Thuja dobrado: descrição, variedades, plantio e cuidados

Thuja dobrado: descrição, variedades, plantio e cuidados
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Regras de plantio e cuidados

Thuja dobrado é uma planta conífera da família Cypress que é freqüentemente encontrada em plantações. Devido ao seu belo aspecto perene, é amplamente utilizado em projetos paisagísticos tanto na forma de plantações simples quanto na formação de cercas e vielas vivas.

Descrição

O Leste Asiático e a América do Norte são considerados o berço desta planta conífera. No continente americano, esta espécie é listada como a mais alta montanha. Thuja dobrada, ou thuja gigante, é uma planta com uma coroa bastante densa, que é formado a partir de brotos ramificados nos mesmos planos. A forma da coroa é freqüentemente piramidal. As agulhas das folhas são de cor verde brilhante, muito estreitas, atingindo apenas ocasionalmente 1 mm de largura.

À medida que a planta cresce, elas se sobrepõem em camadas umas sobre as outras, como escamas, e se ajustam firmemente aos brotos. Este arranjo adiciona um brilho brilhante à superfície frontal. O lado oposto tem listras brancas ou amarelas claras claramente visíveis.

Em condições naturais, uma árvore pode crescer até 60 m, com um diâmetro médio de 2,5-3 m. O caule da planta é fibroso. A casca dobrada e espessada tem uma cor marrom-avermelhada, por isso às vezes também é chamada de “cedro vermelho”.

Em seu ambiente natural, o gigante thuja cresce perto de corpos d'água, em encostas em uma área sombreada. A árvore pertence a fígados longos, o ciclo de vida dos representantes individuais chega a 800 anos. As plantas ornamentais cultivadas em casa crescem até cerca de 13-15 m. Os frutos Thuja são cones ovais oblongos. Além dos representantes usuais do thuja dobrado, também existem variedades pequenas e anãs que crescem na forma de pequenos cones.

As características do thuja dobrado incluem:

  • crescimento bastante rápido;
  • a capacidade de crescer mesmo em solo pobre;
  • adaptabilidade ao cultivo em áreas sombreadas;
  • não sofre com umidade excessiva do solo (quando a área costeira é inundada);
  • fácil de propagar.

Quando as agulhas são esfregadas, um agradável aroma de abacaxi é liberado.

Variedades

Thuja gigante decorativa tem várias formas. Todos eles se destacam por sua aparência interessante e atraente. Variedades clássicas ficam ótimas em becos comuns. As variedades anãs são mais adequadas para o plantio em áreas rochosas. As formas lacrimejantes são ideais para decorar lagos e gramados, mas as plantas com agulhas coloridas ficam muito bonitas em composições espetaculares e contrastantes.

"VIPcord"

Pertence a variedades anãs de thuja dobrada com 1,5 m de altura, embora na natureza atinja os 60 m. A planta tem forma esférica e ramos tortos. As agulhas são escamosas e têm pontas pontiagudas. No verão, as agulhas "Vipcord" têm uma cor verde, e no inverno tornam-se acastanhadas.

No conteúdo, a planta é completamente despretensiosa, tem resistência ao gelo, mas em geadas severas vale a pena isolá-la e construí-la, ou comprar uma moldura que a proteja da neve.

"Gelderland"

O arbusto, caracterizado por um crescimento bastante rápido, tem uma altura média de 4 m.A copa em forma de cone distingue-se pela sua densidade e transbordamento esverdeado, sendo no inverno de tom bronze.

Forever Goldie

É pequeno em tamanho, sua altura pode ser de cerca de 1,5 m.A forma da coroa tem a forma de um cone exuberante e as agulhas têm uma tonalidade verde-amarelada.

Zebrina

Uma variedade de thuja gigante, que se destaca por sua taxa de crescimento lento. A planta de 25 anos tem uma altura de cerca de 3 m. A copa deste arbusto é subdimensionada, mas bastante densa, as agulhas são caracterizadas por uma cor variegada. Os rebentos jovens apresentam listras cremosas pronunciadas.

Os representantes dessa variedade toleram igualmente geadas severas e luz solar direta, mas precisam de umidade. Em condições naturais, esta espécie cresce em florestas e pântanos.

Zebrina extra ouro

Tem o formato de um cone com uma cor de coroa dupla. A base dos brotos é verde e as bordas são amarelas. Uma árvore cresce até 2 m.

"Atrovirens"

É caracterizada por uma taxa de crescimento rápido, com uma altura média de 4 m. A copa se distingue por uma cor verde escuro brilhante.

"Kornik"

Uma variedade decorativa de thuja com uma coroa piramidal. As agulhas têm uma rica cor verde esmeralda, as pontas das agulhas têm um tom dourado. O crescimento da planta é bastante lento, um arbusto de 10 anos cresce até 3 m.

Os representantes desta variedade diferem na longevidade, a duração do ciclo de vida pode chegar a 500 anos. Eles também são caracterizados pela resistência à geada e força, capazes de resistir a fortes rajadas de vento. Solo úmido fértil é o mais adequado para esta variedade.

"Pode, pode"

Variedade anã com coroa cônica. O máximo pode crescer até 1,5 M. Os rebentos são densos, brilhantes, com agulhas verde-escuras. Na primavera, novos crescimentos aparecem com uma tonalidade dourada. O crescimento da planta é lento, mas é resistente à geada e pouco exigente para cuidar.

"Martin"

Variedade decorativa de tuia, caracterizada por uma pequena altura - apenas até 1,5 m. Os rebentos são pouco ramificados, crescendo paralelamente para cima. Os caules velhos adquirem uma tonalidade acastanhada, enquanto os jovens são verdes brilhantes. As agulhas são escamosas e próximas aos brotos.

"Beleza Kager"

Pertence às variedades thuja anãs. O arbusto tem uma coroa espalhada de cores verdes claras. A cor das agulhas depende da iluminação do local: em um local claro é de um tom mais claro, e na sombra torna-se verde escuro.

A planta não responde bem à seca e precisa de irrigação moderada. Esta variedade pertence a resistente ao gelo. No local, são usados ​​principalmente para composições espetaculares com outras plantas.

Regras de plantio e cuidados

Thuja dobrado cresce bem em áreas iluminadas ou ligeiramente sombreadas, é desejável que o local foi fechado ao vento. O solo para o plantio é adequado a partir dos seguintes componentes:

  • 2 partes de gramado ou terra frondosa;
  • 1 parte de turfa;
  • 1 parte de areia.

Ao plantar uma planta no buraco, você precisa adicionar 500 g de nitroammophoska. A profundidade deve ser de 60-80 cm, levando-se em consideração os parâmetros da coroa do thuja, bem como o coma de terra. É necessário plantar de forma que o colo da raiz fique ao mesmo nível do solo. Também vale a pena adicionar uma camada de drenagem de 15-20 cm ao orifício.

Para o thuja gigante, não importa em que solo crescer, ele se sente igualmente bem em solos pantanosos, argilosos, turfosos ou arenosos. As plantas devem ser plantadas a uma distância de 0,5 a 3 m umas das outras (dependendo do tamanho de um arbusto adulto).

O seguinte espaçamento é recomendado entre as linhas:

  • ao desembarcar em duas filas - 0,5-0,7 m;
  • em uma linha - 0,4-0,5 m.

Ao plantar o beco, deve-se dar uma largura de cerca de 6-8 m, e a distância entre as plantas não deve ser superior a 4 m. No primeiro mês, a planta é umedecida uma vez por semana (cerca de 10 litros de água por arbusto), em tempos secos e quentes o volume de líquido é aumentado e aumenta a rega. Thuja dobrada adora umidade, na falta dela, assim como em um lugar muito sombreado, as agulhas da planta afinam.

É necessário afrouxar o solo ao redor do arbusto superficialmente, pois a planta possui raízes superficiais.É preferível usar cobertura morta - uma camada de 7 cm de turfa ou lascas é o suficiente.

Recomenda-se a fertilização de plantas bienais com o complexo Kemira Universal. Na primavera, é realizado o tratamento profilático com o líquido Bordeaux. Os brotos secos precisam ser removidos regularmente, o que também ocorre na primavera. A formação da coroa de thuja dobrada é realizada conforme necessário.

As plantas jovens precisam ser isoladas para o inverno, enquanto os adultos são bastante resistentes à geada. Embora em invernos muito frios, eles também devem ser cobertos. No outono, é melhor construir uma moldura para proteger as árvores da neve.

Na natureza, o thuja gigante se reproduz por sementes e formas decorativas - apenas por estacas. Eles são retirados de arbustos jovens e bem desenvolvidos. As mudas criam raízes rapidamente.

Devido à sua aparência decorativa e variedade de formas, o thuja dobrado é frequentemente usado em paisagismo de ruas, formando becos e sebes e, em combinação com ciprestes, lariços ou abetos, fica ótimo em uma variedade de composições.

A planta tolera muito bem as condições urbanas, por isso é ideal para paisagismo em cidades empoeiradas, adicionando uma nota brilhante de frescor a uma paisagem sombria.

Para o thuja dobrado de Excels, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário