Ondulação para o banheiro: finalidade, tipos e dicas de instalação

Contente
  1. Características e propósito
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos e tamanhos
  4. Como escolher?
  5. Desmantelando o velho
  6. Como instalar?
  7. Dicas úteis
  8. O tubo está vazando
  9. Por que há um vazamento?
  10. Um bloqueio se formou

Às vezes, só com a ajuda da corrugação, é possível instalar o vaso sanitário na posição desejada. Ao usar tubos rígidos padrão, isso nem sempre é possível na posição desejada pelo proprietário. O artigo discutirá em detalhes todas as questões relacionadas ao uso de ondulações de plástico para desmontar um tubo antigo ou instalar um novo.

Características e propósito

Um manguito de vaso sanitário de fluxo livre feito de plástico torna os reparos do vaso sanitário muito mais fáceis. Anteriormente, para conectar a estrutura do vaso sanitário à rede de esgoto, eram utilizados tubos de ferro fundido, que se distinguiam pela gravidade e dificuldade de instalação. Atualmente, é muito mais fácil e conveniente usar produtos plásticos para essas finalidades. E mesmo nas condições de muitos apartamentos, quando cada centímetro quadrado conta, essa corrugação sanitária é a única saída possível para instalar um mictório.

A ondulação é chamada de elemento de transição do sistema de encanamento., que é projetado para conectar a tubulação do vaso sanitário à tubulação de esgoto. É um tubo ondulado largo feito de plástico térmico. A sua extremidade é uma manga de ligação, o que facilita a ligação do tubo à saída da sanita. O comprimento da ondulação é em média 25-30 cm, o manguito tem um diâmetro de 13,4 cm na parte externa e 7,5 cm na parte interna (na lateral do vaso sanitário). A extremidade que está conectada à tubulação de esgoto tem um diâmetro de 11 cm.

A peculiaridade da corrugação de plástico higiênico é que há uma camada interna que aumenta significativamente suas características técnicas. Isso é especialmente perceptível se você escolher os produtos dos principais fabricantes do mundo, como SML ou Duker.

Instalar um corrugado no vaso sanitário é muito mais conveniente e lucrativo do que um tubo de ferro fundido. Em primeiro lugar, o plástico é leve, custa menos e tem uma vida útil muito mais longa.

É fácil de limpar, você mesmo pode fazer. Antes de instalar a corrugação, nenhuma gravação preliminar é necessária.

A corrugação nem sempre é usada. Na maioria dos casos, é preferível levar um cachimbo de plástico, é muito mais resistente.

O corrugado de banheiro é usado em vários casos.

  • Em uma situação em que o banheiro está axialmente deslocado em relação à tomada de esgoto. Isso pode acontecer quando o piso sobe devido aos ladrilhos serem colocados no chão, ou quando o proprietário decide mudar o banheiro para um local diferente. Em cada um desses casos, não haverá a junção exata da saída do vaso sanitário e da bica de esgoto, ou seja, será necessário utilizar um ralo corrugado especial. Se o vaso sanitário for trocado e um novo for instalado em outro local, a ondulação deve ser de no mínimo 50 cm .Se não usar plástico, terá que deslocar o cano de esgoto. Se, no final da reparação, o piso da casa de banho subir (e, consequentemente, o vaso sanitário subir), não é necessária a substituição do ondulado.
  • Outra situação é quando a liberação em si é atípica. O banheiro às vezes é projetado de forma que o tipo de esgoto existente não corresponda à saída. Por exemplo, às vezes é necessário instalar um encanamento moderno em um apartamento de estilo antigo. Nele, a liberação costuma ser direta e, em vasos sanitários obsoletos, é oblíqua.

Portanto, caso o equipamento tenha saída horizontal ou vertical, para conectá-lo será necessário utilizar um tubo corrugado que pode ser dobrado no ângulo desejado.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da corrugação de plástico são muitas e bastante significativas:

  • Facilidade de instalação - é perfeitamente possível para uma pessoa sem conhecimentos especiais lidar com a substituição de um tubo.
  • O orçamento é talvez a principal vantagem junto com a facilidade de instalação.
  • Única opção disponível no caso de mover ou deslizar o vaso sanitário.
  • Em caso de incompatibilidade entre a saída do vaso sanitário e a tomada de esgoto, apenas plástico pode ser instalado.
  • Adequado para um banheiro temporário, instalado antes do final do reparo.

Além de muitas vantagens, também existem desvantagens.

  • A fragilidade da estrutura devido à pequena espessura das paredes do tubo. Se você deixar cair algo com pontas afiadas no vaso sanitário, por exemplo, um caco de cerâmica ou vidro, o tubo corrugado pode ser danificado e terá que ser substituído.
  • Se a corrugação for colocada no ângulo errado ou dobrada incorretamente, ela pode facilmente ficar entupida.
  • Se o tubo corrugado for muito longo, ele pode ceder com o peso do conteúdo.
  • A ondulação não pode ser colocada na parede, apenas no exterior.
  • De acordo com muitos usuários, o design tem uma aparência pouco atraente e volumosa.

Tipos e tamanhos

Ondulações sanitárias podem ter esses parâmetros.

  • Elasticidade. Dependendo disso, são macios e duros. Estes últimos possuem maior resistência e resistência ao desgaste. O ondulado macio pode ser instalado em um vaso sanitário de qualquer configuração e com qualquer tipo de saída (vertical, oblíqua ou horizontal). Quanto mais flexível for o tubo, mais fácil será de instalar.
  • Reforço. Com sua ajuda, os tubos de plástico são reforçados. Para isso, utiliza-se fio de aço. O reforço reforçado dura mais, mas também custa muito mais.
  • O comprimento dos tubos corrugados também é diferente. Em média, o intervalo varia de 0,2 a 0,5 M. Ao comprar acessórios, é necessário levar em consideração a distância do vaso sanitário até o local onde o corrugado corta o tubo. É melhor comprar sempre um canal ligeiramente mais longo, cerca de 5 cm maior do que o necessário. Isso torna mais fácil evitar vazamentos.

O diâmetro da ondulação pode ser 50, 100, 200 mm. Antes de comprar, é necessário medir o diâmetro da abertura do vaso sanitário e, com base no valor obtido, adquirir um cachimbo com seção adequada. Você pode comprá-lo em qualquer loja de materiais de construção e acabamento.

Uma braçadeira é uma parte do encanamento responsável por garantir uma conexão firme entre o banheiro e a saída de esgoto. É uma obrigação para todos os banheiros de chão. Portanto, ao comprar o encanamento, você também deve comprar uma braçadeira no kit.

Os modelos apresentados nas lojas são diferentes em muitos aspectos: material do qual são feitos, diâmetro, forma. O diâmetro padrão do manguito é de 110 mm, mas pode haver outras opções. É necessário saber em que tipo de saída está equipada a sanita e qual o seu diâmetro, pois é nela que será fixada a braçadeira com a segunda extremidade.

Se as dimensões não coincidirem, é necessário adquirir um modelo de cone simples (se a conexão for direta) ou um combinado com diferentes dimensões de saída (se a conexão for deslocada).

Se você classificar manguitos, as seguintes variedades podem ser distinguidas:

  • reto liso;
  • canto liso;
  • cônico;
  • excêntrico;
  • ondulado.

Existem também modelos combinados: são retos e lisos em uma extremidade e ondulados na outra.

    O funil é adequado para conectar vasos sanitários com saída horizontal ou oblíqua. É instalado em tubo de 90 mm (sem manga) ou em tubo com corte de 110 m.

    O manguito excêntrico consiste em duas superfícies cilíndricas conectadas entre si, mas deslocadas uma em relação à outra ao longo dos eixos longitudinais. O diâmetro padrão do tubo de saída sem costura é de 72 mm.

    De acordo com o material do qual são feitos, os punhos são divididos em borracha e plástico. Se o modelo do vaso sanitário é moderno e os tubos são feitos de plástico, são usados ​​os tipos de polímero. E para uma junta com tubo de ferro fundido, a borracha densa tradicional é adequada.

    Certifique-se de considerar o formato da saída do vaso sanitário. Ela pode ser:

    • vertical;
    • horizontal;
    • oblíquo.

    A embreagem é uma parte obrigatória. Modelos para tubos de plástico são produzidos em quantidades limitadas - apenas cinco tipos:

    • Tubulação / tubulação - produtos com paredes lisas são fixados uns em relação aos outros por uma rosca. Usado para tubos de plástico rígido, coloque em ambas as extremidades, uma de cada vez.
    • Caixa / Tubo - O tubo contém o cabo de um lado e a braçadeira de compressão do outro.
    • Encaixe com conexão destacável.
    • O tubo transparente é adequado para juntas macias do tubo corrugado, é reforçado por meio de enrolamento.

    Se você não quer ser incomodado por odores desagradáveis, pode equipar o banheiro com uma válvula de retenção. Pode ser instalado não só no vaso sanitário, mas também em outros itens de encanamento que tenham saída para o esgoto.

    A válvula de retenção protege cada um dos itens do encanamento de bloqueios e elimina odores, evitando que eles se espalhem por todo o espaço de vida. Isso é válido tanto para os residentes dos andares superiores quanto para os inferiores.

    Como escolher?

    Cada produto pode ser atribuído ao seu tipo, guiado por uma combinação de parâmetros como:

    • comprimento e diâmetro;
    • reforço;
    • elasticidade.

    Você pode escolher o produto certo com base nos parâmetros exigidos, além de ser guiado pelos requisitos de qualidade e resistência.

    É aconselhável comprar um produto certificado, e também estude cuidadosamente a marcação antes de comprar. Não há necessidade de se sentir tentado a comprar um produto suspeitamente barato, porque, como você sabe, "um pão-duro paga duas vezes", e é altamente provável que, depois de instalar uma corrugação de um centavo, você logo terá que ir à loja para um novo.

    Desmantelando o velho

    Para substituir a ondulação do vaso sanitário por conta própria, você precisa desmontar o cano antigo. Este é um procedimento passo a passo que requer uma certa sequência de ações.

    Para fazer isso corretamente com suas próprias mãos, você precisa preparar vários baldes e trapos desnecessários. Primeiro você precisa desligar o abastecimento de água para o ralo. Em seguida, você precisa desparafusar o cano que deixa a água passar. Depois disso, a água é drenada do tanque, sendo necessário retirá-lo.

    O processo de desmontagem começa com o banheiro. Se tiver sido instalado e operado por um longo tempo, então, provavelmente, está muito bem fixado no cimento. É impossível retirá-lo sem danos. Nesse caso, você precisa bater no banheiro com um martelo. Com a vibração, o impacto na base de cimento aumentará, então o processo de desmontagem será mais fácil.

    Em nenhum caso deve bater num cano, principalmente em ferro fundido, pois existe o risco de fissurar ou mesmo de se destruir por completo. Uma rachadura na ondulação não pode ser reparada e, para instalar um novo, o tubo terá que ser totalmente substituído. Isso implicará em custos e tempo adicionais.

    Quando o pescoço é quebrado, a estrutura pode ser desmontada. Primeiro você precisa arrasar. Se isso não funcionar, usando um martelo e um formão, você pode tentar derrubar a base do cimento. Muitas vezes, depois disso, o vaso sanitário racha ou se quebra, eles precisam ser desmontados. Para evitar que o banheiro seja inundado com água, cubra a estrutura com trapos.

    Depois que o banheiro é desmontado, você precisa remover todos os fragmentos e restos de cimento dele. Assim que o corte inferior ficar uniforme, é necessário limpar o soquete e retirar os pedaços do vaso sanitário dele. Assim que o canal for limpo, deve ser tampado, caso contrário, o cheiro desagradável se espalhará por toda a casa. Depois disso, você pode trocar o tubo corrugado.

    Como instalar?

    Para alterar a ondulação, você precisará das seguintes ferramentas:

    • martelo;
    • marreta;
    • roleta;
    • cola "unhas líquidas";
    • fita adesiva;
    • chaves;
    • mangueira para drenar a água.

    Isso é muito fácil de fazer.Primeiro é preciso experimentar o tubo, para isso a corrugação é aplicada no local onde está prevista a ligação. Verá imediatamente se o gargalo do vaso sanitário, o cano de esgoto e a própria ondulação estão unidos. Você pode determinar imediatamente se o comprimento do tubo corrugado é adequado.

    Se necessário, a ondulação é cortada e as marcações são feitas. Os pontos onde as cavilhas ficarão devem ser marcados com um marcador. A base do vaso sanitário também precisa ser marcada. Uma cisterna e um tubo de drenagem são instalados no banheiro. Usando um perfurador, você precisa fazer furos para os pinos, após o que começa a instalação de um novo tubo corrugado.

    Primeiro, limpe-o com um pano seco e, em seguida, aplique selante na gaxeta. Em seguida, o tubo é inserido no orifício de esgoto. Por outro lado, o tubo também precisa ser tratado com um selante, após o qual o canal tratado deve ser colocado no vaso sanitário na área do gargalo. Rachaduras e fendas seladas devem ser reparadas com o mesmo selante ou cola de unha líquida.

    No local reservado para a base do vaso sanitário, é necessário colocar uma gaxeta de borracha, após o qual é necessário aplicar selante de silicone em sua circunferência. Agora você pode colocar o vaso sanitário e protegê-lo.

    Assim que a cola "endurecer", é necessário verificar a qualidade da estrutura. Para fazer isso, dê descarga e verifique se há vazamentos embaixo dele.

    Além deste método, você pode aquecer o tubo corrugado. Ele é exposto a altas temperaturas até o final ficar macio. Então você precisa colocar imediatamente a corrugação no ralo do vaso sanitário. Em seguida, a segunda extremidade do sino do esgoto é unida à corrugação e um selante é aplicado. A conexão agora está concluída.

    Você pode conectar um banheiro com uma saída direta a um esgoto com uma tomada oblíqua usando um canto de plástico. As lojas modernas oferecem uma ampla gama de produtos a partir desse material. Para evitar vazamento de água embaixo do vaso sanitário, é necessário usar, além do canto, uma vedação de borracha.

    Veja abaixo uma aula mestre sobre a instalação de corrugações.

    Dicas úteis

    Ao comprar, os especialistas recomendam levar em consideração o comprimento da ondulação. Isso é especialmente importante para os banheiros ou vasos sanitários nos quais o vaso sanitário se afasta bastante da parede. O tubo corrugado pode ser puxado para fora, mas esta ação tem certas limitações. E quanto mais você o expõe ao alongamento, mais finas suas paredes se tornam, o que tem um efeito extremamente negativo em sua resistência.

    É indesejável retirar os acessórios antes de montá-los no vaso sanitário. Somente quando ancorado no esgoto pode ser esticado. Se você não seguir este conselho, a estrutura pode ceder e isso pode causar a formação de um bloqueio no sistema.

    Você pode encurtar a ondulação depois de medir o comprimento desejado, mas mesmo assim você não deve cortá-la exatamente nesta distância. Você precisa deixar uma pequena margem de comprimento.

    Ao instalar um tubo corrugado, é importante que o canal seja curvo sem interferir com a saída da água sem obstáculos. É impossível apertar o tubo, caso contrário, é possível danificá-lo e, no futuro, começará a vazar.

    Não se deve esquecer que o papelão ondulado é um produto frágil e não foi projetado para suportar estresse excessivo. Nada deve pressioná-lo de cima ou de lado.

    O tubo está vazando

    Se um defeito for encontrado no encanamento, isso se torna a fonte de muitos problemas. A eliminação prematura do colapso pode levar tanto ao derramamento de esgoto no apartamento quanto ao alagamento dos vizinhos com água vinda de baixo. Dado que o odor que emana do conteúdo do banheiro atual é incrivelmente durável e absorvente nos móveis, paredes, pisos e tetos, é imperativo lidar com vazamentos o mais rápido possível.

    Freqüentemente, o motivo pelo qual o banheiro está vazando pode ser um tubo corrugado, que está instalado incorretamente. Também pode ser de má qualidade inicialmente.

    A ondulação parece um acordeão conectando a saída do vaso sanitário ao ralo. Para ter certeza de que é o tubo corrugado que flui, você precisa drenar toda a água do vaso sanitário e ver onde o vazamento se formou.

    Se a confirmação for recebida, o tubo deve ser reparado ou substituído. Antes de prosseguir com o reparo, você deve encontrar o local do vazamento.

    Pode haver duas opções:

    • o tubo estourou ou rachou;
    • um vazamento se formou na junção com o esgoto ou ralo do banheiro.

    A corrugação é reparada desta forma:

    • A rachadura deve ser seca (com secador de cabelo) e selada com um remendo de borracha. A cola só deve ser à prova d'água.
    • Sature um pedaço de pano limpo com epóxi e enrole ao redor do orifício. Previamente, o local de reparo deve ser desengraxado.
    • Sature a bandagem com uma mistura de cimento e, em seguida, deslize a estrutura resultante no tubo.
    • Cubra o curativo com silicone higiênico e envolva a saída do vaso sanitário com ele.

    É importante observar que todos esses métodos serão capazes de eliminar o encaixe com vazamento apenas temporariamente. Afinal, é impossível consertar a ondulação e torná-la impermeável novamente. É melhor comprar um novo tubo e reorganizá-lo.

    Por que há um vazamento?

    Isso acontece com frequência principalmente na compra de equipamentos baratos. A ondulação de qualidade duvidosa não se ajusta bem o suficiente ao tubo (sua superfície interna) e dobras indesejadas se formam nele. O aparecimento de uma fuga neste caso é uma questão de tempo.

    Além disso, em alguns tipos de tubos corrugados de baixa qualidade, a saia da braçadeira não é reta, mas cônica. Não deveria ser. Modelos mais caros, principalmente os das principais empresas do mercado, apresentam melhor qualidade e durabilidade.

    Para realizar reparos de alta qualidade, é aconselhável buscar ajuda de especialistas. Ao mesmo tempo, você não deve deixar os encanadores sem atenção, é melhor acompanhar o que eles estão fazendo.

    Quanto aos materiais, é melhor adquiri-los você mesmo, pois muitas vezes chamados de especialistas tentam economizar em ondulação, o que acarretará inevitavelmente em novos vazamentos.

    Um bloqueio se formou

    Uma coisa tão desagradável como um bloqueio no esgoto é conhecida pela grande maioria dos proprietários de casas. Isso é especialmente verdadeiro para apartamentos onde há canos antigos instalados e o sistema de esgoto é usado incorretamente. O aparecimento de bloqueios é causado pela entrada de cabelos, sujeira, graxa na tubulação, além de detergentes não dissolvidos - xampus, loções, bálsamos, sabonetes e outros.

    É melhor primeiro tentar desobstruir o vaso sanitário usando um êmbolo. É necessário instalá-lo o mais firmemente possível ao ralo e pressioná-lo várias vezes. Este método é eficaz se o bloqueio for pequeno e as partículas forem pequenas.

    Se tudo não for tão simples e o tamanho da rolha for grande o suficiente, e ela mesma estiver coberta por uma camada de gordura, então o êmbolo é inútil. Você pode usar um produto químico para limpar o ralo. Existem atualmente alguns desses produtos nas respectivas lojas. Eles geralmente contêm ácidos e álcalis, que dissolvem bloqueios no tubo.

    Essa ferramenta é simplesmente colocada no tubo. Para dissolver a cortiça, você precisa esperar pelo menos 4-5 horas. Depois disso, a água quente é despejada no tubo. É melhor fazer isso à noite, pois é nessa hora que o encanamento é menos usado e o produto terá tempo suficiente para desobstruir o entupimento.

    Você pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre (para 1 embalagem você precisa levar 1 garrafa). O efeito dessa mistura será semelhante ao de um agente químico. Depois de usar a solução pronta e a própria, você também deve aplicar um êmbolo.

    Todos esses métodos são bons para remover novos bloqueios. Se os fósseis forem formados em canos antigos, é improvável que ajudem. Então, um cabo de metal pode ser útil. Ele é colocado em um tubo e girado, movendo-se gradualmente para dentro. Isso pode ajudar com bloqueios de gordura ou cabelo, mas se, por exemplo, picles estragados forem jogados no vaso sanitário, ou um absorvente higiênico for jogado fora, o cabo também ficará sem força.

          Se você não consegue se livrar do bloqueio, é melhor pedir ajuda a profissionais. Você precisa ligar para o departamento de habitação e deixar um pedido.Existem também serviços pagos que tendem a ser mais responsivos e têm todas as ferramentas de que você precisa para solucionar problemas com eles. Em casos difíceis, os bloqueios são eliminados usando equipamento especial de impulso hidropneumático.

          É importante lembrar que remover um bloqueio é mais difícil do que evitá-lo. É necessário limpar prontamente com um agente químico pelo menos uma vez por mês, e também tentar evitar que cabelos, graxa, sabão e objetos grandes entrem nos canos.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário