Tipos de juntas entre a cisterna e o banheiro
Na hora de instalar um vaso sanitário, é difícil prescindir desse elemento, à primeira vista, insignificante, mas ao mesmo tempo necessário, como uma gaxeta. Essa parte é a ligação entre a cisterna e o banheiro, ela faz a conexão bem estanque.
Na hora de comprar uma gaxeta, é importante fazer a escolha certa do produto. Para fazer isso, você precisa saber que tipos de juntas existem entre a cisterna e o banheiro.
Para que servem as juntas?
O vaso sanitário e a cisterna devem se tornar um único sistema após a instalação de um dispositivo de higiene na área sanitária. Só assim é possível evitar fugas e outros momentos desagradáveis associados à canalização. Tudo deve funcionar de forma harmoniosa e clara. Isso pode ser conseguido usando uma junta especial. Esse produto tem uma longa durabilidade (vários anos) e, após o uso, pode ser facilmente substituído.
O valor da junta é difícil de superestimar; quando instalada entre o vaso sanitário e a cisterna, fornece:
- criação de um sistema bem coordenado "vaso sanitário";
- estanqueidade da conexão desses elementos;
- organização de um inserto macio e elástico entre duas peças cerâmicas em contato;
- eliminação de problemas de vazamento entre a cisterna e o banheiro.
O principal requisito para a gaxeta é sua total conformidade com o tipo de tigela e cisterna. Somente neste caso ela poderá realizar as funções acima.
Com o tempo, esse selo perde sua elasticidade., racha, seca e começa a deixar passar água - essas características indicam a necessidade de reposição. Não se preocupe - você pode substituir a gaxeta com suas próprias mãos, sem a ajuda de um encanador experiente.
O preço desse produto também é baixo, então você só precisa decidir sobre o tipo de gaxeta adequado e estudar a seqüência de trabalho de instalação.
Visualizações
Se houver suspeita de que a gaxeta se tornou inutilizável, você deve remover o tanque e certificar-se de que haja danos. Podem surgir situações em que a vedação simplesmente se moveu de seu lugar e, como resultado, apareceu um vazamento. Neste caso, basta fixar a junta e verificar o seu aperto.
Se uma substituição for necessária, você precisará remover a gaxeta deteriorada e levá-la para o armazém. Assim, a forma, o tamanho e o diâmetro da gaxeta podem ser facilmente combinados.
Essas vedações, dependendo do material de fabricação, são de vários tipos.
- Borracha. As peças mais populares e baratas.
- Silicone. Eles têm boa elasticidade e são produtos higiênicos mais caros.
- Poliuretano. Os produtos mais caros em seu segmento. O alto custo se deve a sua durabilidade, invariabilidade de forma e elasticidade.
Os selos também variam em formato e forma.
À venda, você pode encontrar consumíveis que são chamados de:
- cônico;
- volta;
- trapezoidal;
- oval, etc.
Existem juntas para cisternas que são configuradas apenas para vedar a entrada.
O país de origem também pode fazer diferenças significativas entre os produtos.
Portanto, as juntas domésticas têm uma desvantagem significativa - sua qualidade deixa muito a desejar. No entanto, conforme evidenciado por comentários de clientes, você pode encontrar produtos muito bons.
Os lacres importados, devido ao rígido controle, apresentam melhor qualidade e maior vida útil. No entanto, vale lembrar que o custo desses elementos é uma ordem de grandeza superior ao doméstico.
No processo de escolha de um forro de banheiro, os especialistas aconselham que você teste o produto para determinar seu grau de elasticidade. Muitas vezes acontece que os lacres ficam muito tempo armazenados em armazéns, as regras para a sua estocagem são violadas, o que faz com que os produtos sequem e percam as suas propriedades originais.
Primeiros socorros
Como as gaxetas geralmente são feitas de borracha, há muitas dúvidas sobre sua durabilidade. Não é segredo que, com o contato constante com a umidade, os produtos de borracha perdem gradualmente sua elasticidade, endurecem e começam a rachar. E mesmo pequenas rachaduras podem receber água, que é a primeira razão para danos à junta.
É possível entender que o selo está em mau estado por vários motivos.
- O líquido aparece no chão do vaso sanitário. Se o líquido nada tem a ver com a formação de condensação na cisterna do vaso sanitário no inverno, bem como com o vazamento da válvula, então é um vazamento devido à inadequação da junta.
- A inspeção visual do selo mostrou danos óbvios. Para realizar esta operação, você deve remover completamente a cisterna do banheiro. Se nenhum dano visível for encontrado durante a inspeção, sinta a gaxeta. Se a peça for muito rígida, é melhor substituir a vedação.
Como substituir?
Não é difícil substituir a junta, mesmo uma pessoa inexperiente que está longe de instalar produtos de encanamento pode realizar este processo. Basta lembrar algumas sutilezas do procedimento, que, dependendo da localização do tanque do vaso sanitário, podem ser diferentes.
Na prateleira
A vedação entre a cisterna e a tigela pode ser localizada na prateleira do vaso sanitário. Esta montagem é a mais comum devido ao seu tamanho compacto. Mas, neste caso, existem certas desvantagens, expressas na baixa pressão do fluido de lavagem.
Para trocar a gaxeta, antes de mais nada, é necessário desligar o abastecimento de água e desconectar a mangueira. A cisterna deve ser esvaziada com uma válvula e desligada da base desapertando os parafusos passantes. Neste caso, deve-se ter em mente que a porcelana é um material frágil e pode trincar.
A próxima etapa requer a remoção do selo antigo e sua substituição por um novo. Para aumentar o nível de vedação, recomenda-se aplicar uma camada de silicone na base, que ajudará a fixar a gaxeta e evitar que ela se mova durante a instalação do tanque.
Em alguns kits, dependendo do modelo do vaso sanitário, pode haver outra gaxeta adicional, cuja função não é vedar, mas amortecer e amenizar o contato de dois elementos de porcelana. Você deve estar ciente de que existem modelos que representam uma construção de uma peça do tanque e do reservatório, que não requerem a substituição das juntas.
Destacável
Este projeto tem uma vantagem, que se manifesta na intensidade da pressão do fluido de descarga. Nesse caso, o tubo de drenagem é fixado ao vaso sanitário e vedado de várias maneiras, que dependem do formato do gargalo da tigela. Na maioria dos casos, ele possui uma extensão que é usada para se conectar com segurança ao ferrolho. Atrás desta extensão, um selante de silicone pré-tratado deve ser instalado.
Outra opção de vedação são os punhos de pétalas provisórios. São produtos de borracha, cujo lado externo é ligeiramente maior que o diâmetro do gargalo da tigela e a parte interna corresponde ao diâmetro da seção do tubo de descarga. Durante a fixação, todos os elementos são lubrificados com um selante. Esse manguito é instalado dentro do gargalo da tigela, embora não exija uma junta de vedação adicional.
Eliminar vazamentos é um processo simples, é bem possível substituir a gaxeta você mesmo, o principal é não se confundir com o diâmetro do produto na hora de escolher as vedações.
Recursos da mesa
Parece que seria mais fácil apertar as peças quando todas as manipulações com as gaxetas estivessem para trás. No entanto, o procedimento para fixar as peças do vaso sanitário tem certas características.
O aperto das porcas na rosca das hastes dos parafusos deve ser realizado uniformementeatuando alternadamente com conexões aparafusadas. A força de pressão deve ser moderada e a intensidade do aperto calculada corretamente. Não aperte demais as conexões, basta parar na fase em que a gaxeta estiver visualmente e pelo toque apertada no nível desejado.
Não é especialmente recomendado apertar demais em locais onde parafusos de polipropileno são usados. Os especialistas recomendam substituir os fechos de plástico por outros de metal: desta forma, consegue a fiabilidade garantida pelo fabricante.
Profilaxia
É comum instalar pinos de polímero em kits de encanamento modernos. Em termos de fixação, eles, é claro, são inferiores aos de metal, mas também têm suas próprias vantagens. A principal vantagem é a resistência do material à corrosão, pois os parafusos de metal enferrujam com o tempo, e o reservatório vaza por causa disso.
Ao substituir a junta, há momentos em que é simplesmente impossível desapertar os parafusos enferrujados. Nesta situação não é recomendável aplicar força, é preferível usar um líquido especial ou recorrer ao uso de querosene. Para aumentar a vida útil dos fixadores, é melhor substituí-los por inoxidáveis, por exemplo, latão.
As medidas preventivas também incluem a inspeção regular do vaso sanitário e de todos os seus elementos de fixação. Se notar avarias e desgaste de peças com o tempo, pode evitar vários momentos desagradáveis, como fugas.
Para obter informações sobre como consertar um vazamento no banheiro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.