"Fita amarela" do oeste de Thuja: descrição e sutilezas do cultivo

Fita amarela ocidental de Thuja: descrição e sutilezas do cultivo
  1. Descrição e características principais
  2. Métodos de reprodução
  3. Escolhendo um lugar para um thuja
  4. Características da escolha de uma muda
  5. Sutilezas de aterrissagem
  6. Cuidados com a planta
  7. Aplicação em paisagismo

Uma planta conífera popular em paisagismo - thuja ocidental "Fita Amarela" - tem uma forma de coroa piramidal reconhecível e pertence à categoria das sempre-vivas. No inverno, a árvore adquire uma tonalidade marrom dourada, na primavera agrada com notas de laranja, e as agulhas de verão têm uma tonalidade verde com as pontas amarelo-ouro das agulhas. Este detalhe do jardim sempre parece luxuoso e traz cores frescas à paisagem da Rússia Central. A planta é bastante despretensiosa no cuidado, adequada para o plantio mesmo para proprietários inexperientes, demonstra um crescimento rápido.

Descrição e características principais

Descrição da variedade de thuja "Yellow Ribbon" (nome botânico Thuja occidentalis yellow ribbon) permite obter informações completas sobre sua aparência. Entre os parâmetros principais, vale a pena observar os seguintes.

  • O tamanho de uma árvore adulta. Sua altura atinge 2,0–2,5 m, o tempo médio para atingir este indicador é de 15 anos. Para cima, a árvore cresce de 10 a 12 cm, e de diâmetro não aumenta mais do que 8 cm (indicadores máximos - 0,8 m).
  • Forma de coroa - cônica, é quase em forma de lágrima, com base arredondada e topo pontiagudo. A densidade de crescimento dos ramos é alta e muitos brotos são formados.
  • As principais propriedades da variedade: alta resistência à geada - capacidade de suportar frio de até -35 graus Celsius; resistência ao vento da planta; resistência aos raios ultravioleta.

Thuja ocidental "Yellow Ribbon" - um representante brilhante da família dos ciprestes, pertence ao seu ramo de crescimento lento (com um crescimento do tronco de até 15 cm por ano). As plantas dessa espécie são capazes de crescer no local por mais de meio século sem perder seu atrativo, são resistentes a doenças e se adaptam bem durante o transplante.

Métodos de reprodução

Uma planta ornamental popular com agulhas brilhantes - a fita amarela ocidental - pode ser propagada de duas maneiras. Quando cultivada a partir de sementes, a variedade perde suas características - é assim que se obtém uma planta silvestre comum, sem nenhuma característica de cor. O cultivo de uma muda, neste caso, leva até 5 anos. Com esta reprodução, a planta resultante será imediatamente adaptada às condições climáticas da região. O método de corte da vegetação permite obter tuias que mantêm as suas características varietais. Um broto do segundo ou terceiro ano é separado do tronco, do topo da árvore-mãe. Após a estaca formar um sistema radicular, é plantada no solo ou em recipiente para posterior cultivo em formato fechado.

Escolhendo um lugar para um thuja

As coníferas da espécie thuja ocidental são despretensiosas ao escolher um local para plantá-las. A planta é recomendada para ser colocada em áreas secas com solos franco-argilosos e arenosos. Uma área com alto nível de lençol freático não é adequada, mas o acesso à umidade é importante para manter o brilho das agulhas. Com o constante alagamento das raízes, a planta desenvolve a requeima, contra a qual o thuja não tem proteção suficiente. Também existem requisitos para a acidez do solo - deve estar na faixa de pH de 4,5–6,5.

Na hora de escolher um local para o thuja "Fita Amarela", vale considerar que ele só tolera o sol em doses. - é melhor se seus raios atingirem a coroa de manhã ou à noite. Durante o dia, é melhor dar sombra parcial clara à planta, caso contrário as agulhas podem queimar.Com a falta de luz, a árvore perde sua cor incomum, a copa fica menos densa. Não é recomendado plantar thuja ocidental nas imediações de grandes plantas caducas. Árvores como bordo, bétula e choupo, como vizinhas, privarão a éfedra de nutrientes do solo. Com um sistema radicular raso, a thuja precisa ser plantada em um ambiente com árvores de tipo semelhante.

Características da escolha de uma muda

O thuja decorativo exótico "Fita amarela" é uma planta muito popular entre os jardineiros. É a alta demanda que leva a múltiplas falsificações relacionadas à venda de mudas. Para não se enganar ao escolher uma árvore jovem para plantar um thuja ocidental, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Tipo de sistema raiz. No fechamento acima, a taxa de sobrevivência, enquanto a planta não deve facilmente sair do vaso junto com um pedaço de terra. Raízes em orifícios de drenagem são um bom sinal. Com um sistema aberto, não deve haver podridão, mofo, quaisquer nós deformadores, crescimentos, formações na superfície do rizoma.
  • Saúde da coroa. As agulhas de um thuja ocidental saudável devem ter uma estrutura forte e elástica. A tonalidade deve corresponder à característica varietal. Em caso de dúvida, limpe a ponta do galho com um pano úmido. Se houver vestígios de tinta, uma versão menos exótica é apresentada como uma variedade decorativa nobre.
  • O estado do tronco e dos ramos. Se a muda estiver infestada de parasitas, eles serão visíveis na inspeção visual. Resina pingos, buracos na casca e outras marcas estranhas na superfície do tronco são motivos para recusar a compra.

Sutilezas de aterrissagem

As principais dificuldades para os jardineiros são plantar e cuidar da thuja da Faixa Amarela ocidental. Mas, em uma inspeção mais próxima, esses processos não são um incômodo. Uma muda adquirida em viveiro em vaso, com sistema radicular do tipo fechado, pode ser plantada em qualquer época do ano, de abril a outubro. Para a planta criar raízes, é preciso pelo menos 30 dias antes do início da primeira geada. Com sistema radicular aberto nas regiões do norte, o plantio é feito na primavera, nas regiões do sul - em meados do outono.

Ao plantar thuja "fita amarela", é necessário preparar um buraco que exceda o volume do sistema radicular em 0,2 m de altura, largura e comprimento. A drenagem de argila expandida, seixos, brita ou tijolo é colocada na base. Além disso, até a metade é preenchida com solo nutriente com predominância de solo previamente removido com a adição de areia e turfa. Ao plantar, o colo da raiz da muda deve estar no nível da borda do caroço.

No final do plantio, as raízes são recobertas com os restos da mistura de solo, compactando-o cuidadosamente. A primeira rega é realizada - deve ser abundante o suficiente. Será útil adicionar um estimulador de enraizamento ao líquido. Isso ajudará a melhorar a taxa de sobrevivência da muda.

Cuidados com a planta

Aos cuidados regulares de thuja western "Yellow Ribbon" incluem os procedimentos a seguir.

  • Rega. Uma planta que gosta de umidade requer uma reposição obrigatória das reservas de líquidos. No calor, a rega é feita três vezes por semana, o resto do tempo semanalmente, 1 balde de cada vez. A aspersão é útil para a árvore, mostrando brilho de cor e estimulando a liberação de substâncias essenciais.
  • Top dress. Não é necessário durante os primeiros 2 anos. Em seguida, recomenda-se a introdução de aditivos de potássio e fósforo, mas as composições de nitrogênio são contra-indicadas para variedades de crescimento lento na maior parte do ano, sendo introduzidas apenas na primavera. Fertilizantes orgânicos frescos não são muito úteis para thuja.
  • Removendo ervas daninhas e soltando o solo. A localização próxima do sistema radicular à superfície do solo aumenta a necessidade de thuja ocidental para a qualidade da aeração. A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento ajudam a normalizar a troca de ar. Aplicar cobertura morta na zona da raiz será útil.
  • Aparando a coroa. É realizado apenas por motivos sanitários, não sendo necessário corte de cabelo regular.Na formação da coroa original do tipo não lágrima, na poda é proibido tocar mais de 1/3 dos rebentos ou cortar a parte superior.

Aplicação em paisagismo

A variedade ocidental Thuja, Yellow Ribbon, é considerada um excelente elemento do design decorativo do local. Com a sua ajuda, pode facilmente formar uma sebe original de altura média. A árvore também é adequada para paisagismo urbano, sente-se bem em áreas com ecologia desfavorável. O plantio solitário ou a formação de becos a partir da thuja "Faixa Amarela" fica bem em grandes áreas.

Você pode combinar uma árvore conífera com plantas relacionadas. O desembarque em combinação com ciprestes de diferentes tipos é adequado. Além disso, "Yellow Ribbon" é bem adjacente ao abeto oriental, lariço europeu. Para colocação solitária (única), é recomendado cercar a árvore com um gramado verde exuberante. Nas composições de árvores e arbustos, o thuja desta variedade decorativa confere à aparência externa do local um aspecto decorativo e nobre.

Em uma cidade moderna, a Fita Amarela é plantada em áreas de recreação, nas imediações de escolas ou instituições infantis, em locais de hospitais, dispensários, sanatórios. Em praças e parques da cidade, o uso de thuja no projeto paisagístico também é totalmente justificado.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do thuja "Fita Amarela", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário