Thuja oriental "Aurea nana": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Características da variedade
  2. Onde colocar?
  3. Como cuidar?
  4. Com o que está combinado?

Entre a grande variedade de variedades e espécies de coníferas, os thuja se destacam. Este grupo de coníferas é muito popular entre os paisagistas europeus há muitos anos. Como exemplo, considere a descrição da variedade Aurea Nana.

Características da variedade

Thuja oriental "Aurea nana" é uma variedade anã muito interessante, cujas agulhas são douradas, amareladas e na estação fria - bronze. Cresce em vários troncos, apresentando-se em forma de arbusto. A planta tem as seguintes dimensões compactas:

  • a altura de uma árvore adulta de 20 anos não é superior a 1,5 metro;
  • o volume da coroa geralmente não excede 70 centímetros.

Thuja oriental "Aurea nana" refere-se a plantas de crescimento lento. Durante o ano, os rebentos aumentam cerca de 5 cm de comprimento, os ramos alongam-se primeiro na vertical e depois, gradualmente expandindo-se, a copa adquire uma forma elipsoidal arredondada e alongada. Existem dois tipos de variedade "Aurea nana" - ocidental e oriental. Na aparência, eles são quase impossíveis de distinguir um do outro.

A única diferença é que a forma ocidental pode crescer tanto ao sol quanto à sombra parcial, enquanto para a variedade oriental é melhor escolher uma área bem iluminada.

Onde colocar?

Como já foi mencionado, o thuja oriental "Aurea nana" refere-se a culturas amantes da luz. É melhor plantá-la em um local ensolarado, embora a árvore reaja com bastante calma a uma sombra muito pequena, especialmente durante as horas de calor. Thuja pode ser plantada na primavera e no outono. No entanto, os especialistas, assim como muitos jardineiros amadores, notam que na primavera os arbustos adoecem menos, criam melhor raízes, na estação quente conseguem fortalecer-se e preparar-se para o inverno. A planta prefere solo solto ligeiramente ácido.

O pouso inclui os seguintes destaques:

  • o buraco de plantio é cavado a uma profundidade de 50-60 centímetros; largura - cerca de duas vezes o volume das raízes da muda;
  • os thujas amam solo úmido, mas não suportam enchentes e fechar as águas subterrâneas, portanto, a drenagem deve ser colocada no fundo do poço - 20 centímetros de argila expandida, cascalho ou tijolo triturado;
  • uma mistura de solo consistindo de turfa e turfa em uma proporção de um para um é derramada sobre a camada de drenagem no topo;
  • encher o buraco pela metade, colocar a muda no centro e adicionar com cuidado o restante da terra;
  • então a terra ao redor do caule é compactada, pisoteada um pouco, bem regada;
  • para reduzir a evaporação da umidade, o círculo do tronco é coberto com casca de pinheiro finamente picada, lascas ou turfa;
  • ao plantar, você precisa se certificar de que o colo da raiz de um arbusto jovem está alinhado com a camada superior do solo.

Como cuidar?

Thuja orientalis é uma cultura bastante despretensiosa. No primeiro verão, as plantas jovens precisam de rega frequente e abundante - pelo menos duas vezes por semana, dependendo das condições meteorológicas. Além disso, no calor extremo, os arbustos ficarão muito gratos por pulverizar e borrifar. Então você pode reduzir a frequência para 1 vez em 7 a 10 dias, mas em nenhum caso a terra no círculo próximo ao tronco deve secar. O cuidado consiste em remover as ervas daninhas em tempo hábil, soltar o solo após cada rega ou chuva e adicionar uma camada adicional de cobertura morta.

A variedade oriental, ao contrário da ocidental, tem menor resistência às geadas, portanto, no final do outono, antes do início do frio, as plantações jovens ficam abrigadas. Nesta forma, thuja tolera bem geadas e ventos fortes, mas o sol brilhante da primavera pode ter um efeito prejudicial sobre ele, do qual aparecem queimaduras na casca e agulhas delicadas sofrem. Portanto, na primavera, é necessário fixar sobre as plantações um material de cobertura leve em forma de toldo. Na primavera, é realizada a poda sanitária, retirando os ramos danificados e ressecados. Esta variedade não precisa de ser formada, uma vez que ela própria forma uma atraente coroa em forma de bola ligeiramente alongada.

Para melhor crescimento e desenvolvimento, é útil alimentar as plantas. Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados, durante o verão aqueles contendo fósforo serão úteis e, finalmente, no outono - fertilizantes de potássio. O thuja oriental "Aurea nana", como todos os outros tipos de thuja, nunca deve ser alimentado com húmus, incluindo esterco. A árvore pode morrer com isso.

Com o que está combinado?

Devido ao seu tamanho compacto e aparência atraente, thuja "Aurea nana" é amplamente utilizada em paisagismo. Arbustos plantados de perto formam uma sebe densa e belaque não precisa ser constantemente aparado e endireitado. Estas plantas vão decorar um escorregador alpino ou um jardim rochoso, ficarão originais no centro de um canteiro com flores anuais vermelhas ou azuis brilhantes, em composição única ou em grupo no relvado.

Thuja vai se encaixar perfeitamente na companhia de outras coníferas de baixo crescimento e colheitas decíduas, especialmente com uma cor contrastante de folhas ou agulhas. Um exemplo é o plantio combinado de pinheiros azuis (ao fundo) e thuja da "Aurea nana" oriental na frente. Um entusiasmo a esta composição adicionará uma moldura feita de pedra selvagem ou artificial de tons acinzentados. Pequenos arbustos em vasos e potes elegantes podem ser colocados na varanda, loggia, terraço, colocados no local, ao lado do mirante ou alpendre da casa. Esta variedade será especialmente apropriada em pequenos jardins, onde cada metro livre de terreno é muito valorizado.

Abaixo está uma lista aproximada de algumas das plantas com as quais thuja é combinado:

  • barberry Thunberg;
  • híbrido de weigela;
  • rosa (variedades de cor branca parecem ótimas);
  • magnólia;
  • Potentilla (chá Kuril);
  • spirea Wangutta;
  • forsythia é europeu;
  • mescla;
  • hortênsia;
  • rododendro;
  • espécies perenes de floração precoce, como prímula, bergenia, tulipas;
  • tonalidades bulbosas adequadas;
  • vários anuários brilhantes;
  • hospedeiros;
  • plantas de cobertura do solo subdimensionadas.

Importante! Ao escolher os vizinhos para thuja, deve-se ter em mente que os requisitos de composição do solo, umidade, iluminação devem praticamente coincidir.

Thuja oriental "Aurea nana" será um adorno de qualquer jardim ou terreno particular e ficará encantado com sua aparência durante todo o ano.

Como cuidar da thuja oriental "Aurea nana", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário