Sanita sem cisterna: características e tipos de desenhos
Não é tão fácil comprar um produto sanitário tão delicado como um vaso sanitário, porque os principais critérios de seleção não são apenas aparência atraente, praticidade e ergonomia, é importante que o aparelho não ocupe muito espaço no vaso sanitário (especialmente para muito quartos pequenos).
A solução ideal é um banheiro sem cisterna: características e tipos de designs que permitem escolher o modelo certo para um caso particular.
Características: prós e contras
A frase "banheiros sem cisterna" em muitas pessoas não causa associações muito corretas. É erroneamente presumido que se trata de uma unidade de encanamento com uma instalação que prevê a presença de um tanque de drenagem escondido atrás de uma divisória. Ou seja, o sistema fornece um reservatório para armazenar água, que é inteligentemente escondido de olhos curiosos atrás do material de revestimento.
Na verdade, o banheiro sem cisterna tem uma diferença significativa da unidade tradicional. É um produto em que a água é escoada sem a participação de um tanque, e todas as operações de limpeza são realizadas por um dispositivo especial - um drukspüler.
Este sistema de descarga sem cisterna tem várias vantagens.
- Aparência atraente. O banheiro parece elegante e moderno.
- O design compacto permite poupar espaço na divisão, a ausência de tanque expande visualmente a divisão, permite a instalação de elementos decorativos adicionais ou dispositivos necessários na casa de banho, por exemplo, um lavatório para lavar as mãos. Isso é especialmente verdadeiro em prédios de apartamentos com um banheiro pequeno.
- O dispositivo não necessita de tempo para encher o tanque, a água é continuamente retirada do sistema de abastecimento de água sob uma determinada pressão, garantindo assim o enxágue ininterrupto da tigela. Graças a essa propriedade, os sistemas sem tanque são mais comuns em banheiros públicos, onde é necessária uma descarga constante de água.
Se falamos de desvantagens, então há um pouco mais delas do que vantagens.
- Necessidade de disponibilidade constante de água no sistema de abastecimento de água, em caso de parada brusca, não haverá o menor abastecimento de líquido.
- Drukspühler trabalha exclusivamente com uma certa pressão de água no sistema de abastecimento de água atual (de 1 a 5 atm), nem todos os proprietários podem se orgulhar de tal pressão. Portanto, será necessário considerar a instalação de bombas especiais.
- O funcionamento do sistema de descarga é um pouco mais ruidoso do que o funcionamento da cisterna embutida, embora pertença à 1ª classe de ruído.
Visualizações
O desenvolvimento de tecnologias modernas em diversas áreas de produção tem levado ao aprimoramento e modificação de vários dispositivos, incluindo a cisterna. Os vasos sanitários sem tanque podem ser de chão, eles são montados diretamente no chão perto da parede, portanto também são chamados de fixos. E também pode haver opções suspensas ou montadas na parede, tais dispositivos são montados diretamente na parede. Para a descarga de resíduos, é fornecido um sistema especial de descarga sem tanque Drukspühler, que pode ser colocado do lado de fora, acima do vaso sanitário ou escondido dentro da parede. A palavra "drukspühler" é de origem alemã e é traduzida como "enxágue com água pressionando o mecanismo".
Ambos os sistemas, externos e internos, são diferenciados por uma boa percepção visual. A versão do dispositivo Drukspühler oculto externamente se parece com um banheiro suspenso convencional com um sistema de instalação. Ao instalar o sistema por um método externo, um pequeno tubo cromado com um botão de abastecimento de água embutido aparece.
O esquema do dispositivo Drukspühler é bastante simples.
Incluído no dispositivo:
- empurre a válvula principal;
- regulador;
- mecanismo de mola;
- botão adicional;
- recortes para estabilização de pressão;
- tubo de drenagem.
Esse dispositivo tem dois pontos de conexão:
- para o sistema de encanamento;
- para o tubo de ramificação através do qual o fluido de descarga entra no vaso sanitário.
Esses modelos de sistemas de descarga são procurados não apenas por sua aparência e tamanho compacto, mas também por sua facilidade de instalação.
Como funciona?
Certamente muitos pensaram no princípio do sistema de drenagem, como a água é drenada sem tanque. A estrutura Drukspühler não é muito inteligente, mas sim simples. O controle de tal sistema de drenagem é feito por meio de um cartucho especial, composto por dois compartimentos. No meio do cartucho existe um diafragma especial com um pequeno orifício, que ajuda a estabilizar gradualmente a pressão nestas duas câmaras.
Nesse momento, quando a pressão interna de cada um dos compartimentos se estabiliza, um mecanismo de mola é acionado, interrompendo o fluxo de água, que no mesmo giro provoca o escoamento do fluido de descarga para o vaso sanitário, realizando uma descarga automática. O volume de água liberado no vaso sanitário é de 3 ou 6 litros, embora já tenham sido desenvolvidos modelos que podem corrigir o deslocamento necessário.
