Sanita com função de bidê: prós e contras
Procedimentos regulares de higiene, incluindo depois de ir ao banheiro, são uma prevenção confiável de muitas doenças do sistema geniturinário. Além disso, permitem que você se sinta mais confortável e confiante.
É inconveniente usar o chuveiro habitual após cada ida ao banheiro., antieconômico do ponto de vista dos volumes de água consumidos e do tempo gasto. A saída é instalar um bidê. Quem não quer gastar dinheiro com dois aparelhos (vaso sanitário e bidê), e também não tem espaço suficiente no vaso sanitário, pode usar a conveniente versão moderna do vaso sanitário com bidê.
Peculiaridades
A característica de uma sanita com função de bidé é a sua versatilidade. Na verdade, este é um dispositivo dois em um.
Possui bicos especiais pelos quais a água é fornecida sob pressão. Visualmente, esse projeto não difere do modelo de um vaso sanitário convencional, exceto que um vaso sanitário combinado com um bidê pode ter uma borda de formato mais alongado ou uma cisterna maior. Com um volume maior, o tamanho do tanque está associado a um aumento do volume de água (agora ela é necessária não só para a descarga, mas também para a lavagem), bem como a colocação dos equipamentos eletrônicos necessários no tanque.
As construções com duche higiénico funcionam devido aos painéis nelas montados, sobre os quais são fixados acessórios retrácteis ou bicos embutidos. Além do kit padrão para instalação de um banheiro, você também precisará conectar o dispositivo ao abastecimento de água quente e fria, eletricidade e um termostato.
É possível definir a temperatura necessária e a potência de pressão graças ao painel eletrônico, que geralmente é montado atrás ou na lateral do vaso sanitário. Uma característica importante do aparelho é que são lavados com água imediatamente após o uso.
O objetivo principal do vaso sanitário, funcionando em conjunto com o bidê, é lavar os locais íntimos após o uso do vaso sanitário. Além disso, é conveniente para lavar crianças. Esses dispositivos serão apreciados por pessoas idosas, usuários que sofrem de prisão de ventre, hemorróidas e pessoas com deficiência. A presença de um jato de água sob pressão simplifica e acelera muito a limpeza do banheiro.
Vantagens e desvantagens
Os banheiros com bidê são populares devido a uma série de vantagens do dispositivo:
- dispositivo conveniente, ergonômico e confiável para realizar a higiene íntima;
- a capacidade de se recusar a usar papel higiênico;
- ergonomia do dispositivo;
- a capacidade de lavar mesmo quando o fornecimento de água quente é desligado graças a um termostato integrado no dispositivo;
- amplo escopo (também adequado para lavar crianças, simplifica a limpeza do banheiro);
- universalidade de uso (todos os membros da família podem utilizá-lo, independente da idade e características anatômicas do corpo);
- fácil de usar;
- facilidade de instalação;
- segurança de uso, pois os bicos são lavados e desinfetados imediatamente após o uso.
A desvantagem da unidade é a instalação mais complicada e o custo mais alto em comparação com a instalação de um vaso sanitário convencional.
Variedades
Dependendo do método de instalação, os seguintes tipos de banheiros bidê são diferenciados:
Pé de apoio
Vasos sanitários standard, constituídos por uma bacia com uma perna e uma cisterna. Este último pode ter volume e design diferentes.
Articulada
Esses dispositivos não têm perna, mas são montados na parede.Graças a isso, eles parecem mais leves e compactos. O tanque e os elementos de abastecimento de água em tal dispositivo são montados em uma estrutura de aço embutida na parede, chamada de instalação. Ele, por sua vez, está oculto por um painel falso decorativo. Assim, o usuário vê apenas o vaso sanitário e o botão de descarga do vaso sanitário. Os sanitários suspensos permitem não perturbar o padrão dos ladrilhos, facilitam a instalação do piso quente, limpando o revestimento do piso. Além disso, devido às peculiaridades da localização do tanque, o dreno nesses modelos é praticamente silencioso.
Canto
Cada um dos tipos de banheiro discutidos acima pode ter uma versão em ângulo. Pelo nome fica claro que a estrutura é montada entre paredes adjacentes que se cruzam e permite o uso mais eficiente de uma pequena área do banheiro. Uma característica de tais designs é a forma triangular do tanque.
Com base nas características da conexão, os seguintes tipos de dispositivos são diferenciados:
- Um vaso sanitário conectado por meio de uma mangueira a um cano de abastecimento de água fria.
- Um banheiro com um misturador oculto conectado ao abastecimento de água quente e fria. A temperatura e a pressão da água são controladas manualmente.
- Um dispositivo com termostato. Neste último caso, a água fria e a quente são misturadas até a temperatura ideal definida pelo usuário. Nesse caso, o parâmetro especificado pode ser salvo. Se o termostato tiver um elemento de aquecimento de água, ele está conectado apenas a canos com água fria.
Os bocais podem ser instalados tanto na borda do vaso sanitário quanto na tampa. Além disso, você pode comprar separadamente uma tampa de bidê de diâmetro adequado e fixá-la em um vaso sanitário normal.
As tampas podem ser mecânicas (possuem um misturador próximo ao vaso sanitário, ao qual são conectadas) e eletrônicas (equipadas com caldeiras e painéis de controle fixados no vaso sanitário).
Existem também inserções de bidê. Tal inserção pode ter a forma de 2 dispositivos - um mini chuveiro ou bicos de pulverização. O conjunto do aparelho inclui um misturador, mangueiras, um painel de metal, bem como um chuveiro ou bicos retráteis. Na hora de instalar um chuveiro, basta ligar a batedeira e, em seguida, um botão especial no chuveiro. Os bicos são ativados por pressão - primeiro o bocal se estende e depois começa a borrifar água. Não há necessidade de controlar independentemente a direção do jato. Depois que a torneira é fechada, o bico vai se esconder.
Dependendo do tipo de bicos, existem:
- Vasos sanitários com bocal fixo (bidetka). Montado em uma borda, a água flui após pressionar o botão do bidê.
- Vasos sanitários com acessórios retráteis. Colocado sob a borda da tigela ou na borda da tigela. Depois de desligar o botão do bidê, a conexão entra sob a borda e fica no mesmo nível dela.
Os últimos são preferidos porque são menos sujeitos a contaminação durante o uso.
Dependendo do tipo de controle, são diferenciados os sanitários com bidê manual e eletrônico. Este último pode ser equipado com um controle remoto.
Os banheiros com chuveiro podem ter opções adicionais:
- Tampa com microlift. Esses designs têm uma tampa que fecha suavemente. Uma trava especial embutida evita que a tampa bata.
- Secador de cabelo embutido.
- Função de aquecimento do assento.
- Luz de fundo.
- Termostato. Garante temperatura e pressão de água constantes.
- Dispositivo de análise de biomaterial humano para identificar desvios da norma de determinados indicadores.
- Sistema de ar e hidromassagem.
- Sistema anti-respingos que evita respingos ao usar o banheiro.
- A presença de um revestimento especial que evita a formação de sujeira na superfície da tigela.
Dimensões (editar)
Ao decidir sobre as dimensões do dispositivo, é importante levar em consideração que a distância mínima do vaso sanitário até a porta ou parede oposta deve ser de 65 cm, e deve haver um espaço livre de 30-35 cm em ambos lados do vaso sanitário.
A altura do vaso sanitário deve ser tal que o usuário possa sentar-se confortavelmente nele.Os pés da pessoa devem alcançar o chão, os degraus devem estar no chão. A altura ideal é considerada a distância do chão ao topo do vaso sanitário, igual a 40-45 cm.
Se um vaso sanitário com bidê for instalado para uma pessoa com deficiência ou uma pessoa idosa, sua altura aumenta em 10-20 cm e fica em 50-60 cm do chão.
Ao determinar o tamanho do vaso sanitário, as dimensões e a forma do vaso não são de pouca importância.
A tigela pode ser de três tipos.
- Em forma de funil. O orifício de drenagem neste projeto é centralizado, portanto, podem ocorrer respingos durante o uso.
- Poppet. A tigela é equipada com uma pequena prateleira, que evita a formação de respingos, mas pode reter sujeira no recesso da tigela.
- Kozyrkova. O orifício de drenagem é ligeiramente desviado do centro, a descida é como um slide. Isso permite que a sujeira seja facilmente lavada sem respingar. A opção mais higiênica e fácil de usar.
Projeto
A forma tradicional da sanita é considerada oval ligeiramente alongada. É versátil, adequado para a maioria dos tipos de interiores. A forma redonda é semelhante a ele.
Os vasos sanitários de formas retangulares e quadradas parecem interessantes. No entanto, eles não cabem em todos os interiores. Esse encanamento de alta tecnologia fica bem em interiores minimalistas e quartos decorados em estilo japonês. Ao escolher um vaso sanitário de chuveiro em forma de quadrado e retângulo, é importante que eles tenham bordas arredondadas. Esta opção é segura e não traumática.
Se você decidir comprar um modelo pendurado na parede, verifique o design do banheiro de ovos. Este elemento incomum do banheiro requer um projeto apropriado - pelo menos o resto do encanamento também deve ter uma forma alongada.
A cor usual do banheiro é branco e também bege. No entanto, os fabricantes hoje oferecem uma rica paleta de cores que inclui tons de luz delicados e cores ricas e brilhantes. Um vaso sanitário com bidê colorido permite que você implemente uma ideia de design específica, serve para o zoneamento de uma sala (especialmente quando se trata de banheiros combinados).
Um efeito interessante pode ser obtido usando vasos sanitários padronizados. Eles podem ser feitos de fábrica ou personalizados. Ao escolher um banheiro colorido, é importante que ele corresponda ao esquema de cores e ao estilo geral do cômodo.
Os vasos sanitários coloridos com bidê são feitos usando uma de duas tecnologias:
- o pigmento é adicionado diretamente à matéria-prima;
- o banheiro é coberto com uma fina camada de esmalte colorido.
Dispositivos pintados com o segundo método são mais brilhantes, mais atraentes e retêm sua cor durante todo o período de operação.
Modelos e fabricantes populares
Os vasos sanitários turcos são confiáveis pelos clientes Vitra... Eles se distinguem pela confiabilidade e uniformidade de design para todos os modelos. A porcelana sanitária é usada como base, o design é predominantemente clássico, existem dispositivos de estilo retro. As coleções incluem modelos com placas de liberação verticais e horizontais. A vantagem da marca é uma grande seleção de aparelhos em diferentes faixas de preço: desde caros luxuosos até banheiros bem acessíveis.
Um dos mais famosos no segmento de preço médio é o modelo "VitrA Grand 9763B003"... É um banheiro de piso com um tipo de conexão vertical ao esgoto e um conjunto mínimo de opções. Entre os modelos do segmento elite, vale destacar a estrutura suspensa. Vitra Espace, que também tem uma modificação angular.
Se você está procurando um banheiro "inteligente" com muitas opções adicionais, preste atenção no dispositivo eletrônico feito em porcelana da marca americana Calipso.
Em termos de funcionalidade e consideração de cada elemento, não são inferiores às estruturas eletrônicas com certificado da empresa Grohe... Uma verdadeira sensação foi feita por um modelo relativamente recente Grohe Sensia Arena... Entre as vantagens do aparelho estão os diversos modos de funcionamento de um chuveiro higiênico, inclusive dependendo das diferenças de gênero do usuário. A propósito, se o dispositivo for usado por várias pessoas, todos terão a oportunidade de definir um programa individual - o dispositivo se lembrará disso. A função de descarga é ativada automaticamente quando você se levanta do banheiro e também pode ser iniciada pelo controle remoto. A iluminação noturna permite que você use o banheiro sem ligar a iluminação principal, que pode ser muito clara e irritante depois de dormir. Um cartucho especial absorve os odores e evita que se espalhem.
A maior confiabilidade antibacteriana do revestimento do bico foi comprovada no curso de estudos especiais. O design não tem aro e possui um revestimento antibacteriano especial. Entre os modos de bicos - ablução pontual, hidromassagem.
Produtos da empresa suíça Geberit especialistas conhecidos como um dos mais confiáveis. Aliás, esse fabricante foi o primeiro entre aqueles que começaram a produzir dispositivos de suspensão. A maioria dos projetos são fornecidos completos com a instalação, o que é muito conveniente. A base dos modelos é a porcelana sanitária, que possui um revestimento especial anti-lama. A coleção do fabricante inclui tanto banheiros de chuveiro acessíveis com um conjunto mínimo de funções (geralmente bicos, um sistema anti-respingos e um assento com um microelevador), bem como modelos multifuncionais mais caros.
Entre as empresas nacionais populares, os vasos sanitários com bidê "Ensolarado"... Sua principal vantagem é a compatibilidade de 100% com o sistema de esgoto doméstico e abastecimento de água (ao usar alguns dispositivos europeus, são necessários adaptadores especiais). Além disso, os dispositivos são confiáveis, ecológicos e acessíveis.
Se você está procurando uma tampa de bidê eletrônico, adquira um dispositivo de uma marca alemã Duravit... As principais vantagens das tampas são a versatilidade (compatível com a maioria dos tipos de vasos sanitários), a capacidade de autolimpeza dos bicos, diversos modos de abastecimento de água.
Especialistas e alguns usuários recomendam recusar-se a comprar vasos sanitários baratos de marcas asiáticas desconhecidas. Avaliações indicam que os dispositivos possuem um revestimento de baixa qualidade, o que se torna o motivo da redução da vida útil do encanamento e de seu aspecto pouco apresentável após um curto período de uso.
Dicas de Seleção
Ao escolher um vaso sanitário com função de bidê, em primeiro lugar avalie as capacidades técnicas do aparelho, bem como o material de que é feito. Deve ser dada preferência a produtos cerâmicos. Eles são duráveis, ecológicos e duráveis. A porcelana terá um custo maior, mas também durará 2 vezes mais que a faiança.
Dependendo do tamanho da casa de banho e das suas preferências, escolha entre uma sanita de chão, suspensa na parede ou lateral. Fornece pontos de conexão de água usando abastecimento de água quente. A conexão do vaso sanitário e do tubo de saída do esgoto pode ser inclinada, horizontal (os 2 primeiros métodos são os mais comuns) e vertical. Também existem vasos sanitários com um método de montagem universal, embora sejam mais caros.
É importante que o dispositivo tenha fechos de alta qualidade - metal ou plástico. Os primeiros são mais confiáveis, mais duráveis e, portanto, um vaso sanitário com suportes de metal é mais caro. O mesmo se aplica aos acessórios. Deve ser escolhida uma estrutura de metal sólida.
Determine se o controle do bidê é manual ou eletrônico. No primeiro caso, o dispositivo deve possuir um sistema de pressostato, além de um regulador de abastecimento de água, no segundo, um painel de controle com botões.
Se você não deseja desmontar o encanamento existente ou morar em uma casa alugada ou de serviço, é melhor comprar uma tampa de bidê e combiná-la com o seu banheiro existente. Meça todos os parâmetros do banheiro com cuidado antes de comprar. É melhor comprar uma tampa do mesmo fabricante do vaso sanitário.Isso garante alta compatibilidade do dispositivo e evita dificuldades de instalação.
Inspecione seu banheiro cuidadosamente antes de comprar. A presença de até mesmo um arranhão sutil deve ser um motivo para procurar outro dispositivo. Com o tempo, pequenos danos levarão a uma diminuição nas propriedades protetoras do revestimento, ele começará a se deteriorar mais rapidamente sob a influência da umidade, substâncias químicas e orgânicas.
Se você tem hidrômetros instalados em sua casa, compre tanques com 2 seções. Eles permitem que você controle o volume da água enxaguada, drenando mais ou menos líquido, dependendo do grau de contaminação. Os botões do obturador em tais dispositivos têm 2 teclas.
É mais conveniente utilizar um dispositivo que tenha um bico regulável, cuja presença permite ajustar o grau de pressão e a direção da pulverização da água.
Como fazer isso sozinho?
Ao instalar um banheiro com chuveiro eletrônico, é importante lembrar que se trata de um dispositivo eletrônico e, portanto, requer fiação elétrica separada, aterramento e um sistema RCD.
A instalação do dispositivo envolve a conexão de um tanque de drenagem, um sistema de abastecimento de água quente e fria. O vaso sanitário é conectado à torneira do tubo por meio de uma mangueira flexível. Cada tubo deve ser equipado com uma torneira separada para interromper rapidamente o abastecimento de água em caso de acidente.
Ao instalar unidades de parede, a moldura é selecionada primeiro. Em seguida, uma reentrância de tamanho adequado é construída na parede, a instalação é montada, o tanque e outros elementos são fixados. Ao utilizar um aparelho eletrônico com bidê atrás de uma parede falsa, é necessário organizar a saída, colocando-a na altura máxima do chão.
Independentemente do tipo de banheiro, vede cuidadosamente todas as juntas. Após a instalação, faça um teste de verificação do dispositivo. Se forem modelos de parede, será necessário testar a confiabilidade das juntas antes de instalar a partição.
Para um banheiro com função de bidê, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.