Sanitários de chão com cisterna: características e modelos populares

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Desenhos e formas
  3. Cores e desenhos
  4. Materiais de manufatura
  5. Avaliação de fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Dicas de instalação

O vaso sanitário de piso é um projeto versátil caracterizado pela confiabilidade e facilidade de instalação. Ela é bem conhecida por muitos que cresceram na União Soviética. No entanto, hoje os dispositivos de chão se encantam com uma grande variedade de formas, designs e um rico conjunto de opções.

Peculiaridades

O design do vaso sanitário de piso é simples. É constituída por uma tigela, que é fixada ao chão, e uma cisterna. O tanque do vaso sanitário é conectado ao cano de abastecimento de água fria por meio de uma mangueira, e a saída da bacia é conectada ao esgoto.

Uma espécie de construção de piso é a chamada "tigela de Gênova"montado no chão e assume uma posição agachada ao usar o banheiro. Este projeto também é chamado de "banheiro turco" e é geralmente usado em locais públicos.

Dentro do tanque há um mecanismo de drenagem e um sistema de abastecimento de água equipado com uma bóia. Depois que o botão de drenagem é pressionado, a válvula se abre e a tigela é preenchida com água. Assim que o volume de água necessário for coletado, a válvula é fechada.

Desenhos e formas

O desenho do vaso sanitário depende do ângulo de saída que, por sua vez, depende da localização da tubulação de esgoto.

Assim, os dispositivos são diferenciados:

  • com saída horizontal (a tubulação de esgoto fica no chão ou na parede);
  • com saída vertical (outro nome é "saída para o chão", quando o cano de esgoto vai para o chão);
  • com saída oblíqua (adequada para sistemas em que a rede de esgotos se encontre na parte inferior da parede, junto ao chão).

Ao comprar um banheiro, você deve selecionar o ângulo de saída para um tipo específico de sistema de esgoto. Mas existem dispositivos universais mais caros, usando os quais, você pode negligenciar esta regra. Uma opção mais barata é adaptar o vaso sanitário inadequado ao sistema de esgoto existente usando um tubo corrugado. No entanto, esse método é mais trabalhoso e ocupa espaço livre na sala.

As diferenças também se aplicam ao tanque de drenagem, que pode ser montado no próprio vaso sanitário e instalado acima dele. O vaso sanitário e o tanque nele instalado formam um monobloco, caracterizado pela instalação mais simples. Também é possível colocar o tanque na parede acima do vaso sanitário. A ligação dos elementos estruturais é realizada por meio de um tubo. A altura do tanque pode ser diferente.

Existem versões de sanitas de chão, cuja instalação é semelhante à instalação de contrapartes articuladas. Seu tanque é montado em uma instalação de parede, após a qual toda a estrutura é decorada com um painel falso. O usuário vê apenas o vaso sanitário e o botão de descarga do vaso sanitário.

As estruturas fixadas na parede podem não ter tanque, enquanto o sistema de descarga é conectado diretamente às tubulações de água fria. Esses dispositivos são frequentemente vistos em edifícios públicos.

As peculiaridades do abastecimento de água ao tanque não afetam de forma alguma o design e a forma do vaso sanitário, entretanto, o funcionamento silencioso do tanque depende disso. A água pode entrar no tanque pela lateral ou pelo fundo. No primeiro caso, o dispositivo é facilmente montado, mas quando você tira água, pode ouvir claramente. Os tanques com abastecimento de água no fundo são caracterizados por uma instalação mais complexa, mas a água é sugada silenciosamente.

A forma do vaso sanitário também afeta as características de design.

Dispositivos de chão podem ter os seguintes tipos de tigelas:

  • Em forma de funil. O orifício de drenagem em tal banheiro está localizado no centro, o que fornece uma boa descarga, mas pode causar respingos.
  • Poppet. Equipado com uma prateleira que retém água. Isso evita respingos. No entanto, juntos, às vezes pode ser necessário enxaguar novamente ao usar designs semelhantes.
  • Viseira. O orifício de drenagem é inclinado a partir do centro, a superfície da tigela está inclinada e tem uma pequena saliência. Graças a este desenho, a cuba fica sempre limpa, não se formando salpicos de água durante a utilização.

O dispositivo de drenagem também é de 2 tipos:

  • em forma de alavanca, ao ser pressionada, toda a água do reservatório é escoada;
  • na forma de um botão.

Os modelos com botão de pressão, por sua vez, também vêm em diversos tipos. Os vasos sanitários merecem atenção, nos quais a dupla descarga é possível. Eles têm um botão de drenagem duplo. Quando você pressiona a metade dele, o vaso sanitário drena 1/3 ou 1/2 do volume do tanque, quando você pressiona a segunda parte, toda a água do tanque. Este sistema permite que você use a água de forma eficiente.

Quanto à forma do vaso sanitário, uma forma alongada, oval ou redonda é considerada universal. No entanto, os fabricantes de hoje oferecem opções originais quadradas e retangulares que parecem harmoniosas em interiores minimalistas e estilo de alta tecnologia.

É melhor se a estrutura tiver cantos arredondados, o que evitará lesões durante o seu funcionamento. Os conhecedores de tudo que é incomum vão gostar de banheiros em forma de ovo.

Pelo tamanho da bacia, as bacias se distinguem: pequenas (até 54 cm de comprimento), compactas (54 cm de comprimento) e grandes (mais de 54 cm de comprimento). A largura e a profundidade dependem dos indicadores de comprimento. A escolha de um modelo adequado deve ser baseada nas características do físico e peso dos usuários e na área do banheiro.

Quanto à altura, o vaso sanitário é considerado ótimo, cujo ponto superior está localizado a uma altura de 40-45 cm do chão. No entanto, também existem versões curtas que são especialmente convenientes para creches ou famílias com uma criança. Um modelo reduzido também pode ser obtido anexando uma ligeira elevação ou degrau ao dispositivo. Para idosos, pacientes durante o período de recuperação após a cirurgia, bem como pessoas com deficiência, a altura recomendada do vaso sanitário de chão é de 50-60 cm.

O design do vaso sanitário pode variar dependendo da disponibilidade de opções adicionais. As modificações mais populares são um bidê embutido, secador de cabelo, assento aquecido e iluminação. As sanitas com assento microlift são muito convenientes, graças à qual a tampa do aparelho desce suave e silenciosamente.

A modificação moderna do vaso sanitário de piso é um dispositivo sem borda. Nesses modelos, a função do aro é desempenhada por um divisor de água, que distribui a água em três direções, evitando respingos na drenagem.

Uma vantagem clara dos dispositivos sem aro é a higiene aprimorada e a manutenção mais fácil.

Cores e desenhos

Um clássico do gênero é um vaso sanitário branco de chão. Ele tem a principal vantagem - a capacidade de se ajustar a qualquer interior. No entanto, essa adesão à tradição pode parecer enfadonha, porque hoje os fabricantes oferecem muitas opções de dispositivos. Devido à variedade de estilos e designs, você pode encontrar um banheiro com um interior clássico e um estilo de alta tecnologia.

Os banheiros coloridos podem ter tons calmos, principalmente em tons pastéis, e tons corporais bastante claros. Eles, é claro, se tornam o destaque do banheiro e, portanto, elementos e acessórios muito brilhantes não devem estar na vizinhança.

Um vaso sanitário colorido fica bem em banheiros combinados, pois também pode servir para o zoneamento de um cômodo.

Os conhecedores de luxo e respeitabilidade devem prestar atenção aos vasos sanitários dourados, assim como aos modelos em preto. No entanto, nada o impede de combinar tons de preto e dourado.

Os modelos clássicos não precisam ser brancos - é permitido preservar a forma usual do monobloco e combiná-la com tons pastéis, azuis, verdes. Uma opção interessante é usar uma capa decorativa, que lembra os estofados das salas tradicionais.

Os banheiros retrô são geralmente arredondados e possuem uma cisterna fixada na parede. Eles se distinguem por um design elegante, de preferência uma tigela de faiança. É melhor escolher um assento de madeira.

Materiais de manufatura

Muitos materiais são usados ​​para fazer o encanamento.

O banheiro é geralmente feito com os seguintes tipos de matérias-primas:

  • A maioria dos banheiros modernos tem tigelas chamotte de cerâmica. São à base de argila refratária e caulim, que conferem resistência ao material.
  • Os banheiros de cerâmica vêm em porcelana e faiança. À primeira vista, esses materiais são semelhantes. No entanto, a faiança tem uma camada mais fina, que racha depois de um tempo. Isso significa que as taxas de absorção de água da tigela diminuem e ela começa a se deteriorar. A vida útil das louças sanitárias em faiança não é superior a 10-15 anos.
  • A porcelana é mais cara (cerca de 50%), mas também dura até 30 anos. A sua superfície não racha, o que significa que mantém uma elevada resistência à água e um aspecto atraente do vaso sanitário durante toda a sua vida útil.
  • Outro modelo de banheiro popular é um produto com uma tigela de aço inoxidável. Este projeto é caracterizado por características de maior resistência, resistência a danos mecânicos, umidade e componentes de limpeza. Nenhuma sujeira permanece em sua superfície lisa. Devido à sua maior confiabilidade, esses dispositivos são frequentemente usados ​​em banheiros industriais.
  • Os banheiros de metal também podem ser feitos de aço e plástico. Via de regra, são montados em locais públicos, sendo preferidos os modelos de aço. As opções de ferro fundido são pesadas, têm um revestimento de curta duração e não são confiáveis, embora sejam baratas.
  • Hoje, os fabricantes também oferecem vidro e materiais plásticos. Os modelos de vidro, apesar da originalidade de sua aparência, não são muito procurados. Isso provavelmente se deve à pouca atratividade do dispositivo com paredes transparentes.
  • Os modelos de plástico são uma opção econômica que não possui uma grande margem de segurança, além de absorver odores. A estrutura só pode ser utilizada em divisões com aquecimento, caso contrário não é possível evitar a fissuração do material. Os vasos sanitários com tigela de plástico são usados ​​nas dachas e nas aldeias.
  • Vale destacar os modelos mais caros, que geralmente são feitos sob encomenda. Este é um vaso sanitário feito de pedra natural ou artificial. Distingue-se pela sua aparência nobre e originalidade. Esse banheiro é fácil de usar - pode suportar muito peso, tem uma longa vida útil e praticamente nenhuma sujeira é formada em sua superfície escorregadia.

Avaliação de fabricantes

Os banheiros recebem consistentemente comentários positivos de usuários de Alemanha, Itália, Suíça... A posição de liderança é ocupada pela marca espanhola Roca... As características dos produtos são a alta qualidade, aderência ao design clássico. Dispositivos se tornaram uma das coleções mais famosas da marca. Roca dama senso... A maioria dos modelos de chão tem tanque no kit, são equipados com descida horizontal, assento microlift, sistema anti-respingos e função double flush.

Se você preferir um sistema com instalação, preste atenção no acervo Lacuna da mesma marca. O tanque e todas as comunicações estão escondidos atrás de uma parede falsa. Estrutura - instalação incluída em alguns modelos. Porém, como mostra a prática, é melhor adquiri-lo separadamente, levando em consideração as características de um banheiro específico.

A vantagem dos banheiros da empresa Geberit, para além da elevada qualidade e do longo período de funcionamento, podemos citar a presença de uma colecção pensada especificamente para pequenas instalações sanitárias. Estamos a falar de instalações sanitárias de chão com instalação. Este último foi projetado para contornar as inúmeras conexões de tubulação no banheiro. O resultado é um banheiro atraente e um mínimo de espaço para instalação e moldura.

Nas colecções da marca encontram-se muitos aparelhos "smart" equipados com funções de bidé, iluminação, sistema de regulação do fluxo de pressão e temperatura da água, várias opções de descarga com revestimentos anti-lama.

Os banheiros premium são produzidos sob a marca MANHÃ TARDE... Os melhores designers italianos desenvolvem a aparência dos vasos sanitários, os principais engenheiros alemães são responsáveis ​​pela qualidade e os desenvolvedores ingleses de alta classe são responsáveis ​​pela funcionalidade geral do dispositivo. A marca produz vasos sanitários nas cores preto e branco, feitos com porcelana 100% sanitária. As bacias sanitárias têm garantia de 25 anos.

Se procura opções de baixo custo, deve familiarizar-se com as propostas da empresa nacional Santek... A maioria dos dispositivos são estruturas de parede em forma oval, o tanque é monolítico ou articulado. O conjunto também inclui um assento, um botão de dupla descarga.

Os modelos demonstram a relação ideal de preço acessível e qualidade decente. Ao comprar produtos de marca, você pode ter certeza de que eles são criados com as tecnologias líderes mundiais. Isso se deve ao fato de Santek ser membro da Roca desde 2017.

Outra marca acessível produzida na Rússia é Sensea... Produtos funcionais da coleção Sensea Mirage. É representado por dispositivos monolíticos com ângulos de saída horizontais e oblíquos. Os produtos são equipados com sistema anti-respingos, dupla descarga e assento microlife. Os modelos clássicos são fáceis de operar e instalar.

Um dos melhores toaletes econômicos de piso também são modelos da marca Duravit.

Como escolher?

  • Antes de escolher um modelo de banheiro, descubra qual tomada deve ter um dispositivo adequado para você. Claro, você pode obter um modelo universal, mas não será barato. Você pode usar um tubo corrugado, mas precisa estar preparado para manipulações adicionais durante a instalação e ocupar mais espaço embaixo do vaso sanitário.
  • Em seguida, você deve decidir sobre o tamanho ideal do banheiro. Acredita-se que após a sua instalação devam permanecer pelo menos 25-30 cm nas laterais do aparelho, e 60 cm na parede ou porta oposta. Em banheiros combinados de pequena área, faz sentido considerar a opção de um banheiro de canto.
  • Se você quiser que o banheiro seja inaudível, escolha o modelo mais caro com um tanque de abastecimento de água no fundo ou um projeto de parede elevada. Este último irá esconder o tanque e todas as comunicações.
  • Nas residências onde estão instalados hidrômetros, faz sentido cuidar do seu consumo econômico e adquirir um vaso sanitário com botão de dupla descarga.
  • Todo usuário se interessa pela limpeza e higiene da vasilha, portanto, na hora de comprar, preste atenção ao tipo de ralo. O mais simples é o dreno direto, bem conhecido de todos desde os engenhos do período soviético. O ralo em tais banheiros é poderoso o suficiente (e, portanto, barulhento), a ode se move ao longo de um caminho reto. Como resultado, apenas metade e às vezes até uma parte menor da tigela é lavada.
  • É muito mais racional usar dispositivos com descarga circular. Na parte superior, ao longo de todo o perímetro da bacia desse banheiro, existem pequenos orifícios de onde sai a água. Todo o vaso sanitário é lavado.
  • Na hora de escolher, inspecione cuidadosamente os furos, eles devem ser de cerâmica. Se você notar as inserções de plástico - isso nada mais é do que uma imitação de uma descarga circular, o efeito esperado não pode ser alcançado ao usar o dispositivo. Banheiros com orifícios perimetrais de cerâmica não podem ser baratos.
  • Você pode reduzir o consumo de água, torná-la macia, espumar, usando um arejador.Este dispositivo é montado em um tanque e promove a mistura de água com bolhas de ar. Como resultado, o fluxo de água se torna intenso, mas menos água é consumida. Além disso, a água enriquecida com oxigênio contém menos cloro, forma espuma e limpa melhor a superfície.
  • Finalmente, avalie a forma e a aparência do banheiro. Deve caber harmoniosamente no interior do vaso sanitário.

Dicas de instalação

Ao instalar um banheiro, é importante seguir um certo algoritmo de ações.

  • O trabalho de instalação só pode ser iniciado após o corte da água. Em primeiro lugar, o antigo dispositivo foi desmontado. Anteriormente, a água é completamente drenada de seu tanque. Se o vaso sanitário foi instalado por muito tempo e seus parafusos estão enferrujados, você pode derramar querosene ou aguarrás sobre eles, esperar 2 a 3 minutos e depois desparafusar.
  • Os vasos sanitários antigos eram geralmente colados no chão com cimento. Você terá que repelir o dispositivo com um martelo e um formão. Os mesmos passos terão que ser repetidos para desconectar a saída do tubo.
  • Recomenda-se limpar o cano de esgoto imediatamente após a instalação do banheiro antigo e fechá-lo temporariamente com um tampão.
  • A instalação de um novo dispositivo só pode ser realizada sobre uma superfície plana e limpa. Se necessário, repare o revestimento do piso. Se não for possível nivelar completamente o chão, você deve usar chopiki até o nível do solo.
  • Se você comprou um vaso sanitário desmontado (isso geralmente acontece), ele deve ser montado seguindo as instruções nas instruções.
  • Além disso, são feitas marcações no chão e pontos com a indicação obrigatória da localização dos fechos. Nestes pontos, os orifícios são perfurados com um perfurador no qual os plugues são inseridos. Você também deve conectar o ralo e a saída do vaso sanitário. O uso de uma corrugação flexível facilita muito esse processo: uma extremidade é inserida no tubo, a outra é fixada na saída. Tudo está cuidadosamente selado.
  • O próprio vaso sanitário é fixado ao chão - os orifícios feitos pelo perfurador são combinados com as perfurações na perna do vaso sanitário. Ligue o chão e a sanita com parafusos com juntas de borracha e feche-os com tampões decorativos.
  • Resta apenas conectar a água usando um tubo de metal-plástico ou mangueira flexível. As juntas são envolvidas por uma borracha de vedação e apertadas.
  • Na junção da tigela com o piso, assim como a tigela e o esgoto, recomenda-se aplicar uma camada de selante, utilizando para isso compostos especiais à base de silicone. Depois de completamente seco, você deve drenar a água várias vezes, examinando cuidadosamente o dispositivo. Se todas as juntas estiverem bem vedadas, resta fixar o assento e o vaso sanitário estará pronto para uso.

Para informações sobre como instalar um banheiro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário