Como aparar corretamente o thuja?
Para os jardineiros que se dedicam ao cultivo de plantas ornamentais, muitas vezes é necessário podá-las. Este procedimento é dividido em sanitário e decorativo. Cultivando tuia, o dono de uma conífera precisará realizar as duas atividades, por isso é importante saber fazê-lo corretamente.
Por que podar uma árvore?
Os jardineiros novatos costumam ter uma dúvida sobre a conveniência de podar as safras de coníferas. No entanto, no processo de cultivo de várias variedades de thuja, ficará claro que sem um "corte de cabelo" formativo, nem toda árvore ou arbusto anão será capaz de demonstrar ao máximo seu apelo decorativo.
Segundo, mas um objetivo igualmente importante da poda de thuja é a moldagem sanitária anual da copa da árvore, que é necessária para remover madeira morta pouco atraenteo que afetará negativamente o aparecimento da cultura. Além disso, a poda sanitária permitirá que a planta se atualize regularmente e em tempo hábil, evitando o desenvolvimento de certas doenças, incluindo infecções fúngicas.
A hora certa
É importante notar que qualquer árvore plantada precisará de poda imediatamente, tal trabalho de jardineiro permitirá que você defina imediatamente um vetor de crescimento para a planta, o que facilitará muito a tarefa de cuidar e cortar no futuro.
Em geral, a escolha de um prazo adequado para esse trabalho dependerá diretamente de seus objetivos. Thuja pode ser cortado não apenas na primavera, mas também nos meses de outono. Recomenda-se que a poda sanitária seja realizada com a chegada dos dias quentes de primavera, quando o movimento da seiva nas plantas está apenas começando, no final do verão, antes do inverno, os ramos secos e rebentos subdesenvolvidos também podem ser removidos.
Os cuidados formativos deverão ser iniciados após a poda planejada para a primavera e realizados antes da chegada do outono. A frequência das atividades realizadas será individual, levando em consideração a idade da planta, a época de plantio e a variedade. Como regra, em uma temporada, o jardineiro realizará 1-2 podas formativas de um thuja adulto, bem como vários trabalhos corretivos com a copa.
Já no "corte de cabelo cosmético", esses eventos não estão vinculados a datas específicas, portanto sua frequência dependerá do crescimento dos galhos da árvore, que se destacarão claramente em tamanho da massa total.
Ferramentas necessárias
No processo de cultivo de coníferas e arbustos, o jardineiro precisará de um determinado conjunto de ferramentas que irão agilizar e facilitar o trabalho de dar à planta a forma necessária. Portanto, o seguinte inventário pode ser útil no jardim:
- tesouras de podar;
- Tesouras de jardinagem;
- foice;
- luvas.
A primeira ferramenta é necessária para encurtar o comprimento dos ramos da planta, e será mais conveniente cortar a thuja com tesoura, realizando a moldagem decorativa da coroa. É melhor cortar grandes rebentos com uma foice. As ferramentas profissionais de jardim podem ser não apenas mecânicas, mas também elétricas. No entanto, em áreas pequenas, ao cuidar de árvores jovens, a presença de ferramentas mecânicas comuns é suficiente.
Thuja é capaz de secretar resina, que é problemática quando seca da pele. É por isso que se recomenda realizar os trabalhos de jardinagem com a ajuda de luvas.
Regras fundamentais
Será muito difícil formar uma bela coroa sem experiência prática. Portanto, jardineiros experientes recomendam que os iniciantes sigam algumas regras de trabalho com a cultura.
- Qualquer corte de cabelo encaracolado ou decorativo exigirá um estudo preliminar dos contornos originais do thuja, a partir do qual será mais fácil construir no futuro. Será difícil dar uma forma interessante ao topo se a altura ou largura da planta perene for menor do que o pretendido.
- Para formar um thuja atraente em sua casa de campo, inicialmente, a fim de evitar o estresse severo da planta, apenas 1/3 dos galhos devem ser removidos. Normalmente, no outono, são retirados os rebentos que cresceram durante o verão, pelo que a futura forma de cultivo se fixará gradativamente.
- Para aparar com perfeição uma planta perene esférica, você deve evitar a presença de brotos na planta que sejam desprovidos de folhagem. Isso se deve às peculiaridades das agulhas, que não possuem botões “dormentes” em seus ramos.
- Para encurtar adequadamente o comprimento dos ramos, bem como dar-lhes a direção correta de crescimento, primeiro é necessário escolher a ferramenta ideal para o trabalho. É preferível ter vários tipos de tesouras de jardim, de tamanhos diferentes, para usar umas cómodas durante o trabalho. Os iniciantes devem estar cientes de que as ferramentas de jardim, como qualquer outra, precisam ser afiadas e desinfetadas de vez em quando. Lâminas afiadas não farão quebras e amassados problemáticos na madeira.
- É melhor adiar a poda para um dia nublado. Essa nuance eliminará a formação de manchas marrons ou amarelas nas agulhas.
Após a conclusão da obra, as plantas devem ser bem regadas. Além disso, jardineiros experientes recomendam a introdução adicional de fertilizantes de raiz para adaptar a planta.
Ao iniciar o corte das curvas, você deve levar em consideração as seguintes regras.
- Em primeiro lugar, é recomendável delinear as áreas da perene que serão removidas.
- As pontas são encurtadas em não mais do que 20 centímetros. Se mais for cortado, a cultura pode não interromper o crescimento principal. Nesse caso, os brotos começarão a se alongar não antes de alguns meses.
Formação de coroa
Existem várias das opções mais comuns. formação de copa perene:
- corte de cabelo piramidal;
- colunar;
- esférico.
Entre o grande número de variedades de cultura de coníferas, existem variedades que são perfeitamente adequadas para a criação de uma pirâmide a partir da coroa, uma vez que a cultura cresce inicialmente para cima em forma de cone. Para facilitar a modelagem da forma selecionada, o processo de recorte é realizado passo a passo com a criação de uma moldura especial a partir de pequenas ripas, correspondendo em número às arestas da pirâmide. A poda dos brotos é feita em todos os lugares em todas as áreas, se você cortar, dividindo em zonas, não conseguirá obter o cone correto.
A opção de corte de cabelo colunar é procurada em áreas de paisagismo que terão uma área pequena. Os thuja cortados desta forma, com os devidos cuidados, formam uma sebe densa se forem plantadas várias plantas numa linha. Essa fileira deve ser formada logo no início, assim que as coníferas perenes aparecerem no local. Para criar uma sebe verde, todas as árvores são podadas até a mesma altura, removendo no máximo um terço das plantas. As seguintes obras estão sendo realizadas na próxima temporada.
Tais manipulações com a copa permitirão definir a direção de crescimento dos ramos, além de estimular o desenvolvimento de brotações laterais, o que tornará a sebe mais densa.
O corte de cabelo colunar de thuja pode incluir modelagem de coroa quando os topos são mais estreitos do que as bases. Para obter alturas uniformes das plantas, os jardineiros são aconselhados a usar uma régua de medição ao podar ao longo dela. Nesse caso, será mais conveniente trabalhar com um podador. A modelagem não precisará apenas dos topos, mas também das laterais dos espaços verdes, geralmente corrigidos com tesouras mecânicas de jardim.
Uma bola de thuja pode ser feita se você limitar o crescimento dos ramos verticalmente, encurtando a coroa. Esta técnica será o ímpeto para o desenvolvimento de uma planta em largura. Além disso, o jardineiro precisará remover os brotos longos que estão fora do formato geral, formando gradualmente uma coroa com contornos arredondados.
Ideias decorativas para cortes de cabelo
Jardineiros mais experientes, além das opções mais comuns de poda de plantas perenes, recorrem à criação de formas extraordinárias, mas não menos espetaculares, a partir das copas das plantações de coníferas. Entre as idéias mais interessantes estão as seguintes.
Corte de cabelo topiaria
A essência de trabalhar com plantas é implementar as formas mais complexas. Essas manipulações com árvores vêm sendo realizadas há algum tempo, no entanto, a lista de formas e figuras é regularmente complementada com novas espécies e master classes. Hoje, as formas de coníferas são populares, repetindo os contornos de animais, pássaros e vida marinha. Além disso, essas ideias, na maioria das vezes, são impressionantes em seu tamanho. Uma perene pode atuar como uma figura independente ou como parte de uma composição inteira em paisagismo.
A poda da topiária distingue-se pela peculiaridade do trabalho, quando o jardineiro vai utilizar uma variedade de molduras de suporte e formador para a planta. Graças a esse dispositivo adicional, um especialista poderá fazer esculturas perenes de vários tamanhos de thuja.
As coníferas perenes são bastante flexíveis e plásticas, portanto as curvas das figuras podem ser muito diversas.
Poda espiral
Hoje, esse tipo de projeto de thuja é especialmente procurado entre os designers envolvidos no paisagismo de áreas públicas e privadas. Uma prática semelhante de trabalhar com agulhas é ativamente adotada por jardineiros comuns. O principal requisito para uma planta ao criar uma espiral é que a cultura tenha um tronco uniforme. Se a árvore tiver vários deles, as bases serão simplesmente amarradas uma na outra.
Moldar a forma exigirá uma marcação preliminar na árvore. Para tanto, é utilizada uma corda ou fita adesiva, que definirá a linha de movimento da espiral. Alguns jardineiros usam tinta spray para marcar.
Inicialmente, o corte de cabelo não deve ser profundo, voltas mais claras e profundas da cultura são definidas gradativamente, com o auxílio de um corte de cabelo corretivo planejado. Normalmente, um corte de cabelo thuja de tal plano é executado apenas com tesouras.
Formação de coroa ovalada
Os designers observam a simplicidade e, ao mesmo tempo, a alta atratividade decorativa de uma planta aparada com esta técnica. É mais fácil criar esta figura a partir de variedades perenes que inicialmente têm uma coroa esférica ou ovóide. Neste caso, a tarefa do jardineiro será apenas corrigir o aspecto da planta, sem marcações complexas, instalação de molduras e outras medidas preparatórias.
Corte de cabelo "patas"
Esta opção envolve trabalhar na técnica do bonsai. A principal tarefa neste caso será aparar os brotos laterais de forma que pequenas "pernas" permaneçam nas pontas dos galhos. Os trabalhos de poda formativa realizam-se com ramos dobrados para baixo, normalmente fixados com cordas ou com um pequeno peso.
Corte de cabelo horizontal Thuja
A essência do trabalho é aparar colheitas baixas. Nesta versão, uma linha de pesca é esticada no topo, que atuará como um obstáculo ao crescimento dos brotos para cima. É puxado na primavera, com a chegada do outono, a forma da copa é ajustada removendo os ramos esticados verticalmente. Para que a cultura cresça horizontalmente, uma variedade de materiais de pesagem também são usados.que se prendem aos brotos, impedindo-os de alcançar o céu.
Para cultivar thuja, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.