Vazamento no tanque de drenagem: causas e soluções

Contente
  1. Dispositivo de mecanismo
  2. Por que está vazando e como consertar?
  3. Mecanismo de botão: recursos
  4. Prevenção: Dicas
  5. Visão geral dos fabricantes

Um vazamento na cisterna do banheiro invariavelmente causa muitos problemas. Por causa disso, ouve-se constantemente o zumbido do líquido que flui, a superfície da tigela fica coberta de corrosão, a condensação se acumula gradativamente nos tubos, ocasionando a formação de mofo. Além disso, as contas de água estão aumentando significativamente.

Para evitar todas essas consequências desagradáveis, todos os vazamentos do tanque devem ser eliminados o mais rápido possível. A propósito, a maioria dos problemas é fácil de resolver por conta própria, sem recorrer aos serviços de encanadores. No entanto, para isso, você precisa ter pelo menos um conhecimento mínimo do funcionamento deste sistema e de todos os seus componentes.

Dispositivo de mecanismo

Para eliminar rapidamente a quebra, deve familiarizar-se com os fundamentos teóricos do dispositivo de canalização, nomeadamente, descobrir como funciona a saída de água do dispositivo de canalização.

Independentemente dos parâmetros operacionais do banheiro, absolutamente qualquer modificação tem duas partes básicas - uma bacia e uma cisterna. A tigela, via de regra, fica no chão, mas nos últimos anos, os produtos embutidos nas paredes têm se tornado cada vez mais populares. O tanque de água está sempre localizado acima da tigela. O mecanismo de drenagem da água baseia-se no princípio básico de “selo d'água” - que implica vazamento sob a influência da pressão gerada ao pressionar a alavanca (botão).

Hoje em dia, as lojas de encanamento apresentam a mais ampla seleção de vários vasos sanitários e cisternas de todas as modificações. Este último, aliás, pode diferir dependendo de qual recurso é usado como base para a classificação.

A forma mais comum de instalação de uma bacia, cuja relevância não diminui há muitas décadas, envolve a instalação de uma única estrutura que conecta o vaso sanitário e a bacia, que são um único todo. A vantagem indiscutível desse tipo de encanamento é a ausência da necessidade de tubos que ligassem esses dois elementos. Este grupo também inclui os modelos "compactos" - eles são aparafusados ​​por meio de uma gaxeta na borda traseira do vaso sanitário

Nos últimos anos, as estruturas articuladas tornaram-se muito populares, quando o tanque é instalado a uma certa altura do reservatório. Isso garante uma pressão de água bastante forte e, consequentemente, uma descarga eficaz. Estas estruturas são bastante resistentes e duráveis, têm um aspecto elegante e são consideradas umas das mais convenientes de utilizar, além disso, podem poupar significativamente espaço na casa de banho. O único inconveniente da instalação pode ser chamado, talvez, do barulho do ralo, que se ouve no momento em que as águas são escoadas.

As estruturas ocultas são modelos da categoria "instalações", uma das tendências mais em voga. Esses produtos são ideais para apartamentos e casas em reforma. Nesse caso, a cisterna é montada na parede e fechada com painéis e uma parede falsa, o que a torna quase invisível, e o sistema é iniciado pressionando um painel especial.

Pelo tipo de descarga, os tanques são condicionalmente divididos em duas categorias.

  • Alavanca É um sistema amplamente representado em tipos de modelos mais antigos. Aqui, o abastecimento de água durante a descarga é regulado por uma alavanca especial, cujo levantamento abre o orifício de drenagem.
  • Botão de apertar - aparelhos com dois botões, mais procurados pelos consumidores. O sistema permite o uso econômico da água, pois possui dois modos de operação - ao apertar um botão, apenas metade da água do reservatório é despejada, e ao apertar os dois botões, o volume total.

O fornecimento de fluidos é regulado pelo uso de conexões, que, por sua vez, são divididas em vários tipos.

  • Lado - este tipo é mais comum entre os modelos domésticos de encanamento e envolve a localização dos acessórios por cima, não por baixo. A vantagem indiscutível de tais modelos é o preço bastante baixo, e as desvantagens estão associadas a um conjunto de água excessivamente barulhento, o que reduz significativamente o nível de conforto no ambiente.
  • Diminuir - estes são modelos mais caros que aumentam o ruído ao nível mais baixo. Modelos com esse delineador são produzidos na Rússia e no exterior.

O escoamento da água para a tigela é regulado por válvulas de corte, é ela quem evita vazamentos desnecessariamente. O mecanismo de ação aqui é simples: à medida que o tanque é enchido com líquido, a água cria pressão, o que leva a uma pressão tangível da válvula embutida contra o ralo da bacia, interrompendo assim o fluxo de água para o vaso sanitário. Portanto, em uma situação em que a água no tanque começa a correr repentinamente mesmo depois de encher o tanque, podemos afirmar com segurança que a quebra está associada a uma violação da funcionalidade das válvulas de corte.

O papel de "regulador" do nível do líquido no reservatório é desempenhado pela válvula. Quando a marca d'água predefinida é alcançada, seu fornecimento para o reservatório termina. Neste caso, um flutuador especial serve como uma espécie de indicador, que é conectado à válvula de enchimento por meio de uma haste de latão.

Se os primeiros modelos de mecanismos de drenagem ofereciam uma colocação de válvula lateral e uma bóia horizontal, então os produtos mais modernos são caracterizados por uma posição de bóia vertical e instalação de válvula no compartimento inferior do tanque de drenagem.

A drenagem e o transbordamento da água também são supervisionados por um mecanismo especial que evita que a água transborde para fora em caso de problemas com a válvula de drenagem.

Cada um desses elementos pode falhar com o tempo e exigir reparo ou substituição. Não revisaremos os problemas associados a danos mecânicos ao corpo do tanque em si. A prática mostra que tais avarias requerem a substituição de todo o tanque, uma vez que mesmo adesivos muito resistentes são ineficazes quando aparecem fissuras graves.

Por que está vazando e como consertar?

Um vazamento no tanque pode ocorrer por uma variedade de razões, embora absolutamente todos os projetos do mecanismo de drenagem sejam caracterizados por características individuais, portanto, a maneira de eliminar os problemas em cada caso será individual. No entanto, a instalação mais comum é o modelo do tipo fechado, por isso vamos considerar as causas mais comuns de vazamento usando este projeto como exemplo.

Despressurização

O primeiro motivo de o tanque estar pingando é a despressurização. Nesse caso, ocorre um vazamento na área da junção do tanque e do próprio vaso sanitário. Via de regra, a causa é a deformação ou abrasão da vedação de borracha.

O vazamento pode ser eliminado instalando uma nova gaxeta.

Este trabalho é realizado da seguinte forma:

  • a válvula de pressão da água fecha e, conseqüentemente, o abastecimento de água é interrompido;
  • toda a umidade residual é removida do tanque com uma esponja e um pano absorvente;
  • em seguida, você deve desparafusar a porca de drenagem, que está localizada diretamente sob a escotilha do gatilho;
  • todos os parafusos com os quais o tanque é preso ao vaso sanitário são desaparafusados;
  • o tanque está sendo desmontado;
  • em seguida, é necessário desparafusar a porca que prende o dreno, em seguida, este é removido;
  • uma nova junta é instalada;
  • o mecanismo de descarga é fixado com novas contraporcas;
  • o tanque para no lugar e é preso com ferragens.

Todas as gaxetas são feitas para modelos específicos de bacias sanitárias, possuem diferentes formas e tamanhos diferentes, por isso é extremamente importante escolher o tamanho necessário para o seu mecanismo específico. Se a junta for menor ou maior do que o necessário, o problema com o vazamento não irá a lugar nenhum.

Com menos frequência, mas as razões para a despressurização podem estar em outra coisa - quando o parafuso de fixação da cisterna no vaso sanitário enferruja ou o isolamento, que é responsável pelo aperto do orifício desse mesmo parafuso, se desgasta. Nesse caso, você precisa aparafusar um novo parafuso e colocar o elástico de isolamento.

O procedimento é o seguinte:

  • o abastecimento de água é interrompido;
  • a capacidade da máquina de lavar está completamente esgotada;
  • todos os parafusos são desenrolados e removidos dos assentos.

Uma arruela de vedação é fixada em cada parafuso, após o que eles retornam à junta e os apertam com porcas.

Às vezes, nem mesmo a substituição do isolamento é necessária - apenas aperte a porca solta. No entanto, não seja muito zeloso - se você apertar o parafuso com muita força, a faiança pode simplesmente quebrar.

Todas essas ações estão ao alcance de uma pessoa sem experiência no trabalho com encanamento, enquanto a economia será tangível: para substituir materiais, você precisará de cerca de 200 rublos para uma junta e cerca de 100-300 rublos para um conjunto de parafusos ( a preços de 2017). E a chamada do mestre custará pelo menos 1200-1400 rublos.

Tendência

O segundo motivo de vazamento está associado ao deslocamento da alavanca. Para corrigir a situação, basta devolvê-lo à sua posição original - estritamente horizontalmente, logo abaixo do nível da conexão do tubo.

Para eliminar outros vazamentos associados à alavanca, você deve:

  • levante a tampa do tanque de drenagem;
  • levante ligeiramente o flutuador e tente ajustá-lo.

Se depois disso a água não vazar mais e não pingar, é necessário desdobrar o eixo da bóia ou substituí-la por uma nova. Se o fluxo não parar, examine a válvula mais de perto.

Pera

Quando o tanque não retém água e vaza, o motivo pode estar no dano à pêra. Nesse caso, o líquido flui continuamente para o vaso sanitário, mesmo após a descarga. Via de regra, o motivo aqui está associado ao fato de que, à medida que a operação avança, a peça de borracha perde a elasticidade, torna-se rígida, deixa de tomar a forma desejada e começa a desmoronar. Não faz sentido consertar - a pêra não pode ser restaurada, apenas a substituição do elemento pode ajudar aqui.

Na hora de escolher a pêra certa, dê preferência ao produto mais macio. Esses modelos podem ser usados ​​por um longo tempo até que também endureçam. Para começar, a pêra deve ser girada no sentido horário - isso removerá o fio do fixador e, durante a instalação, gire-o novamente, mas no sentido anti-horário.

Dica: antes de comprar uma pêra, você pode usar um peso suspenso em uma haste, por exemplo, qualquer noz pesada. Isso aplicará pressão ao saco, prendendo-o à sela.

Válvula

Um problema com a válvula de corte costuma ser a causa do vazamento do tanque. Você pode consertar. Para isso, ajuste o grau de pressão da escotilha no elemento do tubo de drenagem, esmerilhando sua extremidade. Mas todas essas ações demandam muito tempo e esforço, além de capacitação profissional, caso contrário a situação não só não pode ser corrigida, como também agravada.

Será mais correto substituir todo o tanque ou sua unidade de drenagem. Para fazer isso, como de costume, primeiro feche a água e drene o tanque e, em seguida, remova todos os parafusos de fixação. Em seguida, o próprio tanque é desmontado e a gaxeta de borracha é recolocada, as contraporcas são desparafusadas e todo o mecanismo anterior é removido. Um novo é montado para substituí-lo e, em seguida, todas as ações são repetidas na ordem inversa.

Observe que o novo mecanismo de drenagem deve ser do mesmo modelo do antigo ou, em casos extremos, do mesmo fabricante.Por exemplo, se o seu tanque quebrado for da Cersanit, o novo deve ser feito na mesma fábrica.

Em princípio, esse trabalho é simples, qualquer artesão doméstico que tenha à sua disposição chaves e um par de chaves ajustáveis ​​pode substituir o tanque. Se você não está confiante em suas habilidades, use a ajuda de um profissional. É verdade que seus serviços devem ser pagos, em 2017, o cheque médio para esse trabalho era de 1600-1800 rublos.

Parafusos

Uma falha generalizada que leva ao vazamento da cisterna é a deformação dos parafusos que conectam o vaso sanitário e a cisterna. Os fechos de plástico rebentam e os de metal enferrujam - isto causa fugas.

Para corrigir a situação, você precisa inspecionar cuidadosamente todas as conexões. - existe uma grande probabilidade de que um único parafuso esteja sujeito a substituição. No entanto, o especialista ainda recomenda a compra de um conjunto de parafusos. Em qualquer caso, cada um deles será útil ao usar o banheiro.

Se a maioria dos parafusos estiver enferrujada e não houver como desparafusá-los e removê-los, você pode cortá-los com uma serra para metal, então o tanque é empurrado para trás e a prateleira localizada na braçadeira é removida. Em seguida, os restos dos parafusos enferrujados são removidos e a corrosão remanescente nos orifícios é removida. Para a montagem, novas vedações são instaladas e novos parafusos são aparafusados. Ao prender esta última, procure não permitir distorções, todos os movimentos devem ser suaves, sem esforço e pressionando com firmeza, caso contrário você pode esmagar a faiança e então o conserto exigirá quantidades muito maiores.

Transbordar

O enchimento excessivo e a quebra do tanque de drenagem podem ter outros motivos. Por exemplo, comprar uma estrutura com peças de baixa qualidade. Se for esse o problema, então você precisa comprar um novo item, mais confiável e de alta qualidade. No entanto, você pode tentar consertar alguns defeitos “no local”. Por exemplo, se aparecer um pequeno orifício na bóia, ele pode ser consertado com o polietileno mais simples ou um pedaço de plástico. Para isso, o material é aquecido em fogo mais leve, após o qual o defeito é “fechado”. No entanto, esse tipo de reparo pode ser apenas uma solução temporária para o problema; substituir o flutuador que está vazando líquido por um novo será necessário em qualquer caso.

Rachaduras

E, por fim, rachaduras nas laterais da cisterna ou em seu fundo. Se o dano for pequeno, você pode tentar cobri-lo com um selante de alta qualidade. Mas, como o método anterior, este método foi projetado para resolver temporariamente o problema, o produto não durará muito e você ainda precisará substituir o tanque e o vaso sanitário.

Mecanismo de botão: recursos

O mecanismo do botão requer uma abordagem ligeiramente diferente. Para começar, vamos nos concentrar nos recursos de tais sistemas.

Eles são de vários tipos:

  • com um único botão - enquanto a água é drenada enquanto o botão é mantido pressionado;
  • com um botão, quando a drenagem começa com o primeiro toque curto e dura até o segundo;
  • com dois botões - cada um deles libera um volume diferente de água com uma cabeça de fluxo diferente.

O mecanismo de ação é diferente aqui, mas o princípio é o mesmo. Nas ferragens, quando o botão é pressionado, o dispositivo que bloqueia o ralo sobe. Ao mesmo tempo, o suporte em si permanece imóvel - essa é toda a diferença.

Se a água sair de tal instalação, em primeiro lugar, você deve determinar em que posição o interruptor está localizado e, em seguida, tentar estabelecer a causa da quebra: quando o botão permanece no eixo, então, provavelmente, o retorno a primavera perdeu sua elasticidade. A tampa de tal barril sempre será mantida na posição "aberta".

Caso contrário, a subsequência é a mesma aqui:

  • desmonte a tampa e troque;
  • instale uma nova mola;
  • centralize o assento - ele está localizado diretamente sob o orifício na tampa do tanque;
  • remontar.

Prevenção: Dicas

Para que problemas com o encanamento e, em particular, com o vaso sanitário, ocorram tão raramente quanto possível, os especialistas recomendam tomar um conjunto de medidas preventivas. Para fazer isso, é aconselhável limpar bem o mecanismo do vaso sanitário e o tanque de drenagem a cada seis meses. Faz sentido monitorar regularmente a condição real das conexões e válvulas.

Os banheiros toleram muito mal as mudanças de temperatura e danos mecânicos, e se isso ou aquilo aconteceu, você deve verificar cuidadosamente o estado do encanamento, mesmo se exteriormente parece bom.

a prevenção oportuna estende significativamente a vida útil de todo o sistema como um todo. Se ocorrer algum vazamento, em primeiro lugar, os defeitos simples são eliminados e só depois começam a consertar problemas mais sérios.

Na maioria das vezes, o vazamento da cisterna pode ser eliminado sem o envolvimento de especialistas. A construção em si é bastante simples. Sua montagem / desmontagem não requer ferramentas especiais e habilidades profissionais, sendo que as peças de reposição podem ser adquiridas em qualquer loja. Via de regra, seu custo é baixo.

Analisamos as causas mais comuns de vazamentos., em 95% dos casos seu problema está relacionado a um deles. Mas se você substituiu todas as peças danificadas, apertou os parafusos e selou as rachaduras e a água ainda está escorrendo, você deve entrar em contato com um encanador.

E, claro, a qualidade da estrutura é um fator importante que afeta a vida útil do vaso sanitário. Para um banheiro prático, você deve ir a uma grande loja de encanamentos com boa reputação - lá você pode encontrar modelos para todos os gostos e carteira para seu banheiro. Ao mesmo tempo, pode ter a certeza de que todos os produtos apresentados se distinguem pela sua resistência e elevada qualidade.

Ao adquirir uma estrutura, você precisa prestar atenção a alguns pontos:

  • não deve haver defeitos externos, lascas e rachaduras na cisterna e no vaso sanitário, o produto deve ser revestido uniformemente;
  • o kit deve incluir todos os componentes necessários à instalação;
  • o produto deve vir acompanhado de instruções que permitirão montar a instalação corretamente, o que evitará o rápido aparecimento de vazamentos.

Visão geral dos fabricantes

Em conclusão, apresentaremos uma visão geral dos fabricantes de vasos sanitários e cisternas, cujos produtos se estabeleceram no mercado como confiáveis, práticos e duráveis.

Sanita - uma marca russa que atua desde meados do século passado - ainda durante os anos de guerra, a empresa produzia cerâmica para as necessidades do exército e, em tempos de paz, a empresa redesenhou suas instalações de produção e começou a produzir louças hidráulicas.

A vantagem dos produtos desta marca é o custo relativamente baixo, bem como:

  • alta qualidade dos materiais utilizados;
  • instalação de acessórios suíços;
  • função de descarga do chuveiro.

As desvantagens incluem um dreno fraco, porém, é típico apenas para alguns modelos da marca.

IDDIS É mais um fabricante nacional que comercializa com sucesso os seus produtos no mercado de louças sanitárias há mais de 10 anos. Entre os consumidores russos, são os sistemas da marca DDIS os que têm maior procura devido à sua facilidade de uso, facilidade de instalação e baixo preço.

Alguns modelos podem ter montagens fora do padrão e isso é atribuído a desvantagens, mas, no entanto, eles não afetam o funcionamento do mecanismo de drenagem de forma alguma.

A categoria "conforto" inclui produtos dos principais fabricantes europeus.

Gustavsberg - uma empresa da Suécia que domina a produção de vasos sanitários há mais de 5 anos.

Esses produtos elegantes têm excelentes características de desempenho:

  • facilidade de instalação;
  • fácil de usar;
  • consumo econômico de água;
  • trabalho silencioso;
  • componentes de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, os modelos são representados de forma muito restrita no mercado russo, razão pela qual, se os sistemas quebrarem, podem surgir problemas com a compra de peças de reposição.Além disso, os produtos desta marca são frequentemente contrafeitos no nosso país, pelo que a aquisição de uma instalação cara pode acarretar o risco de ser proprietário de uma cópia defeituosa.

Jika - um fabricante da República Tcheca. A empresa produz vasos sanitários desde a década de 90 do século passado. Durante esse período, os produtos da marca conseguiram se estabelecer como líderes do setor e conquistaram muitos consumidores na Rússia. Hoje a fábrica faz parte do grupo de empresas Roca e vende com sucesso artigos esportivos na maioria dos países do continente euro-asiático.

Vantagens dos produtos Jika:

  • durabilidade;
  • design estético;
  • consumo econômico de água;
  • ampla gama de preços.

As desvantagens incluem o alto custo de reparos e peças sobressalentes, se houver uma avaria ou vazamento, será necessário um valor bastante tangível para consertá-lo. Bem, além disso, nas lojas, muitas vezes há um conjunto incompleto, por isso tome cuidado e verifique tudo sem sair do balcão.

Os modelos premium incluem Jacob Delafon. Trata-se de um fabricante francês, que lançou a produção de cerâmica sanitária já no século XIX. O sortimento de louças sanitárias desta marca conta com mais de 1000 itens, os produtos da marca podem ser encontrados nas residências, hotéis e restaurantes mais caros do mundo.

As vantagens são óbvias: são de excepcional qualidade, design impecável, operação silenciosa e consumo de água econômico. As desvantagens também estão associadas ao nível do produto - poucas pessoas se comprometem a consertar tal produto, e é bastante problemático encontrar componentes para o encanamento.

Para informações sobre como consertar um vazamento em uma cisterna com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário