Como plantar e cuidar de thuja corretamente?

Contente
  1. A hora certa
  2. Escolhendo uma variedade para o plantio
  3. Métodos de reprodução
  4. Seleção de mudas prontas
  5. Tecnologia de pouso
  6. Local de entrega
  7. Procedimento de pouso.
  8. Transferir para um novo local
  9. Cuidado correto
  10. Melhor tempo de corte.
  11. Procedimento de poda.
  12. Opções de corte de cabelo.
  13. Preparando-se para o inverno
  14. Doenças e pragas

Thuja é uma árvore perene popular que muitas vezes pode ser encontrada no projeto paisagístico de chalés de verão e territórios privados. Esta árvore se distingue pela resistência à geada, resistência e imunidade poderosa, o que permite que ela sobreviva a climas frios significativos. Neste material, você aprenderá como plantar corretamente um thuja e como cuidar dele após pousar em terreno aberto.

A hora certa

A melhor época para plantar thuja em terreno aberto são os primeiros meses da primavera, o período de tempo antes do início do fluxo de seiva (movimento de água e nutrientes das raízes para a copa e galhos da árvore) é considerado ideal. É difícil indicar as datas exatas de desembarque devido à instabilidade das condições meteorológicas - guiar-se pela temperatura da terra, geadas noturnas e quedas de temperatura. As datas de plantio podem variar significativamente dependendo da região: por exemplo, se na região de Moscou é o período de março a abril, então na Sibéria seria melhor esperar o verão com muito sol.

Para para que as mudas de thuja se sintam o mais confortáveis ​​possível em um novo lugar, a terra deve ser úmida e quente... Normalmente, para o plantio, é escolhido um período de tempo de final de março a meados de abril, acredita-se que é nesta época que ocorre a fase de crescimento ativo dos brotos e raízes da thuja. A presença desse período de tempo permite não temer a possibilidade de que as mudas de thuja não se enraízem em um novo lugar.

Plantar mudas de thuja na primavera permite que elas criem raízes longas o suficiente para sobreviver sem dor ao inverno que se aproxima e não congelar.

Adequado para plantio de tuia e verão, porém, neste caso, o processo de cuidar da planta fica mais complicado. A secagem do sistema radicular com nível de umidade insuficiente é característica de todas as coníferas. Assim, mudas jovens com raízes curtas não conseguem se hidratar em dias de seca, o que leva à sua extinção. Neste caso, o procedimento de pouso deve ser realizado o mais rápido possível, para o desembarque deve-se escolher um dia nublado com temperatura do ar não superior a 20 graus. Algumas pessoas preferem plantar thuja em uma manhã de verão.

Você pode plantar thuja no outono, mas, neste caso, tenha em mente que as mudas não terão tempo de formar o sistema radicular antes do inverno. Somente raízes fortes permitem que as árvores não se dobrem com o vento gelado e muita neve. A condição das raízes também pode ser afetada pelo levantamento do solo, que pode deformar o crescimento do sistema radicular e inclinar o tuia. Para fazer com que a árvore de thuja fique o mais confortável possível nessa situação, você precisa compactar o solo ao redor do tronco da muda e amarrá-lo a um suporte de metal.

Escolhendo uma variedade para o plantio

Hoje, é conhecido um grande número de diferentes variedades e variedades de tui. De acordo com o local de origem, eles são divididos em ocidental e oriental. Thujas ocidentais são mais comuns, aqui a variedade mais famosa é "smaragd" (menos - "brabant", "teddy"). A popularidade das variedades ocidentais é facilmente explicada - são fáceis de cuidar, crescem rapidamente e raramente morrem no inverno.

A classificação de tui é conhecida, com base em sua forma, aqui são eles: anão, esférico, piramidal e cônico... No projeto paisagístico, os thuja cônicos e piramidais são os melhores. Para decorar o jardim e os caminhos decorativos, é melhor usar variedades anãs ou esféricas de thuja (Danica, por exemplo). Para a formação de um jardim de flores decorativas, thuja decorativas são adequadas - o mesmo "ursinho".

Lembre-se que existem muitas variedades de thuja, mas na hora de escolher vale a pena prestar atenção na imunidade das árvores, na sua adaptabilidade às condições ambientais da sua região, e depois no aspecto.

Métodos de reprodução

Existem duas maneiras de propagar thuja em casa: usando sementes e por meio de estacas. Quais são os prós e os contras de cada um deles serão indicados a seguir.

Sementes

  • Este método não é particularmente popular entre os jardineiros, pois requer muito tempo - em casos raros, até 6 anos. Tudo por causa da necessidade de fornecer condições para a estratificação natural.
  • Mesmo apesar de todos os esforços que você fará neste sentido, a chance de preservar todas as qualidades maternas não está cem por cento aqui.
  • O cuidado inicial com as sementes não é tão cuidadoso quanto com as mudas. Além disso, as sementes de thuja são muito mais fáceis de obter e mais baratas de comprar do que boas mudas.
  • Nenhuma das variedades ornamentais modernas de thujas é cultivada com sementes - acredita-se que a thujas cultivada a partir de sementes seja fraca e propensa a mais infecções e doenças.

Estacas

  • O corte com probabilidade quase total manterá as características específicas da aparência da mãe thuja.
  • Este método de reprodução permite que você obtenha mudas fortes de thuja em cerca de 2-3 anos.
  • Infelizmente, este método não garante a sobrevivência de todas as mudas durante o processo de reprodução. Via de regra, não sobrevivem mais de 70% do número total de estacas, mesmo com os cuidados mais cuidadosos.

Independentemente de qual dos métodos você escolheu para criar em casa, lembre-se que este é um trabalho árduo e longo que pode não valer a pena na primeira tentativa. É por isso que tente dividir as sementes ou mudas em pedaços separados e colha-os em intervalos curtos.

É assim que você aprende com seus erros.

Seleção de mudas prontas

Ao escolher mudas de thuja prontas para o plantio as seguintes regras devem ser seguidas.

  • A forma simétrica da muda fala de um sistema radicular saudável e forte imunidade.
  • Quanto mais densa e exuberante uma muda, melhor suas raízes se desenvolverão no futuro.
  • A cor ideal para uma muda é verde escuro ou claro, dependendo da variedade. Mudas com agulhas marrons e amarelas devem ser descartadas.
  • Preste atenção ao vaso em que a futura árvore crescerá. Se tiver buracos e rachaduras por onde crescem raízes grossas, significa que não é vendido há muito tempo.
  • Avalie a casca da éfedra - deve ser plana, sem feridas ou áreas doloridas.
  • Pela elasticidade das agulhas, pode-se julgar se a árvore está viva ou não. Em uma efedrina saudável e viva, as agulhas devem ser elásticas.
  • Ervas daninhas em um vaso são um sinal claro de que thuja está lá há muito tempo e é ótimo. Ervas daninhas grandes indicam um inverno bem-sucedido.
  • Se possível, as raízes inferiores devem ser examinadas - elas devem ser brancas com tons rosados.

Tecnologia de pouso

Procedimento de plantio de Thuja ocorre em 2 fases:

  • seleção e preparação do local;
  • o próprio pouso.

Cada uma das etapas será descrita em detalhes a seguir.

Local de entrega

O local onde você planta o thuja determinará totalmente o crescimento bem-sucedido da árvore: a intensidade da ingestão de umidade, a suficiência de luz, a saturação do solo. Antes de escolher esse lugar, os jardineiros recomendam prestar atenção às seguintes regras.

  • Luz. Lembre-se - nenhuma planta conífera gosta de excesso de calor e luz solar direta.Com a exposição prolongada ao sol nas agulhas, começa a amarelar e cair rapidamente, por isso é recomendável plantar thuja em uma área com leve escurecimento. Ao mesmo tempo, o sombreamento forte inibe os processos de fotossíntese e retarda o crescimento da própria árvore, a falta de sol afeta não só a intensidade do crescimento, mas também a saturação da cor das agulhas - torna-se pálida, fraca e áspero ao toque (a copa da árvore está diminuindo). O ideal seria um local onde o thuja ficasse à sombra de manhã e à tarde e à noite ao sol.
  • Vento. Ao plantar um thuja em terreno aberto, também vale a pena considerar a força dos fluxos de vento. Assim, por exemplo, vento muito forte no inverno, outono ou primavera pode prejudicar os ramos frágeis de um jovem thuja. Recomenda-se plantar thuja na primavera - nessa época há menos vento frio. Quando exposto a fortes correntes de vento, é recomendável amarrar o thuja a um suporte confiável ou instalar uma divisória sólida para protegê-lo.
  • Umidade. Para que o thuja fique bonito, é necessário fornecer a ele um fluxo constante de umidade. Isso pode ser conseguido por rega sistemática ou plantando uma árvore em um local onde a água subterrânea seja o mais próximo possível da superfície. Nesse caso, é melhor limitar a irrigação independente do thuja, caso contrário, uma grande quantidade de umidade simplesmente levará ao apodrecimento do sistema radicular.
  • O solo. Thuja não é particularmente exigente quanto ao tipo de terreno, pois cresce bem tanto em solos argilosos como de turfa, e em solo franco-arenoso. A principal condição para o solo é uma quantidade de umidade suficiente para o desenvolvimento de novos brotos de agulhas. Se você decidir plantar em solo argiloso, então o fundo da cova de plantio deve ser enviado com uma camada de drenagem ou uma camada de areia para drenar o excesso de umidade. Se estamos falando de solos turfosos, aqui são usados ​​tubos de drenagem especiais para drenar a água. A opção de solo ideal para o cultivo bem-sucedido de uma bela thuja é uma mistura de solo sod-podzólico, turfa e arenoso - pode ser feito facilmente em casa.
  • Um lugar. Tui são árvores gananciosas que requerem um fluxo constante de umidade, por isso não devem ser plantadas perto de árvores grandes e velhas ou perto de plantas com um sistema radicular poderoso. Lembre-se de que as thujas altas e bem plantadas formam uma densa cerca de plantas com o passar do tempo, e é por isso que muitas pessoas preferem plantar essas árvores perto de casa ou no quintal como uma cerca viva.
  • Poço. O tamanho da cova para o plantio também deve ser considerado com cuidado - leve em consideração o tipo de solo e o tamanho da futura copa da própria árvore. Com um diâmetro de copa de árvore de 70 cm, o diâmetro do buraco deve ser de pelo menos 60 cm. Ao mesmo tempo, muito depende do tipo de solo - se você tem solo fértil e leve em sua casa de campo, um não particularmente grande buraco também é adequado aqui - as raízes do thuja abrirão seu caminho com o tempo ...

Se o seu jardim tiver solo pesado, faça o buraco o mais largo possível.

Procedimento de pouso.

O plantio de qualquer árvore segue certas instruções, que serão indicadas a seguir. Este guia foi escrito para iniciantes e jardineiros experientes.

  • Escolhendo um local de pouso.
  • Cavamos um buraco na profundidade necessária e instalamos a drenagem.
  • Nós preparamos o solo para o plantio - você pode usar tanto solos prontos para thujas quanto aqueles feitos com suas próprias mãos.
  • Cerca de meia hora antes do plantio da muda, vale a pena borrifá-la com um estimulador de formação de raízes (por exemplo, "raiz").
  • Antes de plantar tuia no topo da camada de drenagem, coloque o solo de forma que o início do sistema radicular da árvore fique 3 centímetros acima do nível do solo. O fato é que o solo vai ceder no futuro e a árvore ficará no mesmo nível do solo. Ao mesmo tempo, você não deve exagerar com esses níveis - se a altitude for muito alta, há uma grande chance de expor as raízes ao sol, e se for muito baixo, ao efeito do excesso de umidade.
  • Se você comprou uma muda em um vaso, deve colocá-la de lado (em um morro dentro da cova) e puxar com cuidado a muda junto com todo o solo atrás da base. Para fazer com que o torrão de raízes e o solo saiam melhor, basta bater no vaso com uma espátula. Se você estiver lidando com um vaso de turfa, não é necessário retirar uma muda dele. Coloque a muda no buraco e polvilhe com metade do solo preparado, tampe levemente e despeje pelo menos 1 balde de água no buraco. Quando a umidade for absorvida pelo solo, preencha o buraco até o fim e coloque cobertura morta no solo - ele reterá a umidade no nível superior do solo e criará um microclima agradável.

Transferir para um novo local

Freqüentemente, os jardineiros precisam replantar suas plantas devido a mudanças nas condições de cultivo: falta de espaço para o crescimento, falta de calor ou umidade do lençol freático, solo de baixa qualidade no primeiro plantio. Se você deseja transplantar thuja sem dor para um novo lugar, deve seguir as seguintes regras.

  • Raízes. Thuja tem raízes longas e bastante poderosas que penetram profundamente no solo. Sua principal tarefa ao transplantar um thuja é não causar danos significativos às raízes. Em nenhum caso tente arrancar o thuja do chão pelo topo - você certamente prejudicará as raízes e provocará uma situação estressante na árvore. Para transplantar o thuja da forma mais indolor possível, você deve desenterrá-lo com uma pá dos 4 lados e tentar arrancar todo o sistema radicular junto com a terra. Não se esqueça de preparar um buraco de tamanho suficiente com antecedência e, em seguida, coloque o buraco com o solo no buraco, preenchendo as lacunas do buraco com fertilizante natural ou terra comum. Não se esqueça de socar o solo para que o primeiro vento forte não dobre a sua árvore.
  • Rega. Não poupe água ao transplantar esta efedrina. Além do fato de que o novo buraco para a árvore deve ser bem regado, após o plantio da thuja, deve-se regá-lo bem. Nos primeiros dias após o plantio, regue a árvore várias vezes mais e certifique-se de que a água não estagnou na base - é um sinal de que há umidade suficiente no momento.
  • O solo. O solo no novo local não deve ser apenas úmido, mas também frouxo e nutritivo. Remova todas as ervas daninhas e pedras do solo.

Lembre-se de que qualquer transplante de árvore é um verdadeiro estresse, cujo resultado depende apenas da sua atenção e esforço.

Cuidado correto

Não é suficiente encontrar uma muda saudável e o lugar certo para cultivar um bom thuja. Para evitar que a planta resseque, tenha um aspecto saudável e bonito, ela deve ser cuidada regularmente e adequadamente após o plantio.

Rega

Os Tui gostam muito de umidade, crescem mais rápido com uma grande quantidade de água e a cor das agulhas fica brilhante e saturada. A opção ideal seria a rega sistemática com pequenas porções de água várias vezes ao dia. Monitore constantemente o nível da água no tronco do thuja - tenha em mente que a água estagnada é prejudicial a todas as plantas coníferas.

A maioria dos proprietários opta por regar essas árvores ornamentais com irrigadores automáticos. - fornecem um fluxo constante de água doce e fria em pequenas porções, e também limpam as agulhas de poeira e sujeira.

Se falarmos sobre porções de umidade, então uma muda de thuja precisará de pelo menos 2-3 baldes de água para um crescimento ativo e pleno por semana. A quantidade de umidade deve ser aumentada logo nos primeiros dias após o plantio. A rega propriamente dita é melhor feita de manhã ou à noite - a esta hora do dia, a maior parte da umidade vai para as raízes e não evapora ao sol. Após a rega propriamente dita, o terreno próximo ao thuja deve ser cultivado e afrouxado para que a umidade chegue com calma às raízes, e não se prolongue na superfície, saturando as ervas daninhas.

A falta de água pode ser adivinhada pelo estado das agulhas - com pouca umidade, amarelece, seca e cai.

Top curativo

O solo para o plantio de thuja não deve ser apenas úmido, mas também rico em nutrientes, e é em parte por isso que se recomenda plantar jovens thuja em vasos de turfa. Eles fornecem alimentação primária para thuja e não perturbam o sistema radicular quando plantados em terreno aberto. A alimentação posterior deve ser realizada não antes de seis meses depois. Ou seja, se você plantou thuja na primavera, no outono deve fazer outro - para que a árvore sobreviva ao frio do inverno com mais facilidade.

Como cobertura, é melhor escolher uréia ou nitrato de amônio, neste caso, o fertilizante é simplesmente colocado no solo na base do tuia. Além desses fertilizantes, existem aditivos de solo especializados especificamente para coníferas. Ao contrário de outras plantas ornamentais, a alimentação sistemática do solo não é recomendada aqui.

Poda

Alguns proprietários consideram a poda de thuja uma atividade opcional, uma vez que as tecnologias modernas de horticultura tornaram possível distinguir várias variedades separadas de thuja com uma forma de coroa pré-formada: redonda, piramidal ou retangular. Porém, o fato é que mesmo com os devidos cuidados com as coníferas, o crescimento de processos adventícios, que prejudicam todo o aspecto da éfedra, não pode ser totalmente evitado.

As principais razões para a poda de thuja serão apresentadas a seguir.

  • Melhoria e prevenção da saúde. A poda permite remover ramos secos e partes doentes da copa. Ao podar, você pode remover facilmente os ramos doentes ou infectados para evitar que a infecção se espalhe para toda a copa. Lembre-se de que se o próprio ramo de thuja está vivo, mas nele se observam partes secas e amarelas, às vezes é suficiente remover apenas as partes mortas - neste caso, é provável que o resto das agulhas continuem a crescer.
  • A correção da aparência é o motivo mais comum para o corte. Com este procedimento, você corrige a forma do thuja - remove os processos que o estragam. Freqüentemente, a poda envolve o corte do topo se estiver seco ou interfere no desenvolvimento dos ramos inferiores e laterais. Assim, o thuja ganha uma aparência exuberante e os ramos inferiores recebem mais luz e nutrientes.
  • Ao remover o excesso, galhos velhos ou mortos, os brotos novos recebem mais nutrientes, a circulação de ar dentro das agulhas melhora e o risco de parasitas e insetos no plexo dos ramos é reduzido.

Melhor tempo de corte.

Felizmente, quase todas as coníferas são imunes o suficiente para tolerar a poda em qualquer época do ano. A poda de alguns tipos de thuja é realizada 3 ou 4 vezes por ano. Isso indica que o principal na poda dessa planta não é a época da poda, mas sua alfabetização e regularidade. Não existem prazos rígidos durante os quais você possa ter mais sucesso na poda de thuja. A condição principal aqui é o tempo nublado e uma temperatura externa de pelo menos 5 graus com um sinal de mais.

Se essa condição não for atendida, os ramos cortados de thuja vão cicatrizar por muito mais tempo e têm maior probabilidade de secar.

Procedimento de poda.

Descrição passo a passo do procedimento de poda de thuja se parece com isso:

  • examine a coroa do thuja, remova todos os brotos doentes, secos ou danificados;
  • remova alguns dos ramos internos - isso fornecerá uma passagem para o ar fresco;
  • se quiser aumentar o comprimento dos ramos inferiores, remova parte do topo do tuia;
  • para manter uma certa forma, remova sistematicamente os galhos protuberantes crescidos demais, bem como os brotos do ano anterior;
  • não exagere com a precisão do aparamento, sua principal tarefa é dar-lhe uma aparência agradável;
  • se não teve tempo de podar no outono, faça-o na primavera, depois do inverno não deixe de inspecionar a éfedra e remover todos os galhos secos ou congelados.

Opções de corte de cabelo.

Os mais comuns são 3 opções para cortar thuja: topiaria, bola, espiral.

O corte de cabelo topiário é a atribuição intencional de um determinado tamanho e formato à coroa de uma planta usando modelos de metal. Esses padrões ou formas são instalados diretamente acima da éfedra para controlar o crescimento da coroa na direção desejada. Com o tempo, o formulário é preenchido com ramos de thuja e o excesso de brotos é regularmente removido.

Aproximadamente da mesma maneira, cortes de cabelo esféricos e espirais são formados, no entanto, para manter a forma, cuidado cuidadoso com a árvore, como em um corte de cabelo de topiaria, não é necessário.

Jardineiros experientes acreditam que a instalação de um modelo de metal em um thuja (ou modelagem manual) deve ser realizada apenas um ano após o primeiro desbaste da árvore.

Durante este período, o thuja deve restaurar completamente os brotos e transferir sem dor a poda adicional.

Preparando-se para o inverno

Felizmente para todos os jardineiros, os thujas são incrivelmente resistentes a geadas e temperaturas extremas, devido aos quais são capazes de suportar até os invernos mais rigorosos sem problemas específicos. No entanto, algumas das raças thuja modernas foram criadas exclusivamente para cultivo decorativo, o que levou à degradação da maioria das qualidades protetoras. Além disso, apesar da imunidade de uma determinada muda, ela ainda permanece fracamente resistente à geada até que suas raízes se aprofundem no solo.

A principal tarefa na preparação do thuja para o inverno é cobrir e isolar a árvore. Jardineiros experientes preferem proteger não só as raízes da planta, mas também sua copa da neve, geada, pragas e também do sol forte, o que geralmente acontece no final do inverno. A preparação para o inverno é expressa a seguir.

  • A primeira etapa é a preparação do material de cobertura morta. Este material é um abrigo feito de materiais naturais (estrume, turfa, composto) ou sintéticos para cobrir as raízes das plantas, o solo e manter o microclima. Para thuja, recomenda-se a escolha de um tipo de cobertura morta não agressiva (turfa, palha, composto, opala conífera, serragem) com espessura de 5 a 20 centímetros - a espessura é escolhida em função das condições ambientais, a temperatura média em inverno e o nível de levantamento do solo. Procure posicionar o material de forma que cubra as raízes da árvore o máximo possível, mas não interfira no seu crescimento.
  • O segundo estágio é o abrigo do topo do thuja. Se a muda não tiver mais de um ano, é necessário cobri-la com garrafas plásticas de 5 litros. Nesse caso, o fundo da garrafa é cortado e o resto da garrafa é coberto pela muda. Neste caso, a rega é feita através de uma tampa que se abre por cima. Para evitar que as estruturas se dobrem com o vento e a neve, é necessário limpá-las regularmente. Se estamos falando de plantas mais antigas, elas devem ser cobertas com lutrasil ou spunbond - neste caso, é usado arame ou corda grossa para prender o material.
  • A terceira etapa é a instalação de elementos reflexivos no final do inverno. O fato é que os últimos dias de inverno costumam ser marcados por um sol forte, que pode provocar queimaduras dolorosas nas agulhas de thuja. Para evitar isso, é melhor instalar escudos reflexivos no lado ensolarado já nas últimas semanas de fevereiro. Coloque os escudos de forma que os raios do sol da tarde os alcancem, e todos os dias aumentem ligeiramente o canto aberto - para que a árvore possa se acostumar rapidamente ao calor e ao sol.

Doenças e pragas

    Como qualquer efedrina, o thuja é freqüentemente atacado por pragas e se torna um alvo de muitas doenças infecciosas. A doença mais comum é a chamada "ferrugem" - é caracterizada por agulhas marrom ou laranja claro. Para proteger o thuja desta doença, a árvore deve ser tratada com uma solução de sulfato de cobre. O processamento em si deve ser realizado no início da primavera ou no meio do outono, enquanto a parte externa do thuja e os ramos internos e agulhas são processados.

      O tratamento preventivo de thuja deve ser realizado pelo menos uma vez por ano - de preferência no outono ou pouco antes da primavera - dessa forma você protegerá as agulhas de infecções e pragas.

      Para o tratamento de agulhas de doenças e pragas, vale a pena escolher diversos produtos químicos, além do processamento não deve ser realizado ao mesmo tempo, mas com uma pequena pausa.

      • Os seguintes medicamentos são úteis para doenças e infecções de thuja: cobre ou vitríolo de ferro, mistura de Bordeaux (10 gramas por 10 litros de água - para prevenção, 30 gramas - para tratamento completo).
      • Para insetos e pragas, você precisa dos inseticidas Actellik e Fufanon-Nova. Antes de usar, certifique-se de prestar atenção às instruções.

      Para informações sobre como plantar e cuidar bem do thuja, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário