Regras para instalar e reparar uma cisterna de banheiro
A cisterna é um tanque de armazenamento onde o líquido é coletado para despejar substâncias desnecessárias do vaso sanitário para o esgoto no momento certo. O maior problema com o vaso sanitário é a quebra de um dispositivo chamado cisterna.
Estrutura do vaso sanitário
Normalmente, um banheiro tem duas partes principais: uma cisterna e uma cisterna. Este último possui um dispositivo de escoamento de água, pode ser um botão, corda ou corrente, pedal ou alavanca. Na tigela em si, não há nada de especial, exceto para o dispositivo da divisória do fundo. Ele bloqueia o caminho de retorno dos resíduos de esgoto. Isso ocorre devido a um vórtice de água no momento da drenagem.
A parte mais difícil é o interior do tanque. Eles são equipados com uma bóia que cai quando a água é drenada. Quando atinge o fundo, o mecanismo de válvula é acionado e o dreno de fluido é fechado, ele é recrutado. Para evitar o transbordamento do tanque, há também uma válvula na parte superior, semelhante à primeira. Quando a água chega até ela, ela para de pegar.
A cisterna do vaso sanitário é projetada para funcionar bem se tiver o conjunto de válvulas de entrada do vaso sanitário correto. Isso é importante o suficiente para uma cisterna.
Montagem
Para instalar o banheiro, você precisa das ferramentas e equipamentos necessários.
Equipamento
Antes de descobrir como instalar uma cisterna no banheiro, você precisa adquirir o equipamento necessário. Você precisa escolhê-lo de acordo com os seguintes parâmetros:
Apertando o tanque. Pode ser nivelado com uma tigela, pendurado na parede ou instalado escondido.
Fornecendo água ao tanque. A entrada pode ser pela parte traseira, lateral ou inferior. Lateral é o fornecimento mais comum. O forro inferior permite que você alinhe ordenadamente o tubo, mas dificulta a instalação. A conexão traseira quase nunca é usada.
Por tipo de ferragem. Tem equipamento com alavanca, botão. O último tipo é usado com mais frequência, pois ajuda a economizar o consumo de água.
Além disso, para a instalação, você precisará de:
- mecanismo de travamento - montado no sistema de abastecimento de água, com o auxílio dele é possível fechar a água que entra na cisterna da rede geral de abastecimento de água;
- delineador - conectado ao tubo de entrada, pode ser de aço, cobre ou borracha;
- mecanismo de drenagem - montado dentro do tanque para regular a drenagem e captação de água;
- fita de vedação - usada para selar as juntas.
Instrumentos
- broca e brocas (uma para cerâmica, a segunda para concreto);
- chave para conectar o abastecimento de água;
- núcleo, para marcas de perfuração, para evitar o deslizamento da broca ao longo do plano;
- uma espátula de borracha para remover os restos do selante;
- um lápis para marcar.
Como instalar?
Sua instalação depende do tipo de equipamento. Existem três maneiras principais:
A primeira maneira
A colocação de um tanque articulado raramente é usada, mas você ainda precisa saber sobre isso.
Os fixadores são feitos da seguinte forma:
- O tubo de drenagem é preso ao fundo do recipiente no orifício fornecido para isso.
- Então a marcação é feita. O tanque é posicionado de forma que a parte inferior do cano fique no nível do cano de entrada do próprio banheiro. Depois disso, são feitas marcações na superfície da parede.
- Os orifícios são feitos para os suportes. Para isso, é melhor usar um perfurador.As brocas devem ser selecionadas com o diâmetro adequado, adequado ao tamanho dos parafusos de fixação.
- Em seguida, instale os suportes e sobre eles o tanque de água.
Segunda via
Aqui, o tanque é instalado diretamente no reservatório de resíduos.
Uma junta de vedação é instalada no vaso sanitário. O adesivo aplicado servirá como seu fixador. Se não houver composição, você precisará comprar separadamente um selante e fixar uma gaxeta nele. Deve ser revestido em ambos os lados, já que um tanque será instalado no segundo lado.
Para instalar o tanque na tigela, são utilizados parafusos com cones de borracha para vedação. Depois de inseridos nos orifícios previstos, é necessário apertá-los por baixo com porcas, enquanto não devem ser apertados em demasia, caso contrário, a quebra dos produtos cerâmicos não pode ser evitada.
Todos os outros orifícios são tampados com tampões de borracha especiais lubrificados com selante.
Além disso, todos os acessórios internos são instalados e a água é fornecida. Mas antes disso, você precisa se certificar de que todas as vedações sejam instaladas quando necessário. Uma fita de vedação é enrolada em torno das partes roscadas.
A última etapa é fazer um teste: abrir a torneira que fecha o abastecimento de água. Ajuste o nível do líquido com uma bóia. Antes dessas obras, deixe o selante secar por duas horas, para só então coletar a água.
Terceira via
O tipo de equipamento oculto economiza muito espaço no banheiro e a estrutura fica protegida contra danos.
Este tipo difere de outros modelos:
- suas paredes grossas são feitas de materiais duráveis;
- são altos e largos, de modo a não formar um nicho profundo na parede;
- o botão de drenagem está localizado na frente do tanque.
A instalação também é realizada de forma especial:
- Em local preparado para instalação, é montada uma estrutura metálica para fixação de todos os equipamentos. Neste caso, é necessário observar com precisão o nível horizontal e vertical da estrutura.
- Um tanque é montado na estrutura e um abastecimento de água é conectado. É aconselhável usar tubos confiáveis para o abastecimento. Uma vez que será difícil realizar trabalhos de reparação após o acabamento.
- Conecte o tubo de entrada através do mecanismo de travamento.
- Após o início dos trabalhos com a rede de esgotos, a esquadria metálica deve ser acabada com gesso cartonado impermeável e folheada com material de acabamento na parte superior.
- Instale o botão de drenagem. É aconselhável fazer um dreno separado, o que ajudará a economizar água.
Trabalho de renovação
Não importa o quão durável seja a estrutura do vaso sanitário, mais cedo ou mais tarde, qualquer um precisa ser consertado. Basicamente, qualquer parte dos encaixes do tanque falha. Freqüentemente, o diafragma de borracha se desgasta, resultando em um vazamento. Neste caso, é necessário desmontar o sifão e substituir a parte desgastada. Se o diafragma estiver obstruído, você pode simplesmente limpá-lo. Em qualquer caso, é necessário desligar o abastecimento de água e retirar o recipiente de drenagem.
A entrada incorreta de líquido no recipiente pode ser devido à posição curva da bóia. Para corrigir isso, você precisa abrir a tampa do reservatório e ajustar esta unidade para que a vedação se encaixe perfeitamente no orifício de drenagem. Não há nada de difícil nisso e tal ação não requer uma ferramenta especial. Só é necessário determinar a localização correta do flutuador dobrando seu acessório. Pode ser regulado para que a drenagem ocorra com o tanque incompleto, economizando água.
Acontece que qualquer reparo no tanque de drenagem está associado à sua desmontagem e remoção da parte superior do tanque de drenagem. Para remover a tampa do tanque, você precisa se familiarizar com seu design e entender o mecanismo de seu funcionamento. Aconselhamento profissional e instruções de reparo também tornarão o trabalho de solução de problemas muito mais fácil. O princípio de funcionamento é o mesmo para todos os modelos de vasos sanitários, por isso basta estudar um para evitar erros durante as reparações.
Abra o tanque duplo
Para abrir a parte superior de um vaso sanitário antigo, primeiro você precisa preparar os dispositivos necessários para isso.
A lista principal deles é a seguinte:
- chave tubular;
- braço de alavanca para a chave, para fechos fortemente apertados;
- alicate;
- Chave de fenda.
Os especialistas aconselham encontrar o local mais iluminado para reparos de forma que todos os detalhes fiquem visíveis.
Ao desapertar as porcas do equipamento de faiança, você precisa ter muito cuidado para não danificar a caixa frágil. Aperte a válvula de admissão com antecedência para evitar inundações. Se a torneira estiver enferrujada, é melhor procurar ajuda de profissionais para a substituição. Tentar abrir a válvula por conta própria pode danificá-la.
Depois de verificar se a válvula está fechada, é necessário drenar toda a água do tanque. Agora você pode começar a remover a tampa. Existem variedades de tampa de vaso sanitário com um e dois botões, removendo a parte superior do recipiente desses tipos são ligeiramente diferentes uns dos outros.
Decolar
Antes do trabalho, é necessário preparar todos os acessórios e adaptadores, bem como outras ferramentas. Neste ponto, a prateleira também deve ser removida.
Antes de remover a parte superior do vaso sanitário em um modelo de um botão, você deve girar o anel em torno do botão de descarga. Se isso falhar, você pode recorrer ao uso de um alicate, mas faça-o por meio de algum tipo de assunto. Para evitar arranhar o anel. Assim que ele se mover, continue desenroscando-o com as mãos. Este procedimento deve ser realizado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, caso contrário a linha ficará ainda mais esticada ou poderá até arrancá-la. Tendo desparafusado, com cuidado para não prejudicar a aparência do recipiente, o elemento redondo, pode-se começar a trabalhar na remoção da parte superior do tanque.
O mecanismo é preso ao botão com uma pinça especial com ganchos peculiares em ambos os lados. Portanto, você precisa levantar e girar ligeiramente a tampa em noventa graus. Dessa forma, você pode acessar as travas. Tudo deve ser feito com cuidado para não quebrar nada acidentalmente.
Em seguida, segurando os dois lados do prendedor de roupa, desenrole o mecanismo, girando em direções opostas. Um clique especial permitirá que você saiba que os fechos foram liberados e você pode remover a parte superior do tanque com segurança.
A tampa do modelo com dois botões pode ser removida usando um método diferente. Primeiro você precisa pressionar um dos botões. Há uma pequena depressão na superfície lateral da outra chave. Pegando-o com uma chave de fenda, você pode pegar a caixa da chave. Execute o mesmo procedimento com o primeiro botão. Haverá acesso aberto à montagem com fenda, protegendo a tampa. Com cuidado, sem danificar a rosca, é necessário desparafusar o parafuso.
Como no caso da versão de um botão, giramos a parte superior em noventa graus. O prendedor de roupa também é desenrolado da mesma maneira. Após o som característico, remova a tampa.
Saber como remover a parte superior da cisterna do banheiro pode ajudá-lo a começar. Também é necessário lembrar que os métodos descritos para remover a parte superior do tanque são adequados para produtos com abastecimento de água lateral. Em outros casos, é necessária uma inspeção cuidadosa da tampa, sendo possível a existência de fixadores auxiliares. Se houver, você precisa desmontá-los.
O sistema de liberação de fluido também possui características próprias em várias modificações. Em alguns casos está desaparafusado, existem modelos onde a parte superior sobe, existe um parafuso de fixação no interior.
Para reparar algumas avarias, não basta simplesmente retirar a tampa. Se houver necessidade de desmontar a válvula para fornecimento de líquido ao recipiente, é necessário fornecer acesso a ela. Para fazer isso, você precisa desparafusar as porcas que o prendem, elas estão localizadas no tubo de fornecimento de fluido. Em muitos modelos, ele se encaixa na lateral do tanque. Isso pode ser feito usando uma chave tubular e um alicate.
O conjunto de drenagem pode ser removido desparafusando-o com cuidado. Como a maioria dos elementos do tanque são de plástico, você não deve aplicar muita força ao trabalhar com eles.Desaparafusado o conjunto, é necessário retirá-lo e retirar os lacres que fixam o mecanismo ao recipiente.
Se houver necessidade de remover o tanque completamente, será necessário desparafusá-lo do reservatório de drenagem e remover a vedação de borracha.
Um dos problemas de funcionamento mais comuns é o enchimento constante do reservatório, bem como o vazamento de líquido para o reservatório de drenagem. O fluxo contínuo de fluido pode ser por vários motivos. Posição errada do flutuador, só precisa ser ajustado um pouco. Ou talvez o motivo esteja no dispositivo de bloqueio que, em caso de avaria, permite a entrada de água na bóia. Este problema deve ser corrigido substituindo a válvula de corte. Drene todo o enchimento do recipiente e, em seguida, desaperte a união que liga a válvula e o abastecimento de água. Em seguida, é necessário desconectar a bóia e desparafusar as porcas de fixação, pegar a que está com defeito e instalar uma nova válvula. Coloque tudo em seu lugar corretamente.
Um flutuador com vazamento também pode causar esse problema e, nesse caso, deve ser substituído. Temporariamente, você pode colocar um saco à prova d'água ou soldar a área danificada. Mas este método não irá fornecer um trabalho de longo prazo, portanto, é usado nos casos em que a parte necessária não está disponível. Para substituir a bóia, desparafuse a mangueira de fornecimento de fluido com uma chave inglesa e remova o elemento danificado. Depois disso, você pode instalar uma nova peça, repetindo todas as etapas anteriores na ordem inversa.
Em muitos casos, o desgaste do diafragma flutuante pode ser a razão para a drenagem regular da água. Para substituí-lo, você precisa fixar a alavanca do flutuador em algo e drenar todo o líquido. Em seguida, desparafuse a porca do tubo de drenagem e desconecte o sifão. Então a membrana muda.
Acontece que o tanque vaza no ponto em que está preso ao vaso sanitário. Para eliminar este mau funcionamento, é necessário apertar os parafusos de fixação. Mas isso deve ser feito com cuidado, pois parafusos muito apertados podem causar trincas no equipamento. O manguito localizado no ponto de fixação deve ser revestido com selante.
O mau funcionamento mais irritante é um ruído alto durante a ingestão de fluidos no reservatório. Isso pode ser remediado de duas maneiras. Um tubo especial pode ser instalado na válvula flutuante para abafar o ruído. Ele é montado verticalmente no mecanismo de forma que sua parte inferior fique acima do nível do líquido e a parte superior abaixo dele. Um dispositivo tão simples permite reduzir o ruído da água de entrada. Outra forma de combater o barulho irritante é instalar uma válvula estabilizadora no lugar da versão normal.
Articulada
Para reparar o tanque de drenagem articulado, o primeiro passo é desmontá-lo. Para fazer isso, você precisa desparafusar a mangueira de abastecimento, antes de desligar a válvula de abastecimento de fluido. Em seguida, desconecte o tubo de drenagem do fundo do tanque. Remova cuidadosamente o tanque dos suportes e coloque-o em um local conveniente para reparos. Além disso, todas as ações necessárias são tomadas para remover a parte superior do recipiente e inspecionar as conexões, as causas da quebra são descobertas.
Escondido
Este tipo de equipamento é o mais difícil de desmontar. Aqui você terá que desmontar o revestimento de parede feito que esconde o produto. Como no primeiro caso, desparafuse as tubulações de abastecimento e drenagem. Em seguida, desconecte o equipamento da estrutura em que está instalado. A última etapa é retirar o recipiente do nicho, identificar o defeito e consertar.
Construídas em
Este equipamento se presta melhor à desmontagem, pois é instalado diretamente na lata de lixo. Basta bloquear o acesso à água, desconectar a mangueira de alimentação e desapertar os parafusos de fixação. Em seguida, você precisa remover a vedação entre o vaso de drenagem e o tanque. Em seguida, o trabalho de reparo deve ser executado.
Dicas úteis
Levando em consideração os materiais com os quais todo o equipamento é feito, o trabalho deve ser feito com cuidado especial. Isso é especialmente verdadeiro para peças feitas de cerâmica e plástico.Qualquer ação descuidada pode causar mau funcionamento ou perda da aparência do produto. A parte de enchimento do tanque deve ser protegida de qualquer dano para prolongar sua vida.
Deve ser lembrado que você precisa adquirir a tampa somente em conjunto com o tanque. Tendo danificado uma das peças, você terá que adquirir um kit completamente novo.
Todo o trabalho realizado é simples, mas ainda assim é recomendável memorizar ou anotar sua sequência. Afinal, desmontar dispositivos é sempre mais fácil do que montar. Durante os reparos, é recomendável manter a ordem para não se enroscar nas peças de reposição, para não danificá-las ou perdê-las.
Antes de prosseguir com o reparo, você mesmo deve compreender o dispositivo do mecanismo necessário. É necessário não se esquecer de bloquear o acesso de água ao realizar qualquer ação com o equipamento. Recomenda-se que, ao montar o equipamento, cubra todas as vedações com selante e envolva as conexões roscadas com fita FUM. O cuidado cuidadoso e diligente com o encanamento garantirá a durabilidade deste produto e sua aparência atraente.
Reparo da cisterna do banheiro, substituição e instalação da válvula de enchimento são mostrados no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.