Tui amarelou: causas e tratamento

Contente
  1. Causas
  2. Como tratar?
  3. Medidas de prevenção

Thuja são freqüentemente usados ​​para projetos paisagísticos. Lindas sempre-vivas são capazes de transformar o local e se deliciar com sua aparência por muitos anos. Os Tui são resistentes a muitas doenças e pragas, mas, infelizmente, acontecem problemas com eles. Por exemplo, eles podem ficar amarelos.

Causas

Os motivos pelos quais o amarelecimento aparece são vários, mas nem sempre essa condição da árvore requer tratamento. Em primeiro lugar, você deve saber que em alguns casos você não deve se preocupar, pois fenômenos desagradáveis ​​são causados ​​por processos naturais.

Às vezes, jardineiros inexperientes compram mudas de variedades para as quais tons amarelos de agulhas são a norma. Este tom pode ser vermelho, dourado, bronze, limão é encontrado. Isso se aplica às variedades "Golden Globe", "Sankist", "Miriam", "Yellow Ribbon", "Elvanger golden". É aconselhável usá-los junto com variedades verdes para criar acentos nos conjuntos de jardim ou parque.

As agulhas também são renovadas periodicamente. Dependendo da variedade, pode ocorrer a cada 3-5 anos, ou mesmo a cada ano. Os galhos envelhecem e morrem, as agulhas secam e caem. Mas um novo crescerá em seu lugar. Nesta situação, você só precisa remover os elementos mortos.

Isso deve ser feito manualmente, sem o uso de ferramentas pontiagudas, para não danificar a árvore. No outono, quando a planta se prepara para o frio, não há necessidade de limpá-la. A melhor época para manipulação é a primavera

Além disso, em algumas variedades, a cor das agulhas muda antes do início do frio. Embora thuja seja uma planta resistente à geada que sobrevive mesmo em condições muito adversas, sua copa ainda fica amarela, às vezes fica marrom. Isso é característico de thuja dobrado ou thuja ocidental. Com o início do calor e a retomada do fluxo de seiva, a cor verde será restaurada. O retorno de uma aparência atraente acontecerá por si só, basta ajudar a árvore com uma poda higiênica leve. No entanto, existem variedades que não mudam de cor durante todo o ano. Por exemplo, "Smaragd" se destacará com o verde esmeralda mesmo nos invernos mais desfavoráveis ​​em termos de condições climáticas.

Muitas vezes acontece que o thuja ficou amarelo após o inverno. Geralmente, isso é resultado de queimaduras solares. O sol brilhante da primavera, cujos raios refletem a neve, é muito intenso. A planta, enfraquecida durante o longo inverno, sofre com a falta de nutrientes, suas reservas protetoras se esgotam e a árvore é queimada. Mas mesmo neste caso, a restauração ocorrerá muito rapidamente, com os devidos cuidados.

Fenômenos negativos são causados ​​por pousos indevidos, escolhendo o lugar errado. Os jardineiros novatos muitas vezes não têm experiência suficiente para atender a todas as condições necessárias, como resultado, o thuja seca e, no primeiro ano, pode amarelar completamente. Existem vários fatores que desencadeiam o problema.

  • As águas subterrâneas estão muito próximas da superfície. O sistema radicular apodrece e, como resultado, os ramos secam.
  • Solo inadequado. Não deve ser argiloso nem arenoso. No primeiro, a umidade estagna, no segundo não há umidade suficiente. E também a presença de uma grande quantidade de turfa não é adequada.
  • O colo da raiz estava muito profundo ou descoberto durante o plantio. O crescimento da árvore é inibido, pode aparecer podridão do caule.
  • Ajuste engrossado. O amadurecimento do thuja interfere um no outro, seus sistemas de raízes tornam-se limitados.Os galhos se tocam fortemente, a circulação do ar é perturbada, o que causa delírio, amarelecimento e secreção de agulhas.
  • Muita luz solar. Thuja plantada em uma área aberta inevitavelmente ficará amarela se o número de dias claros for grande. Além disso, em um espaço aberto, o efeito negativo será intensificado por correntes de ar, que os thuja não podem tolerar.

Erros de cuidado também podem levar ao aparecimento de amarelecimento.

  • Rega excessiva ou insuficiente. Se a planta não tiver umidade suficiente, principalmente no período de seca, as pontas das agulhas ficarão com uma tonalidade marrom.
  • Quantidade insuficiente de fertilizante aplicado. A deficiência de ferro afetará a condição de áreas individuais e rebentos jovens: eles perderão a pigmentação e ficarão pálidos. Se não houver fósforo suficiente, aparecerá uma tonalidade púrpura avermelhada. No entanto, uma quantidade excessiva de fertilizantes terá um efeito negativo nas qualidades decorativas do thuja.

Infelizmente, o thuyu pode ser acometido de doenças. No início da primavera, quando a neve derrete, em alguns casos, traços de fungos parasitas e mofo são encontrados. Se o tratamento não for realizado a tempo, eles se espalharão e causarão não apenas uma mudança na cor das agulhas, mas também a morte de plantas jovens. E também a árvore pode sofrer com a invasão de insetos-praga.

Acontece que em uma planta saudável e bem cuidada, a parte inferior da copa inesperadamente fica amarela. Veja se seus animais de estimação, cães e gatos, são os culpados. Seus rótulos podem ter um efeito semelhante.

Outro fator que contribui para o aparecimento do amarelo pode ser a proximidade de grandes rodovias e ruas movimentadas, onde os reagentes são usados ​​para derreter a neve rapidamente. Apesar da persistência de thuj, a água derretida contendo reagentes e substâncias corrosivas do escapamento do carro às vezes infecta o sistema radicular.

Como tratar?

Se você encontrar um amarelecimento sutil de dentro do tronco, então este é, obviamente, um processo normal de secar de agulhas velhas. Quando o amarelecimento é maciço, surge a necessidade urgente de se buscar a causa e realizar o tratamento adequado. Se o thuja sofreu queimaduras solares mesmo na presença de abrigo, então, com o início do calor e o desaparecimento da neve, os ramos secos devem ser removidos e as árvores regadas abundantemente. Não será supérfluo borrifá-los com estimulantes de crescimento. "Epin" ou "Zircão" adequado, destinado a coníferas.

Para plantios espessados, nenhum tratamento específico é necessário. A situação é salva com o plantio de plantas em tempo hábil. Para seu pleno crescimento e desenvolvimento, é necessário que a distância até o "vizinho" mais próximo seja de cerca de 1 m.

Os erros detectados durante o plantio e seleção do local são corrigidos estabelecendo-se a drenagem, adicionando os elementos necessários ao solo (areia ou turfa), cobertura morta. A escolha de um local de transplante mais adequado é uma boa decisão. E você também deve fornecer cuidados adequados: regar e fertilizar regularmente.

Se lesões fúngicas e de mofo forem encontradas durante o exame da primavera, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Em primeiro lugar, é necessário realizar uma poda sanitária, retirando com cuidado todos os ramos infectados, e destruí-los. Os locais de corte são desinfetados com sulfato de cobre (solução a 5%) e, em seguida, é aplicado um fungicida com diversos efeitos. "Fitosporin", "Skor", "Guardian" provaram-se bem. As instruções de uso e dosagem estão indicadas na embalagem. No entanto, se a planta estiver infectada com a requeima, o tratamento pode ser inútil. A árvore deve ser desenterrada e queimada.

A invasão de insetos reduz muito as defesas do thuja, ele pode amarelar e morrer. Neste caso, é necessário tratar a planta do amarelecimento com meios especiais. Sua escolha depende do tipo de praga. Por exemplo, você pode se livrar dos pulgões usando uma solução com sabão. É usado uma vez por semana até que os insetos desapareçam completamente.

Uma das pragas comuns de thuja é um escudo falso. É perfeitamente possível liberar mecanicamente a planta de um pequeno número de indivíduos. Com um grande número, você pode lutar usando "Aktara" ou "Actellic". O procedimento é realizado 2-3 vezes, o intervalo é de 10 dias. Além da primavera, é realizado o beneficiamento no verão para evitar o desenvolvimento de novas larvas.

Depois de se livrar dos insetos, é necessário restaurar a saúde do thuja com a ajuda de curativos minerais.

Medidas de prevenção

Para evitar muitos problemas e equívocos no cuidado e plantio, na hora da compra das mudas é necessário ler atentamente suas características varietais. Cada variedade tem suas próprias características em relação à resistência ao gelo, forma, condições favoráveis ​​de crescimento e resistência a doenças. E se em algumas espécies a mudança na cor das agulhas é um fenômeno natural normal, em outras é motivo para tomar medidas urgentes para salvar as árvores.

É aconselhável comprar sementes em viveiros especializados: desta forma, você terá a certeza de que está obtendo mudas saudáveis ​​e os operários poderão dar conselhos competentes. É imprescindível seguir todas as medidas recomendadas para a escolha do local, seguir as regras de plantio e cuidados. Inspeção regular deve ser realizada para identificar problemas de plantio em tempo hábil.

Uma medida importante para evitar o aparecimento de amarelecimento na primavera é organizar a invernada correta. No início do outono, você deve parar de se alimentar, continuar regando. Para proteger as raízes, no início do inverno, as folhas caídas são colocadas ao redor do tronco, a casca em uma camada de 10-15 cm. Em thujas jovens, os galhos são pressionados contra o tronco e amarrados. As árvores são embaladas com tecido não tecido.

Se a árvore tiver mais de 3 anos, você não precisa embrulhá-la. Mas para que os galhos não se quebrem com o peso da neve ou com ventos fortes, eles são amarrados. E também durante o inverno, você precisa sacudir a neve de vez em quando.

Para proteger o thuja das queimaduras solares, você deve providenciar proteção adicional. Para tanto, até que ocorra o descongelamento completo, a planta conífera deve ser recoberta com algum tipo de material: rede de camuflagem, estopa, lutrasil, papel kraft. Você pode até usar uma folha normal. Às vezes, basta proteger a árvore apenas do lado ensolarado. Não é necessário embrulhar com muita força para permitir o acesso ao ar.

Para prevenir o aparecimento e propagação de infecções fúngicas na primavera, você precisa pulverizar as plantações com fungicidas. Bordéus líquido ou outras preparações que contenham cobre servem. Em áreas argilosas, onde a umidade pode se acumular, o procedimento deve ser repetido no verão.

As coníferas são caracterizadas por uma infecção fúngica como casca-marrom. Na maioria das vezes, as plantas jovens sofrem com isso. A doença é detectada depois que a neve derrete. Manifesta-se pelo aparecimento de manchas amarelas nas agulhas. Em breve, as agulhas terão uma cor marrom-amarelada, serão substituídas por uma flor de preto acinzentado. Para evitar que isso aconteça, na primavera evitam o amarelecimento com a ajuda da "Fitosporina".

Além disso, na primavera, a thuja deve ser tratada com inseticidas contra o amarelecimento causado por infestações de pragas. Seu aparecimento pode ser evitado. O solo ao redor do tronco deve ser periodicamente solto com cuidado, as ervas daninhas removidas e, se necessário, tratado contra insetos.

Sobre por que o thuja fica amarelo e como salvá-lo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário