Como escolher um vaso sanitário "Conforto"?
Cada um de nós, mais cedo ou mais tarde, se depara com o problema de escolher um banheiro. Hoje vamos descobrir como escolher um banheiro compacto "Conforto". Para começar, deve-se notar que esta é uma construção de piso pequena, organizada e confortável, consistindo em uma tigela e uma cisterna localizadas diretamente em uma saliência especial atrás dela. Daí o nome.
Principais características técnicas
Existem padrões GOST especiais que este item de banheiro deve atender. Os padrões estaduais foram desenvolvidos em 1993, mas os fabricantes ainda aderem a esses indicadores. Isso inclui os seguintes pontos:
- o revestimento deve ser resistente a detergentes, ter textura uniforme, cor;
- a quantidade de água utilizada deve ser pequena;
- volume do tanque - 6 litros;
- o encanamento deve suportar uma carga de mais de 200 kg;
- o kit mínimo deve incluir um tanque, tigela e conexões de drenagem.
Normalmente, os vasos sanitários da linha Comfort têm 410 mm de largura e 750 mm de comprimento. Mas existem modelos projetados para banheiros pequenos. Seu tamanho é 365x600 mm. A altura da tigela pode variar de 400 mm, e da tigela - de 760 mm.
Alguns modelos podem ser equipados com uma capa de assento com um microelevador. Este sistema permite que a tigela seja fechada silenciosamente, evitando o algodão.
Mesmo assim, algumas características dos vasos sanitários são diferentes, portanto, sua escolha deve ser considerada cuidadosamente.
Peculiaridades
Material
Os vasos sanitários são feitos de faiança ou porcelana. Exteriormente, os produtos feitos desses materiais são difíceis de discernir para uma pessoa desinformada, mas o modelo de porcelana é mais durável. Ela não tem medo de choques mecânicos leves, mesmo com objetos de metal. A faiança é um material menos durável, por isso é caracterizada por lascas e rachaduras. Conseqüentemente, a vida útil de tais produtos é muito mais curta.
Forma de tigela
Vamos considerar os principais tipos:
- Tigela em forma de funil. A versão clássica que não cria problemas durante os cuidados e facilita o processo de lavagem. Mas, ao mesmo tempo, há uma desvantagem significativa dessa tigela: durante o uso, podem aparecer respingos que caem na pele. Eles são desagradáveis e a higiene é prejudicada.
- Tigela com prateleira. Esta forma evita a formação de respingos, mas para uma boa descarga será necessária mais água do que na versão anterior. Nesse caso, a prateleira ficará suja e você terá que usar a escova com mais frequência. Outra desvantagem pode ser considerada o fato de que, devido ao restante da água na prateleira, muitas vezes se forma uma placa, que será difícil de lavar com o tempo. Isso levará a uma deterioração da aparência do produto. Você pode escolher a opção com uma semi-prateleira. A diferença está no tamanho da saliência. Na versão descrita, é pequeno, o que facilita a descarga, mas também evita respingos. Esses modelos foram populares na década de 90 do século XX. Mas isso se deve, antes, à falta de escolha do que à conveniência. Atualmente, uma tigela com prateleira é rara, pois tem pouca procura.
Com inclinação para a parede posterior. Esta opção evita respingos na maioria dos casos, mas requer um pouco mais de manutenção do que um funil.
Drenante
É preciso atentar para este indicador quase em primeiro lugar, pois disso dependerá a possibilidade de instalação correta e bem-sucedida do vaso sanitário.
Existem modelos com:
- oblíquo;
- horizontal;
- liberação vertical.
Liberação oblíqua e horizontal são as opções mais solicitadas. Vale a pena comprar um autoclismo horizontal quando um cano de esgoto sai da parede. Não é difícil estabelecer tal modelo. Se o sistema de esgoto estiver localizado muito baixo para o chão, então é melhor comprar uma tigela com uma saída oblíqua.
Em casas particulares, o cano de esgoto geralmente sai do chão. Nesses casos, você precisará de um banheiro com cano de esgoto vertical.
Ao instalar o vaso sanitário, você precisará de outra corrugação, que é inserida desde a saída até a própria tubulação de esgoto. As juntas devem ser revestidas com um selante para excluir a possibilidade de vazamento.
Tanque
Uma cisterna é um recipiente de água armazenada que permite obter a maior pressão para remover os resíduos da tigela. Se você conectar o cano de água diretamente sem um tanque, o dreno será ineficaz.
O conjunto completo do tanque inclui conexões que controlam o dreno, a tomada d'água e a proteção contra vazamentos. A drenagem é realizada por uma grande válvula que se abre com o toque de um botão. A vida útil do item depende muito da confiabilidade dessas estruturas. Ao mesmo tempo, existem kits de substituição à venda para substituir "interiores" defeituosos.
O volume útil do tanque é de 6 litros. Os modelos modernos do banheiro compacto "Comfort" são geralmente equipados com um botão de descarga dupla. Um botão permite poupar duas vezes a quantidade de água da descarga, ou seja, para pequenas sujidades, utiliza-se apenas metade do reservatório (3 litros). O outro é necessário para esvaziar completamente o tanque. Isso resulta em uma economia significativa de água.
O formato da cisterna pode ser diferente, assim como a altura. Aqui você deve escolher de acordo com suas preferências.
Modelo de canto
Para economizar espaço, o que é especialmente importante em banheiros pequenos, você pode prestar atenção ao banheiro de canto. Tem uma forma invulgar de suporte para a cisterna e para a própria cisterna.
Você pode pendurar prateleiras de canto sobre esse objeto e colocar uma pequena pia ao lado dele, que às vezes falta no banheiro.
Cor
No passado, a cor dos banheiros era quase toda branca. Agora, os fabricantes oferecem uma ampla seleção de tons: marrom, verde, azul, bordô. Mas os modelos coloridos custarão um pouco mais do que os brancos. Existem até vasos sanitários transparentes no mercado.
A variedade de cores permite que você crie designs exclusivos de banheiros e dê vida às suas ideias mais ousadas. Mas o branco continua sendo um clássico. Permite manter o vaso sanitário perfeitamente limpo, além de criar um ambiente mais claro, por isso é melhor não escolher modelos escuros.
Para manter a limpeza higiênica, você pode fixar o composto antibacteriano sob a borda da tigela mais perto do ralo. Isso permitirá que você use o pincel com menos frequência.
Montagem
A maioria dos modelos de vasos sanitários "Conforto" podem ser instalados de forma independente, seguindo as instruções. O principal é que todas as partes permaneçam intactas.
- É necessário coletar todos os detalhes do vaso sanitário: fixar o tanque em uma saliência especial da tigela (lembrando-se de montar todas as juntas de vedação necessárias, que são boas para lubrificar adicionalmente com selante), instalar conexões de drenagem (muitas vezes é já instalado e apenas uma válvula com um flutuador precisa ser instalada).
- Fazemos furos no chão para fixar o elemento hidráulico com parafusos.
- Fechamos o banheiro.
- Conectamos o dreno ao tubo de esgoto, depois de untar as juntas com um selante.
- Conectamos a água com uma mangueira. É melhor fazer uma torneira separada para o banheiro, de modo que você possa fechar a entrada de água para solução de problemas.
- Fechamos a tampa do tanque e apertamos o botão.
Após a instalação do vaso sanitário, é necessário verificar a estrutura quanto a vazamentos e manutenção.
No próximo vídeo, você verá instruções detalhadas para instalar o banheiro.
Análise de fabricantes populares
Além de todos os parâmetros listados acima, é necessário estar atento ao fabricante dos produtos. Vamos considerar os principais:
- Cersanit. A empresa polonesa localizou sua produção na Ucrânia. Lá, esse encanamento ganhou a maior popularidade. O custo dos modelos varia de 2500 a 9.500 rublos. Os consumidores observam baixo ruído de drenagem, uma pequena quantidade de água desperdiçada e um baixo custo. As desvantagens incluem o problema de compra de peças de reposição em caso de quebra da válvula.
- Santeri É um fabricante russo UgraKeram, Vorotynsk. Os vasos sanitários são caracterizados por baixo custo e conjunto mínimo de funções. A julgar pelos comentários dos clientes, o principal ponto negativo é a má limpeza da sujeira das paredes da tigela. Observe também o afundamento do botão e as gaxetas de má qualidade, devido às quais é possível vazar.
- Sanita É uma empresa russa localizada em Samara. Modelos de gama média. Os mais caros são equipados com microlift e botão de descarga dupla. As luxuosas bacias sanitárias estão equipadas com um sistema anti-salpicos. O custo dos modelos "Lux" começa a partir de 7 mil rublos. Mas a julgar pelos comentários, mesmo os modelos simples sem "anti-respingos" não criam problemas com respingos. Das opções mais baratas, são as populares as séries Ideal e Lada, onde não há dreno duplo. Um pouco acima da categoria de preço médio - "Marte" com uma liberação oblíqua e um sistema "anti-respingo". Entre as desvantagens, os consumidores em todos os modelos notam o vazamento de água entre a cisterna e o vaso sanitário, bem como a descarga de contaminantes de má qualidade.
- Rosa - pertence à empresa russa "Kirovskaya ceramika". As sanitas estão equipadas com sistema anti-salpicos, assento de polipropileno com boa fixação, botão start-stop (uma espécie de poupança de água). O popular modelo Plus tem análises bastante diversas. Muitos compradores notam o cheiro de esgoto, conexões frágeis que falham rapidamente e uma descarga não muito boa. E o botão start-stop também deixa espaço para reflexão. Ainda assim, um botão de descarga dupla teria sido mais apropriado, de acordo com os consumidores.
- Jika - um fabricante checo com um preço de canalização ligeiramente acima da média. Sistema anti-respingo de descarga dupla em alguns modelos. Em 2010, a produção foi transferida para a Rússia. Desde aquela época, mais e mais críticas negativas começaram a aparecer: descargas insuficientemente fortes, curvatura de estruturas, quebras de sedes, todos os tipos de vazamentos.
- Santek, Rússia. Os vasos sanitários com prateleira em tigela são famosos por suas críticas positivas: boa descarga, odor e estagnação da água não se formam. A desvantagem é o vazamento entre a cisterna e o banheiro.
- "Keramin" É uma empresa bielorrussa. As análises de produtos são ambivalentes. Alguns compradores escrevem que são bons modelos com dreno de alta qualidade e preço acessível, enquanto outros, ao contrário, apontam falhas sólidas.
- Vitra É uma marca turca que aposta na combinação de sanita e bidé. Ao mesmo tempo, o conjunto inclui dreno duplo, assento antibacteriano e sistema anti-respingos. A maioria das impressões dos compradores é positiva. Algumas pessoas reclamam do peso da estrutura.
- Ifo. Os produtos são produzidos em conjunto pela Suíça e pela Rússia. Uma marca muito popular na Rússia. Existe um conjunto completo, exceto para o bidé. Os comentários são poucos, mas todos positivos.
Ao escolher um vaso sanitário para você, considere a conveniência deste item, é até recomendado sentar nele. Não se esqueça de solicitar um certificado de conformidade para seus produtos.
O comentário foi enviado com sucesso.