Como transplantar adequadamente o thuja para um novo lugar?
Thuja é uma planta que não difere em caprichos, sente-se muito bem em um ambiente urbano. É fiel a vários tipos de solo, reage positivamente à poda. Thuja pode tornar-se parte de uma composição vegetal ou cerca viva.
Para que serve um transplante?
Esta planta perene despretensiosa é freqüentemente escolhida para o plantio em seu local. Geralmente tolera um transplante sem problemas. O procedimento em si não é complicado, então quase todos podem lidar com ele.
Existem vários motivos para um transplante de thuja.
- Atingindo a idade de 5 anos. Quando uma planta se propaga, as mudas jovens são colocadas primeiro em uma escola, em um local temporário. Aos cinco anos, o melhor é replantar a árvore, pois ela já é forte o suficiente. Pode ser transferido sem ferimentos para onde crescerá constantemente.
- Desenterrar um thuja crescendo em um lugar diferente para plantá-lo no seu site. Nesse caso, a duração das atividades de preparação será maior.
- O mau estado da planta, que é consequência da escolha errada do local de crescimento. Um vento forte e frio pode prejudicar geadas e thuja resistentes à seca, e se o local for varrido de todos os lados, a árvore deve ser transplantada.
- Transplante para formação de sebe verde ou composição paisagística.
A hora certa
Thuja pode ser transplantado em quase qualquer período do ano, exceto no inverno. Mas é melhor fazer o trabalho em março, abril ou outubro, é esse período considerado o mais favorável. O início do outono é o período em que ainda não há geada, então a árvore pode criar raízes em um novo lugar, passar bem os invernos e estar pronta para crescer no próximo ano. Se você transplantar no final do outono, o sistema radicular, muito provavelmente, não terá tempo para se firmar adequadamente no solo. Porém, neste momento, é possível transplantar plantas nas regiões do sul, onde o clima é mais quente.
Existem diferenças significativas entre o plantio de um jovem e um adulto thuja. Nesse sentido, o crescimento jovem é menos problemático e não requer muitos cuidados da pessoa. As manipulações em tais fábricas não se refletem praticamente.
É muito mais difícil trabalhar com representantes adultos da flora, pois vale a pena preparar o buraco de desembarque e baionetar o solo com bastante antecedência. A maneira mais fácil é transplantar uma planta de um vaso. Para ele, basta cavar um buraco, no fundo para colocar a drenagem, e depois enchê-lo com terra.
Seleção e preparação do local
A responsabilidade particular ao replantar thuja requer a escolha de um local e solo. O acerto em determinar o local mais adequado para uma árvore é garantia de seu crescimento confortável em um novo território. Os principais fatores de escolha são os seguintes.
- Thuja é uma planta que ama a luz, edifícios, estruturas altas, árvores não devem estar perto do local de seu crescimento. Esses elementos do local causam a formação de uma sombra, devido à qual a planta pode perder seu aspecto atraente. Também é importante notar que ficar sob a luz direta do sol por um longo período de tempo leva à desidratação do thuja. É melhor optar por um local onde a sombra parcial é criada ao meio-dia.
- Calado é um fator negativo, que é considerado prejudicial para esta planta.Por isso, vale a pena proteger o thuja do vento frio, em alguns casos, você também pode construir abrigos para ele.
- Um solo favorável para o crescimento de thuja é considerado argiloso, franco-arenoso ou pântano. Não vale a pena plantar em solo nutrido. Uma escolha adequada para uma árvore é um substrato de grama, ao qual você precisa adicionar areia grossa ou turfa.
A água subterrânea próxima, que tem um efeito prejudicial sobre o sistema de raízes de muitas plantas, não é considerada crítica para thuja. Em muitos casos, em um local com boa drenagem, a árvore se sente muito bem.
Como replantar uma árvore?
Depois que o local para o plantio de thuja foi selecionado, eles começam a mover a planta de um lugar para outro. Ao transplantar uma árvore adulta, você pode seguir as seguintes instruções passo a passo.
- Em primeiro lugar, o jardineiro precisa cavar adequadamente um buraco, cujas dimensões devem corresponder às dimensões das raízes da planta. Não faça um furo muito grande ou pequeno. Os tamanhos padrão são 0,7 por 1 m.
- Em seguida, eles escavam o thuja do solo no local de crescimento anterior. Esta etapa é considerada bastante responsável, pois você deverá tentar não prejudicar a planta. Para não ferir a árvore, é necessário recuar 0,4–0,5 metros do tronco e furar o solo à sua volta. Neste processo, é melhor usar uma pá que tenha uma parte de trabalho pontiaguda.
- Se você deseja transplantar uma árvore adulta com um piercing, deve fazê-lo com antecedência, 12 meses antes do início do procedimento de desenterramento da planta. Este evento permite que o thuja forme brotos nas raízes mais perto do tronco. Além disso, a costura antecipada é uma garantia de que a planta pode ser removida do solo junto com um pedaço de solo, enquanto as raízes manterão sua forma e não se desfarão em frações. Se o thuja tiver vários troncos, eles podem ser divididos ordenadamente.
- A árvore deve ser arrancada com um garfo de jardim e puxada junto com o solo.
- É melhor transportar a planta escavada em um carrinho de jardim. Desta forma, podem ser evitados danos ao sistema radicular e desagregação do solo nas raízes.
- Em uma cova preparada com antecedência, é necessário colocar fertilizantes, cinzas de madeira moídas.
- O sistema radicular com um pedaço de terra é colocado no buraco, cada uma das raízes é endireitada com as mãos.
- O buraco deve ser preenchido até a borda com uma mistura de nutrientes, que inclui areia, turfa e solo de jardim.
- A superfície de terra deve ser compactada, compactada e regada. Você precisa parar de regar no momento em que a umidade não será mais absorvida pelo solo.
Assim, podemos dizer que o transplante do thuja para o novo local está completo.
Mais cuidados
Apesar de esta árvore não necessitar de cuidados especiais, algumas atividades ainda são necessárias. Regar o thuja requer atenção especial. Precisa ser regado uma vez a cada 7 dias. Se o tempo estiver quente e seco lá fora, o número de regas deve ser aumentado. A terra perto do thuja precisa ser removida, mas você não deve mergulhar a ferramenta profundamente para não danificar as raízes da planta.
Esta árvore precisa de aspersão periódica. Para tal, você pode usar uma mangueira e regar as agulhas com ela.
A aspersão ajuda a hidratar o ar e a própria planta, eliminar o pó e prevenir o desenvolvimento de infecções fúngicas.
No verão, o thuja deve ser alimentado com fertilizantes de composição mineral ou orgânica. Além disso, não se esqueça das medidas preventivas que ajudam a proteger a árvore de doenças e ataques de insetos. Para isso, é pulverizado com fungicidas e inseticidas.
No período de outono, o thuja deve ser preparado para o inverno, de modo que seus galhos não se quebrem sob a massa de neve. Para isso, a árvore é amarrada com pouca força para pressionar os galhos contra o tronco. A poda sanitária não será supérflua. Se houver pouca chuva no outono, então o thuja é regado abundantemente com água, e a terra ao redor é coberta com cobertura morta.
Assim que a primavera chegar, vale a pena remover a cobertura morta em etapas. O thuja de três anos é alimentado com fertilizantes.
Para obter informações sobre como transplantar corretamente o thuja, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.