Quais são os tamanhos do banheiro?
O vaso sanitário e o banheiro são elementos essenciais da casa de uma pessoa moderna. No entanto, o primeiro nem sempre é caracterizado por uma grande área, por isso os proprietários de apartamentos têm de ser espertos para colocar a canalização necessária. No entanto, mesmo que o tamanho do vaso sanitário permita, é importante calcular corretamente o tamanho do encanamento e de outros elementos para criar um banheiro fácil de usar.
Que parâmetros existem?
No mercado moderno, você encontra vasos sanitários de fabricantes nacionais e estrangeiros. As dimensões do primeiro correspondem a GOST, suas dimensões padrão dependem do tipo de dispositivo. Porém, as diferenças não são críticas, e o mais conveniente é um dispositivo com parâmetros 380x480x370-400 mm.
Existem três tipos de dispositivos em termos de tamanho:
- pequeno (cujo comprimento não ultrapassa 54 cm);
- padrão (dimensões de comprimento variam de 54-60 cm);
- grande (mais de 60 cm de comprimento, máximo - 70 cm).
Dispositivos grandes têm dimensões impressionantes, como regra, eles são escolhidos por usuários de grandes dimensões. Nesse sentido, não só o tamanho do vaso sanitário é importante, mas também sua capacidade de suportar um peso de até 500 kg.
Os dispositivos domésticos mais comuns são os seguintes:
- estrutura com uma prateleira (tem um comprimento de 605 mm, uma largura de 320-370 mm, uma altura de 340 mm);
- vaso sanitário sem prateleira (comprimento do dispositivo entre 330-460 mm, largura - de 300 a 350 mm, altura - 360 mm);
- modelo infantil (com um comprimento de tigela de 280-405 mm, uma largura de 130-335 mm, uma altura de 210-290 mm).
A prateleira na tigela não deve ser confundida com a prateleira na qual o tanque de drenagem está instalado. No momento, estamos falando sobre o último.
As dimensões dos aparelhos importados geralmente são próximas às nacionais. A largura pode chegar a 360 mm, comprimento - 680 mm. Mais adiante no desenho, você pode ver como os banheiros com prateleira e sem prateleira diferem em termos de tamanho e design.
Neste caso, deve ser feita uma distinção entre os dispositivos com uma prateleira sólida e uma prateleira adicional. A instalação de uma sanita com uma prateleira adicional permite a instalação adicional desta última.
As dimensões especificadas não incluem os parâmetros de dispositivos e acessórios adicionais. Assim, o tamanho de um vaso sanitário com cisterna aumenta proporcionalmente devido à cisterna.
O peso da estrutura depende do tipo de material usado. Os banheiros de faiança (a opção mais comum) pesam em média de 26 a 31,5 kg. O homólogo de porcelana tem um peso mais leve - de 24,5 a 29 kg.
Os mais pesados são os banheiros de mármore, cujo peso varia de 100 a 150 kg. Entre os banheiros leves estão modelos feitos de "aço inoxidável" com peso de 12 a 19 kg. Além disso, caracterizam-se por uma maior durabilidade e são instalados em locais públicos, em unidades de produção. O modelo mais leve é de plástico, pesando em média 10,5 kg.
Os modelos suspensos pesam menos que os modelos de chão do mesmo tamanho, pois não possuem "perna".
O peso da cisterna também afeta o peso do vaso sanitário, e seu peso, por sua vez, depende do material de fabricação e do volume. Um tanque de cerâmica padrão com um volume de 6 litros pesa 11 kg. Conforme o volume diminui, o peso do tanque também diminui.
Esses indicadores não são de pouca importância ao instalar o dispositivo em edifícios dilapidados de vários andares, bem como ao instalar em uma casa particular no segundo andar.
Visão geral do modelo
Diferentes tipos de banheiros têm diferentes dimensões. Um dos modelos mais ergonômicos é um dispositivo em que o tanque e a tigela formam um todo.Os parâmetros de tal banheiro são regulados pelo GOST.
Ele vem em 2 variações:
- "Compacto" com prateleira fundida (dimensões 60,5x34x37 cm);
- análogo com uma prateleira separada (suas dimensões são 46x36x40 cm).
Outro modelo com tanque combinado é um monobloco. Aqui, a tigela e o tanque são feitos de uma única peça de cerâmica, representando uma estrutura de uma só peça. A diferença entre o monobloco e a versão anterior é a ausência de elementos de conexão entre o reservatório e o tanque.
A liberação de monoblocos de fabricação russa é regulada pelo GOST e, portanto, os dispositivos têm os mesmos parâmetros. A largura varia de 36-37,5 cm, o comprimento é 68,5-70 cm e a altura é de 39-77,5 cm.
Para banheiros pequenos, geralmente são escolhidos banheiros de canto. Podem ser de chão ou com dobradiças, a sua característica é uma cisterna de forma triangular. Os tamanhos médios são: largura - dentro de 34-37 cm, comprimento - 72-79 cm e altura - 45-50 cm.
Um vaso sanitário com dobradiças ou console permite aumentar visualmente o espaço de um cômodo, embora seja incorreto dizer que é muito mais compacto do que um piso. Em tal banheiro, apenas o vaso sanitário embutido na parede e o botão de descarga são visíveis para o usuário. A tigela e outras comunicações são instaladas em uma estrutura de metal, chamada de instalação, que está escondida atrás de um painel falso. A organização deste último também "consome" a área útil do banheiro. No entanto, a tigela embutida libera espaço sob o piso, e toda a estrutura parece menos pesada devido à falta de um tanque no campo de visão. As opções de toaletes fixados na parede variam de fabricante para fabricante. Em média, eles têm 35-37 cm de largura, 48 a 58 cm de comprimento e 42 cm de altura.
As dimensões dos vasos sanitários padrão de chão são 520x340 mm com uma altura de 400 mm. As contrapartes americanas e europeias são geralmente 7-10 cm mais compridas.
Além do tamanho do vaso sanitário, também é importante levar em consideração as características dos parâmetros da tomada., uma vez que o tamanho do vão entre o vaso sanitário e a parede depende do tipo de conexão do dispositivo à rede de esgoto. O mais compacto será um banheiro com saída oblíqua. O tubo de esgoto que sai da parede pode ser "construído" de acordo com os parâmetros exigidos, usando tubos ou acessórios angulares. Os dispositivos mais "caprichosos" são considerados de liberação direta, uma vez que o sistema requer ancoragem ao solo, ou melhor, ao tubo que sai dele. O máximo que pode ser pensado em tal sistema é girar a estrutura ao longo do eixo em uma direção ou outra.
Ao calcular o volume da cisterna, você precisa se orientar pelo fato de que uma ida ao banheiro consome 13 litros de água. Via de regra, este é o volume padrão do tanque. Você pode reduzir o consumo de água instalando um sistema de descarga dupla e "dividindo" o tanque em 2 compartimentos de 6 e 3 litros cada. A instalação desse dispositivo permite, em média, economizar até 6.000 litros de água por pessoa por ano.
Existem 4 tipos de instalação de tanque de drenagem:
- monobloco (não há conexão entre o reservatório e o tanque);
- versão compacta (cisterna no vaso sanitário);
- oculto (instalado na instalação);
- suspensão.
Este último pode ser montado bem acima do vaso sanitário (cerca de 150 cm do chão), baixo (até 50 cm) ou localizado a uma altura média do chão (de 50 a 100 cm). A ligação da sanita e da cisterna é efectuada através de um tubo especial.
Além das dimensões do próprio vaso sanitário, os parâmetros de componentes e acessórios também afetam o espaço que ocupa. Portanto, ao organizar modelos fixos e de parede, a instalação é necessária. Suas dimensões dependem do tamanho do vaso sanitário e podem variar. As armações são consideradas padrão com largura de 50 cm e altura de 112 cm.
Ao instalar a estrutura, as dimensões do tubo corrugado não são de pouca importância. Seu objetivo é drenar a água do banheiro. É feito de plástico rígido ou macio. Se o comprimento do manguito do dispositivo for inferior a 130 mm, o comprimento da ondulação deve ser de 200-1200 mm. Diâmetro - corresponde ao modelo do vaso sanitário ao qual esse ralo é fixado.
Outro elemento importante é a braçadeira que conecta o vaso sanitário e a rede de esgoto. Deve ficar nivelado com a saída externa do dispositivo. Quanto ao comprimento, existem punhos longos e curtos (112-130 mm).
Caso atípico
Os casos atípicos geralmente incluem dispositivos para uma sala grande ou pequena, bem como dispositivos para pessoas com deficiência. Para um banheiro espaçoso, recomenda-se escolher vasos sanitários superdimensionados (grandes) e aparelhos com bidê embutido, para os pequenos - de canto ou de encanamento infantil.
Entre os vasos sanitários de tamanhos não padronizados, existe um para crianças. Vale ressaltar que pode ser usado não apenas em creches ou famílias com crianças - esse dispositivo também pode ser instalado em um banheiro de pequeno porte para adultos. Um pré-requisito é que toda a sala deve ser feita em um estilo minimalista, caso contrário, a inconsistência não pode ser evitada.
As dimensões dos vasos sanitários infantis domésticos de acordo com GOST são 29x40,5x33,5 cm. Os análogos da produção estrangeira são um pouco maiores - a largura pode aumentar até 35 cm, o comprimento - até 59 cm.
Banheiros com bidês também têm parâmetros diferentes de outros dispositivos. Via de regra, são mais alongados, pois um sistema de bocais de lavadora é montado em seu aro. A cisterna desses banheiros também pode ter grandes volumes. Uma sanita de chão com um bidé tem normalmente 700 mm de comprimento e 410 mm de largura. A estrutura suspensa é caracterizada pelos seguintes parâmetros - 485x365 mm.
Os vasos sanitários para pessoas com deficiência merecem atenção especial. Eles podem ser dispositivos feitos sob medida ou banheiros padrão equipados com corrimãos, um assento especial e assim por diante. Esses designs também diferem em altura - eles devem ser 10-20 cm mais altos do que os vasos sanitários padrão. Se uma pessoa se move em uma cadeira de rodas, a altura do vaso sanitário deve ser idêntica à altura da cadeira de rodas, geralmente 50 cm. Em geral, a altura do assento do vaso sanitário para pessoas com deficiência é de 50-60 cm. forma, vasos sanitários de tais parâmetros também são convenientes para uso em idosos e pessoas se recuperando de uma cirurgia ou lesão grave.
Se não for possível instalar um banheiro especial, você pode comprar almofadas. São assentos que se prendem a qualquer vaso sanitário e aumentam sua altura. As almofadas têm corrimãos. Já agora, este último pode ser montado tanto na parede como directamente na sanita.
Como calcular corretamente?
Em primeiro lugar, você precisa determinar a localização do vaso sanitário e calcular se ele caberá dentro do vaso sanitário. Deve ser lembrado que pelo menos 25-30 cm de espaço livre deve permanecer em cada lado do dispositivo. A distância mínima do dispositivo a uma porta ou parede oposta é de 70 cm.
Além disso, a distância da parede ao centro da tubulação de esgoto deve ser esclarecida. Não deve ser grande, caso contrário, será necessário instalar uma mangueira de conexão superdimensionada. Mas a distância mínima também é inconveniente - o tubo vai atrapalhar a instalação. Este parâmetro é um indicador de quão longe o banheiro será afastado da parede.
Para estruturas com saída horizontal, o esgoto é inserido a 18 cm do chão, para dispositivos com saída oblíqua - a partir de 20 cm.
Ao instalar um vaso sanitário com tanque embutido ou modelo de parede, as dimensões da instalação e da parede falsa devem ser levadas em consideração nos cálculos.
Você pode descobrir as dimensões aproximadas do banheiro, cujo uso será conveniente em um determinado cômodo, medindo a profundidade do cômodo e dividindo-o por 2. O valor resultante será o comprimento aproximado do dispositivo. O resto dos parâmetros do banheiro serão definidos em relação a ele.
Para salas grandes, você deve escolher uma tigela com um tamanho grande.é possível escolher dispositivos combinados com um bidê. Para vasos sanitários de pequeno porte, recomendam-se modelos compactos de piso ou suspensos, bem como estruturas de canto com instalação.
Recomenda-se selecionar um dispositivo que seja conveniente para o membro maior ou mais alto da família. A altura da estrutura deve ser confortável para a pessoa sentada nela. Ele não deve sentir tensão nas pernas, sendo capaz de abaixar completamente os pés até o chão. Quanto à largura, deve estar "correta". Com uma bacia de banheiro excessivamente estreita, a borda "corta" nas pernas, com uma larga, a circulação sanguínea nas pernas pode ser comprimida.
Ao escolher um banheiro infantil para uma criança, é preciso lembrar que ele cresce rapidamente. Nesse sentido, as dimensões do dispositivo escolhido para as dimensões da criança devem ser aumentadas em 20%. Isso permitirá que você troque o banheiro com menos frequência.
A instalação de equipamentos separados para crianças é aconselhável se houver espaço suficiente no banheiro. Caso contrário, é mais sensato instalar um vaso sanitário e comprar uma capa especial para crianças.
Recomendações de instalação
A instalação do vaso sanitário é um processo relativamente simples, na maioria dos casos esse trabalho não requer o envolvimento de profissionais. A instrução, que é necessariamente anexada a cada dispositivo, simplifica muito o assunto.
Em primeiro lugar, é necessário desmontar a antiga sanita, tendo previamente fechado a torneira e retirado a água da bacia. É necessário afrouxar os parafusos de fixação, se necessário, derrubar a tigela do chão e da tubulação de esgoto.
A próxima etapa é fornecer uma superfície de piso nivelada e lisa para a instalação da nova unidade. Durante o preparo e a secagem da base (por exemplo, após rebocar o piso ou nivelar com argamassa de cimento), é necessária a montagem do vaso sanitário. Então você deve fazer a marcação necessária. É mais conveniente fazer as marcações necessárias no chão colocando a tigela sobre a base preparada e marcando os pontos de fixação com um lápis (existem perfurações especiais na “perna” do vaso sanitário para isso, através das quais você pode desenhar pontos com um lápis no chão).
O revestimento do vaso sanitário para o sistema de esgoto é feito com papelão ondulado, o tanque é conectado ao tubo de abastecimento de água fria por meio de uma mangueira flexível. Este último é trazido para o tanque pelo fundo ou pela lateral.
Após a instalação do vaso sanitário, é necessário selar todas as juntas com selante de silicone e dar tempo para que o selante seque. Depois disso, é preciso fazer um controle de uso do equipamento (drenar a água várias vezes) e verificar a regularidade do sistema. Se tudo estiver em ordem, você pode prender o assento.
A instalação de um tanque oculto começa com a instalação da instalação na qual o tanque está acoplado. Além disso, as etapas de trabalho são idênticas às descritas acima, o processo termina com a verificação da exatidão do trabalho e a posterior instalação e decoração da parede falsa.
No próximo vídeo, você pode ver claramente como instalar o vaso sanitário com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.