Thuja anão: variedades, dicas para escolher, plantar e cuidar
Entre as coníferas, os thuja são especialmente populares. Um número cada vez maior de proprietários está plantando arbustos perenes ornamentais de pequeno porte que se tornam uma verdadeira decoração de qualquer jardim doméstico. Falaremos sobre as características dessas plantas, as regras de plantio e os princípios do cuidado em nosso material.
características gerais
Thuja anã é uma planta conífera perene comum. Falando sobre a origem biológica da planta, é importante destacar que ela pertence à família dos ciprestes. Arbustos perenes em miniatura são muito populares entre os jardineiros e costumam ser usados como plantas ornamentais para decorar quintais. No entanto, as características positivas de thuja não se limitam apenas à sua aparência. A planta tem propriedades favoráveis que podem ter um efeito positivo no corpo humano como um todo. Então, thuja purifique o ar. A planta é bastante exigente em relação ao abandono, por isso a sua manutenção estará ao alcance não apenas de um jardineiro experiente, mas também de principiantes.
Variedades
Hoje, existem várias variedades de thuja de baixo crescimento, populares não apenas entre os jardineiros, mas também entre os paisagistas. Vamos dar uma olhada nas variedades mais populares de plantas em miniatura.
- Danica. Uma característica distintiva desta variedade é sua forma incomum. Assim, o anão thuja "Danica" tem o formato de uma bola quase perfeita, cujo diâmetro é de cerca de 1 metro. Os arbustos são muito fofos, por isso as plantas são frequentemente utilizadas para decorar jardins, bem como áreas públicas para diversos fins.
- Pequeno campeão. Tui, que pertence a esta subespécie, tem uma coroa em forma de cone incomum de um tipo ramificado. É por isso que esses arbustos com mais freqüência do que outros se tornam parte das chamadas colinas alpinas. É interessante notar que thuja "Pequeno Campeão" tem uma habilidade única de mudar a cor da coroa dependendo da estação. Assim, durante as estações quentes, a planta apresenta agulhas bege ou castanhas, enquanto no inverno a cor da planta torna-se bronze.
- Tiny Tim. Esta variedade é considerada uma das mais pequenas, pois o diâmetro da picada é de apenas 0,5 m. Vale a pena notar que o "Tiny Tim" tem um crescimento bastante lento. A planta atinge a marca especificada de 50 centímetros somente após 10 anos.
- Globoza Nana. Globoza Nana atrai muitos paisagistas devido à sua incomum e brilhante cor amarelo-esverdeada. Além disso, o formato das agulhas da planta é bastante incomum e se assemelha a escamas.
Independentemente da variedade específica que você escolher, é importante lembrar que a planta não precisa apenas de um plantio adequado, mas também de cuidados adequados. Para que se mantenha saudável, cresça e se desenvolva por muito tempo, é necessário seguir todas as normas, instruções e recomendações oferecidas por especialistas.
Como escolher?
A escolha de um thuja anão é uma tarefa que deve ser encarada com toda a seriedade e cuidado. Em primeiro lugar, jardineiros experientes recomendam decidir em qual local e em qual local específico você vai plantar a planta, já que ao escolher uma muda, deve-se levar em consideração todas as características do solo, bem como a quantidade de luz solar que a miniatura planta será exposta. Já para a seleção direta de uma muda, é necessário levar em consideração características como fotofilia, resistência a baixas temperaturas e exigências de cuidados.
No momento em que você escolhe uma planta específica, é importante examinar cuidadosamente sua aparência. Certifique-se de que o thuja não tem defeitos, pois eles podem causar doenças e morte da planta. Além disso, indicadores fora do padrão podem atrapalhar seus planos de decorar um local com esta planta. Certifique-se de que o sistema radicular da muda que você está comprando esteja bem desenvolvido e não seja cortado. Caso contrário, a planta não criará raízes.
É importante certificar-se de que as camadas superiores da raiz e do tronco não estejam descamadas ou secas em excesso. Além disso, a coroa merece atenção.
Aterrissagem
De acordo com a crença popular, o thuja anão pode ser plantado em seu jardim ou casa de veraneio em qualquer época do ano - a esse respeito, não há restrições. Para ter 100% de certeza de que a planta criará raízes, é melhor plantá-la no outono ou no início da primavera. Durante o processo de plantio, é importante garantir que o colo da raiz do thuja em miniatura esteja alinhado com o solo. Você não pode levantá-lo alto ou mergulhá-lo profundamente - isso levará à ocorrência de doenças na planta.
Para evitar processos de decomposição que podem ocorrer se houver locais com água estagnada em seu local, você deve fornecer um sistema de drenagem para o thuja. Para isso, deve-se colocar cascalho ou tijolo quebrado na parte inferior da ranhura onde você colocará a muda. Observe que a altura dessa camada deve ser de cerca de 20 centímetros.
Se você planeja plantar vários thujas em miniatura seguidos, lembre-se de que a distância entre eles deve ser de pelo menos 100 centímetros.
Como cuidar?
Antes de mais nada, vale lembrar que a rega é considerada o principal cuidado do thuja anão. Deve ser sistemático e regular. Então, durante os primeiros 30 dias após o plantio direto, recomenda-se regar a muda uma vez por semana... Ao mesmo tempo, durante uma rega, é necessário aplicar no solo pelo menos 10 litros de água limpa. Lembre-se de que manter o nível de umidade necessário garante o crescimento e o desenvolvimento ativos da copa da planta.
Importante! Se você plantou uma planta em um clima quente e árido, o número de regas deve ser duplicado.
Além de regar, é importante prestar atenção ao afrouxamento. Portanto, durante os primeiros 3 anos de crescimento do thuja, o afrouxamento deve ser realizado próximo ao tronco da planta. No entanto, este procedimento deve ser feito com muito cuidado (a uma distância não superior a 10 centímetros), caso contrário, podem ocorrer danos irreparáveis ao sistema radicular. O processo de cobertura morta também é importante, durante o qual turfa ou serragem devem ser usados. Mulching é recomendado para 6-7 centímetros. E também um dos cuidados obrigatórios é a prevenção de danos à coroa de uma pequena thuja durante o período de frio. Para fazer isso, amarre arbustos baixos.
Importante! Recomenda-se podar a planta em mais de um terço. Use apenas uma tesoura afiada para podar.
Uso em paisagismo
Os paisagistas costumam usar low thuja para criar e projetar os chamados jardins de pedras, que são composições artificiais para a decoração de terrenos. Além disso, pequenos arbustos perenes podem ser usados para plantar sebes ou para decorar gazebos e canteiros de flores.
E também, a seu pedido, você pode usar thuja em combinação com outras plantas, formando composições vegetais únicas.
Para as variedades de tui, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.