Um mecanismo de descarga para uma cisterna de banheiro com um botão: dispositivo e dicas de reparo
O equipamento de encanamento, mesmo de alta qualidade, freqüentemente falha. Em primeiro lugar, isso se deve ao uso intensivo de dispositivos. Uma pequena pane no banheiro pode levar a consequências graves se o problema não for eliminado em tempo hábil. A maneira mais fácil é confiar o reparo a um encanador, porém, conhecendo o princípio do mecanismo do vaso sanitário, você mesmo pode consertá-lo. Um mecanismo de descarga para uma cisterna de banheiro com um botão: o dispositivo e as dicas de reparo serão discutidos em mais detalhes neste artigo.
Em que consiste?
O vaso sanitário é uma instalação sanitária que consiste em uma bacia e um tanque de água. A tigela pode ser montada na parede ou no chão. O tanque de água é a cisterna de drenagem do encanamento e está localizado acima da bacia. O interior do tanque é um mecanismo que desempenha as funções de coletar a água e abastecê-la para a descarga.
Pode haver algumas diferenças nas cisternas. Em primeiro lugar, trata-se dos dispositivos utilizados para a drenagem: um botão ou uma alavanca de gatilho. Vamos nos deter na versão do botão com mais detalhes.
Esses dispositivos podem ser um ou dois botões. Diagrama do mecanismo de drenagem do tanque.
- Válvula de enchimento. É necessário manter um certo nível de água na cisterna do banheiro. Quando a água atinge um determinado nível, o tanque para de encher. Um flutuador especial regula o funcionamento da válvula de enchimento.
- Acessórios do tanque (drenagem e fechamento). Este projeto é responsável por ajustar o abastecimento de água durante o processo de descarga, para que não escoe desnecessariamente. Quando o recipiente é enchido com água até um determinado nível, a válvula de fechamento é pressionada firmemente contra o orifício de drenagem, o que evita que a água saia do tanque.
- Mecanismo de drenagem. É um dispositivo em forma de botão para o abastecimento de água do tanque ao vaso sanitário.
- Dispositivo de estouro. O mecanismo controla a quantidade de água no tanque. Isso evita que a água saia do tanque. Se houver quantidade excessiva de líquido, o tubo de transbordo o direciona para o esgoto.
O sistema de abastecimento de água para banheiros é de dois tipos: lateral e inferior. Dispositivos com um mecanismo lateral são menos procurados entre os compradores devido ao ruído bastante alto que ocorre durante a extração de água. Dispositivos com alimentação inferior são mais convenientes de usar, mas têm um custo alto.
Princípio da Operação
As sanitas com um botão funcionam de forma bastante simples. A válvula de enchimento garante que o tanque seja enchido com água, desde que a bóia de controle seja abaixada. Depois que o tanque é enchido até um determinado nível, os dispositivos de controle (bóia e válvula de corte) são acionados e o abastecimento de água é interrompido.
Para iniciar o processo de drenagem, você deve pressionar o botão iniciar. A válvula no fundo do tanque abrirá e a água começará a fluir para o vaso sanitário. O modelo de dois botões tem um princípio de operação semelhante. As descrições do mecanismo de ação de tais dispositivos terão a mesma aparência. Somente neste caso, um botão será responsável pelo escoamento total da água do tanque e o outro pela parcial.
Banheiros de produção importada podem ter algumas peculiaridades no dispositivo do mecanismo de descarga. Dispositivos de um botão podem funcionar de maneira semelhante a dispositivos equipados com um botão duplo.
Por exemplo, a lavadora Idronord funciona da seguinte maneira: quando você pressiona o botão iniciar, a água entra na tigela e quando você pressiona o mesmo botão novamente, ela para de descer.
Acesso ao mecanismo de drenagem
Antes de reparar ou ajustar as louças sanitárias, é necessário permitir o acesso aos seus componentes. Para fazer isso, remova a tampa do tanque de drenagem. Na maioria das vezes, a tampa é fixada com um anel localizado ao redor do botão de disparo. Esse anel deve ser removido desenroscando-o no sentido anti-horário. A moldura é removida juntamente com o botão, após o qual você pode facilmente remover a tampa do tanque.
Desaparafusar o anel da tampa de antigos encanamentos pode ser problemático. Se o engaste não girar, é necessário untá-lo com óleo vegetal ou erguer com uma chave de fenda no local da fenda especial.
Se for necessário substituir as conexões, pode ser necessário remover o próprio tanque de drenagem.
Este procedimento é o seguinte:
- É necessário desligar o abastecimento de água fria e quente.
- Para esvaziar o tanque, pressione o botão iniciar.
- Uma mangueira é fornecida ao recipiente pela lateral ou pelo fundo, por onde a água entra. Esta mangueira deve ser removida primeiro desparafusando a porca de fixação.
- O tanque é preso à tigela por meio de parafusos especiais, que, por sua vez, são fixados com porcas. Use uma chave ajustável para desapertar as porcas, após o que será possível desconectar o tanque.
- Na parte inferior do tanque de drenagem há uma grande porca de plástico que fixa as conexões. A porca deve ser desparafusada, o que permitirá que o mecanismo de drenagem seja removido do tanque.
Causas comuns de mau funcionamento
Antes de prosseguir com os trabalhos de reparação, é necessário identificar o local e a causa da ocorrência desta ou daquela avaria da sanita.
Podem surgir problemas de encanamento devido às seguintes circunstâncias:
- erros foram cometidos durante a instalação do equipamento;
- instalação ou ajuste incorreto do mecanismo de drenagem;
- falha de partes individuais do banheiro.
Um dos problemas comuns com o tanque do vaso sanitário é o transbordamento ou a falta de água. A razão para tal falha pode ser a flutuação de controle. Porém, em alguns casos, o enchimento do tanque é afetado por uma abertura suja pela qual a água entra.
Um mau funcionamento desagradável do equipamento de encanamento é um vazamento no tanque de drenagem. A água pode fluir diretamente para a sala ou escorrer continuamente para o vaso sanitário. Com a drenagem contínua, o tanque irá encher continuamente e ao mesmo tempo pode permanecer quase vazio. Neste caso, verifique a válvula de corte, que pode estar deformada ou entupida.
Se a água entrar na sala, o problema pode estar associado à junta, que está localizada na junção do tanque e do vaso sanitário, ou aos fechos (porcas e parafusos) do tanque. Neste caso, você precisará desmontar o vaso sanitário e substituir os elementos desgastados.
Os proprietários de dispositivos com abastecimento de água lateral para o tanque muitas vezes enfrentam o problema de ruído excessivo ao encher o tanque. Na maioria das vezes, o motivo está em um tubo de plástico especial que fica dentro do tanque e faz o papel de uma espécie de silenciador. Para eliminar o defeito, é necessário remover a tampa do cano e prender o tubo voado a um tubo de derivação especial.
Recomendações para trabalhos de reparo
As características de reparo do tanque de drenagem dependem diretamente da causa da avaria. É extremamente raro que o vaso sanitário quebre completamente. Basicamente, os elementos individuais do equipamento de encanamento estão sujeitos a desgaste ou deformação.Para substituir ou consertar conexões, você pode comprar um kit de conserto completo para o modelo de banheiro desejado ou apenas fazer o que você precisa.
Flutuador
Freqüentemente, os problemas de funcionamento associados à coleta de água no tanque ocorrem devido ao ajuste incorreto da bóia de controle. Na maioria das vezes, o flutuador é montado em um fio de metal resistente. Se entrar muito pouca água no recipiente, é necessário dobrar o arame para que a bóia mude de posição e fique mais alta que seu nível atual.
No caso de o tanque ser enchido com água acima do nível configurado, o regulador deve ser abaixado abaixo de sua posição atual.
Nos vasos sanitários modernos, os flutuadores são fixados com elementos de plástico. Tal mecanismo permite o ajuste da bóia por meio de um parafuso especial. Nesse caso, será ainda mais fácil ajustar o regulador no nível desejado, pois não é necessário selecionar o ângulo de curvatura do fio adequado.
Mecanismo de tranca
Quando a água enche um recipiente acima do mecanismo de transbordamento, o problema está no sistema de fechamento. Em primeiro lugar, você precisa verificar se a peça está danificada. Se o mecanismo de travamento quebrar, ele terá que ser substituído.
Para retirar a parte desejada do tanque, é necessário desligar a água, pressionando o botão iniciar para esvaziar o tanque, retire a tampa do vaso sanitário. O dispositivo de drenagem é removido de forma simples: a parte gira ligeiramente no sentido anti-horário e é puxada para fora. Se o mecanismo de travamento não estiver danificado, você precisará inspecionar a válvula de borracha que está fixada na parte inferior da peça.
Se o anel de vedação estiver gasto, ele deve ser substituído. Como solução temporária para o problema, você pode remover a válvula e conectá-la de volta ao dispositivo de travamento. Sujeira e muco geralmente se acumulam nas vedações de borracha. Neste caso, a válvula deve ser bem limpa com uma escova, após segurar a peça por vários minutos em água quente.
Mais informações sobre como consertar conexões de cisternas de banheiros no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.