Doenças Thuja: tipos e seu tratamento
Thuja é uma árvore que pertence à classe das coníferas e é perene. No entanto, não se caracteriza pelas agulhas espinhosas, mas pelo verde mais macio ao toque e pelo aspecto original, com o qual a planta atrai os jardineiros. No entanto, como qualquer representante da flora, thuja pode sofrer uma série de doenças que podem ter um forte efeito negativo em sua condição e aparência... Nem todos os proprietários desta planta sabem exatamente quais são os sinais para identificar uma doença em uma árvore, como tratá-la e como prevenir o aparecimento de doenças ou pragas com antecedência. Todas essas nuances serão discutidas em detalhes em nosso artigo.
Causas
Thuja, como outras plantas, não fica doente sem motivo. As doenças provocam uma variedade de fatores, os principais dos quais incluem o seguinte:
- a causa fisiológica é característica, por exemplo, de doenças do tipo fúngica;
- infecções também são encontradas entre as plantas;
- um dos motivos da seca do thuja é o cuidado impróprio com a árvore, por exemplo, concentração muito alta de fertilizantes;
- falta de rega e congelamento do solo na estação fria;
- falta de nutrientes;
- umedecimento constante do solo não drenado;
- bater na superfície da árvore com resíduos de animais domésticos;
- ataques de pragas sazonais.
A presença dessas razões explica a necessidade de proteção abrangente de thuja dos efeitos de vários fatores negativos.
E apesar de cuidar desta árvore não ser difícil, é complexo e requer a consideração de vários detalhes.
Tipos de doenças e meios de combatê-las
Se uma determinada doença já apareceu em seu thuja, é importante antes de tudo identificar a própria doença e suas causas e, em seguida, realizar procedimentos que ajudem a curar a planta em tempo hábil. Cada doença tem suas próprias características e métodos de luta. Entre aqueles aos quais estão expostos os thuja, vale a pena prestar atenção especial ao seguinte.
- Uma das infecções fúngicas mais perigosas para thuja é a requeima. Ele inflige o golpe principal nas raízes da planta, amolece o tronco e atinge as camadas superiores. O porta-malas adquire um tom acinzentado. A própria árvore começa a murchar, seu sistema radicular se torna frágil e exala um odor pútrido. Substituir o solo ajudará a salvar a árvore dessa enfermidade, já que o fungo pode existir em suas camadas por muito tempo. Para evitar o aparecimento de tal infecção, é necessário regá-la com fungicidas.
- Uma das doenças que progridem na primavera são os brotos marrons. Começa com um amarelecimento gradual das escamas, e depois se transforma na aquisição de plantas marrons pelos brotos e sua subsequente morte. Para evitar que a doença se espalhe, o primeiro passo é cortar os brotos danificados, que já estão amarelos ou marrons. Em seguida, a raiz da árvore é tratada com calcário e uma cobertura especial também é adicionada. O tratamento com solução de Fundazol a cada duas semanas, de julho a setembro, também ajudará a prevenir esta doença. Também é útil borrifar a planta com uma solução chamada Zircão, que ajuda a árvore a resistir ao fungo.
- Outra doença da primavera para esta árvore conífera é a ferrugem. As agulhas da planta escurecem e depois caem completamente.Se o período de infecção em si é a primavera, a propagação da doença ocorre ao longo do ano. O primeiro método de tratamento de uma planta é cortar as partes infectadas e queimá-las. Mas esse método nem sempre é eficaz. Como profilaxia da doença, pode-se borrifar o thuja com "HOM" algumas vezes em 12 meses - no final da primavera e no verão, caso a doença volte a se manifestar. Além disso, as plantas podem ser tratadas com líquido Bordeaux, que é fácil até de fazer sozinho misturando cal com sulfato de cobre. As áreas afetadas podem ser reanimadas com Fundazol, aplicando-o uma vez por estação de cultivo. A infecção é destruída pelo agente ao atingir o solo. No início da primavera, após o fim das geadas noturnas, será útil usar a droga "Topsin-M".
- O escudo falso é uma doença fatal para thuja, se você não começar a tratá-lo a tempo. A doença se manifesta primeiro como uma placa na casca da planta. As úlceras desta doença cobrem toda a superfície do tronco e, com o tempo, se não for tratada, a árvore morre. Para evitar que isso aconteça, você pode usar preparações prontas como "Karbofos", "Antio", "Rogor" e "Actellik". A partir de remédios populares, você pode usar opções bastante simples e orçamentárias para a prevenção da doença. Isso inclui a palha e a serapilheira usadas para cobrir o tronco da árvore e uma mistura de sabão, água e álcool que é usada para os galhos. Algumas pessoas preferem remover as úlceras de crosta mecanicamente - com uma faca. Mas isso deve ser feito com muito cuidado para não prejudicar a casca da árvore.
- Fungo Tinder - quando os nós individuais secam, os esporos deste fungo podem entrar nos tecidos da thuja e, posteriormente, formar crescimentos inteiros, prejudicando a planta por dentro. Por causa disso, a planta seca e adquire uma tonalidade amarela. As áreas afetadas pelo fungo tinder devem ser cortadas, a seguir as feridas devem ser limpas com uma massa especial e a seguir a árvore deve ser tratada com fluido bordalês.
- Se você ver que parte da planta secou ou começou a secar sem motivo aparente, então, provavelmente, você está lidando com uma doença como o fusarium do sistema radicular. É um tipo especial de fungo, cuja primeira manifestação é a secagem dos rebentos e, posteriormente, de toda a thuja. As plantas podem ser revividas com a introdução de fungicidas sistêmicos sob a raiz. Misturas nutricionais ricas em ferro e cobre também ajudam a restaurar a thuja após a doença. Se a idade da árvore ainda não atingiu os dois anos, então "Epin" será um auxiliar adicional prevenindo o aparecimento de várias doenças, cuja pulverização deve ser feita de acordo com as instruções de uso.
O período de aplicação da solução é uma vez a cada 10 dias ao longo do mês.
Como tratar pragas?
É importante lembrar que além de doenças causadas por infecções e cuidados inadequados, também existem pragas que prejudicam o estado do thuja. Para proteger contra cada um dos parasitas, certos métodos devem ser usados. Os mais comuns são os seguintes.
- Limpeza do solo e tratamento de árvores com inseticidas. Esses procedimentos ajudam a se livrar dos gorgulhos, cujo ambiente de reprodução é solo excessivamente umedecido com um nível elevado de acidez.
- Além disso, a calagem em conjunto com os procedimentos de drenagem tem um efeito positivo sobre os thuja afetados pelo verme. Uma opção alternativa é lavrar o solo com preparações contendo diazolina.
- Se o iodo como remédio popular ajuda as fruteiras, a infusão de dente-de-leão ou alho ajuda a tratar thuja dos ácaros da aranha. Em vez desses remédios populares, você também pode usar remédios químicos, especialmente se uma quantidade significativa de folhas ficar amarela e esfarelada.
- Se, devido a cuidados inadequados, um parasita como o besouro da casca de thuja apareceu na casca de uma árvore, então é necessário pulverizar os representantes afetados da flora com inseticidas.
- Dos remédios populares para combater o pulgão thuja, que contribui para o amarelecimento e queda das agulhas, uma solução de sabão é adequada. Eles precisam tratar as áreas afetadas por pulgões por 7 a 10 dias. Mas lembre-se de que o sabão não deve entrar no sistema radicular. Os inseticidas como "Fufanon" também podem ser usados como uma composição pronta para o tratamento de plantas. Preste atenção se há um formigueiro perto das plantas. É por causa de sua presença no thuja que os pulgões podem aparecer, já que existe uma conexão alimentar entre esses insetos. A causa do aparecimento de uma praga nas árvores muitas vezes pode ser resolvida simplesmente matando as formigas.
- A poda, assim como o tratamento de thuja com produtos contendo piretróides, é eficaz no combate às mariposas salpicadas. Suas larvas, que roem os galhos, contribuem para o escurecimento dos brotos e sua posterior morte. Para evitar que isso aconteça, use ferramentas como Tornado Anti-Mite, Fumitox Anti-Mite e outras no final de junho.
Para reduzir a probabilidade de aparecimento de insetos nocivos, as plantas devem ser pulverizadas com HOM. Essa pulverização geralmente é feita na primavera.
Como cuidar bem dele?
Além de tratar várias doenças de thuja e proteger contra pragas, deve-se lembrar que o cuidado adequado é um componente fundamental de uma planta saudável. Existem algumas orientações básicas para a implementação de procedimentos de cuidado.
- A rega abundante deve ser feita em média uma vez por mês. Mas também vale a pena prestar atenção à quantidade de precipitação e às condições do solo.
- As árvores jovens requerem mais água, pois o sistema radicular está crescendo ativamente. No entanto, lembre-se de evitar o alagamento do solo. Para que os ramos de uma planta jovem cresçam mais ativamente, eles também devem ser umedecidos periodicamente.
- Se houver calor prolongado do lado de fora, é necessário cobrir o solo ao redor da árvore com uma camada de turfa.
- Para que no verão a árvore não sofra queimaduras solares, ela fica coberta. No inverno, o solo ao redor do thuja deve ser polvilhado com serragem.
- Com o início da primavera, não se esqueça de alimentar as coníferas: introduza no solo fertilizantes especiais para as coníferas representativas da flora, que incluem cinzas, vermicomposto e composto.
- Se a urina dos animais de estimação entrar nas partes inferiores da planta, você deve limitar o acesso dos animais à área próxima à árvore construindo uma pequena divisória.
- Certifique-se de podar os galhos velhos anualmente na primavera. Além disso, um procedimento útil para estimular o crescimento e manter a forma da coroa é cortar os ramos em 1/3 da parte.
Assim, thuja, com o devido cuidado e controle oportuno de doenças e pragas, se tornará uma verdadeira decoração do seu jardim. Fazendo todos os procedimentos necessários, a cada estação você poderá apreciar por muito tempo a vista de sua linda thuja.
Sobre o que faz com que thuja esteja doente e como tratá-lo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.