Thuja ocidental "Danika": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades de variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A thuja ocidental "Danica" é uma planta em miniatura muito difundida, frequentemente usada para decorar quintais, chalés de verão e jardins. Essa variedade é chamada de anã, porque a altura de sua copa é superior a 80 centímetros e o diâmetro da planta é de cerca de 100 centímetros. Se você está interessado nas características desta planta, suas variedades, bem como as regras de plantio e cuidados, então será útil para você ler nosso material.

Peculiaridades

A coroa da variedade ocidental de thuja tem uma forma esférica e tamanho pequeno. A árvore atinge sua altura máxima não antes do 15º ano de desenvolvimento, portanto thuja "Danica" é classificada como uma variedade de crescimento lento. Este tipo de perenifólia conífera não é natural. Ele surgiu graças aos esforços de criadores da Dinamarca, que criaram Danica em meados do século XX.

Se falamos da descrição botânica, é importante notar que thuja "Danica" é um arbusto cuja copa é constituída por um grande número de brotos. Os últimos, por sua vez, são cobertos por agulhas bastante macias. Os ramos de um arbusto em miniatura têm uma orientação vertical claramente definida, razão pela qual uma planta adulta desenvolvida é muito fofa. As próprias agulhas, que formam a base da coroa, têm o formato de uma agulha. Com o tempo, assume a forma de flocos, que aderem firmemente à madeira e a cobrem. A cor da planta muda dependendo da estação. Portanto, no verão, o arbusto é pintado em tons brilhantes e ricos de verde, mas no inverno a copa da planta torna-se marrom.

De modo geral, os cientistas acreditam que a vida útil máxima de uma planta pode ser de até 150 anos. Esse indicador é alcançável apenas em caso de total conformidade com as regras de cuidado e manutenção. Infelizmente, hoje tais espécimes de idade não existem na natureza, portanto, não é possível confirmar os pressupostos teóricos dos cientistas na prática.

Variedades de variedades

Uma variedade como a "Danica" não difere na grande diversidade de espécies, pois inclui apenas 1 delas - "Danica Aurea". Este arbusto conífero é muito popular entre jardineiros experientes e iniciantes, bem como paisagistas. As características distintivas desta variedade são o seu tamanho em miniatura e a invulgar cor dourada. A altura máxima da thuja "Danica Aurea" é de cerca de 80 centímetros. No inverno, o arbusto assume uma tonalidade bronzeada única. A planta é ativamente utilizada em jardins de pedras, composições complexas, bem como em paisagismo.

Como plantar?

O plantio é um processo do qual depende o desenvolvimento posterior de thuja. É por isso que atenção especial deve ser dada a esta fase. Portanto, primeiro você precisa escolher o local de pouso ideal. Este pode ser um local ensolarado ou com sombra parcial, mas em nenhum caso é recomendável plantar um arbusto à sombra (por exemplo, debaixo de uma casa ou sob as copas das árvores). A coisa e que falta de sol pode fazer com que a planta perca suas propriedades decorativas.

Uma variedade esférica de thuja anã é recomendada para ser plantada em terreno solto e aberto na primavera.Certifique-se de que não há água subterrânea ou líquido estagnado no solo próximo. Se você plantar uma planta em tal lugar, o sistema radicular pode sofrer influências negativas (por exemplo, pode entrar em processos de apodrecimento). Se você estiver plantando vários thujas anões da variedade Danika de uma vez, preste atenção ao esquema de plantio. Portanto, os arbustos devem estar a uma distância de pelo menos 30 centímetros uns dos outros. Tal distância permitirá que as coroas de thuja coníferas cresçam e se desenvolvam sem obstáculos.

Se você plantar um arbusto próximo a outras plantas, a distância deve ser aumentada para 50 centímetros. Graças a isso, o arbusto poderá crescer com uma bela folhagem decorativa arredondada. Antes de aprofundar a muda no solo, é necessário fazer uma cova, cujo tamanho deve ser um pouco maior que o tamanho do sistema radicular da planta. Na parte inferior desse recesso, você precisa colocar uma camada de drenagem (por exemplo, tijolo quebrado, lascas de pedra ou argila expandida). Em seguida, uma muda é colocada no buraco e coberta com terra.

Conselho util. É aconselhável misturar o solo com o qual você vai preencher a muda com minerais e materiais orgânicos apodrecidos. Depois disso, o thuja deve ser regado. Além disso, durante o processo de plantio, é recomendável realizar o procedimento de cobertura morta. Via de regra, turfa, grama cortada e aparas de madeira são usadas para isso.

Como cuidar?

Cuidar da variedade Danica thuja em si é bastante simples e não requer muitos custos (tempo, mão de obra, dinheiro, etc.). Em geral, acredita-se que uma planta pode crescer e se desenvolver bem mesmo sem ser regada. Ao mesmo tempo, os botânicos observam que em solo úmido e fértil, esses processos serão mais ativos e rápidos. A umidificação será especialmente importante nos períodos quentes e secos do ano. Para adicionar uma quantidade suficiente de líquido, uma planta precisa alocar pelo menos 10-20 litros de água limpa. Em caso de estiagem prolongada e altas temperaturas do ar, recomenda-se irrigar a copa da planta com água morna. Além disso, a cobertura morta é uma das medidas de manutenção mais importantes.

Quanto à alimentação e fertilização artificial, recomenda-se que esses procedimentos sejam realizados na primavera. No entanto, deve-se ter em mente que as substâncias introduzidas afetam principalmente a cor da copa, mas de forma alguma aceleram o seu crescimento, porque a Danica é uma variedade de crescimento lento. Em geral, misturas prontas para coníferas, que são vendidas em lojas de jardinagem, podem ser utilizadas como fertilizantes. Outro cuidado importante é a poda das plantas. O procedimento sanitário é realizado na primavera e consiste na retirada de galhos secos e quebrados, galhos danificados por ventos e precipitação, bem como na poda de agulhas secas e não viáveis.

Para o período de tempo frio, “Danica” deve ser protegido de geadas e roedores. Na maioria das vezes, ramos de abeto, tecido não tecido ou estopa são usados ​​para isso.

Métodos de reprodução

Existem várias maneiras de propagar a variedade thuja Danica: por sementes e estacas. Para começar, deve-se observar que o método de propagação por sementes é utilizado apenas em casos extremos, se não houver possibilidade de propagação por estacas. Os frutos Thuja, que em sua essência são cones, são colhidos no outono. (e quanto mais tarde, melhor). Em geral, você deve esperar até que as sementes estejam totalmente maduras e comecem a sair dos botões naturalmente.

Depois de receber as sementes, elas devem ser bem secas e, em seguida, estratificadas sob a neve. Com o início da primavera, começamos a plantar sementes. Portanto, eles precisam ser semeados no solo a uma profundidade de cerca de 50 milímetros. A distância entre os furos deve ser de cerca de 10 centímetros. Depois que as sementes são plantadas, uma fina camada de agulhas e terra é colocada em cima.Regamos o solo e aguardamos os primeiros brotos. As mudas estarão prontas para transplante para um local de crescimento permanente somente após 3 anos.

Importante. O método de reprodução da thuja "Danica" por sementes tem uma grande desvantagem - as plantas obtidas como resultado da reprodução das sementes não retêm características varietais externas.

A segunda maneira de propagar um arbusto é por meio de estacas. Este método é considerado o mais eficaz e difundido. Então, antes de tudo, é preciso preparar o material de plantio. Este procedimento é recomendado para ser realizado em tempo nublado, sendo permitida a utilização apenas de brotações anuais. Antes de começar a plantar diretamente, você deve mergulhar as mudas em água com permanganato de potássio por 24 horas. Depois disso, é preciso preparar o terreno (pode ser em uma caixa ou em um local aberto, mas em forma de estufa). As estacas são aprofundadas no solo em um pequeno ângulo de 5 a 7 centímetros.

Importante. Use estacas de ramos centrais. Se você tirar o material de plantio lateralmente, a coroa do novo thuja pode ser desigual e desproporcional.

Doenças e pragas

De um modo geral, o thuja da variedade Danica é uma planta bastante resistente em relação a várias doenças e pragas. No entanto, mesmo esse tipo de arbusto resiliente pode ser afetado negativamente. Então, thuja é suscetível a infecção por falsos aranhas e ácaros... Esses insetos comem as agulhas, o que leva ao amarelecimento e queda da coroa. Além disso, as pragas também podem comer o sistema radicular do arbusto, o que causa a perda da aparência estética.

Como prevenção e tratamento, são utilizados medicamentos como "Rogor", "Karbofos", "Decis". Além das pragas, várias doenças, incluindo podridão da raiz e do caule e mofo, também podem ter um impacto negativo na planta. Para proteger o thuja dessas doenças, a planta é tratada com preparações fungicidas.

Aplicação em paisagismo

As variedades Thuja "Danika" são ativamente utilizadas em projetos paisagísticos. O arbusto é usado para criar uma variedade de composições decorativas que adornam as áreas. Por exemplo, uma planta anã é freqüentemente usada para paisagismo. Thuja é uma planta tradicional que constrói sebes e meios-fios. Além disso, os slides de paisagens são frequentemente organizados a partir da variedade Danika. O arbusto tem uma dimensão muito diminuta, neste sentido, pode também ser plantado em contentores especiais, que decoram não só áreas abertas, mas também terraços, varandas, galerias, assim como corredores e foyers de logradouros públicos.

Favoravelmente anão thuja parece cercado por plantas perenes que rastejam, contra o fundo de flores coloridas e arbustos caducifólios.

Assim, você e eu pudemos ter certeza de que as variedades thuja "Danica" são uma planta em miniatura muito popular entre os jardineiros e paisagistas. Com a ajuda de um arbusto, você pode decorar sua casa de verão ou jardim. No entanto, é importante lembrar que "Danica" é um thuja de crescimento antigo, portanto, no processo de mantê-lo e cultivá-lo, deve-se ter paciência. Além disso, a planta não requer cuidados cuidadosos e abrangentes, por isso plantar e cultivar é possível até para iniciantes. Para que o arbusto cresça e se desenvolva ativamente, basta regá-lo com cobertura morta, podá-lo e também se preocupar em prevenir doenças e o aparecimento de pragas.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do thuja ocidental "Danica", consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário