo, amarelecimento e murcha dos brotos, o aparecimento de mofo. Assim que o "diagnóstico" é feito, todos os brotos doentes são imediatamente cortados e queimados fora do local. As partes restantes da planta são tratadas com fungicidas fortes. Além disso, lembre-se que se a doença for reconhecida tardiamente, e o fungo já tiver coberto as raízes, ele deve ser totalmente desenterrado, substituindo o solo em que cresceu.
- Escudo falso Thuya São pequenos bugs maliciosos que se multiplicam a uma velocidade invejável. As feridas amareladas contam sobre sua aparência, que se tornará mais e mais a cada dia. O tratamento deve ser rápido, caso contrário a planta morrerá em breve. Inseticidas como "Karbofos" são usados para combater o escudo falso. Você também pode comprar fita adesiva especial que impedirá que os insetos se movam ao longo do tronco.
- Ferrugem. Esta doença, como a shute, afeta principalmente as árvores jovens. As plantas murcham visivelmente, secam, a copa escurece e as agulhas caem. A primeira coisa a fazer é remover todos os ramos afetados pela doença.Em seguida, a planta é pulverizada com o preparado "Hom", que pode ser substituído por uma mistura de bordeaux. Se o tratamento for feito, mas não houver resultados, tente Fundazol. Num balde de água, dilui-se 20 g do produto, rega-se a terra perto do thuja, dispensando a pulverização.
Lembre-se de que a maioria das doenças é causada pelo jardineiro. Vários erros podem levar a eles:
- rega inadequada;
- falta ou excesso de fertilizantes;
- violação da distância entre as árvores;
- escolha errada de local ou solo.
Para proteger os thuja, sempre cuide com responsabilidade e, aos primeiros sinais de doença, faça a pulverização preventiva para outras plantas do local, principalmente as coníferas.
Aplicação em paisagismo
"Golden Smaragd" é uma planta que se sente bem tanto em uma área limpa quanto em uma área urbana poluída, razão pela qual é freqüentemente usada para paisagismo de áreas de parques. Thuja western é bom porque parece majestoso sozinho e na companhia de outras plantas. Rosas e dálias ficarão elegantes ao lado dela, assim como um tapete de pequenas petúnias. Uma ideia interessante seria criar uma pequena cerca viva. Como já mencionado, a distância entre o thuja deve ser de pelo menos meio metro se você quiser uma cerca mais densa. Uma distância de um metro permitirá que você crie uma cerca viva esparsa.
Plantas de outras coníferas parecem ótimas ao lado do thuja, mas devem ser compactas. Por exemplo, podem ser pinheiros decorativos e árvores de Natal, arbustos de zimbro lindamente decorados. Thuja parece muito interessante no desenho de um buxo ou hortênsia. Jardineiros mais exigentes podem criar esculturas inteiras de thuja no local, mas, para isso, você deve aprender de forma independente a poda escultural profissional ou regularmente convidar um especialista para correção.
No próximo vídeo você encontrará fatos interessantes sobre a variedade Golden Smaragd.
O comentário foi enviado com sucesso.