Esses sistemas podem ser feitos de materiais como metal ou plástico. A primeira opção é, obviamente, considerada mais confiável, embora os sistemas de plástico também tenham se estabelecido como um dispositivo durável. As estruturas de metal são mais caras do que as de plástico.
Quanto isso pesa?
Para responder a essa pergunta, você precisa voltar à aparência do dispositivo. Conforme mencionado anteriormente, este é um pequeno pedaço de tubo leve. Naturalmente, se o tubo for de plástico, o peso do sistema será ligeiramente mais leve do que o cromado. O tubo sobressai da parede apenas 50-80 mm, este valor é incomparável com as dimensões de qualquer cisterna, sem falar no peso.
Os desenvolvedores deste sistema proporcionaram um fluxo de água pequeno e estável, graças ao dispositivo do botão, dividido em dois setores, um dos quais concebido para uma descarga econômica.
Não há necessidade de se preocupar em consertar esse novo item, uma vez que o número de elementos operacionais embutidos no Drukspühler é tão pequeno que a probabilidade de algo quebrar é zero. O atuador em si é fácil de substituir, basta desparafusá-lo e inserir um novo cartucho.
Etapas de conexão faça você mesmo
Um vaso sanitário anexo com sistema de drenagem sem tanque é instalado e conectado ao sistema de esgoto, semelhante a qualquer outro encanamento desse tipo. Mas a ligação do sistema ao abastecimento de água tem nuances e algumas características próprias. Este processo é simples, é perfeitamente possível fazer sozinho, porém, exige o cumprimento de absoluta precisão e sequência de operações.
- É mais aconselhável fazer a instalação em um local pré-existente, pois é muito caro deslocar as comunicações. Mas se a instalação do vaso sanitário for feita com movimento ou simplesmente em um novo local, é necessário, antes de tudo, levar água fria ao ponto planejado. É importante que o ponto de conexão esteja localizado na parede a uma altura de 90 cm do piso e centralizado em relação ao banheiro.
- Normalmente, a linha de água é colocada em uma tubulação, que é feita na parede, deixando apenas um orifício para a conexão. Então, o local de incrustação é a massa. Outro detalhe importante no abastecimento de água é a seleção correta do diâmetro do tubo.Como resultado, um plugue é instalado no tubo fornecido acabado, uma vez que manipulações posteriores serão realizadas somente após a conclusão de todo o trabalho de acabamento.
- Após a conclusão de todos os trabalhos de acabamento no banheiro, você pode iniciar a instalação de um sistema de abastecimento de água sem tanque. Na próxima etapa, é necessário conectar o Drukspühler à saída do cano de água removendo o plugue do cano fornecido. As extremidades dos tubos são fixadas com uma porca de capa, primeiro aparafusada manualmente e depois com uma chave inglesa. A extremidade do bico Drukspühler com o bico sanitário também é conectada por porcas de união, neste caso também é necessário usar uma junta de silicone.
Este é todo o processo de instalação, nesta fase é possível abrir o abastecimento de água e verificar o funcionamento do sistema instalado. Em princípio, a instalação de uma sanita sem cisterna é muito mais rápida e fácil do que a instalação de uma sanita convencional com cisterna. Isso reflete a abordagem prática dos desenvolvedores alemães. O equipamento parece compacto, na vida real não ocupa muito espaço, está localizado nas imediações do banheiro.
Lindas soluções no interior
Conforme mencionado anteriormente, os dispositivos de descarga especiais são de dois tipos: externos ou externos e também internos ou ocultos na parede.
Ambos os sistemas são bastante compactos. A principal diferença é considerada um efeito diferente na percepção da aparência geral da sala. Claro, seria lógico supor que do ponto de vista de estilo e design, a opção com um sistema escondido na parede é melhor e mais prático do que um dispositivo de exterior, mas esta opinião está errada. Alguns estilos de interiores modernos requerem tubulação externa. Por exemplo, um Drukspühler portátil se encaixa perfeitamente em um interior de alta tecnologia.
Devido à ausência de cisterna, o Drukspühler é considerado uma opção ideal para instalação em pequenas casas de banho de pequenas dimensões, também em instalações sanitárias de escritórios e outras instalações diversas com espaço limitado. Além disso, independentemente do tamanho e estilo das instalações, tais sistemas são amplamente usados em latrinas de várias instituições públicas e administrativas.
Para informações sobre como instalar um banheiro sem cisterna, veja o próximo vídeo.
Eu gosto de vasos sanitários pendurados acima de tudo, ele lava toda a tigela.
O comentário foi enviado com sucesso.