Como se livrar da condensação na cisterna do banheiro?
O funcionamento de acessórios de canalização na casa de banho ou na sanita está por vezes associado a problemas bastante específicos. Isso diz respeito ao acúmulo de umidade na cisterna do banheiro. Para eliminar esses fenômenos desagradáveis, é necessário entender exatamente quais fatores levaram à ocorrência de tais inconvenientes.
Causas de ocorrência
A condensação no autoclismo contribui para a formação de um elevado nível de humidade na divisão, pelo que surge humidade, bem como se acumula um odor desagradável. Esse microclima torna os componentes do equipamento hidráulico de metal inutilizáveis, provocando a formação de ferrugem e corrosão. E isso já está repleto de todos os tipos de problemas, desde pequenas gotas em várias superfícies da sala até a formação de vazamentos e outras avarias mais graves no banheiro. Para os residentes, fungos e outros microrganismos são perigosos, pois essas condições são mais favoráveis para a reprodução.
Na maioria das vezes, a condensação se forma onde há uma queda de temperatura e, devido às suas propriedades, banheiros e vasos sanitários são exatamente isso. Regra geral, a temperatura na casa de banho às vezes é bastante elevada, especialmente no inverno. E a água que produz o autoclismo é mais fria, não será difícil para ela resfriar o tanque com rapidez.
Pode haver vários motivos pelos quais o excesso de umidade se acumula no banheiro.
- Uso frequente do dispositivo, devido ao qual a água que entra nele não pode ser aquecida até a temperatura ambiente ideal. Em residências onde vive uma grande família, eles usam o encanamento com muito mais frequência do que em apartamentos onde moram uma ou duas pessoas. A drenagem frequente da água contribui para uma diferença perceptível de temperatura entre a água da tubulação e a temperatura da sala.
- Aparecimento de avarias no sistema de drenagem, em consequência das quais sai água com temperatura normal e o volume que falta é reabastecido com arrefecimento da conduta. Várias avarias nas válvulas de corte implicam no fornecimento de água fria à cisterna da sanita, no inverno a temperatura é de cerca de 3 graus Celsius e a sala no inverno aquece a uma temperatura superior a 20 graus. A diferença de 15 graus ou mais contribui para o acúmulo de condensação na superfície do vaso sanitário, que transpira.
- Alta umidade na sala. Freqüentemente, um banheiro em um apartamento é combinado com uma banheira, onde uma secadora de roupas também está localizada. A presença de um pano úmido, água pingando de canos, bem como a combinação desses fenômenos, aumentam significativamente a concentração de umidade no ar. As superfícies de plástico e cerâmica evitam que seque, ficando cobertas de gotículas.
- Ventilação defeituosa do banheiro ou falta dela. Há ocasiões em que uma janela especial para ventilação é hermeticamente fechada durante o trabalho de reparo. Isso acarreta uma falha na circulação do ar e o excesso de umidade condensa na superfície da cisterna.
- Disposição da casa de banho de forma a que nas imediações da mesma haja muitos canos com abastecimento de água quente, radiadores de aquecimento ou secadores de toalhas.
Após identificar a causa que contribui para o embaçamento do autoclismo, é necessário tomar medidas para combater o fenômeno da condensação.
Solução de problemas
Em primeiro lugar, você precisa verificar se o tanque está funcionando bem. A tecnologia para realizar esse trabalho não é particularmente difícil. Para isso, é necessário observar um pouco como o mecanismo realiza suas tarefas funcionais.
Quando o banheiro não está em uso, mas a água ainda sai da cisterna, mesmo que caia em um pequeno gotejamento, o sistema de esgoto precisa ser consertado. Esse vazamento pode ser determinado pela formação de um traço de água, que eventualmente aparece no interior.
Para resolver o problema, você precisará verificar todos os detalhes do dispositivo.prestando atenção especial aos elementos de conexão e acessórios de entrada. Se não for possível realizar a tarefa sozinho, é melhor usar a ajuda de um especialista que pode realizar o diagnóstico e eliminar as avarias. Chamar um encanador é a solução ideal para usuários sem conhecimento e experiência prática para se livrar de uma falha no encanamento. O reparo vai resolver o problema e resolver o problema com a superfície molhada do tanque.
Se o problema for o uso muito frequente do banheiro, a instalação de um botão de dois estágios no mecanismo pode ajudar. Os modelos mais recentes de dispositivos de encanamento são vendidos inicialmente nesta configuração. O botão pode ser facilmente adquirido em qualquer prédio de supermercados, o custo do produto é bastante acessível para a maioria dos consumidores.
Graças à instalação do botão, é possível escoar apenas uma parte da água que está contida no autoclismo. O botão é um sistema que consiste em dois modos de drenagem - total e parcial. Esta funcionalidade permite poupar água, hoje relevante para a maioria dos proprietários de apartamentos e casas, e também permite que o líquido que entra se aqueça com o tempo. Isso reduzirá a probabilidade de acúmulo de umidade na superfície do vaso sanitário.
Ventilação
Às vezes, a razão para o acúmulo de condensado não é o mecanismo do próprio dispositivo de encanamento. A pergunta pode estar relacionada a outros problemas, como altos níveis de umidade. Este fenômeno é frequentemente a causa raiz do acúmulo de umidade na superfície externa do tanque.
Um arranjo competente de ventilação no banheiro e no vaso sanitário ajudará não apenas a se livrar do embaçamento de vários dispositivos nesses cômodos, mas também a otimizar o microclima em toda a casa.
O primeiro passo é recorrer à instalação de um ventilador com boa potência., que é instalado em uma fenda circular na parede. Agora, muitos tipos de dispositivos de ventilação podem ser facilmente conectados a interruptores de luz no ambiente, para que possam realizar seu trabalho quando a iluminação do banheiro estiver acesa. Além disso, a instalação, atrelada à iluminação, também pode ser feita no modo reverso do funcionamento do ventilador - ou seja, o mecanismo passará a fornecer ar fresco quando a luz da sala for apagada. Tendo em vista que os dispositivos de ventilação ainda emitem ruídos durante a operação, os modelos que trabalharão com iluminação apagada são mais procurados.
Para que a ventilação ajude a reduzir os níveis de umidade e a ventilação, certos modelos de portas são frequentemente instalados em banheiros e vasos sanitários, que possuem grades ou aberturas especiais para a circulação de ar. Tais características de design das folhas da porta fornecem uma saída livre para o ar umidificado da sala, que, por sua vez, rapidamente se mistura com o microclima geral do apartamento.
Não será supérfluo limpar adicionalmente as condutas de ventilação.levando ao banheiro, a troca de ar na residência também depende de sua condição. A falta de tração indicará que o canal está obstruído.
Outro fator que afeta o funcionamento da ventilação geral em um apartamento pode ser o fechamento da janela com algum material. O plugue deve ser removido, pois a ventilação no banheiro é obrigatória. Na primeira vez após a aquisição de um espaço vital, esse fator simplesmente não poderia ser prestado atenção. No entanto, pode causar uma série de fenômenos desagradáveis no futuro, entre os quais os principais são condensação, fungos, um odor desagradável no ambiente e corrosão de canos de água.
O orifício às vezes é selado por razões estéticasquando a janela para ventilação não atende aos requisitos dos proprietários na aparência. Mas hoje existem muitas opções de lindas grades de ventilação à venda, o que permitirá dar a este componente obrigatório um visual mais limpo que não chame muita atenção.
Como aumentar a temperatura da água?
A próxima maneira que ajudará a combater a forte condensação é aumentar a temperatura do líquido no vaso sanitário. Isso pode ser feito assegurando-se de que o tanque esteja cheio com água ligeiramente aquecida. Para o inverno, esta tecnologia será muito útil.
O líquido quente pode ser acessado no sistema das seguintes maneiras:
- Compra de um aquecedor de água que aqueça o líquido antes de despejá-lo no tanque.
- Isolamento da tubulação por onde o líquido flui. Este método tem um preço bastante acessível, mas exigirá uma série de obras. Em primeiro lugar, é necessário comprar o material de isolamento com que o tubo de alimentação é envolvido.
- Reduza a pressão com que a água entra no apartamento. Isso diminuirá a taxa de enchimento do tanque, permitindo que a água atinja a temperatura ambiente mais rapidamente.
Muitos profissionais preferem a instalação de uma cisterna dupla. Embora os produtos tenham surgido recentemente no mercado, já são muito procurados, visto que são considerados a mais recente alternativa de desenvolvimento na área de louças hidráulicas. O alto custo dos produtos se justifica por sua eficiência, já que o vaso sanitário não "sua" pelas peculiaridades de seu design.
O dispositivo é um reservatório feito de plástico e uma caixa com um entreferro. Este recurso de configuração ajudará a fazer a diferença entre as temperaturas completamente desprezível, o que elimina o risco de acúmulo de umidade no dispositivo.
Dicas úteis
No caso de um tanque de drenagem por gravidade, não funcionará para eliminar o problema de condensação organizando a ventilação ou alcançando um equilíbrio entre as temperaturas da água e do ar. O colapso deve ser eliminado completamente.
Muitos especialistas aconselham equipar o isolamento do tanque com as próprias mãos durante o combate à condensação. Isso pode ser conseguido colando as paredes internas ou externas do tanque com materiais isolantes de calor e fixando-as com um selante. O tanque é tratado com a composição interna, inclusive o fundo, e o isolamento é colado. Todas as juntas são seladas com selante, após a secagem completa todas as peças voltam aos seus lugares.
Os desumidificadores internos são métodos eficazes para lidar com o excesso de umidade. O dispositivo é adquirido com base no grau de umidade, área da sala e custo.
Os dispositivos podem ser de dois tipos:
- condensado;
- absorção.
Nos dispositivos do primeiro tipo, o ar esfria e a umidade sai na forma de condensação. Este último é feito em forma de recipiente contendo um enchimento especial que absorve o excesso de umidade do ar.
Como se livrar da condensação na cisterna do vaso sanitário, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.