Sutilezas de plantar thuja na Sibéria e recomendações de cuidados

Contente
  1. Variedades adequadas
  2. Qual é a melhor época para plantar?
  3. Seleção de assento
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar?

Thuja são árvores perenes ou arbustos que pertencem à família dos ciprestes. Alguns tipos de plantas podem crescer até 70 metros de altura e até 6 metros de diâmetro. No entanto, para áreas residenciais, as plantas que crescem até 10 metros são as mais escolhidas. Embora thuja pertença a coníferas, suas agulhas são ligeiramente diferentes. É macio ao toque e de estrutura escamosa. Quem decide decorar seu terreno com esta planta deve levar em consideração todas as características do clima. Além disso, você precisa escolher o tipo certo de thuja, bem como se familiarizar com os cuidados com ele.

Variedades adequadas

Para a Sibéria, é necessário selecionar thuja resistentes à geada para que possam suportar invernos frios e geadas siberianas. Isso inclui as seguintes plantas.

"Brabant"

Esta árvore pode crescer até 4 metros de altura. A copa da planta é colunar, até um metro e meio de diâmetro. Thuja é coberto com agulhas completamente verdes, que ficam marrons no inverno. Thuja "Brabant" cresce muito rapidamente. Então, literalmente em um ano, soma 35 centímetros de altura e até 15 centímetros de largura.

A planta em si é bastante despretensiosa. É ótimo tanto em uma área iluminada quanto em sombra parcial. Ainda assim, deve ser protegido de correntes de ar. A floração começa em maio, pequenas formações aparecem na árvore, que se assemelham ao formato de cones. É necessário plantar este tipo de thuja em solo negro.

"Esmeralda"

Thuja desta variedade cresce até 4,5 metros de altura. A copa da árvore tem o formato de um cone, as agulhas são pintadas de uma cor verde escura, que não muda nem no inverno. Thuja não cresce muito rapidamente, mas ao mesmo tempo requer irrigação regular. Essas plantas são mais usadas para marcar em parcelas pessoais. Não deve ser cortado com muita frequência.

"Columna"

A altura do thuja chega a 6 metros, podendo chegar a um metro e meio de diâmetro. A copa é bastante densa e compacta, possui brotações horizontais. As agulhas permanecem verdes escuras durante todo o período. Em um ano, esse thuja chega a 20 centímetros de altura.

"Columna" não é muito exigente no tratamento, tolera perfeitamente qualquer geada. Para que cresça bem, deve ser regado regularmente.

Se a seca for muito, a planta pode morrer.

"Holmstrup"

Este thuja foi trazido na Dinamarca. Seu crescimento chega a 3 metros, e o diâmetro da copa chega a 1 metro. As agulhas da planta são muito densas e ao mesmo tempo encaracoladas. Quase todo o ano, apresenta uma cor verde escura. Em um ano, ele acrescenta 12 centímetros de altura. O thuja máximo cresce apenas 40 anos após o plantio. Pode sobreviver em quaisquer condições.

"Fastigiata"

A forma deste thuja é em forma de coluna, os brotos são pressionados firmemente no centro da planta. A altura da árvore chega a 6 metros. Suas agulhas são coloridas de verde. Pode crescer 30 centímetros por ano e cresce bem depois de um corte de cabelo. Os cones da árvore são muito pequenos e quase invisíveis na árvore. Esta variedade de thuja é resistente à geada.

"Sunkist"

A altura da árvore não ultrapassa 5 metros e o diâmetro da copa é de dois metros. A cor das agulhas é amarelo-dourado, com o tempo torna-se bronze. Tolera temperaturas baixas perfeitamente e também adora luz demais. Você pode plantar em grupos e individualmente.

"Wagneri"

A altura da planta chega a 3 metros, e a copa, ligeiramente parecida com um ovo em sua forma, chega a um metro e meio de diâmetro.As agulhas são de cor cinza-esverdeada. Thuja requer muita luz e umidade para o plantio.

Raramente ela é aparada, pois ela mesma pode manter a forma.

"Coágulo de Ouro"

É mais um arbusto do que uma árvore. Sua altura não ultrapassa dois metros, mas o diâmetro da copa é de 1,5 metros. A coroa é um pouco como uma elipse em sua forma. As agulhas são pintadas na cor cobre ou limão. O arbusto cresce muito lentamente. Se houver muita umidade durante a rega, a planta pode simplesmente morrer.

Qual é a melhor época para plantar?

Na maioria das vezes, o thuja é plantado no solo na primavera. Portanto, o sistema radicular será capaz de criar raízes bem no início do inverno, especialmente na região da Sibéria. No entanto, existem tais variedades de thuja, como, por exemplo, "Smaragd", que são plantadas no outono. Mas, neste caso, o thuja precisa ser bem coberto para que possa sobreviver ao frio intenso.

Seleção de assento

Para pousar, você precisa escolher um local bem iluminado. No entanto, também deve haver uma sombra. Se a planta estiver sob luz solar direta, ela perderá muita umidade.

além do mais o solo deve ser gramado, com adição de areia e turfa... Mas isso não exclui solos argilosos.

Como plantar?

Thuja pode ser plantada com cones, ou seja, sementes e estacas ou mudas. Deve ser lembrado que ao semear com sementes, as qualidades varietais de uma ou outra variedade de thuja podem não ser preservadas.

O pouso é realizado em poços de pouso especiais. Seu tamanho deve corresponder ao coma de terra, que está localizado nas raízes do thuja. A profundidade do furo deve ser tal que o colo da raiz esteja exatamente no nível do solo.

A distância entre os thuja depende diretamente de sua altura. Portanto, se a altura do thuja não ultrapassar 10 metros, a distância entre eles deve ser de pelo menos 5 metros. Para aquelas plantas cuja altura é de até 6 metros, a distância deve ser de pelo menos dois metros. Se os thuja forem plantados para criar uma cerca viva, a distância entre eles deve ser de até 1 metro.

Como o sistema radicular está muito próximo à superfície da terra, o local de plantio deve ser coberto com uma camada de cobertura morta no topo. Isso manterá a umidade no verão e também não haverá necessidade de afrouxá-la.

Além disso, o terreno para o plantio deve ser composto de areia, grama e turfa.

Para evitar que a água fique muito estagnada perto das raízes, é necessário fazer a drenagem com cascalho ou tijolos triturados.

Como cuidar?

O pouso em si não termina com o cuidado de thuja. Para cultivar uma árvore madura e saudável em uma região como a Sibéria, você precisará de uma boa rega e de um afrouxamento regular. Além do mais, as árvores precisam ser podadas e alimentadas regularmente.

Rega

Visto que thuja é uma planta que adora umidade, deve ser regada regularmente e em tempo hábil. Quando o tempo está quente e ensolarado, a rega deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. Ao mesmo tempo, pelo menos dois baldes devem ser despejados em cada planta. A rega é melhor à noite. Além do mais, thuja cresce bem durante as chuvas... Além disso, neste momento, toda a poeira acumulada é removida da coroa.

Afrouxamento

É necessário afrouxar o solo o mais rápido possível. Certifique-se de fazer isso após cada chuva, bem como em cada rega. mas o afrouxamento deve ser feito com muito cuidado e não muito profundo... Afinal, o sistema radicular está muito próximo à superfície da terra.

Poda

Este processo é considerado um dos mais importantes. Segundo recomendações de especialistas, deve ser realizado duas vezes ao ano. Você precisa fazer a poda na primavera e no outono. Primeiramente é preciso fazer podas higiênicas, ou seja, retirar todos os galhos secos, assim como os fracos. Isso é seguido por uma poda já formativa. Para a região da Sibéria, o procedimento repetido é feito no segundo período do verão.

Top curativo

Thuja é uma planta que pode prosperar sem fertilizantes adicionais.Se houver necessidade disso, no início da primavera, você pode alimentar com fertilizantes que contenham nitrogênio. No verão, é permitido aplicar fertilizantes com potássio. Quando fertilizantes complexos foram introduzidos durante o plantio, no futuro eles poderão ser aplicados somente após um ano.

Abrigo para o inverno

Embora thuja seja uma planta bastante resistente, precisará ser coberta durante o inverno. Você pode começar a treinar no outono. Neste momento, é necessário interromper completamente a rega, a aplicação de quaisquer fertilizantes, bem como todos os trabalhos de poda.

Em primeiro lugar, você precisa puxar todos os ramos do thuja com um cordão elástico. Isso é necessário para que com ventos muito fortes, bem como com nevascas fortes, eles não quebrem. Em seguida, deve-se realizar o amontoado, além disso, deve ser feito o mais alto possível. Depois disso, você precisa adicionar uma camada de cobertura morta.

Para os thujas anões, bastará cobri-los com papelão ou tecido não tecido. Na região da Sibéria, pequenas mini-estufas costumam ser construídas para eles. Quando chega a primavera, o papelão é substituído por lutrasil. Isso é necessário para que os raios de sol muito fortes não queimem os galhos das árvores. Quando o clima estiver totalmente restaurado, este abrigo pode ser removido.

As plantas mais velhas não precisam mais de abrigo. No entanto, é melhor amarrar os galhos do thuja ao tronco com cordas. Isso permitirá que você enfrente sem esforço todas as adversidades do inverno siberiano.

Resumindo, podemos dizer que a thuja pode ser cultivada em qualquer região do país, inclusive na Sibéria. A única coisa necessária é selecionar uma variedade de thuja resistente à geada, bem como fornecer os cuidados adequados à planta. Só neste caso, uma árvore ou arbusto selecionado poderá deliciar todos os familiares e convidados com folhagem verde ao longo do ano.

Para as complexidades de plantar thuja na Sibéria, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário