Como e quando abrir thuja após o inverno?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Cronometragem
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Possíveis problemas

A jardinagem ornamental é representada por muitos tipos de plantas, mas thuja é especialmente popular entre os paisagistas. Este arbusto perene pode atingir várias alturas e, graças às agulhas densas com uma estrutura escamosa, pode adquirir formas originais. Para cultivar thuja em casa, você precisa fazer muito esforço, enquanto atenção especial deve ser dada à preparação da árvore para o inverno e à remoção oportuna do abrigo protetor na primavera.

Peculiaridades

Thuja é uma das mais belas coníferas, o que não só confere um aspecto atraente ao quintal, como também refresca o ar. Portanto, muitos plantam este arbusto em suas dachas. Nos primeiros anos após o plantio, a cultura é especialmente exigente para cuidar. Para evitar que congele no inverno, os jardineiros cobrem-no de uma maneira especial. Então, na primavera, a árvore deve ser liberada da proteção, retirando o material de cobertura. Isso deve ser feito corretamente, caso contrário, um thuja que sobreviveu com sucesso ao inverno pode morrer imediatamente pelos primeiros raios escaldantes do sol.

No primeiro ano após o desembarque, é recomendado isolar bem o thuyu. Para evitar ainda mais o congelamento do sistema radicular, você precisa realizar uma cobertura morta abundante. Os ramos são cuidadosamente amarrados ao tronco e tudo é embrulhado em um material especial de cobertura que permite a passagem da luz. Se o arbusto ficar escondido sob um abrigo que não deixa passar os raios do sol, a planta interromperá o processo de fotossíntese, o que levará à morte.

Depois de a árvore ter hibernado com sucesso, o mais importante é prepará-la para os primeiros raios de sol da primavera. A peculiaridade desse procedimento é que deve ser realizado lentamente, observando as regras básicas. É impossível remover imediatamente o abrigo com aquecimento, os thuja neste caso podem sofrer muito - ressecam, ficam amarelados ou queimam-se.

Os especialistas recomendam, após a remoção do material de cobertura, colocar escudos adicionais para sombrear a planta conífera.

Cronometragem

Thuja deve ser aberto após o inverno, independentemente das suas características varietais, na primavera, quando a neve já derreteu completamente do solo. Ao mesmo tempo, na região de Moscou, você pode abrir árvores após abrigos de inverno imediatamente com o início do aquecimento, mas nos Urais e na Sibéria, as lavouras embrulhadas só podem ser abertas após o aquecimento do solo... Nessas regiões, não é possível retirar o abrigo após o aparecimento dos primeiros raios de sol, pois eles causarão danos significativos à árvore.

Após o inverno, a planta enfraquece e pode morrer rapidamente devido ao sol forte. Assim, por exemplo, na Sibéria, as plantações de coníferas, quando recebem queimaduras de primavera, perdem seu efeito decorativo, por isso se você se apressar e abri-las rapidamente, pode perder permanentemente a "sebe" do jardim.

Jardineiros experientes geralmente abrem thuja depois que seu sistema radicular está totalmente desperto. Isso pode ser determinado pelo aparecimento dos primeiros botões inchados em arbustos e árvores decíduas. É especialmente importante monitorar o estado do thuja após o inverno durante os primeiros 2-3 anos, pois nesta época ele pode amarelar, soltar as agulhas e secar. É aconselhável abrir mudas gradativamente, aumentando o tempo a cada dia. Isso permitirá que a árvore se adapte às novas condições climáticas.

Cuidados de acompanhamento

Thuja deve ser regado abundantemente após a abertura na primavera.Isso se deve ao fato de que sob a influência dos primeiros raios do sol, o arbusto começará a crescer e se desenvolver ativamente, portanto, o sistema radicular precisará de muita umidade. A rega é melhor feita de manhã ou à noite (nos primeiros 10 dias, as mudas são regadas duas vezes por dia). Além disso, a aspersão (pulverização) da cultura deve ser realizada uma vez por semana. Na primavera, após a retirada do material de cobertura, o thuja também deve receber os seguintes cuidados.

  • Mulching. Isso evitará que o solo seque perto do círculo da raiz, que é coberto com turfa, ramos de abeto e serragem. No inverno, a cobertura morta protege a planta da geada, e no verão - do sol escaldante.
  • Afrouxando o solo. Periodicamente, ao redor da árvore, é necessário afrouxar o solo até a profundidade de 10 cm - isso contribuirá para um melhor crescimento e desenvolvimento da planta.
  • Top dress. Recomenda-se a fertilização de culturas ornamentais duas vezes por ano: na primavera e no final do verão. Esse período geralmente vai do início de maio ao final de agosto. Thuja pode ser alimentado com vários oligoelementos. Mas é aconselhável comprar preparações fungicidas e fertilizantes complexos destinados às culturas de coníferas.
  • Poda. Depois que o thuja é aberto, é importante podar os galhos doentes, velhos e secos em tempo hábil. Graças a isso, a árvore poderá se renovar com novos brotos e começar a crescer mais rápido. A poda decorativa também pode ajudar a dar forma à sua colheita.

Além disso, na primavera é necessário realizar medidas preventivas destinadas a proteger as plantas de doenças e do aparecimento de insetos. Na maioria das vezes, os arbustos ornamentais são pulverizados com preparações que contêm cobre; o líquido bordalês também é adequado. A pulverização deve ser feita preferencialmente após a poda sanitária.

Se plantas velhas, podres, mortas e fúngicas forem encontradas no jardim na primavera, elas serão removidas e os tocos serão arrancados e queimados.

Possíveis problemas

Cada residente de verão deseja ver seu local animado na primavera e, neste caso, as belezas perenes-thuja apontam para sinais de despertar. Mas às vezes acontece que depois do inverno você pode esperar decepção - arbustos ornamentais morreram ou amarelaram.

Pode haver muitas razões para isso. Por exemplo, uma árvore muda sua cor verde para um tom não natural (bronze, dourado) por conta própria quando as estações mudam. Se na primavera o thuja não apenas ficou amarelo, mas também adquiriu uma aparência deprimida, tornou-se seco e frágil, então este é um sinal sério de que uma ação urgente é necessária. Para começar, você deve realizar uma poda sanitária e aplicar fertilizantes de nitrogênio.

Muitas vezes, após o inverno, os arbustos ficam amarelos devido a cuidados inadequados. Se um jardineiro inexperiente abrir o thuja muito cedo após o inverno, ele poderá sofrer queimaduras de sol, após o que morrerá. Para evitar isso, após remover o material de cobertura próximo ao thuja, é necessário instalar escudos especiais que sombreiam a planta.

Um tom de bronze nas agulhas aparece na primavera devido ao fato de que a árvore apresentou falta de umidade no outono. Como resultado, a planta “foi para o inverno” despreparada e, com o início do calor, é difícil recuperar a força e iniciar um crescimento ativo.

Um regime especial de irrigação, poda dos ramos danificados e fertilização ajudarão a devolver a beleza anterior ao arbusto.

Em alguns casos, a thuja pode ficar preta após o inverno, a razão mais comum para isso são as fezes dos animais. Essas áreas das agulhas, por onde fica a urina de cães e gatos, começam a escurecer rapidamente. No início, aparecem pequenos pontos escuros, localizados de forma caótica, depois se fundem em um grande ponto.

Se ela não for substituída em tempo hábil, a derrota se tornará extensa e a árvore não poderá ser salva no futuro. Com pequenas lesões, os galhos são limpos com água, em seguida são instaladas cercas próximas às plantações, restringindo o acesso dos animais às thujas, e é realizada alimentação com estimulador de crescimento.

O próximo vídeo informa quando se proteger das coníferas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário