Qual edição de vaso sanitário escolher?

Ao organizar um banheiro, o proprietário não tem tarefa mais importante do que escolher um banheiro. Particularmente intrigado com isso é a pessoa que construiu sua própria casa e agora resolve as questões de esgoto e o que está relacionado a ele. A escolha da liberação do vaso sanitário depende diretamente do esquema do dispositivo do sistema de esgoto da estrutura.

Descrição

O vaso sanitário como um todo é um dispositivo de encanamento, consistindo em dois elementos principais:

  • uma tigela que desempenha as funções de coleta e remoção de dejetos humanos;
  • um tanque de esgoto, que garante o acúmulo e preservação do abastecimento de água de descarga.

Visualizações

As bacias sanitárias, dependendo do dispositivo de saída, são divididas em três tipos: com saída horizontal (reta), vertical e oblíqua (angular). Os mais populares na Federação Russa são os vasos sanitários do último dos tipos listados - com uma saída oblíqua.

De acordo com os requisitos atuais para projetos padrão de sistemas de esgoto em edifícios residenciais e edifícios de escritórios, exceto para banheiros com saída oblíqua, nenhum outro tipo deles pode ser conectado ao sistema de esgoto. Isso se torna possível apenas se os tubos de esgoto forem movidos para a posição adequada. Mas este trabalho não é justificado por quaisquer considerações.

  • Liberação horizontal, localizado paralelamente ao chão, assume a conexão a um riser de esgoto localizado no mesmo nível com ele. Possui desvantagens significativas: é difícil instalar a cuba em casos de até mesmo a menor discrepância entre o tubo de saída e o adaptador no tubo de esgoto, bloqueios frequentes do sistema de exaustão devido ao cotovelo retangular na junção com o esgoto, vazamentos freqüentemente aparecem nas juntas com o esgoto. Mas, como os banheiros têm uma aparência estética, eles são cada vez mais encontrados em arranha-céus modernos e casas do setor privado.
  • Freqüentemente usado em construção privada sistema de exaustão vertical... Sua saída é direcionada verticalmente para baixo até o chão. A saída do tubo de ramal geralmente é disposta diretamente sob a tigela, portanto, também é chamada de saída inferior. A saída vertical está disponível nas versões traseira e lateral. Para esses sanitários, é necessário um sistema de esgoto, realizado de forma especial, sob as lajes ou sob o piso. Este tipo de vaso sanitário usa a água da descarga de forma mais econômica, mas é inconveniente para instalação, detecção e eliminação de vazamentos. Também é encontrado em edifícios antigos (por exemplo, em "Khrushchevs").
  • Liberação oblíqua tem uma inclinação para o chão de 30 a 45 graus, é fácil conectá-lo ao coletor de esgoto, que pode estar em um ângulo de 0 a 40 graus em relação à saída da tigela. Ou seja, não importa se o coletor de esgoto corre ao longo da parede diretamente ao nível do solo ou está fixo a alguma distância dele.

Características de operação

Os fabricantes de equipamentos de encanamento modernos oferecem modelos de banheiros com qualquer sistema de liberação. Entre os produtos de elite, o fator decisivo na escolha é o conforto operacional.

Para a maioria dos compradores de modelos populares de encanamento, os seguintes recursos permanecem os principais indicadores na escolha:

  • limpeza do enxágue da tigela;
  • conforto de assento;
  • ausência de odores desagradáveis ​​na rede de esgoto;
  • sem respingos durante o uso direto e lavagem;
  • ruído mínimo durante a coleta de água no tanque e descarga;
  • a possibilidade de entupir o dispositivo de liberação;
  • conveniência do trabalho de reparo.

Deve-se notar imediatamente que o tipo de liberação não afeta de forma alguma a limpeza do autoclismo, a sensação de conforto ao sentar-se no vaso sanitário, a presença de um cheiro no vaso sanitário, etc. influenciada pela forma da tigela e pelo dispositivo de descarga.

Em bacias em forma de funil, feitas de dentro em forma de funil com orifício de drenagem no meio, a descarga é a mais higiênica. O esgoto, mesmo sem descarga, cai imediatamente na água, que fica "de plantão" no furo de drenagem, desempenhando a função de selo d'água. O coletor de água atua como um obstáculo à penetração de odores desagradáveis ​​no banheiro vindos do lado das linhas de esgoto. Mas há uma desvantagem na entrada de esgoto diretamente na água - a formação indesejada de respingos. Muitos respingos também são gerados durante a lavagem.

Os modelos com inclinação para a parte traseira ou frontal da tigela são chamados de banheiros de telhado. Neles, assim como nas estruturas em forma de funil, o conteúdo não se prolonga e é facilmente lavado. A formação de respingos durante a lavagem é insignificante. Os modelos de viseira são considerados a melhor solução para o formato da tigela.

Há outro desenho da tigela, o orifício de drenagem que está localizado na parede frontal, e o resto da parte interna é uma prateleira horizontal sólida (placa) de forma ligeiramente côncava.

Esse modelo de vaso sanitário é chamado de boneco e agora está desatualizado, incapaz de resistir à competição devido às seguintes deficiências:

  • a presença de fezes na prateleira antes de serem lavadas contribuiu para a disseminação de odores desagradáveis ​​por todo o apartamento;
  • a água permanecia constantemente na parte côncava da plataforma, o que levava à formação de manchas enferrujadas ou sujas nela;
  • limpeza frequente da tigela de depósitos e ferrugem na prateleira.
  • Após quase todas as descargas, era necessário usar adicionalmente uma escova para limpeza (em modelos anteriores, eles são usados ​​ocasionalmente).

Quanto aos restantes pontos relativos às características de funcionamento das sanitas, os dispositivos com sistema de saída vertical são os que menos ruídos de descarga, a frequência mínima de casos de entupimento de esgotos e a facilidade de instalação e reparação é notada nos modelos com uma forma oblíqua tomada.

Opinião dos proprietários

Se você estudar os fóruns de feedback sobre encanamento por muito tempo, os conselhos de especialistas em banheiros e histórias sobre suas experiências de consumidores comuns, então, no final, você pode fazer uma escolha. E se será correto será mostrado por nossa própria experiência. Mas é melhor aprender com os erros dos outros e às vezes ouvir os conselhos práticos dos mestres.

A remoção de resíduos ocorre através do dispositivo de liberação do recipiente. Uma saída é um sistema que garante a passagem da água de descarga com todo o seu conteúdo da bacia para a linha de esgoto.

Aqui estão as opiniões de seus proprietários sobre sistemas de descarga de vasos sanitários.

  • Liberação vertical. É bom para todos, mas para a maioria dos consumidores não é adequado devido à configuração da rede de esgotos, ou ao elevado custo dos serviços de instalação e reparação, bem como ao custo da própria canalização. Mas os especialistas recomendam fortemente esse projeto para uma casa de campo privada: o dispositivo pode ser instalado em quase qualquer lugar que seja conveniente para os proprietários. Além disso, a rede de esgoto ficará oculta sob o piso, no subsolo, e, portanto, estará sempre sob controle e conveniente para reparos.
  • A liberação horizontal é considerada universal. Pode ser conectado a um sistema de esgoto, projetado não apenas para banheiros com esse design, mas também para dispositivos de canto (saída oblíqua). É verdade que, conforme observado nos comentários, isso nem sempre funciona, principalmente nos casos em que o sistema de esgoto corre ao nível do solo. Para isso, é necessário adaptar os adaptadores de papelão ondulado e até remontar a campainha do esgoto.

Isso levanta a questão: por que buscar dificuldades para si mesmo? Os vasos sanitários de qualquer modificação são produzidos para todos os dispositivos de liberação em grandes quantidades.

  • Liberação oblíqua. Ele não tem igual em popularidade ainda. Na rede de varejo, esse tipo de vaso sanitário domina.Se calculados em termos percentuais, os departamentos das lojas de canalização, que representam os equipamentos dos banheiros, são compostos por 70% de produtos com lançamento oblíquo.

Surpreendentemente, alguns consumidores consideram esse tipo de vaso sanitário universal. A sua saída pode ser ligada ao esgoto, que se encontra no chão e em posição suspensa a alguma distância do chão.

Em geral, ao escolher o equipamento para um banheiro em um prédio alto típico, é melhor se concentrar no lançamento previsto pelo sistema de esgoto existente e para a construção privada - em seus próprios planos. E não há necessidade de reinventar a roda onde ela já existe.

Qual escolher?

O que quer que os especialistas e especialistas aconselhem, a escolha final do banheiro é do proprietário. Lidar com as comunicações de esgoto e o tipo de liberação de banheiro adequado para elas não é um problema para os habitantes de prédios altos. Em questão de minutos.

Uma tarefa mais difícil para um desenvolvedor privado, mas ele também pode decidir em um ou dois dias sobre o sistema de graduação do futuro "necessitado". Recentemente, a versão vertical do tubo de saída tem ganhado popularidade entre esses compradores.

As razões para esta escolha são frequentemente os seguintes critérios:

  • rubor quase silencioso;
  • a eficiência do dispositivo em termos de consumo de água (são esses modelos que menos consomem na descarga);
  • o tipo de vaso sanitário sem tubos externos do sistema de exaustão é preferível para qualquer proprietário;
  • tal banheiro sem dispositivos externos desnecessários ocupa um mínimo de espaço no banheiro (especialmente valioso para banheiros pequenos).

Mas também não há necessidade de pressa aqui. Além das vantagens deste design, também existem desvantagens.

Vamos considerar os principais.

  • A escolha de modelos entre a variedade de produtos para banheiros oferecidos na Rússia é relativamente pequena.
  • O alto custo desse equipamento.
  • Problemas de instalação, substituição, desmontagem e detecção de fugas (aplica-se apenas a edifícios de apartamentos típicos). O vaso sanitário para apartamentos de edifícios típicos deve corresponder definitivamente àquele para o qual o sistema de esgoto foi criado. Por exemplo, se o sistema de esgoto foi instalado com a expectativa de um sistema de saída horizontal para um banheiro, adquire-se uma bacia com saída horizontal.

Mas, para escolher um modelo específico, existe uma gama muito mais ampla de recursos e parâmetros aos quais o comprador deve prestar atenção.

Aqui estão os mais básicos:

  • facilidade de uso por todos os membros da família, incluindo crianças e idosos;
  • as dimensões correspondem à sala;
  • enxágue limpo sem respingos (com sistema anti-respingos);
  • a descarga de modo duplo é mais econômica;
  • o preço não prejudica o orçamento familiar;
  • facilidade de manutenção e uso do dispositivo;
  • material (porcelana, faiança é a melhor escolha):
  • tipo de instalação (suspenso, de pé, compacto, tanque embutido).

Se o desejo do comprador pelos parâmetros listados do dispositivo selecionado coincidir com a possibilidade de conectá-lo ao esgoto, esta opção pode ser interrompida.

Regras de instalação

Existem diretrizes gerais para conectar o banheiro ao ralo. Essas regras independem do tipo de sistema de exaustão do dispositivo, de sua funcionalidade e até mesmo do material da rede de esgoto.

Eles são expressos pelos seguintes princípios:

  • A saída deve corresponder ao esquema de tubulação de esgoto aceito especificamente para o modelo selecionado.
  • Utilizando vários dispositivos (adaptadores, manguitos, curvas onduladas) para conectar a saída ao sistema de esgoto, deve-se levar em consideração que seu diâmetro na seção da cuba ao coletor não deve em nenhum caso ser menor que o diâmetro da saída .
  • Os ramais devem ter uma ligeira inclinação em direção ao sistema de esgoto (2 cm / m de extensão para um duto com diâmetro padrão de 110 mm). Além disso, tal tubulação deve ser fixada a cada metro para que não se incline com o tempo.
  • Todas as conexões no local devem ser seladas.Lembre-se de que no sistema de esgoto não existe apenas água residual, mas também gases que podem entrar na sala através de eventuais vazamentos do sistema.
  • Ao instalar o ralo do banheiro, não permita curvas fechadas em 90 graus. É melhor fazer duas curvas de 45 graus (existem esses tees de montagem) do que limpar os bloqueios.

E para não se confundir com os cálculos da necessidade dos elementos necessários à instalação, convém fazer um desenho de todo o esquema de lançamento desde o local da proposta de instalação da cuba até a rede de esgoto.

Dicas úteis

Os especialistas aconselham escolher:

  • modelos de porcelana que têm uma longa vida útil e não perdem o seu aspecto atraente;
  • uma tigela em forma de funil ou viseira com um chanfro voltado para a parede posterior;
  • dos dois tipos de descarga, dê preferência ao circular, lavando a tigela de todos os lados em círculo;
  • sistema de exaustão vertical em caso de construção privada.

            Todo o resto (tipo de fixação da tigela, cisterna, cor e desenho) deve ser confiado ao seu gosto e preferência. De alguma forma, você pode pedir conselhos aos profissionais, mas onde você não pode prescindir de suas próprias impressões, a decisão pela escolha deve ser feita de forma independente.

            Para informações sobre como escolher um banheiro, veja o próximo vídeo.

            4 comentários
            Sergey S. 24.09.2020 01:41
            0

            Obrigado pelo artigo, é muito fácil de entender e útil!

            Svetlana 04.05.2021 21:48
            0

            Graças ao seu artigo, finalmente descobri sobre banheiros. Muito obrigado!

            0

            Muito obrigado, está tudo claro.

            Obrigado! O artigo foi útil para mim.

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário