Banheiros sem aro: vantagens e desvantagens

Um vaso sanitário sem borda é mais popular hoje do que um vaso sanitário sem borda. Tem muitas vantagens, razão pela qual os fabricantes modernos também oferecem uma variedade de modelos sem aro.

Recursos do dispositivo

O vaso sanitário sem aro praticamente não difere da versão padrão. A peculiaridade está escondida em uma pequena mudança estrutural que afeta o fluxo da água quando o tanque é esvaziado. A ausência de um rebordo que, segundo a ideia, distribui o líquido por todo o perímetro de todo o espaço interior da sanita, lavando totalmente a sua superfície. No entanto, este elemento, além de sua finalidade, tem um efeito negativo - a sujeira se acumula sobre ele e as bactérias se multiplicam.

Este recurso só pode ser compensado por meio de manutenção cuidadosa.que leva tempo e esforço, isso deve ser feito regularmente. O design sem aro resolve esse problema de forma radical - alterando a estrutura do vaso sanitário. Mas esta não é a única solução, você também pode considerar outra opção - vidros.

Áreas de envidraçamento difíceis de alcançar

Um dos primeiros métodos de resolver o problema é cobrir as áreas problemáticas com um composto especial ao qual a sujeira não grude e no qual as bactérias não se multipliquem. A superfície esmaltada realmente cumpre essa tarefa, mas com o tempo ela se degrada sob a influência de agentes de limpeza e de uma escova, o que torna essa técnica extremamente efêmera. Com isso, o vaso com um revestimento especial se transforma em uma versão clássica e todos os problemas voltam. O que coloca os proprietários deste tipo de canalização antes de optar por limpar a sanita sem detergente, ou perder a sua principal vantagem ao fim de alguns meses.

Estrutura e princípio de funcionamento

Deve-se notar que não existe um único vaso sanitário sem aro com "formato correto". Esta tecnologia está em desenvolvimento e aprimoramento. Assim, alguns fabricantes, tendo abandonado o aro, fizeram uma depressão mínima na parte superior do produto em seus vasos sanitários, que incluem linhas como: Hygienic Flush (Gustavsberg), The Gap (Roca), Pro S Rimless (Laufen).

Outros fabricantes deixam o vaso sanitário completamente plano, sem calhas, por exemplo Rim-ex (VitrA) ou Rimfree (Keramag)... Em ambos os casos, uma característica comum é um poderoso jato de água, lavando completamente toda a superfície interna do vaso sanitário. Este resultado é obtido por meio de canais especiais que dividem o fluxo em vários canais separados, fornecendo água em um determinado ângulo correto e, ao mesmo tempo, o design evita que a água vaze da tigela.

Todas as tecnologias inovadoras usadas em um vaso sanitário sem aro praticamente não afetam seu custo. O método de montagem de vasos sanitários na parede por meio de um perfil, embora pareça duvidoso, pode suportar uma carga de até 500 kg. A cisterna sem costuras, embutida na parede, garante total ausência de vazamentos e reduz o componente de ruído de sua obra. A garantia dos mecanismos internos do tanque de fabricantes conceituados é de até 10 anos, o que significa que não se pode pensar em uma avaria iminente. Mas, mesmo nesse caso, a tecnologia prevê a substituição do interior pelo canal tecnológico do botão de drenagem sem desmontar o produto.

Vantagens e desvantagens

Para entender a diferença entre vasos sanitários sem aro e sem aro, é preciso atentar para a estrutura específica de cada opção, pois é ela que determina a presença de vantagens características.

Os produtos sem aro têm várias vantagens.

  • Melhor higiene. A ausência de rebordo elimina a área problemática, que serve de trampolim para o acúmulo de sujeira e o crescimento de bactérias. Toda a área da superfície interna é totalmente acessível, sua limpeza não é complicada por nenhum fator, o que torna o banheiro mais limpo e seguro para a saúde. O modelo é muito popular em locais com requisitos sanitários rigorosos: hospitais, cafés e restauração pública, centros comerciais e de entretenimento e outros locais de concentração de pessoas.
  • Processo de limpeza facilitado. A abertura do desenho facilita o acesso a todos os cantos, é cómodo de limpar, não é necessário torcer para passar com uma escova ou pincel por baixo do rebordo, pelo que o processo é mais rápido e menos cansativo. Uma limpeza completa pode ser substituída por uma limpeza diária completa da superfície com um guardanapo sem detergente.
  • Consumo de água econômico. A alta pressão gerada por uma pressão mais potente da água limpa melhor a superfície do produto, portanto, é necessário 30% menos fluido para escoar, o que, se houver medidor, se traduz em significativa economia de custos.
  • Estética aprimorada. O produto parece mais compacto, e também não se destaca no interior do banheiro.
  • Cuidado seguro. A ausência de grandes volumes de sujeira aderida ao revestimento do vaso sanitário permite a lavagem do produto sem produtos químicos que contenham ácidos.
  • Custo semelhante. O preço de um produto sem aro corresponde praticamente ao custo de um vaso sanitário padrão feito com a mesma matéria-prima, o que, com características operacionais aprimoradas, é um diferencial significativo - o melhor produto pelo mesmo dinheiro.

Não há falhas características em vasos sanitários sem aro, embora um fabricante inescrupuloso tenha mais do que o suficiente.

Variedades

Os sanitários sem aro são subdivididos de acordo com as especificidades da sua localização e instalação, existindo dois tipos com características próprias.

  • Pé de apoio - essas opções são caracterizadas por uma instalação padrão, são relativamente mais complicadas, muitas vezes equipadas com um bidê e microlift;
  • Suspenso - apresentados em versões mais populares, montados na parede com fechos especiais, um tanque é embutido neles. Esses modelos ocupam menos espaço, são equipados com um sistema de suspensão confiável que pode suportar uma carga de até 500 kg. A solidez do tanque garante a ausência de vazamentos, um longo período de operação, e também reduz o ruído de seu funcionamento, tal monobloco é bastante prático.

Vale a pena prestar atenção ao modelo compacto com exaustão oblíqua, que pode ser equipado com sensores de movimento que levantam a tampa quando uma pessoa entra na sala. Às vezes, possuem compartimentos adicionais nos quais são colocados vários detergentes e fragrâncias, usados ​​na drenagem.

Hoje, os compradores podem escolher entre as opções de montagem na parede, lateral ou traseira. Tudo depende da preferência pessoal.

Visão geral dos fabricantes e modelos

Ao comprar um determinado produto, você pode confiar no rótulo ou na vontade do acaso, mas comprar produtos de um fabricante bem estabelecido será mais confiável. Hoje, várias empresas estão em alta demanda no mercado de louças sanitárias.

  • VitrA. Esta empresa fabrica louças sanitárias e produtos afins para banheiros. Equipa os sanitários sem aro com o sistema de descarga Rim-ex, muito adequado para utilização em sanitários de centros comerciais, hospitais e outros locais públicos. Além disso, a grande maioria dos modelos está equipada com um compartimento especial para detergente lavado com água ao escoar.
  • Roca. Este fabricante de louças sanitárias tem uma história rica, pois opera desde 1929. Os produtos são procurados entre hotéis de luxo, instalações olímpicas e locais onde a qualidade desempenha um papel importante.
  • TOTO. Esta empresa fabrica vasos sanitários com tecnologias e inovações modernas e utiliza o sistema de descarga multifluxo Tornado Flush, que melhora a descarga do vaso sanitário em toda a área.A empresa usa a tecnologia eWater +, projetada para matar bactérias nocivas. Além disso, os banheiros são equipados com sensores de movimento que abrem a tampa do vaso quando uma pessoa se aproxima.
  • Sou. PM. A empresa oferece uma linha de produtos sem aro que vai do médio ao luxo, combinando formas inteligentes projetadas para economizar espaço. Eles têm excelente design e operação confortável. Para a produção, apenas são utilizadas matérias-primas cerâmicas de alta qualidade que atendem aos padrões europeus.
  • Cersanit. É um fabricante polaco de loiça sanitária com uma política de preços moderados. Os sanitários sem aro apresentam praticidade e design versátil e discreto. Todos os produtos Cersanit são fabricados de acordo com os padrões europeus de qualidade e são totalmente certificados. Os vasos sanitários Cersanit são semelhantes aos da marca Ideal Standard.

A classificação dos fabricantes de produtos de qualidade também inclui empresas da Alemanha e da Suíça.

Modelos

Cada fabricante procura destacar a gama de seus produtos com algumas características únicas: um sistema de descarga inovador, design, consumo de água econômico, a melhor relação qualidade-preço. Entre a grande variedade, existem vários modelos de fabricantes confiáveis.

  • Roca Gap A346477000 É uma sanita suspensa sem aro com um design universal moderno. Ele se encaixa perfeitamente em quase qualquer estilo de banheiro. A linha Gap se diferencia pela presença de uma variedade de funções adicionais que facilitam o uso e o tornam mais confortável. As dimensões do produto são 30x34x54 cm, o custo aproximado é de 6.600 rublos.
  • Cersanit Carina Clean On - trata-se de uma sanita de parede cónica, que se distingue pela presença de um microelevador, agradável cor branca uniforme, que se adapta universalmente ao interior das casas de banho, executado de acordo com as tendências do estilo moderno. O conjunto inclui assento em duroplast com efeito anti-séptico, o que permite economizar nos produtos relacionados. O modelo apresenta uma excelente relação preço acessível e boa qualidade europeia. O custo aproximado do produto é de 7200 rublos.
  • Villeroy e Boch Omnia Architectura DirectFlush É um WC montado na parede sem aro. O produto de uma empresa com mais de 250 anos de história se distingue pela ergonomia cuidadosa e pelo sistema de descarga DirectFlush verificado, que limpa completamente todas as áreas. As dimensões do banheiro são 33x37x53 cm, o preço aproximado é de 10.000 rublos.
  • Laufen Pro S 8.2096.1 É um modelo de sanita suspensa sem aro de um fabricante suíço, que se destaca pela sua elevada qualidade. Seu funcionamento é otimizado por meio de uma tecnologia especial que reduz o consumo de água. As dimensões do produto são 34x36x53 cm. O custo aproximado é de 12.000 rublos.
  • Admiração de AM. PM - este é um modelo luxuoso de sanita suspensa sem aro, com um belo design a pensar na praticidade e no conforto. O vaso sanitário é feito de cerâmica de alta qualidade, as dimensões do produto são 33x36,5x56 cm, o custo aproximado é de R $ 710.

Dicas de Seleção

As características do ambiente e o processo de operação de um banheiro sem aro são semelhantes ao modelo clássico. A maioria dos pontos importantes aos quais você precisa prestar atenção ao escolher um produto específico são bastante padronizados.

  • Matérias-primas com as quais o vaso sanitário é feito. Ele tem um dos valores mais altos e afeta muitos recursos do produto:
  1. força - movimentos desajeitados de vez em quando tocam o encanamento, um produto frágil pode rachar e se tornar um desperdício de dinheiro irrecuperável;
  2. uniformidade e lisura - a homogeneidade da mistura cerâmica afeta a formação de defeitos na superfície dos vasos sanitários: amassados, protuberâncias, bem como aspereza, o que contribui para o acúmulo de sujeira e demais processos negativos;
  3. cor e sua uniformidade - os mais atraentes são os produtos de porcelana e metal.
  • Opção de localização. Apesar das inúmeras vantagens de uma sanita suspensa (ocupa menos espaço, funciona mais silenciosamente, não se destaca no interior da casa de banho), algumas pessoas se confundem com o seu sistema de suspensão no perfil, que parece superficialmente pouco fiável. Neste caso, as necessidades serão satisfeitas com a sanita clássica sem aro de chão.
  • Sistema de descarga. A fabricação desta peça deve ser de qualidade especialmente alta, recomenda-se testar o produto no estande, caso esta opção não esteja disponível na loja, deve-se consultar informações na Internet: a reputação do fabricante, avaliações de usuários .
  • Funcionalidade adicional. Dependendo do modelo, várias configurações podem ser oferecidas, que afetam diretamente o custo final.

Pequenos fechos (buchas, parafusos) podem ser fornecidos com o vaso sanitário ou adquiridos separadamente. Por ser o vaso sanitário um produto de higiene, ele não pode ser trocado ou devolvido, por isso é importante escolher o modelo certo na hora. Recomenda-se escolher lentamente, levando em consideração todos os critérios listados, e também pensar em pontos adicionais inerentes a uma situação particular.

Se a escolha se estabeleceu na opção de canto, então você definitivamente deve monitorar como ela desaparece. Esta função deve ser configurada corretamente inicialmente.

Montagem

A inovação do vaso sanitário sem aro afetou não apenas o sistema de descarga, mas também a instalação de sua versão suspensa, enquanto a versão de piso é instalada com tecnologia padrão. Para ambos os tipos, os encanamentos de esgoto e de abastecimento de água são usados ​​da mesma forma que antes. O sistema de fixação possui uma certa especificidade, o que, na ausência de experiência, dificulta a instalação, portanto seria mais conveniente pagar pelo auxílio do capitão, principalmente considerando que o produto ficará em estado de suspensão.

A instalação de uma sanita suspensa sem aro de acordo com um método definido pelo fabricante garante um funcionamento fiável ao longo de toda a sua vida útil.

  • Preparação de nicho. Além do mecanismo de fixação, o tanque será montado na parede. Primeiro, você precisa equipar um nicho com uma altura de 100 cm, uma largura de 60 cm e uma profundidade de 15–20 cm, dependendo da espessura do tanque. Você precisa levar o ralo até o local onde ficará o orifício correspondente no vaso sanitário. Imediatamente é preciso levar em consideração a inclinação correta do sistema de esgoto, que é de 2 cm por 1 metro de comprimento.
  • Instalação do perfil. Primeiro, a estrutura é montada com fixadores no chão e na parede. Para tal, são adequadas buchas com diâmetro de 1 cm. Na instalação, é necessário utilizar um nível para corrigir a perpendicularidade correta da estrutura ao piso e à parede. Apesar da presença de hastes de ajuste para nivelamento da tigela no próprio perfil, sua instalação deve ser o mais uniforme possível. Como padrão, o banheiro é colocado cerca de 40 cm acima do chão.
  • Abastecimento de água. Para isso, é preferível utilizar tubos de polímero, por exemplo, polipropileno ou outro material sintético.
  • Dreno de esgoto. Uma tigela é conectada a um dreno pré-localizado; um tubo corrugado pode ser usado para a conexão. Em seguida, você precisa verificar a qualidade da conexão drenando a água, inspecione cuidadosamente a conexão para ver se há vazamentos. A tigela é desmontada para trabalhos posteriores.
  • Acabamento de nicho. Parede de gesso à prova d'água ou outro material pode ser usado para selar o orifício. GKL é especialmente conveniente para montar em um perfil existente, embora muitas vezes as instruções do produto contenham folhas de corte para esta operação.
  • Revestimento decorativo. Freqüentemente, os ladrilhos são usados ​​neste local, você pode colocá-lo de forma que a costura da folha de drywall coincida com a costura do ladrilho. Se necessário, o painel pode ser aberto apenas removendo o adesivo para azulejos sem costura.
  • Montagem da tigela. Após o acabamento e secagem, a tigela é fixada em pinos especiais.

Para as vantagens e desvantagens dos vasos sanitários sem aro, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário