Regras para escolher e ajustar o mecanismo de descarga do vaso sanitário

Contente
  1. características gerais
  2. Dispositivo de sistema de drenagem
  3. Características de escolha
  4. Conexão lateral
  5. Instalação
  6. Serviço
  7. Dicas úteis

Cada pessoa já usou o sistema para drenar a água do banheiro pelo menos uma vez na vida. No entanto, nem todo mundo sabe como funciona. É um mecanismo montado no interior da cisterna. Para total conforto ao usar este dispositivo de encanamento, é necessário selecionar, instalar e configurar o mecanismo corretamente. Todas essas nuances serão detalhadas a seguir.

características gerais

O sistema de drenagem com dupla ação é caracterizado por: mecanismos de drenagem / transbordamento conectados em um único dispositivo. A funcionalidade do sistema de abastecimento e descarga de água é necessária para que várias partes funcionem em modo interconectado.

Mecanismos diferentes parecem diferentes, embora seja seguro dizer que a diferença entre eles não é muito grande.

Vamos descrever o equipamento padrão.

  • Válvulas de enchimento (entrada). São constituídos por um tubo roscado, que se insere no fundo do tanque ou na sua parede. A rosca permite um contato firme com o tanque por meio de porcas, o que garante que não haja vazamentos. A abertura / fechamento da entrada de água é controlada por um mecanismo de travamento que é acoplado ao balancim.
  • Rocker - esta é uma alavanca para acionar a válvula de admissão, ela ajusta. A extremidade livre do balancim é fixa ou equipada com um flutuador (plugue oco de plástico) ou - uma válvula de retenção. Quando a válvula de admissão é acionada ou quando a bóia flutua para cima, o balancim sobe e a folga da válvula hidráulica de enchimento é bloqueada.
  • Drenante - na posição normal, é fechado por meio de uma válvula / bujão. A válvula / obturador é uma placa flexível plana ou semicircular que conecta a junta tipo pivô à estrutura principal.
  • No topo está botão de pressão ou mecanismo tipo alavancaque controla a válvula de drenagem. Quando usado, o dispositivo superior é levantado com um puxão (as hastes são cordas, ou as alavancas, ou a moldura de plástico são as hastes), e uma passagem para o fluxo é aberta. O despejo é feito com intensidade suficiente para despejar tudo que está na pia na tubulação de esgoto.

Vários arranjos desses elementos são permitidos. Modelos mais antigos, equipados com sistemas antigos de entrada de água, equipados com sistemas de monitoramento de transbordamento e sistemas de descarga operados por alavanca / botões, foram instalados como mecanismos separados. Hoje eles são produzidos como um único complexo. Eles são mais fáceis de instalar e manter, mas muito mais difíceis de consertar.

Dispositivo de sistema de drenagem

As cisternas com autoclismo não têm um design muito complexo. São tanques de água comuns, dentro dos quais está inserido um sistema de fechamento mecânico.

Como funciona esse sistema:

  • o dreno é controlado;
  • é controlado como o tanque é enchido quando a água é drenada para o esgoto;
  • interrompe o fluxo de água no tanque quando um certo nível é atingido;

Funcionamento do mecanismo de enchimento do tanque de água:

  1. Através da válvula de enchimento, localizada no fundo do tanque ou em sua parede, a água é puxada para dentro.
  2. O processo de elevação do nível da água no tanque é monitorado por mecanismos de segurança e controle (bóia, válvula). Quando a água atinge um determinado nível no tanque, ela para de fluir, pois a válvula de enchimento é bloqueada.

    Funcionamento do dispositivo de drenagem do tanque de água:

    1. Se precisar drenar a água, pressione o botão na parte superior do tanque ou puxe a corrente, dependendo do dispositivo. Então, a válvula hidráulica na parte inferior se abrirá e a água será derramada.
    2. Dispositivos com dois botões funcionam exatamente da mesma maneira. Se você pressionar uma pequena quantidade, uma pequena quantidade de água é liberada, e quando você pressiona uma grande quantidade, o tanque é totalmente esvaziado. Os mecanismos de dois botões são mais econômicos, pois ajudam a regular a quantidade de fluido lavado, portanto, quase todos os modelos modernos são equipados com um dispositivo semelhante.
    3. Quando a água é liberada, seu nível fica mais baixo e os mecanismos de controle são ativados para abrir automaticamente a válvula de admissão hidráulica.

    Podemos dizer que qualquer sistema de captação e descida funciona de acordo com um princípio semelhante, e isso não depende de sua complexidade. Claro, existem pequenos detalhes, mas se você entender o princípio geral de operação, será fácil instalar ou reparar rapidamente um sistema desconhecido, para eliminar a avaria.

    Características de escolha

    Para uma utilização confortável do vaso sanitário, um dos pontos importantes é que haja um dreno conveniente, portanto, é necessário abordar com cautela a escolha dos modelos de encanamento.

    Existem fatores que merecem atenção especial.

    A válvula de enchimento oferece duas opções de colocação:

    • Abaixo - a localização do tubo no fundo do tanque de água. Neste caso, o aperto da conexão é muito importante. Duas juntas são responsáveis ​​por isso.
    • De lado - bocais e válvulas são trazidos para o tanque através da parede lateral, o orifício está localizado quase na borda superior da parede. Esta passagem é feita condicionalmente estanque, visto que o nível máximo da água, via de regra, não o atinge.

    Conexão lateral

    Considerando todos os “prós e contras” das opções de conexão, recomendamos opções com entrada de água por baixo, por ser mais eficiente e confortável. Faz menos ruído quando o tanque está cheio. Para os mesmos fins, sistemas anti-respingos são usados, suas válvulas de corte são mais confiáveis ​​na operação.

    A desvantagem de tal conexão pode ser chamada de presença de juntas, uma vez que o seu rompimento de estanqueidade acarretará imediatamente nas mais tristes consequências.

    Canalizações vintage com alavancas ou correntes à la Tips.

    • O equipamento de encanamento, usado durante a era soviética, era equipado com uma alavanca na qual uma corrente ou fio era presa. Hoje, na canalização moderna, isso só pode ser encontrado em equipamentos de canalização, no estilo "antigo".
    • O botão é uma solução universal em qualquer sistema. A vantagem é o curso curto e a capacidade de controlar o volume do líquido drenado.
    • Em um tanque de modo duplo, uma opção de dois botões é usada, respectivamente. Um é responsável por escoar determinados volumes e o segundo por garantir que o tanque esteja completamente vazio. Esses sistemas economizam água, mas, ao mesmo tempo, instalá-los e repará-los é mais difícil.

    Os sistemas de botão de ação dos vasos sanitários que funcionam em dois modos podem ser um botão ou dois botões. Você pode prestar atenção aos tipos de mecanismos que fornecem controle de estouro.

    Há uma variedade muito maior de opções, mas para simplificar, vamos nos concentrar na seguinte classificação:

    1. Os tipos mais simples de válvulas hidráulicas são válvulas flutuantes. O sistema de flutuação pode ser caracterizado como segue - a válvula de desligamento é controlada usando um balancim / balanceador ou alavancas que são conectadas ao flutuador.
    2. O sistema de membrana pode ser caracterizado da seguinte forma: quando o enchimento do tanque é concluído, a membrana é submetida à pressão da água, que, por sua vez, aciona o dispositivo de fechamento.Hoje em dia, a popularidade do encanamento com acessórios do tipo membrana está crescendo, mas cada vez mais eles estão começando a ser recomendados para serem abandonados em favor de sistemas de alavanca.

      A análise das características técnicas e recursos de operação fornece as seguintes informações:

      1. As membranas falham repentinamente e nem sempre é possível adivinhar este momento; em algum ponto, o bloqueio de transbordamento simplesmente desliga. Se houver um bom isolamento acústico no banheiro, será tarde demais para ouvir o murmúrio da água caindo no chão, e as consequências podem ser extremamente terríveis.
      2. Se o mecanismo quebrar, será problemático consertá-lo, mesmo se houver uma membrana sobressalente. Além disso, levará muito tempo para ajustar o mecanismo após a substituição da membrana. E mesmo isso não é uma garantia de 100% de um acionamento claro da válvula de diafragma.

      Pode ser considerada a saída ideal em tal colapso substituir não a membrana, mas todo o sistema de uma vez, pelo menos para um tipo de flutuador simples.

      Instalação

      Quando estes ou aqueles levam à necessidade de substituir os acessórios de drenagem por conta própria, é perfeitamente possível fazer isso.

      Você deve trabalhar de acordo com o algoritmo.

      • É adquirido um enchimento que corresponde aos conectores do tanque existente. Um parâmetro muito importante será onde os orifícios de entrada estão localizados (parte superior, lateral), seus tamanhos, diâmetros diferentes dos orifícios de drenagem e dimensões gerais. O ideal seria que os nomes do fabricante dos vasos sanitários e do enchimento da cisterna fossem os mesmos.
      • A água é desligada, todo o líquido remanescente no tanque é retirado.
      • O botão de drenagem é rebaixado, o anel de retenção é cuidadosamente desparafusado. Agora podemos desmontar a tampa do tanque.
      • A mangueira de água está desconectada.
      • A porca é desparafusada, o que fixa o tubo do ramo, e é removida.
      • Quando for implementada a opção com liner vertical por baixo, recomenda-se colocar algum tipo de jarro sob o furo, por onde serão drenados os resíduos que não vazaram na drenagem.
      • Todo "enchimento" é desmontado, deveria ser retirado.
      • Os fechos com os quais o tanque foi preso são desenroscados e desmontados. A parte inferior do dispositivo de vertedouro é removida juntamente com gaxetas que garantem a vedação da conexão.

      Quando a desmontagem estiver completa, as superfícies internas do tanque e as aberturas da tigela são limpas para remover a placa. Ao mesmo tempo, os canais das partes laterais da tigela são limpos, proporcionando a drenagem. Durante a operação, esses locais são inacessíveis, mas aqui é perfeitamente possível tomar medidas preventivas.

      Claro, você terá que executar a sequência reversa de ações para reinstalar o mecanismo:

      • Instale a parte inferior do sistema de drenagem no orifício, não esquecendo as juntas de vedação.
      • Reinstale o tanque de água, alinhe e prenda com os parafusos de retenção. Fixadores de baixa qualidade tendem a enferrujar, portanto, todas as peças enferrujadas são recomendadas.
      • A instalação do "enchimento" do dispositivo de drenagem deve ser concluída fixando-o no orifício de drenagem.
      • Insira a válvula de enchimento de água na parede lateralmente e fixe-a com porcas e elásticos.
      • Conecte o abastecimento de água ao tubo de ramal de saída da válvula de enchimento. Ligue a água e verifique o funcionamento.
      • Ajuste, se necessário - ajuste o nível da altura de transbordamento (aproximadamente 2 cm abaixo do nível do orifício superior) e a haste que conecta o dispositivo de drenagem e os botões.
      • Com o correto funcionamento de todos os sistemas e na ausência de vazamentos, pode-se proceder à instalação da tampa. Corrija-o aparafusando a moldura dos botões.

      As diferenças de projeto existentes entre as opções de tanque e seus "enchimentos" causam pequenos desvios do algoritmo, embora quase todos os tanques sejam projetados de acordo com esquemas semelhantes, portanto, os acessórios do tanque são montados desta forma.

      Exceções podem ser feitas para vasos sanitários embutidos que possuem uma cisterna localizada dentro da parede em um nicho corrediço.

      Portanto, na presença de tal dispositivo no apartamento, não é recomendável se envolver em autorreparação, mas confiar esta operação complexa a especialistas.

      Serviço

      Os acessórios para a cisterna são baratos. Apesar disso, às vezes eles conseguem com medidas simples de reparo em vez de comprá-lo, ou adquirem algumas peças individuais, e só então as trocam com as próprias mãos.

      Se ocorrer uma avaria, abra o tanque, obtenha acesso ao mecanismo interno e veja qual é a causa da avaria. Mesmo com um conhecimento superficial do sistema, para entender os motivos, bastam alguns drenos ou jogos de água no tanque.

        Consulte a tabela para diagnosticar e corrigir rapidamente o problema.

        Defeituoso

        Ações

        Falha de controle de estouro

        1. Na maioria das vezes, um braço oscilante ou braço flexível que segura o flutuador está inclinado. Quando a inclinação é corrigida, o movimento da bóia ao longo da trajetória normal é restaurado, o sistema é restaurado à condição de trabalho.
        2. Os modelos de diafragma podem deixar a válvula aberta mesmo quando o balancim está na posição mais alta. Na presença de tal defeito, é necessário ajustar a membrana ou substituí-la.
        3. Outra razão pode ser dano ao flutuador com violação de sua estanqueidade - água entra nele. Neste caso, a água é temporariamente drenada e o local de dano ao corpo da bóia é derramado com um selante resistente à umidade. Muito provavelmente, com esse dano, você logo terá que começar a substituir o flutuador.
        4. Se o resultado não for bem-sucedido após todas essas ações, o problema provavelmente está na própria válvula de admissão e ela terá que ser totalmente alterada.

        Vazamento da válvula de enchimento

        1. Geralmente ocorre quando a goma de vedação está desgastada. Se o vazamento for pequeno e a gaxeta for relativamente nova, o problema pode ser corrigido apertando a porca de retenção.
        2. Caso não seja possível apertar mais, será necessário iniciar a retirada da água do tanque, desmontando a válvula e recolocando a gaxeta, o que garante a estanqueidade da conexão ao tanque.

        Quebra do botão que drena a água (não retorna à posição original)

        1. A causa mais comum é um braço torto que conecta o botão e a válvula de drenagem. Quando o desalinhamento é corrigido, o mecanismo começa a funcionar corretamente.
        2. Outra causa comum é a quebra de uma peça de plástico. Para eliminar o mau funcionamento neste caso, você terá que trocar todo o mecanismo de drenagem.
        3. Quando o tanque é usado pela primeira vez, a razão para esta situação é um sistema ajustado incorretamente. Para eliminar tal problema, é necessário instalar e fixar o copo de drenagem no nível de altura desejado, que corresponde ao nível da altura do tanque.

        Quando a cisterna está cheia, há uma pressão fraca da água

        1. Sob pressão normal do sistema de abastecimento de água, é necessário desmontar a mangueira de abastecimento de água e limpá-la, removendo os obstáculos que bloqueiam o orifício.
        2. Se for impossível limpar a mangueira, você terá que comprar uma nova e substituí-la.
        3. Se o problema não foi resolvido com a limpeza, inspecionamos a válvula de admissão. Para isso, é necessário forçar a abertura máxima da válvula de admissão e verificar sua capacidade.
        4. Se necessário, você pode ajustar o sistema de transbordamento, limpar a câmara interna da válvula ou substituí-la completamente.

          Dicas úteis

          De vez em quando, o nível de água do tanque deve ser ajustado por vários motivos: se há vazamentos constantes, ou para economizar, ou para aumentar a potência de descarga.

          Para isso, várias medidas devem ser tomadas.

          • Os sistemas mais antigos usavam uma conexão lateral de água e um fio de metal grosso comum como alavanca (para conectar a válvula e a bóia). Para alterar o nível da bóia neles, a fim de bloquear o orifício de entrada de água com uma membrana, basta dobrá-lo.Ao dobrar para cima, a quantidade de água necessária para fechar a válvula aumenta, respectivamente, derrubando-a - ela diminui.
          • Sistemas modernos em que se implementa a alimentação lateral, como alavanca, não é um fio que está envolvido, mas sim uma haste de plástico e, claro, não se dobra. A quantidade necessária de água no tanque é obtida ajustando a posição da bóia. Esta peça é fixada por meio de uma conexão roscada ou travas, que devem ser liberadas para mover o flutuador. Para aumentar o volume, você precisa movê-lo em direção ao corpo da válvula para reduzir o comprimento da alavanca.
          • Sistemas em que o abastecimento de água de fundo é implementado, o ajuste é mais fácil. É necessário que uma haste de plástico que limite a quantidade de água conectando o braço e a bóia seja mais longa ou mais curta. Como padrão, o batente é equipado com uma rosca para fixar o flutuador e uma porca de plástico padrão é usada para ajustar a altura do nível.

          Para obter informações sobre como instalar ferragens na cisterna, veja o vídeo abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário