Como escolher um banheiro de canto?
A área de um banheiro combinado e de um banheiro separado em um apartamento médio nem sempre é suficiente para acomodar todos os itens domésticos nele. Você pode remover a máquina de lavar, o cesto de roupa suja e até mesmo a pia do quarto, mas itens importantes como banheira ou chuveiro e vaso sanitário devem ser colocados nele. Infelizmente, nem sempre é possível colocar até mesmo um vaso sanitário e um banho de forma padrão, então você tem que procurar essas opções de layout para que os objetos não interfiram uns nos outros e deixem espaço para passagem. Uma dessas opções é comprar um banheiro de canto.
Peculiaridades
Esse banheiro é instalado no canto da sala, a este respeito, ele tem algumas características.
- A sua cisterna é triangular para se ajustar suficientemente perto da junção das paredes. Nesse caso, a tigela pode ter uma forma oval clássica ou um desenho original, quadrado ou poligonal. Além disso, o tanque pode ser embutido em um nicho de parede ou completamente fechado. Os modelos modernos não cumprem apenas as funções sanitárias e higiênicas, mas também podem servir como uma espécie de instalação projetada.
- A cisterna de tal banheiro não precisa estar localizada diretamente atrás da bacia. Pode ser levantado até ao tecto e até pendurado num local mais conveniente: mais perto ou mais longe da parede.
- A bacia de tal vaso sanitário pode ser instalada não apenas no chão, mas também pendurada na parede. Os modelos suspensos podem transportar até 500 kg e são tão robustos quanto os modelos de chão.
Todas estas características tornam a visita à casa de banho mais confortável, mas acarretam custos adicionais e dificuldades na compra e instalação de uma sanita de canto.
Visualizações
Banheiros de canto, como banheiros posicionados padrão, pode ser de dois tipos:
- chão;
- suspenso.
Um arranjo de piso é considerado padrão, estável e fácil de instalar. A versão suspensa é mais difícil de instalar, mas é mais conveniente para limpeza. Tanto na primeira como na segunda versão, a cisterna pode ser localizada acima da tigela e ser pendurada na parede.
Separadamente, vale destacar a opção de tanque embutido, que fica localizado na estrutura da parede. Para a sua instalação, é utilizada uma instalação, que é uma estrutura metálica ou um monobloco. É montado verticalmente e mantém o tanque na posição desejada em um determinado local. A instalação de tal instalação é muito cara, mas permite tornar o design do banheiro mais moderno e original.
Classificações
Apesar de a escolha de vasos sanitários de canto ser mais restrita do que os convencionais, há um grande número de classificações de tais modelos. É impossível limitar-se a apenas indicar se o banheiro é de piso, de parede ou embutido.
Dependendo do material utilizado, o banheiro pode ser de vários tipos.
- Plástico. Este produto é feito de acrílico, pesa pouco, é fácil de instalar e bastante durável. Esse encanamento impressiona com uma variedade de cores: desde opções clássicas de branco brilhante até preto ou turquesa extravagante. No entanto, os banheiros de acrílico não são resistentes a temperaturas extremas e danos mecânicos.
- Porcelana. É durável e tem uma longa vida útil, feito de argila branca com aditivos minerais de quartzo e verga, coberto com esmalte.
- Faiança. As louças sanitárias em faiança são cozidas em altas temperaturas antes de envidraçado, o que lhes confere resistência adicional.
- Produtos de peça de materiais não padronizados.Para a produção de louças sanitárias, designers famosos usaram pedra natural, aço e até metais preciosos mais de uma vez.
O tipo de tigela determina o grau de conveniência ao usar o banheiro: economia de consumo de água, volume, quantidade de respingos e assim por diante. Hoje, existem apenas três opções para escolher.
- Tigela com prateleira. As desvantagens de utilizar uma tigela desse tipo prevalecem sobre o custo acessível e a facilidade de fabricação, uma vez que todos os resíduos permanecerão no palco do dispositivo. Após o enxágue, será necessário usar uma escova sem falta, mas mesmo assim não vai tirar o cheiro desagradável do ambiente. Em uma tigela desse tipo, sempre se forma um selo d'água, o que levará à formação de placa e ferrugem. Uma tigela com prateleira tem um maior consumo de água em comparação com outros tipos. Uma vantagem significativa é a ausência de respingos durante a drenagem.
- Tigela com parede frontal ou traseira inclinada. Esta concepção da sanita permite minimizar a penetração de odores desagradáveis na divisão, uma vez que os resíduos caem directamente na água. Apesar disso, o pincel tem que ser usado, assim como na versão da tigela com prateleira.
- Tigela em forma de funil. Esse monobloco é o mais higiênico e economiza água, o que não exige tanto quanto nas duas primeiras opções. Quase nunca ocorre um cheiro desagradável, raramente é necessário o uso de uma escova, no entanto, esse design de tigela é inconveniente devido à criação de uma grande quantidade de respingos que caem no corpo, roupas e espaço ao redor. Para reduzir respingos de água, foi inventado o dispositivo Anti-Splash, que regula o nível da água e elimina o problema descrito.
A saída de esgoto não afeta a usabilidade e não altera visualmente o encanamento, porém, pode afetar significativamente a escolha do modelo.
Existem três tipos de sistemas de drenagem.
- Com saída horizontal. Esta opção é usada quando a altura do cano de esgoto é de 5 a 10 cm acima do chão.
- Com liberação vertical. O tipo mais adequado de esgoto, cuja entrada fica no piso. Embora esta opção consiga a maior economia de espaço e uma disposição compacta do encanamento, esta opção é bastante rara em edifícios de vários andares.
- Com liberação oblíqua. A opção mais comum, presumindo-se que o local seja baixo do chão. É inclinado em um ângulo.
Não é possível substituir acessórios de encanamento por um ramo por outro sem substituir completamente os canos de esgoto, então você precisa saber exatamente o que comprar em uma loja de encanamento.
O tamanho mínimo da cisterna é que ela deve conter pelo menos 6 litros de água. Dependendo do projeto, o tanque de drenagem pode ser retangular, piramidal ou cônico. No entanto, para banheiros de canto, o tipo triangular é mais frequentemente usado para colocá-lo rente às paredes. Pelo tipo de abastecimento de água a que se destina, pode-se distinguir um tanque com abastecimento de água na parte inferior, lateral e traseira. Quando localizado abaixo e atrás do tanque, o suprimento não é visível à primeira vista. Parece mais organizado em uma inspeção mais detalhada, mas a alimentação lateral é mais simples e econômica.
Você também pode dividir os vasos sanitários de acordo com o mecanismo e o modo de descarga.
De acordo com o mecanismo de drenagem dos tanques, os vasos sanitários são divididos nos seguintes tipos:
- um vaso sanitário com alavanca de drenagem localizada na lateral do tanque;
- dreno com botão mecânico, localizado na tampa do tanque de drenagem;
- uma haste mecânica localizada no topo do barril aciona o dreno ao levantar;
- banheiro com botão eletrônico;
- com controle remoto;
- drenando com um sensor de toque.
O próprio dreno pode ter um modo diferente.
Dependendo deste critério, os seguintes tipos são distinguidos:
- quando você pressiona a alavanca ou botão, uma descarga é realizada, após a qual o tanque do vaso sanitário é enchido por uma pequena torneira localizada no interior;
- a drenagem pode ser iniciada ou interrompida pressionando o botão manualmente;
- Podem existir vários botões, cada um deles é responsável por escoar uma determinada quantidade de água (8, 6 ou 3 litros).
A última classificação do encanamento é a classificação por design.
- Vaso sanitário compacto. O tanque de drenagem e a tigela compacta são vendidos separadamente, e durante a instalação, em primeiro lugar, o tanque é instalado na tigela e, em seguida, a tigela é fixada com suportes no chão. Além do baixo custo e da facilidade de transporte, a vantagem é a possibilidade de substituir apenas uma parte do vaso sanitário se ele quebrar.
- Monobloco. A tigela e o tanque de tal produto são inseparáveis um do outro. A grande vantagem desta opção é o seu pequeno tamanho e a ausência de operações adicionais antes da instalação. A desvantagem é a necessidade de troca total do produto em caso de quebra de uma de suas peças, mesmo que a outra esteja funcionando bem.
Vantagens e desvantagens
Dado que a sanita de canto difere da habitual, muitas vezes apenas no formato de cisterna, a escolha desta opção em nada irá reduzir o nível de conforto. Alguns fabricantes oferecem sanitários de canto já completos não só com cisterna, mas também com tudo o que é necessário para a sua instalação.
Existem várias vantagens deste design, em comparação com os modelos convencionais:
- o banheiro de canto permite minimizar a "zona morta", que está localizada atrás do banheiro compacto clássico de piso;
- o próprio tanque deste projeto ocupa menos espaço;
- no espaço economizado pelo sistema de canto, você pode instalar uma pequena pia, bidê ou uma modesta máquina de lavar, mesmo em um cômodo minúsculo de prédios de apartamentos, sem grandes reformas.
Apesar de todas as vantagens do encanamento de canto, existem duas desvantagens significativas.
- O peso bastante grande das estruturas do tipo articuladas, que exclui completamente a sua instalação em uma parede de gesso cartonado ou divisória.
- A complexidade da instalação, especialmente se for necessário transferir a tomada de esgoto do meio da parede para um dos cantos da sala.
Em alguns casos, o banheiro é tão pequeno que mesmo usar um vaso sanitário de canto não ajudará a "abrir" espaço adicional nele, e pode até fazer com que uma pessoa sentada nesse vaso sanitário apoie os pés contra a parede.
Modelos
Muitos são os fabricantes de louças hidráulicas que já se destacaram no mercado nacional e mundial. Dos fabricantes de vasos sanitários de chão, pode-se distinguir um fabricante turco Vitra com seu banheiro de canto compacto Vitra Arkitekt... O custo de tal dispositivo oscila em torno de 6.000 a 7.000 rublos. Feito de porcelana, o vaso sanitário possui uma rede de abastecimento de água no fundo e dois modos de drenagem. Um banheiro está localizado aproximadamente na mesma faixa de preço (8.000-9.000 rublos) Construtor sanart com dreno de bomba única e assento microlift.
Você pode observar o produto da produção belga Ideal Standard Connect ARC E803601... O abastecimento de água a esta sanita de porcelana é feito por baixo, não existe um microlift, mas a instalação é possível. Este produto custa cerca de 18.500 rublos. Também da canalização do chão, você pode distinguir o banheiro de canto francês. Jacob Delafon Odeon Up 18557К, cujo preço já é de 21.000 rublos e acima. É equipado com uma entrada de água no fundo, botão de drenagem duplo (3/6 l), sistema "Anti-respingo"... A instalação de um microlift a pedido do cliente torna esta sanita a compra mais cómoda e útil.
Os banheiros acopláveis são uma espécie de compromisso entre os sistemas de piso e parede. Sua cisterna, como a de um produto suspenso, fica escondida na parede, e a tigela fica no chão, como um vaso sanitário. Em anexo Hatria você e eu do fabricante italiano pode ser feito em duas versões: com um barril acoplado (cerca de 25.000 rublos) ou uma instalação adicional (mais outros 9.000 rublos).
No mercado de encanamento, hoje, há uma ampla seleção não apenas de modelos, mas também de países onde são fabricados. Fabricante belga Padrão Idealos aclamados banheiros espanhóis Roca, marca de encanamento Cersanit da Polônia. Qualidade alemã e confiabilidade representada por vasos sanitários Serel Friendly 6706 feito na Alemanha. Marca inglesa Marlin Kyle não tão conhecido, mas seus modelos também estão disponíveis em grandes lojas de ferragens e para pedidos pela Internet. Fabricantes franceses de porcelana e faiança, por exemplo, Odeon Up ou »Projeto Creo.
Os produtores nacionais são representados no mercado por três grandes empresas: Santek, Keramin e Sanita. A primeira e a segunda firmas produzem principalmente opções de orçamento, enquanto a última empresa é famosa por uma variedade de preços e modificações de produtos acabados.
Adendo
A instalação de um banheiro de canto em si difere da instalação usual porque requer uma conexão preliminar do sistema de esgoto. Na maioria das vezes, o riser está localizado paralelo à parede, o que torna difícil a instalação de encanamentos de canto. E o mestre se depara com a tarefa: como prender o orifício de ralo do vaso sanitário, localizado no canto com uma campainha, que fica próximo ao meio da parede. Para a solução, um tubo corrugado é perfeito, que se estende e dobra no ângulo desejado. No entanto, quanto menor o comprimento de tal tubo de conexão, menor a probabilidade de bloqueios.
Para conectar o banheiro de canto ao abastecimento de água e sistemas de drenagem, você precisará das seguintes ferramentas:
- perfurador;
- tubo corrugado para ramal;
- mangueira através da qual a água será fornecida;
- selante;
- fechos e ferramentas para isso.
A instalação consiste em várias etapas.
- Com a maior precisão possível, o orifício de drenagem no vaso sanitário e a tomada de esgoto são combinados com a ajuda de uma corrugação.
- Os pontos de fixação do vaso sanitário ao chão ou pódio são delineados e os orifícios são feitos com um perfurador. Fixe a estrutura com parafusos.
- Instale o tanque de drenagem, alinhando os orifícios de drenagem. Nesta fase, é importante não movimentar a junta de silicone, o que evita que a junta vaze.
- O abastecimento de água é conectado por meio de uma mangueira flexível.
- Todas as juntas são tratadas com selante para eliminar o risco de vazamentos.
- Após a secagem do selante, você pode verificar a estanqueidade da estrutura montada. Para isso, é necessário abrir a torneira e verificar se há vazamentos em todas as juntas das peças.
Melhores opções
O banheiro de canto se encaixa bem em qualquer interior. Para um design minimalista, um produto de uma única cor com formas claras e tamanhos pequenos é perfeito. Para criar uma atmosfera de relaxamento e conforto, o encanamento pode ser selecionado em tons claros e quentes de pêssego ou cor de ervas. Para um interior clássico, um modelo de canto com uma decoração ligeiramente sugerindo as colunas de templos antigos ou castelos medievais é perfeito. Linhas suaves mas claras, cor branca nobre dão solidez a este vaso sanitário, e a instalação a uma curta distância da parede permitirá que você esconda atrás dele vários itens para o cuidado diário.
O design moderno do banheiro exige um banheiro incomum. O vaso sanitário original montado na parede com instalação, fica no canto, mas fica paralelo à parede, o que "quebra" a ideia de formas padronizadas de colocação de móveis. A cor branca da loiça se apresenta em contraste com a superfície preta brilhante dos ladrilhos, o que permite colocar realces de brilho em todas as áreas funcionais da divisão.
Uma boa opção para colocar um vaso sanitário de canto nas condições apertadas de um banheiro comum permite que você coloque também uma máquina de lavar nele. Os elementos interiores não se bloqueiam, existe uma passagem livre para qualquer zona e tudo está “à mão”.
Os custos de aquisição e instalação de uma estrutura de canto de alta qualidade permitem alterar completamente o espaço da casa de banho e da casa de banho.Graças a esta sanita, é libertado espaço na parte central de uma pequena divisão, o que é de suma importância. Muitos compradores gostam de acessórios de encanamento que não parecem enfadonhos ou apertados. Eles costumam deixar comentários positivos, à medida que a funcionalidade do quarto aumenta, enquanto o conforto permanece inalterado.
Para informações sobre como escolher um banheiro de canto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.