As sutilezas da propagação de thuja por estacas na primavera

Contente
  1. Prós e contras de cortes de primavera
  2. Preparando ramos
  3. Métodos de enraizamento
  4. Transplante para abrir terreno
  5. Cuidado correto

Thuja é uma planta conífera da família dos ciprestes, que hoje é ativamente usada para o paisagismo não apenas de parques e praças, mas também de terrenos domésticos particulares. Ela ganhou popularidade devido à sua aparência atraente e facilidade de tratamento. Thuja pode ser propagado de várias maneiras diferentes, uma das quais são mudas de primavera.

Prós e contras de cortes de primavera

A reprodução de thuja na primavera com ramos cortados não é a única opção. Este procedimento pode ser realizado quase em qualquer época do ano. No entanto, é esse período que é considerado o de maior sucesso, já que na primavera o sistema radicular das estacas se forma muito mais rápido e é mais potente, forte e saudável do que no enraizamento em outras estações. Esta é a principal vantagem. Existem várias outras vantagens de cortes de primavera.

  • A partir de abril, os ramos enraizar-se-ão e desenvolver-se-ão nas condições naturais mais confortáveis. Isso lhe dará a oportunidade de cultivar uma árvore realmente forte, poderosa e bela.
  • É na primavera que começa a vegetação ativa da planta. O movimento do suco no tronco e galhos torna-se mais intenso, e o conteúdo de nutrientes nele é quase igual ao indicador máximo. Portanto, os brotos para enxertia nesta época são fortes e saudáveis, e sua perda praticamente não se refletirá na própria planta.
  • No início do inverno, as mudas da primavera já estão completamente prontas para serem transplantadas para uma escola - uma cama especial na qual terão que crescer nos próximos anos. Isso significa que, com o início de um clima frio severo, os galhos de thuja ficarão duros e fortes e sobreviverão facilmente à estação perigosa.

Não há desvantagens significativas para os cortes de primavera desta planta conífera. A única desvantagem reside no fato de que é necessário gastar muito tempo e esforço para escolher um thuja realmente saudável, cujos galhos se tornarão novas árvores no futuro.

Preparando ramos

Importante no procedimento de enxertia não é apenas a escolha, mas também a coleta correta de ramos para futuras manipulações. Ao realizar este trabalho, você precisa se lembrar dos seguintes recursos.

  • É necessário tirar galhos apenas do topo da planta. Os rebentos laterais não são adequados para futuros cortes.
  • É melhor coletar material na segunda década de abril. O ramo-mãe deve ter mais de três anos e seu diâmetro deve ser de pelo menos 5 mm.
  • Depois que o galho está pronto, sua parte inferior é limpa 3-5 cm para cima das agulhas e restos da casca.

Um ponto importante é que você precisa enxertar manualmente, ou seja, deve-se arrancar o galho do tronco-mãe. Não use tesouras, facas, tesouras de podar ou outras ferramentas de corte. É necessário arrancar de forma que no final do broto fique um pouco de casca, o chamado calcanhar. É a sua presença que garante a rápida formação do sistema radicular na estaca.

Deve-se ter em mente que apenas cerca de 70% de todo o material coletado cria raízes corretamente e, subsequentemente, se transforma em um forte e belo thuja. Portanto, as estacas devem ser coletadas em quantidades maiores do que as necessárias para o cultivo de árvores.

Métodos de enraizamento

Em casa, as mudas de thuja podem ser enraizadas de várias maneiras, todos eles são simples e acessíveis.

  • Enraizar em uma jarra d'água é a maneira mais simples. Só é necessário colocar água limpa no recipiente e abaixar os galhos da planta nele para que sua parte inferior fique coberta de líquido por 3-4 cm. A água do jarro deve ser trocada uma vez por semana, e para desinfetar , despeje alguns grânulos de permanganato de potássio. É importante certificar-se de que alguns dos ramos cobertos com casca e agulhas estão acima da superfície. Caso contrário, as raízes não se formarão e a muda simplesmente apodrecerá.
  • Você também pode enraizar ramos no substrato. Para fazer isso, você precisa preparar recipientes com cerca de 10 cm de profundidade e cerca de 5 cm de largura.O volume depende de quantas mudas você precisa plantar em um recipiente. É melhor usar terra pronta, mas você também pode misturar partes iguais de terra preta, turfa e areia de rio. Ao escolher esta opção para cortar thuja em casa, é importante garantir que o solo não seque e que a umidade total não caia abaixo de 65%.
  • O design do pavio permite que você execute este procedimento da forma mais eficiente possível. Em média, até 90% de todas as estacas enraízam com sucesso. Você precisará de dois copos plásticos regulares com um volume de 200-500 ml. Um pequeno orifício é feito na parte inferior de um deles. No qual uma gaze ou mecha de curativo suficientemente espessa é inserida. Uma camada de drenagem é colocada em cima e o resto é preenchido com um substrato útil. Plante um galho em cada recipiente e cubra-o com um segundo copo. Agora toda a estrutura deve ser colocada em um recipiente com água para que apenas o pavio de gaze fique na água.

Não há nada de complicado em enraizar mudas de thuja com as próprias mãos. Em média, após cerca de 3-5 semanas, cada ramo terá seu próprio sistema raiz, então você já pode começar a realizar outras manipulações.

Transplante para abrir terreno

Quando as raízes das mudas começarem a aparecer em massa, é hora de colocá-las na escola - um canteiro especial no campo aberto, onde as plantas crescerão pelos próximos 2 ou 3 anos. Passo a passo, esta operação deve ser realizada da seguinte forma:

  • a escolha correta do local para a formação do leito é importante, deve ser uma área semi-sombreada sem aproximação com a superfície do lençol freático;
  • a terra é desenterrada e ou turfa em um volume de 10 kg por 1 metro quadrado é introduzida nela, ou qualquer fertilizante mineral;
  • é necessário regar abundantemente as estacas enraizadas, mas se estiverem enraizadas em jarra, basta retirá-las do recipiente;
  • fazem-se pequenas depressões no cardume e plantam-se mudas nas covas resultantes, borrifadas com terra por cima a uma altura igual àquela onde foram cortadas originalmente as agulhas e a casca, a distância entre as mudas é de 25-30 cm;
  • um novo ajuste deve ser derramado abundantemente.

Em duas semanas, será claramente visível quais das novas mudas criaram raízes e quais não. Se as mudas começarem a murchar, a cor das agulhas enfraqueceu, esses galhos devem ser simplesmente removidos do jardim, deixando apenas as plantas mais fortes e mais fortes no cardume.

Cuidado correto

Plantar mudas de thuja em uma escola ainda não é o estágio final, o cultivo de mudas sob controle humano continua. O cuidado da planta será o seguinte:

  • rega regular;
  • aplicação de fertilizantes minerais uma vez na entressafra;
  • o transplante final da escola para um local de crescimento permanente, quando o thuja completa 2 a 3 anos.

O local final de crescimento desta planta conífera deve ser em uma área bem iluminada em solo não pantanoso com uma reação ácida. Deve ser lembrado que thuja tolera bem a vizinhança com quase todas as outras plantas, porém, para crescimento e desenvolvimento normais, deve ser plantada a uma distância de pelo menos 50 cm delas. Na estação quente, é necessário podar a árvore, modelando-a. A forma final depende muito da variedade. Tui pode ser alongado, colunar, por exemplo "Brabant", ou esférico, semelhante a arbustos, por exemplo "Tini Tim". Certifique-se de alimentar a planta no início da estação de crescimento.E para o inverno, thuja está sempre coberto, ou seja, suas raízes e parte inferior. É melhor usar ramos de abeto ou um material de cobertura não tecido especial.

É possível cultivar thuja a partir de mudas colhidas na primavera sem muito trabalho se você seguir rigorosamente todas as recomendações descritas.

Para obter informações sobre como propagar mudas de thuja na primavera, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário