Como escolher e instalar um sifão sanitário?

Contente
  1. Tipos de banheiro
  2. Tipos de sifão
  3. Dispositivo de sifão
  4. Material de fabricação
  5. Como instalar
  6. Seleção e dicas de cuidados

Uma casa de banho é parte integrante de qualquer casa, seja um apartamento ou uma casa privada. Quase todo mundo se depara com a necessidade de substituir um sifão ao consertar ou comprar um novo durante a construção. Freqüentemente, vendedores e compradores consideram erroneamente um tubo corrugado flexível como um sifão, através do qual os drenos entram no esgoto. Encanadores entendem pelo termo "sifão" uma vedação hidráulica que impede os gases de entrarem na sala pelo esgoto. Podemos dizer que todos os vasos sanitários são sifonados. Vamos considerar exatamente a opção, chamada corretamente de saída do vaso sanitário.

Tipos de banheiro

Os vasos sanitários podem ser classificados de acordo com diferentes parâmetros, por exemplo, pelo tipo de saída de água de um vaso sanitário de piso.

  • Com saída horizontal. Eles estão localizados paralelos ao chão a uma altura de 18 centímetros. Uma ligeira inclinação não é excluída, mas apenas na direção do aumento à medida que flui para baixo. Este é o esquema de fiação mais comum na Europa e no CIS.
  • Com liberação vertical. Esta opção está localizada perpendicularmente ao chão. Neste caso, a tubulação de esgoto deve ser estritamente vertical. Este esquema de fiação é usado principalmente nos EUA e Canadá. Na Rússia, esse tipo de liberação é comum em casas construídas pelos estalinistas, que ainda não chegaram à fase de grandes reparos.
  • Com liberação oblíqua. Esta opção assume a inclinação da tubulação de esgoto, pela qual a conexão vai passar, em um ângulo em relação ao chão de 15-30 graus. Esta é a opção mais comum para a Rússia. É muito raro encontrar louças sanitárias importadas com tais parâmetros.
  • Com o lançamento do vario. Também é chamado de universal. Podemos dizer que se trata de uma espécie de toalete de saída horizontal, apenas com uma característica importante. É muito mais curto, então todos os sifões (tubos) podem ser usados. Esta é uma das variações mais populares de autoclismos.

Antes de comprar um banheiro, é preciso prestar atenção na entrada do esgoto para a possibilidade da posterior localização ótima do encanamento.

Uma saída vertical não pode ser combinada com uma conexão horizontal ou oblíqua, por sua vez, para uma entrada oblíqua, é melhor escolher um banheiro com uma saída semelhante ou universal.

Tipos de sifão

Os bicos podem ser divididos em vários tipos com base em seu design.

  • Não dobrando. Trata-se de um sifão rígido, utilizado apenas nos casos em que a diferença entre a saída do vaso sanitário e a entrada do esgoto não seja superior a dez graus. Esses tubos são retos ou curvos. Para selecionar esta opção, você precisa instalar o vaso sanitário no local de instalação pretendido e medir a distância e o ângulo da saída do vaso sanitário em relação à entrada do esgoto.
  • Não dobrável com um excêntrico deslocado. Graças a ele, é possível conectar um vaso sanitário e uma tubulação de esgoto com uma diferença de entrada-saída de até dois centímetros.
  • Swivel. Este tipo de sifão é adequado para vasos sanitários com saída oblíqua. Eles podem girar até quinze graus. Esta é a versão mais cara do sifão.
  • Tubos ondulados. A opção mais barata e comum. É considerado universal. Ele pode ser usado para conectar o vaso sanitário e a tubulação de esgoto em quase qualquer ângulo. Esta opção tem uma desvantagem significativa: devido à superfície ondulada, pode acumular depósitos. Os encanadores aconselham usá-lo apenas se for impossível instalar outra versão do sifão.Em caso de avaria, não pode ser reparado - apenas substituído.

Dispositivo de sifão

Todos os bicos, sem exceção, possuem uma bainha elástica que é colocada na saída do vaso sanitário. Seu objetivo é garantir uma conexão firme entre o sifão e o vaso sanitário. Ele também permite que você altere o ângulo do tubo em relação ao banheiro, movendo-o.

Manguitos adicionais sem sifões estão disponíveis comercialmente e podem ser acoplados aos existentes. Neste caso, o ângulo de inclinação da entrada-saída ficará maior.

Existe outro tipo de braçadeira - eles são usados ​​quando a saída do vaso sanitário e as aberturas de entrada do esgoto estão lado a lado no mesmo plano. Nesse caso, você pode ficar sem sifão.

Isso é ideal para layouts verticais e horizontais.

Material de fabricação

Existem dois tipos de sifão de vaso sanitário - plástico e ferro fundido. Estes últimos quase caíram em desuso, foram retirados do mercado por um análogo mais barato e funcional feito de plástico.

Como instalar

Considere o processo de instalação de um sifão usando um exemplo de papelão ondulado.

Para isso, você precisará de:

  • selante;
  • tecido de linho;
  • ramo de tubo.

O primeiro passo é localizar o banheiro. Deve ser colocado no local de uso pretendido e fixado ao chão. O interior da saída do vaso sanitário deve estar nivelado e limpo. Se houver resíduos de cimento, eles devem ser removidos com cuidado, evitando danificar o alvéolo, então é necessário limpar a superfície com um pano seco. As mesmas ações devem ser realizadas com a entrada de esgoto.

Na segunda etapa, o manguito é esticado e colocado no release. O selo de borracha retorna à sua forma original assim que é liberado. Depois disso, você precisa prender a corrugação na entrada da tubulação de esgoto.

A terceira etapa é selar as juntas. A saída do vaso sanitário e a entrada do esgoto são tratadas com um selante. Isso é feito para eliminar vazamentos e evitar que odores do esgoto entrem na sala.

Pode acontecer que o tubo de esgoto não seja feito de um polímero moderno com um diâmetro de 11 centímetros, mas ainda seja soviético, de ferro fundido. Isso pode ser encontrado em antigas casas de construção soviética. Para instalar o sifão em um tubo de ferro fundido, ele precisará ser envolto em material fibroso alcatroado, por exemplo, linho.

Se desejar, você pode usar um selante de silicone, mas antes disso, você precisará limpar a superfície interna do tubo de ferro fundido. Isso é feito para uma melhor aderência da superfície com o selante e para evitar vazamentos e a entrada de gases do esgoto na sala.

A última etapa é ajustar e ajustar o abastecimento de água para a cisterna do banheiro.

Seleção e dicas de cuidados

Você pode lidar com a escolha de um sifão de banheiro sozinho, mas se tiver dúvidas, não negligencie a ajuda de consultores.

Para encontrar a melhor opção, você precisa saber:

  • a distância da saída do vaso sanitário até a entrada do esgoto;
  • diâmetro de entrada-saída;
  • a localização da entrada de esgoto em relação à saída do banheiro.

Preste atenção especial à espessura do bico. Quanto maior for, mais tempo durará o sifão.

É melhor dar preferência aos fabricantes importados da República Tcheca, Inglaterra e Itália. Apesar do preço alto, a substituição de tal tubo pode ser necessária somente após 10-15 anos.

O sinal para a troca de um cano pode ser a detecção de que ele está vazando.

Muitas pessoas se perguntam como liberar o sifão com um bloqueio. Nesse caso, você pode comprar uma ferramenta especial na loja, mas não deve usar produtos químicos muito agressivos, pois podem destruir o plástico.

Veja abaixo como conectar corretamente o banheiro ao esgoto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário