Regras de cuidados Thuja na primavera

Contente
  1. Quando abrir o thuja?
  2. Transferir para outro lugar
  3. Como cuidar do solo?
  4. Recursos de rega
  5. Regras para poda e cortes de cabelo decorativos
  6. O que e como se alimentar?
  7. Doenças e pragas

Thuja é uma planta que é ativamente utilizada na organização de projetos paisagísticos atraentes. Para que fique bonita, o jardineiro deve saber quando protegê-la do frio, como cuidar dele, se vale a pena alimentá-lo.

Quando abrir o thuja?

Thuja, embora pertença às coníferas, pode sofrer geadas e temperaturas muito baixas desde muito jovem, pelo que se recomenda cobri-la com material sintético. Depois do inverno, já no início da primavera lá fora, a temperatura do ar torna-se menos crítica, por isso mesmo uma planta jovem já pode ser retirada do abrigo. Aconselha-se manter uma planta adulta até que saia na primavera, pois mesmo em fevereiro em algumas regiões do país o sol da rua torna-se bastante ativo, o sistema radicular dorme, pois a terra não aquece o suficiente, mas o a umidade das agulhas evapora. Como resultado, a planta perde muita umidade e pode secar. Os rebentos danificados serão impossíveis de reparar, por isso é melhor cobrir o thuja com um material impenetrável.

Na dacha, uma árvore é aberta depois que o sistema radicular é ativado. Nos primeiros meses da primavera, já é capaz de fornecer ao tronco e aos galhos os minerais úteis necessários consumidos do solo e da umidade. Você pode se concentrar em plantas decíduas no local, se os botões começaram a inchar em seus galhos, é hora de remover o abrigo. Antes disso, por várias semanas seguidas, quando o sol se esconde atrás das nuvens, é melhor abrir o thuja por várias horas para que ele se adapte ao sol. Isso é necessário porque a árvore ficou muito tempo sem luz. Suas agulhas podem perder a cor, mas isso não é assustador, a tonalidade será restaurada.

Transferir para outro lugar

Uma das vantagens do thuja é que pode se adaptar facilmente às condições propostas, portanto, enraíza-se bem em um novo local, se o jardineiro o transplantar em abril de acordo com as regras existentes. O thuja decorativo é popular por sua atratividade e longevidade. É altamente considerado por paisagistas no processo de criação de passarelas e sebes. Os arbustos jovens podem ser plantados em campo aberto no meio da primavera, quando não há risco de geada e o solo já está suficientemente aquecido. E também o plantio é realizado no início do outono, antes da primeira neve, o thuja tem tempo de criar raízes jovens. Além disso, alguns jardineiros tentam enraizar os primeiros ramos inferiores.

No momento do transplante, o local para onde está prevista a transferência da planta é de particular importância. Thuja não gosta de sombra, pois pertence a árvores amantes da luz. Se os raios do sol afetarem suas agulhas ao longo do dia, as agulhas podem começar a amarelar e depois secar. Um local ideal para o transplante será um local onde os raios de sol incidam sobre a planta pela manhã e ao meio-dia os ramos fiquem à sombra. Não tolera thuja e correntes de ar, por isso vale a pena plantá-la atrás de árvores mais altas ou de um prédio.

Quanto à qualidade do solo, isso não importa muito. O principal é que o lençol freático não fica próximo à superfície, senão será necessário organizar uma drenagem de boa qualidade. O sistema radicular de thuja é superficial, muito semelhante ao micélio do cogumelo. Com o aumento da umidade, começa a apodrecer.Para a organização da drenagem, você pode usar uma mistura de solo especial. Para criá-lo, eles usam terra relvada, areia e turfa.

Antes de transplantar o thuja, você precisa se preparar para que ele não sofra a mudança de posição de forma tão dolorosa. Os arbustos jovens são sempre mais fáceis de transferir, pois seu sistema radicular ainda não é tão extenso. O solo ao redor precisará ser perfurado com uma pá afiada, marcando a borda que determina o tamanho da raiz. Em seguida, é necessário erguer levemente o thuja e removê-lo do solo junto com o solo. É impossível destruir o caroço existente. A essa altura, a cova de plantio já deve estar preparada. A planta é imersa até o colo da raiz e borrifada com terra, após o que é regada abundantemente.

A preparação de árvores grandes segue o mesmo princípio, só que com mais aborrecimento. Baioneta o solo 10 meses antes do transplante planejado. Isso é necessário para que a planta possa formar novas raízes na área cortada. O processo de plantio é o seguinte:

  • preliminarmente, é feito um furo em um novo local, cuja largura deve ser 40 centímetros mais larga e 30 centímetros de profundidade que a raiz; se você planeja transplantar várias plantas ao mesmo tempo, a distância mínima entre elas é de 1 metro, a máxima é de 5 metros; thuja pode crescer bem sozinho;
  • antes de instalar a árvore, um solo de drenagem preparado é despejado na cova de plantio;
  • thuja é colocado estritamente verticalmente e polvilhado com terra, após o que o solo ao redor é ligeiramente compactado e regado.

O tronco deve ser polvilhado bem alto e, após regar, polvilhe o solo ao redor com cobertura morta. Essas ações permitem que a planta seja preparada para o inverno. A camada de cobertura morta não deve cair sobre os galhos e tronco inferiores, pois a interação com a planta pode levar ao amortecimento de sua casca. Em regiões com forte nevasca, os galhos são amarrados com barbante, caso contrário, a precipitação pode quebrá-los.

Como cuidar do solo?

O solo também requer cuidados adequados, embora a planta não seja muito exigente quanto ao tipo e qualidade. A primeira coisa que um agricultor novato deve saber é que o solo deve ser mantido moderadamente úmido, bem fertilizado e solto de vez em quando. Quanto melhor cuidar do terreno ao redor do thuja, mais bonito ele será. As ervas daninhas devem ser eliminadas. Uma vez por mês, o solo ao redor precisará ser ligeiramente afrouxado, mas você não deve mergulhar a pá profundamente, pois pode prejudicar o sistema radicular. O afrouxamento ajuda o oxigênio a penetrar melhor no solo, a umidade é absorvida mais rapidamente e penetra mais profundamente. Você pode ir mais fundo no solo em não mais do que 10 centímetros.

As ervas daninhas são a causa de muitos problemas. Eles retiram nutrientes do solo, muitas vezes são portadores de doenças e atuam como um local de acúmulo de inúmeras pragas. Nas regiões do sul do país, é aconselhável aplicar cobertura morta na superfície do solo ao redor da planta. Essa camada retém melhor a umidade, de modo que o thuja não sofre com a falta de água. O seguinte é usado como material de cobertura:

  • húmus;
  • serragem;
  • composto;
  • casca de conífera.

Importante! As ervas daninhas não crescem sob a cobertura morta. Como um complemento agradável, enriquece o solo com minerais e oligoelementos.

Recursos de rega

A maioria dos cultivadores experientes concorda que é melhor regar com água morna. A afirmação de que a rega é necessária apenas com o início do calor é errônea. Em algumas regiões da Rússia, o calor torna-se já em março, sob a influência do sol ativo, a umidade começa a evaporar da superfície de pequenas agulhas, então thuja requer água. Embora esteja um pouco quente, é necessário regar a planta uma vez por semana; se o solo secar mais rápido, é possível três vezes. Se a árvore tiver de 3 a 5 anos, um balde de água é suficiente para ela, para plantas mais velhas - de 2 a 3 baldes. No verão, o volume do líquido aplicado deve ser dobrado.

A aspersão afeta o desenvolvimento dos jovens thuja, especialmente no verão.Ele permite não só repor a umidade, mas também tirar a poeira da superfície das agulhas. É difícil não notar como o aroma das agulhas da árvore se intensifica. A planta começa a crescer mais rápido. A pulverização deve ser feita de manhã cedo ou após o pôr do sol. Isso pode ser explicado de forma muito simples - em combinação com a luz solar ativa, pequenas gotas se transformam em lentes que causam danos irreparáveis ​​a thuja na forma de queimaduras.

Regras para poda e cortes de cabelo decorativos

A poda pode ser profilática e decorativa. Em cada caso, o cabelo é cortado de forma diferente. Os brotos que começam a amarelar, secos, devem ser removidos imediatamente para não puxarem os nutrientes consumidos do solo pelo sistema radicular. Eles não vão se recuperar. O mesmo se aplica às áreas das agulhas que ficaram pretas. Essa mudança de cor indica a presença de uma infecção fúngica.

Antes de começar a aparar o thuja, a planta deve ser examinada cuidadosamente. Os galhos são separados, inspecionados internamente, onde também morrem e precisam ser podados. Independentemente do tipo de poda realizada, a melhor época é abril. Afine a copa no verão e na primavera, mas é permitido remover os brotos danificados por infecções fúngicas a qualquer momento até que causem a morte de toda a árvore. A poda preventiva é essencial, pois ajuda a melhorar a circulação do ar no interior. Sabe-se que uma das razões para o surgimento da podridão é uma copa muito densa em que os brotos não são soprados, permanecendo a umidade destrutiva.

Os produtores experientes são aconselhados a cumprir as seguintes regras:

  • cortar brotos danificados exclusivamente em tempo seco; depois da chuva passada ou antes da precipitação, eles não fazem isso; se você negligenciar o conselho, a coroa pode mudar sua forma para uma forma pouco atraente;
  • ramos doentes e secos são removidos primeiro, só depois examinam o thuja e fazem o desbaste; não há necessidade de retirar muitos brotos, caso contrário a coroa ficará careca;
  • se você quiser deixar a árvore exuberante, as seções laterais não são tocadas, apenas a parte superior é cortada;
  • as plantas que crescem na sombra não diferem em uma copa densa, portanto, não há necessidade de desbaste.

A poda profilática é necessária para plantas maduras todos os anos. Mudas de até três anos não devem ser tocadas. Os pontos de corte devem ser tratados com pasta, que pode ser adquirida em loja especializada ou com relvado. Significa que "Zhivitsa" e Robin Green se provaram muito bem. Eles contêm resina de pinho, que protege as áreas danificadas de infecções.

Decorativo

É produzido nos seguintes casos:

  • não satisfeito com a densidade da coroa;
  • não gosto da forma.

A poda pode ser feita uma ou duas vezes por ano, tudo depende da variedade de thuja plantada no local. Algumas variedades aumentam a copa em 20 centímetros por ano. Nesse caso, o excesso de brotos é removido no verão e na primavera. Uma única poda é feita quando a copa atinge no máximo 15 centímetros no mesmo período. Existem thuja anões, eles não são tocados de forma alguma, uma vez que o thuja já tem uma forma limpa e uniforme. O jardineiro só pode ser obrigado a aparar os brotos, que estão fortemente arrancados da copa.

Jardineiros experientes sabem que o momento da poda é tão importante quanto a qualidade da poda. Se os brotos forem removidos antes da formação do botão, a vegetação irá desacelerar. Isso deve ser usado ao remover processos antigos e doentes. Se a tarefa principal é aumentar a massa verde, a poda é feita após o desaparecimento do thuja.

Cobertura

Cortar uma planta quando ela faz parte de uma cerca viva é tão fácil quanto descascar uma pêra. Todas as árvores estão coladas umas às outras, os galhos são removidos apenas de dois lados e os dos lados não são tocados. Cada thuja é cortado de cima para que todos tenham a mesma altura. Você não pode remover mais de 2/3 do tamanho original da árvore.

Topiaria

Este é um dos tipos de corte de cabelo mais difíceis, mas essas árvores estão se tornando cada vez mais populares como parte do design de paisagismo decorativo. O mestre dá ao thuja várias formas, com a ajuda de uma tesoura especial ele pode criar qualquer forma. Aqueles que não têm a prática e os conhecimentos necessários são aconselhados a começar com formas geométricas simples. A forma em espiral da coroa é especialmente popular, mas o mestre tem que se esforçar muito para criá-la. Para criar uma decoração, variedades como "Barbant" e "Smaragd" são as mais adequadas.

O que e como se alimentar?

Na primavera, você pode tratar a planta com líquido bordalês ou sulfato de cobre. Eles permitem que você proteja o thuja da invasão de insetos, por exemplo, pulgões. O processamento deve ser feito em dia seco, após a aplicação da composição, é desejável que não haja chuva, caso contrário não haverá efeito. Ao plantar uma muda, o fertilizante pode ser aplicado no buraco na raiz. Se essas manipulações aconteceram, não é necessário fertilizar a planta ao longo do ano. Depois que a alimentação é aplicada todos os anos, é aconselhável usar um fertilizante mineral complexo.

Thujas fortificados não precisam de nutrição adicional, mas permitem que tenham uma aparência melhor. As agulhas ficam mais brilhantes, a coroa - mais larga. Estimulantes de crescimento não são necessários, o thuja já está ativamente aumentando em largura e altura. A maioria dos jardineiros reduz a manutenção das árvores à rega e poda oportunas. Se a planta precisa de nutrientes, é melhor aplicá-los no início da primavera, assim que a última neve derreter. Graças a essa alimentação, o crescimento ativo começará, o que aumentará a atratividade da árvore.

No mercado e em lojas especializadas existem preparações feitas exclusivamente para coníferas. Eles são aconselhados a serem usados ​​primeiro. Você pode aplicar 1 colher de sopa de nitrato de amônio em um balde de água. A alimentação com fertika e zircão provou ser muito boa. A última solução ajuda a melhorar a absorção de nutrientes e umidade do solo, o que tem um efeito benéfico no aparecimento do thuja.

Doenças e pragas

Thuja deve ser pulverizado imediatamente quando os brotos ficarem pretos ou as agulhas ficarem marrons. Nem sempre é possível reviver uma planta muito negligenciada, então ela morre. O tratamento de primavera é considerado a melhor prevenção. A pulverização é realizada com preparações prontas, por exemplo, "Rogor", "Karbofos". Sua aplicação prematura na coroa evita a infecção por insetos e infecções fúngicas. Thuja afetado por pulgões pode ser restaurado. Até aos três anos, é aconselhável usar "Epin", pois constitui um bom sistema imunitário, graças ao qual a planta fica menos doente.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de thuja na primavera, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário