Como escolher um assento de vaso sanitário?
No século 21, poucas pessoas podem se surpreender com algo. O progresso tecnológico está avançando aos trancos e barrancos, e algumas coisas se tornaram tão comuns para nós que nem sequer pensamos em quem as inventou e quando. Uma dessas coisas é o banheiro favorito e onipresente de todos.
A história do banheiro
A história deste notável dispositivo começa três mil anos aC na Mesopotâmia. E também na mesma época, todo um sistema de esgoto foi descoberto em Mohenjo-Daro, com bancos de madeira e ralos de esgoto. Uma exposição muito valiosa é mantida no Museu Britânico - trata-se de um dispositivo feito em forma de trono, que serviu de "vaso noturno" para a rainha suméria Shubad. Esta descoberta remonta a 2600 AC. A China antiga, Roma, o Egito também tinham sistemas de esgoto, muito perfeitos considerando há quanto tempo tudo isso acontecia.
Porém, a Europa medieval não agradou com seu progresso técnico devido à falta de tal. Lá, até a nobreza fazia suas necessidades em potes comuns, e seu conteúdo era jogado pelas janelas para a rua! O primeiro dispositivo de drenagem foi inventado pela Rainha Elizabeth I em 1596. Seu autor foi John Harrington. O projeto foi cuidadosamente descrito e documentado, mas não recebeu distribuição em massa, não tanto pelo alto custo, mas pela falta de um sistema de encanamento no reino inglês.
O autoclismo foi inventado quase dois séculos depois, em 1738. E em 1778 apareceu o primeiro assento de vaso sanitário - um assento dobrável com tampa. A produção em massa de banheiros foi iniciada em 1909 na Espanha. Isso foi feito por uma empresa chamada Unitas. Daí o nome desses objetos maravilhosos, sem os quais agora não podemos imaginar nossa vida.
No início, a escalação era muito pequena. Agora você pode contemplar uma enorme variedade de bacias de todas as cores, em qualquer faixa de preço e com diversas funções adicionais. Muitas vezes, as pessoas abordam a escolha de um banheiro com responsabilidade. Alguns procuram modelos mais baratos, outros, pelo contrário, dão um modelo exclusivo “com sinos e apitos”. No entanto, quando se trata de escolher um assento sanitário, os clientes escolhem o primeiro modelo que se ajusta à forma e ao tamanho e vão embora. Mas isso está errado, porque a escolha do assento não é menos importante do que a escolha do próprio vaso sanitário.
Peculiaridades
Um assento de sanita, ou como também é chamado de assento de sanita, não é uma parte fácil de um "amigo branco". O conforto de estar na "sala de descanso" depende de como será. Agora no mercado existem muitos modelos de assentos sanitários que se diferenciam entre si pela forma, tamanho, cor, materiais de fabricação, bem como pela presença ou ausência de opções.
Visualizações
Independentemente da aparência de um assento de vaso sanitário, ele se enquadra em uma das várias categorias de uma forma ou de outra.
- Pás descartáveis. Na maioria das vezes, eles são usados em locais públicos: hotéis, restaurantes, cinemas. Seu principal objetivo é garantir o acesso seguro a um banheiro público sem o risco de contrair qualquer doença perigosa. Claro, esses assentos têm uma vida útil muito limitada, como regra, eles são descartáveis. Eles são feitos de materiais poliméricos, mas na maioria das vezes de papel.
Tal assento de sanita não tem fechos, o que é uma vantagem e uma desvantagem.A vantagem é que sua instalação e preparação para operação não levará mais de um minuto; desvantagem - pode deslizar na superfície do vaso sanitário e não ser muito confortável para sentar nele.
- Assentos de plástico. Se você deseja adquirir o assento sanitário mais simples e durável, deve optar por um produto de plástico. Sua vida útil será de pelo menos 3 anos. Deve-se garantir que o plástico com o qual o assento do vaso sanitário é feito seja rígido e de espessura suficiente. Quanto à variedade de formas, os produtos de plástico não têm de que se orgulhar: em regra, são apenas universais, ovais, sem funções e decorações adicionais. Mas isso não é uma desvantagem, pelo contrário, devido à sua simplicidade, esses assentos são muitas vezes os mais confortáveis.
Mas eles ainda têm pontos negativos, ou, mais precisamente, um ponto negativo - esses são os fechos. Na maioria das vezes, eles também são feitos de plástico e, portanto, quebram com bastante facilidade. Já no mercado existem modelos de plástico com suportes de metal, por isso é recomendável adquiri-los.
- Assentos macios. Não é a melhor opção, pois apesar da aparente facilidade de uso, tais produtos são bastante frágeis e sua vida útil não é superior a seis meses. Com o desgaste, os assentos macios perdem sua apresentação e estragam a impressão do design do banheiro. Claro, eles são muito democráticos em termos de preço, mas este é exatamente o caso quando "o avarento paga duas vezes".
- Cadeira com bidê embutido. Um dos novos "sinos e assobios" que apareceu no século XXI foi o surgimento de assentos sanitários com função de bidê. Uma pequena fonte é montada em tal assento de sanita para a realização de procedimentos higiênicos. Muitos modelos têm a opção de água quente para um uso mais confortável. Porém, não se esqueça que conforto custa dinheiro, então você terá que gastar dinheiro com esse prazer.
- Assento com microlift. Este dispositivo interessante é projetado para abaixar automaticamente a tampa do vaso sanitário. Esses modelos têm uma construção sólida, uma vida útil elevada (a partir de três anos), é claro, e seu preço é considerável. Alguns deles têm a função de desabilitar o microlift para garantir a possibilidade de fechamento mecânico da tampa pelo usuário.
- Cadeira aquecida. A poltrona aconchegante foi projetada para proporcionar as condições mais confortáveis para a permanência na "sala de descanso". Na maioria das vezes, essa opção está presente em modelos caros, embora também haja variações de plástico de orçamento.
- Assento eletrônico. Ele apareceu não faz muito tempo, mas já conquistou um grande público de compradores. A essência deste assento "inteligente" é o reconhecimento da abordagem de uma pessoa e a atuação do mecanismo de levantamento da tampa. Quando o visitante sai do banheiro, a tampa fecha automaticamente.
O assento eletrônico tem mais do que apenas essa função. Na maioria das vezes, ele contém uma variedade de opções, como bidê, assento aquecido, desodorização a ar e até mesmo um secador de cabelo embutido! Claro, existe uma grande tentação de comprar um assento de vaso sanitário equipado, mas vale a pena correlacionar a viabilidade dessa aquisição com seu preço e sua capacidade financeira. Se eles corresponderem, será ótimo.
- Assento familiar duplo. Em famílias onde, além dos adultos, há crianças pequenas, a questão da conveniência da tampa do vaso sanitário para todos os membros da família é muito relevante. Nesse caso, você deve parar na compra de um dispositivo duplo. Tem a seguinte aparência: dois assentos (grande e pequeno) são fixados um ao outro, um se sobrepõe ao outro, enquanto o pequeno fica sempre por cima. Este assento é confortável para adultos e crianças. À medida que os pequenos membros da família envelhecem, o pequeno anexo pode ser removido.
- Assentos com opções para deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Esta é realmente uma grande invenção para ajudar aqueles que temporariamente ou permanentemente têm dificuldades em realizar procedimentos de higiene pessoal.Existem estruturas ortopédicas com apoios de braços dobráveis no mercado. E também existem modelos com a possibilidade de elevar o assento em até 20 centímetros acima do normal.
Materiais (editar)
As cadeiras de toalete são feitas de uma grande variedade de materiais. Entre eles estão tecidos, compensados e madeira natural, além de plásticos e duroplastos.
Suas vantagens e desvantagens devem ser consideradas com mais detalhes.
- Os mais populares eram e continuam a ser os assentos de plástico. Isso se deve à relação quase ótima entre preço e qualidade. Porém, se além do baixo custo e longa vida útil, e também se preocupa com a aparência apresentável, deve-se atentar para os produtos feitos de outros materiais, já que os assentos de plástico não são bonitos, podem amarelar com o tempo e há perigo de arranhá-los ao lavar.
- O assento sanitário Duroplast é mais atraente em termos de estética e higiene. O duroplast contém um componente especial que impede o aparecimento e a reprodução de microrganismos nocivos. E, na aparência, esse assento de vaso sanitário se assemelha a um de cerâmica.
- O material mais infeliz e impopular com o qual os assentos de sanita são feitos é o compensado. Claro, seu preço é baixo, mas também parece barato. Além disso, sua estrutura porosa é ideal para o crescimento de bactérias.
- Os produtos de madeira são considerados os mais bonitos e apresentáveis. Eles não são muito populares devido ao seu custo relativamente alto. No entanto, sua qualidade também é "luxo", a vida útil é calculada em anos. Mas mesmo esses assentos ideais têm uma desvantagem: eles são muito maciços e se a tampa for baixada sem cuidado, o vaso sanitário pode rachar. Portanto, muitas vezes são os modelos de madeira equipados com um microelevador.
- Produtos de papel descartáveis são comumente encontrados em locais públicos, conforme mencionado acima. O tecido, via de regra, não é utilizado como material principal para a confecção de um assento, mas como decoração. Por exemplo, para costurar uma tampa removível para a tampa do vaso sanitário.
Soluções de cor
Se o camarim tem um certo estilo, então faz sentido pensar em uma escolha mais exigente de um assento de sanita, pois ele pode se tornar “a cereja do bolo” quando a reforma do banheiro for concluída. Claro, ninguém cancelou a clássica cor branca, mas com o advento dos vasos sanitários coloridos - amarelo, preto, vermelho - e as tampas para eles passaram a ser produzidas em cores vivas e multicoloridas. Existem até modelos com padrões - borboletas, flores, padrões. E as crianças vão adorar a capa com carros ou animais engraçados.
Mesmo que o vaso sanitário não tenha nenhum requisito especial para o esquema de cores do assento do vaso sanitário, isso não significa que você deva optar pelo modelo branco clássico. Pode-se escolher uma capa imitando madeira ou mármore, e até mesmo colorida, mas monocromática que combina com a tonalidade do azulejo ou tapete.
Dimensões (editar)
Você não deve ir à loja sem parâmetros precisamente medidos, aos quais o assento do vaso sanitário deve corresponder para um vaso sanitário específico.
O seguinte precisa ser medido:
- a largura do banheiro. É medido no ponto mais largo;
- o tamanho da folga entre os orifícios para os parafusos de montagem com os quais a tampa é aparafusada. Este valor é medido do centro de um furo ao centro de outro. Um erro de alguns milímetros é permitido;
- o tamanho da lacuna entre a borda do assento e a viga que passa pelos centros dos orifícios de montagem. Este parâmetro é medido desenhando uma linha imaginária através dos centros dos furos. Uma perpendicular é trazida a esta linha a partir da borda da tampa.
Componentes
Um papel importante na vida a longo prazo do assento do vaso sanitário é desempenhado por seus fechos. Via de regra, são feitos de plástico ou metal. Ao escolher os fechos, você deve levar em consideração as características de um determinado modelo de vaso sanitário, já que os fechos não são universais.
A variedade de tampas existentes no mercado de encanamentos modernos deu origem à variabilidade de suas fixações. Existem tanto os mecanismos mais simples (assentos sanitários de plástico de desmontagem rápida em dois parafusos) e aqueles que são bastante problemáticos para instalar e remover por conta própria (assentos "inteligentes" eletrônicos, com um microlift e sensores que detectam movimento e presença).
A remoção de uma tampa convencional inclui as seguintes etapas:
- levante a tampa (assento para baixo);
- no canto esquerdo inferior, desparafuse o parafuso de fixação;
- desparafuse o mesmo parafuso à direita;
- remova todo o assento.
A instalação de tal assento de vaso sanitário é realizada na ordem inversa.
Existem dois tipos de fixadores: com e sem arruelas. Na ausência disso, mas para manter a confiabilidade da fixação, as porcas são soltas com uma borda na extremidade em forma de arruela. O mais confiável é uma combinação de um parafuso de metal e uma porca feita de material de náilon, que fornece o melhor acoplamento.
Agora vamos falar sobre como a tampa é fixada no assento do vaso sanitário. Via de regra, trata-se de uma estrutura articulada, na qual buchas de metal, plástico ou metal-plástico servem como elementos de fixação. As juntas de plástico são mais comumente encontradas em modelos baratos. Os metais, por serem mais fortes, são usados na produção de produtos "inteligentes" equipados com vários mecanismos. Elementos de conexão de plástico têm uma grande vantagem em sua resistência à ferrugem, o que não pode ser dito para acessórios de metal. Mas o plástico é frágil e pode quebrar se manuseado incorretamente, e as dobradiças de metal são mais duráveis.
Se um dos componentes do assento falhar, na maioria dos casos basta desmontá-lo e substituir a parte danificada por uma nova. Mas, em uma situação de quebra de um projeto mais "sofisticado", será necessário um estudo mais detalhado do problema e, possivelmente, uma chamada para um especialista, já que não é tão fácil de consertar, por exemplo, um microlift sem o conhecimento e as habilidades adequadas.
Visão geral da marca
Existe uma demanda do consumidor - o mercado reage com o surgimento de ofertas. Assim que a tampa da sanita deixou de ser apenas uma parte insignificante dela, para se tornar uma oportunidade de tornar mais confortável a estadia na casa de banho, os fabricantes de canalizações e acessórios imediatamente reagiram de forma adequada. Hoje são várias as marcas que têm recebido as melhores críticas dos consumidores.
- Gustavsberg. As sanitas e acessórios desta empresa são um exemplo da verdadeira qualidade sueca. Entre os modelos estão produtos simples e mais modernos, equipados com microlift. Todos os assentos estão equipados com acessórios de metal cromado. A Gustavsberg se preocupa com seus consumidores e oferece garantia obrigatória para seus produtos. A propósito, esta é uma das poucas empresas cujo sortimento inclui assentos de madeira natural: carvalho, freixo, teca.
- Jika. Esta empresa surgiu na República Tcheca no século XIX. Desde a sua criação até os dias de hoje, esta empresa não se cansa de aperfeiçoar a tecnologia e introduzir inovações, o que lhe permite produzir produtos de alta qualidade e ecologicamente corretos. Agora são apresentados no mercado os seguintes modelos de sanitários Jika: Lyra, Vega, Zeta, Baltik, Era. Para qualquer um deles, você pode escolher um assento de plástico, clássico e equipado com um mecanismo de elevação.
- Ifo. Outro fabricante sueco que merece atenção. Ele fabrica modelos de assentos de plástico de luxo para serviços pesados. A escolha é apresentada tanto com opções clássicas quanto com uma opção como um microlift.
- Haro. Esta empresa alemã produz louças e acessórios sanitários, aliando a estética ao conforto de uso e funcionalidade. A escolha dos compradores é fornecida com várias cores e soluções de estilo. A Haro também é fornecedora de muitas organizações de saúde, graças a um desenvolvimento exclusivo - almofadas antibacterianas.
- Iddis. Os produtos Duroplast desta empresa estão entre os componentes para vasos sanitários mais "duradouros" do mercado. O duroplast não amarelece, é resistente a fissuras e arranhões e previne o aparecimento e a reprodução de microrganismos nocivos. Graças às suas propriedades, os assentos Iddis têm uma longa vida útil, mantendo uma aparência atraente. As tampas dos modelos Iddis são equipadas com mecanismo de levantamento.
Sutilezas de escolha
Ao escolher um assento de vaso sanitário, deve-se tomar cuidado para atender aos seguintes requisitos:
- segurança no uso;
- conforto;
- alta resistência do material de fabricação;
- vida útil bastante longa;
- aparência estética e atraente;
- perfeitamente compatível com o modelo de banheiro selecionado;
- o conjunto necessário de funções;
- não entrou em dissonância com o design do banheiro.
As fezes são geralmente de formato oval. Mas esta regra não se aplica à tampa! Pode ser quadrado ou retangular; pode ter o contorno de um animal ou de um violino. Qualquer ornamento, fotografia ou ilustração desenhada à mão pode ser aplicada na tampa. E também pode ser decorado com elementos decorativos como miçangas ou strass.
Operação e cuidados
Independentemente do preço e da qualidade declarada do banheiro, ele precisa de cuidados muito mais cuidadosos e frequentes do que qualquer outro encanamento. Resíduos do corpo humano deixam na própria sanita e na sua sede vestígios muito desagradáveis.
O banheiro é especialmente afetado pela chamada pedra urinária. O fato é que a urina em sua composição contém minerais especiais que podem se depositar nas paredes e sob a borda do vaso sanitário, e endurecer com o tempo, formando a própria pedra. Se você não se livrar dele periodicamente, ele vai causar muitos problemas durante a limpeza. Portanto, ao realizar os procedimentos de limpeza do vaso sanitário e seus componentes, um dos requisitos mais importantes é a sua regularidade. Somente neste caso o banheiro estará sempre limpo e não necessitará de manipulações adicionais.
Regras de cuidado diário:
- após cada ida ao banheiro, é necessário dar descarga, drenando a água do tanque;
- limpe o assento do vaso sanitário com papel higiênico ou guardanapos se cair gotas de fluidos fisiológicos;
- uma vez a cada 3-4 dias, trate a superfície do vaso sanitário com meios especiais para evitar a formação de placa;
- Pastilhas ou cassetes presos sob a borda do vaso sanitário são uma boa medida profilática. Cada vez que ocorre uma descarga, as partículas do desinfetante que constituem esses cassetes entrarão na água; assim, será realizada a prevenção do crescimento de bactérias patogênicas e o aparecimento de placas.
Existem vários produtos que podem ser usados para remover a sujeira fina.
- Vinagre de mesa. Para preparar um agente de limpeza com base nele, você precisa pegar uma panela e aquecer cerca de 1 xícara de vinagre a uma temperatura um pouco acima da temperatura ambiente. Em seguida, você deve despejar no banheiro e adicionar 2 colheres de chá lá. bicarbonato de sódio. Deixe durante a noite. De manhã, você precisa limpar o vaso sanitário com uma escova e enxágue.
- Se a tampa estiver levemente amarelada, é necessário misturar o vinagre aquecido com o bicarbonato de sódio até obter uma massa pastosa. Use luvas para proteger as mãos e aplique esta mistura com uma esponja na tampa e no assento do vaso sanitário. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água limpa.
- Outro remédio muito barato e acessível, o ácido cítrico, também lida com sujeira fina. Para limpar o banheiro com ele, você nem precisa de truques - você só precisa colocar dois sacos de ácido no vaso sanitário e deixar por várias horas. Em seguida, "ande" no vaso sanitário com uma escova e escorra a água.
Métodos eficazes ajudarão a remover a placa velha.
- Claro, em primeiro lugar, é recomendável usar produtos químicos domésticos especialmente concebidos para esses fins. Mas tome cuidado aqui! A maioria deles contém menor concentração de substâncias responsáveis pela remoção da placa bacteriana, a fim de aumentar a segurança de uso; portanto, eles não vão lidar com a poluição antiga e muito forte. É necessário encontrar tais meios, cujo uso só é possível em conjunto com máscara-respirador de proteção e luvas de borracha devido ao alto teor da substância ativa.
- Por mais estranho que possa parecer, a Coca-Cola ajudará a lidar com a velha placa! Você deve derramar uma garrafa deste efervescente no vaso sanitário, esperar um pouco (4–5 horas serão o suficiente) e, em seguida, limpar o vaso sanitário com uma esponja ou escova e enxaguar. A contaminação desaparecerá.
- Ácido oxálico. Externamente, parece um pó de pequenas partículas semelhantes a cristais. Use luvas de borracha ao usar esta substância para limpar o banheiro. Deve ser aplicado cuidadosamente sobre a capa com uma esponja úmida para que respingos não atinjam os olhos e a pele. E também vale a pena derramar o pó no fundo do vaso sanitário para que ele se dissolva e remova toda a sujeira existente. Tal como acontece com outros fundos semelhantes, o tempo de exposição é de 3 a 5 horas.
- Quando todas as substâncias acima são impotentes contra uma placa muito antiga e densa, a “artilharia pesada” vem ao resgate na forma de um eletrólito. É o limpador de banheiro mais potente, mas também o mais perigoso. O principal perigo que ele representa para os outros são seus gases tóxicos. Portanto, você deve tentar se proteger o máximo possível - use máscara-respirador de borracha, óculos de proteção, luvas de borracha grossa, além de roupas que cubram todo o corpo. Você precisa encher o banheiro com eletrólito. Seu tempo de exposição é de apenas 15 minutos. Enxágue bem e ventile o banheiro.
- "Branco". Essa ferramenta é familiar para muitos. Costumava ser usado para branquear tecidos, embora lhes causasse muitos danos. Agora, roupas, roupas de cama, toalhas e outras coisas são alvejadas com meios mais suaves, mas a "brancura" não caiu no esquecimento, simplesmente mudou o escopo. É necessário despejar no vaso sanitário e lavá-lo após 4–5 horas. O banheiro vai brilhar com uma limpeza imaculada.
Para limpar o amarelo do assento do vaso sanitário, vários métodos comprovados ajudarão.
- A melhor maneira de começar é remover o assento do vaso sanitário e deixá-lo de molho para que seja mais fácil de limpar. Se a auto-remoção for problemática, basta levantá-la e aplicar o detergente com uma esponja nos dois lados, depois esperar algumas horas e enxaguar bem o assento com água limpa.
A lista de remédios para remover a placa amarela da tampa inclui água sanitária ou produtos que a contenham, clarificador de cabelo, uma mistura de sabão em pó, bicarbonato de sódio e água, "Whiteness". Todas essas ferramentas são bastante eficazes. Eles ajudarão a remover o amarelecimento desagradável. Porém, se a contaminação fosse tão grande que não fosse possível removê-la completamente, então a solução certa seria substituir o assento e a capa para preservar a estética da aparência e cumprir os requisitos de higiene.
O assento do vaso sanitário é um elemento importante que garante não só comodidade e conforto durante o uso, mas também torna o vaso sanitário atraente e bonito. Entre a enorme variedade de modelos apresentados de diversos fabricantes, você pode escolher uma opção para todos os gostos. Uma ampla gama de cores, formas e tamanhos, bem como materiais, fornece uma ampla gama de modelos elegantes, confiáveis e práticos.
Para informações sobre como escolher o assento do vaso sanitário, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.