Banheiros de turfa para chalés de verão: características e benefícios
O arranjo de um banheiro em uma casa de veraneio é uma questão relevante para todos os residentes de verão. Hoje existem muitas opções diferentes para a fabricação de tais estruturas funcionais, cada uma com suas próprias características. Uma das maneiras de resolver esse problema é um banheiro de turfa para uma residência de verão.
Peculiaridades
A plena exploração de todos os benefícios da civilização em condições suburbanas nem sempre é possível. Portanto, uma alternativa válida é necessária para encontrar uma saída da situação. Recentemente, tem havido uma tendência positiva, que se caracteriza pela construção de armários de turfa no terreno do jardim. Isso se deve à presença de uma série de características positivas inerentes a esse design.
Esse dispositivo desempenha todas as mesmas funções que as estruturas padrão, onde a principal tarefa é descartar os resíduos. As diferenças entre o vaso sanitário de turfa estão nas peculiaridades de sua implementação. O principal componente da estrutura é a turfa, por isso esses vasos sanitários podem ser chamados de dispositivos de compostagem.
Vale destacar as principais vantagens desse tipo.
- Para o uso e construção de tal banheiro, não há necessidade de conectá-lo ao abastecimento de água.
- O filler é um material natural inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente.
- Uma oportunidade única de obter composto. Para isso, basta equipar uma fossa especial para resíduos da estrutura. Após 12 meses, um fertilizante natural é obtido.
- O banheiro de turfa é pequeno. Devido a isso, pode ser instalado em casa e ao ar livre.
- As matérias-primas para o funcionamento da estrutura são de baixo custo.
- O aparelho não requer o envolvimento de equipamentos especiais para limpeza, não necessita de limpezas frequentes. Em média, a turfa deve ser substituída 1-2 vezes por temporada.
- Pode ser instalado em qualquer lugar.
- Facilidade de uso, instalação simples e rápida.
- Higiênico, pois o princípio da configuração do aparelho obedece às normas sanitárias.
- A estrutura não precisa de fonte de alimentação para funcionar.
- Custo acessível de um banheiro, sem necessidade de uma fossa.
Um banheiro de turfa ou composto, além de suas propriedades positivas, também tem desvantagens.
- Em termos de dimensões, é maior do que um tipo portátil de armário seco.
- Em temperaturas abaixo de zero, o enchimento pode congelar, então as estruturas externas precisarão de um dispositivo de aquecimento no inverno.
- O projeto requer ventilação, bem como a drenagem de substâncias líquidas, devido ao qual o trabalho no dispositivo de tal banheiro pode causar algumas dificuldades.
Princípio da Operação
As construções de turfa funcionam da mesma maneira. Os produtos residuais estão localizados no compartimento inferior do vaso sanitário, e o enchimento fica na parte superior. O mecanismo cobre regularmente as camadas de resíduos com turfa, por isso o descarte ocorre gradativamente. Uma certa quantidade de esgoto em estado líquido (evaporando) é removida por ventilação. Peat funciona com o resto do volume.
O volume do tanque inferior é de 40 a 230 litros (dependendo do tipo de vaso sanitário).
O excesso de fluido é filtrado e removido usando uma mangueira especial. Quando o recipiente inferior está cheio, ele é esvaziado enviando o conteúdo para a fossa de compostagem.Ao final de todos os processos de decomposição das substâncias, os fertilizantes resultantes são bastante adequados para uso no jardim. Devido às propriedades únicas da turfa, os fabricantes desenvolveram uma excelente versão de banheiro, cuja limpeza é baseada nas reações biológicas desse material natural.
Lida bem com a eliminação de resíduos em grandes volumes e com um odor desagradável. Como mostra a prática, 1 kg de turfa pode absorver cerca de 10 litros de esgoto. As propriedades bactericidas do filler garantem que não haja cheiros perto da estrutura, o que, em comparação com outras opções de banheiros rurais, será uma vantagem indiscutível (principalmente no verão). Este armário seco contém serragem, o que melhora a aeração.
O próprio dispositivo inclui os seguintes elementos:
- assento;
- recipiente de resíduos;
- recipiente de reagente;
- poço de compostagem.
A regularidade da limpeza do banheiro depende do método de instalação.
As estruturas estacionárias precisam ser limpas aproximadamente uma vez por ano, as portáteis - uma vez a cada 10 dias.
Variedades
Os fabricantes nacionais e estrangeiros modernos oferecem ao consumidor uma ampla variedade de modelos de banheiros de turfa do tipo country. Entre o amplo espectro, é fácil se confundir. Estruturas portáteis podem ser levadas com você em uma viagem, contrapartes fixas podem ser convenientemente instaladas em ambientes internos. Para escolher a melhor opção, deve-se levar em consideração o seu tamanho e a quantidade de resíduos que ela pode acomodar. Os dispositivos móveis têm assentos baixos para maior comodidade. Existem projetos que possuem bolsas de polímero especiais para manutenção como padrão.
Com base na variedade no mercado, os seguintes tipos de dispositivos de turfa podem ser distinguidos:
- químico;
- biológico;
- elétrico.
Cada variedade possui características próprias, que se refletem na vida útil.
Qual escolher?
Na hora de comprar um armário seco, é melhor optar por modelos em que se utiliza a turfa mais comum, pois às vezes, em vez de um reagente padrão, é oferecido ao comprador um solo especial à base de turfa em saquinhos.
Além disso, você deve levar em consideração uma série de características de design relevantes.
- O banheiro de turfa é mais baixo e menor do que a divisão do encanamento normal.
- Para utilizar a estrutura por 2 a 3 pessoas, não é necessário adquirir um modelo com grande capacidade de armazenamento.
- A estrutura pode ser equipada com um indicador especial que indica a necessidade de limpeza do contêiner.
- É importante determinar a carga máxima que o vaso sanitário pode suportar para evitar danos ao dispositivo. Este parâmetro depende do tipo de matéria-prima utilizada na montagem da estrutura.
- Na aquisição de uma sanita, o local da sua instalação é de grande importância. O tamanho da drenagem e ventilação dependerá da localização da estrutura. Colocar um armário seco em casa exigirá a compra de componentes adicionais.
- O modo de funcionamento da estrutura deve ser levado em consideração, uma vez que o uso durante todo o ano requer aquecimento.
Sem exceção, todas as variedades de banheiros de turfa têm um design estético, de modo que a instalação de tal dispositivo ajudará a decorar de maneira harmoniosa e bonita o interior de uma casa de campo ou de uma estrutura fixa. Uma ampla seleção de soluções de cores permitirá escolher um modelo para qualquer estilo sem alterar o sentido da configuração geral da casa de verão.
Para não se enganar ao comprar um banheiro de turfa, os especialistas também recomendam levar em consideração algumas das nuances.
- A matéria-prima para a produção de recipientes de banheiro de alta qualidade é o plástico resistente ao gelo. É necessário certificar-se disso antes de comprar, caso contrário será necessário remover a estrutura móvel para o inverno na sala para que os recipientes não se deformem com o gelo.
- A presença de uma tampa selada protegerá contra insetos irritantes (especialmente de moscas no verão). Uma válvula de ventilação de alta qualidade garantirá que não haja odores desagradáveis do dispositivo.
- O volume dos recipientes deve ser selecionado levando em consideração o número de pessoas que irão operar o banheiro. Para uma pessoa, os modelos com um tamanho mínimo de tanque são adequados.
- É melhor adquirir modelos com indicador de enchimento embutido, devido à sua presença, você pode controlar facilmente o processo de enchimento do recipiente e limpá-lo em tempo hábil.
A compra de um produto de qualidade deve ser realizada em loja especializada com avaliação positiva dos compradores. No mesmo local, você pode não só verificar os componentes, mas também retirá-los se necessário. Considere o item antes de comprar.
A inspeção visual minimizará o risco de comprar um produto abaixo do padrão.
Como fazer isso?
As características de design do vaso sanitário cheio de turfa tornam possível instalá-lo para uso interno e externo. Não é necessária água para o próprio dispositivo. Isso facilita muito a escolha do local de instalação e o próprio processo de instalação. Para que os resíduos e a turfa sejam usados como fertilizante de alta qualidade para o solo, é necessário criar certas condições para a formação do composto, que envolve a disposição de uma cova.
Para isso, está sendo construído um termocompositor. Um reservatório com o conteúdo é colocado em uma depressão especial, onde, ao longo do tempo e como resultado da decomposição dos resíduos, o composto é obtido. Esses trabalhos podem ser feitos manualmente, seguindo as instruções simples passo a passo para o trabalho.
Para equipar um armário seco de turfa em uma casa de verão, você precisará dos seguintes materiais:
- madeira com seção transversal de 45 mm;
- bordo afiado;
- qualquer material de cobertura;
- reservatórios para enchimento e esgoto (vasilha, balde, bacia);
- anéis de concreto;
- tijolo;
- folha de contraplacado;
- parafusos auto-roscantes;
- materiais para assentos de sanita;
Para operação futura, você deve primeiro obter bolsas resistentes para realizar a manutenção regular da estrutura.
A tecnologia de coleta de construção caseira inclui as seguintes etapas:
- em primeiro lugar, você precisa derrubar a caixa dos contêineres;
- do lado de dentro, uma folha de madeira compensada é fixada com um orifício para um balde ou qualquer outro recipiente;
- o assento do vaso sanitário está sendo instalado;
- a caixa montada é envernizada ou pintada na cor escolhida.
Para garantir a saída do líquido, é feito um orifício no fundo do recipiente para o sistema de drenagem. Para protegê-lo de entupimento, é coberto com um tubo com uma grade. Sem drenagem, existe o risco de acúmulo de grandes quantidades de esgoto líquido. Um ponto particularmente importante na construção de um banheiro de turfa com as próprias mãos é a certeza de que os recipientes de trabalho foram feitos de material durável. Deve ser resistente ao apodrecimento, altos níveis de umidade e também ter um bom indicador de resistência ao gelo.
Podem ser vários tipos de plástico feitos de componentes altamente duráveis, bem como uma estrutura de metal soldada. A seguir, toda a estrutura é instalada em local especialmente designado. Uma barraca está sendo construída ao redor do banheiro. Após a conclusão desses trabalhos, a turfa é despejada no recipiente com uma camada de 3-5 cm. Para preencher o reagente, você pode usar uma colher comum.
Além disso, alguns usuários compram aceleradores para acelerar o processo de compostagem e também cobrem a fossa com fertilizante com um geotêxtil escuro especial. A vida operacional da estrutura dependerá diretamente do esvaziamento oportuno do tanque de esgoto, do carregamento regular de turfa no tanque superior, bem como da implementação de medidas de desinfecção.
Se o corpo do recipiente para produtos residuais for feito de material de má qualidade, no final da cabana de verão ele deve ser limpo e removido para o quarto.
Fabricantes e avaliações
O sortimento de armários a seco com reagente de turfa, apresentado no mercado moderno, conta com modelos de diversos fabricantes. Na classificação dos designs mais populares, as posições de liderança pertencem a empresas nacionais. Vários modelos podem ser distinguidos entre eles.
- Piteco 505 - o modelo mais exigido de um banheiro rural. Com base nas recomendações dos consumidores, esses dispositivos se diferenciam por um alto nível de ergonomia e durabilidade. Este projeto possui um volume mínimo do tanque e uma válvula que regula o funcionamento do sistema de drenagem.
- Elite Compacta popular devido à resistência dos recipientes. O volume da bacia de esgoto é de 40 litros. Na configuração básica, o vaso sanitário vem com uma tubulação de esgoto.
- Armário seco Rostok Fabricado em polietileno, resistente a produtos químicos e UV. É recomendado para operação em temperaturas de +60 a -30C. Durante o uso em uma cabana de verão, de acordo com as opiniões da maioria dos compradores, esse banheiro de compostagem é ideal para instalação em locais onde não há possibilidade de conexão a um sistema de esgoto central.
Entre a lista de fabricantes finlandeses, existem várias marcas marcadas com críticas positivas dos clientes.
- Biolan - os produtos mais vendidos. Esta empresa oferece aos clientes uma linha de diferentes modelos de estruturas de turfa. Eles diferem na capacidade dos recipientes, nas especificações do dispositivo e no custo.
- Kekkila Ekomatic popular na Finlândia e na Rússia devido à completa ausência do cheiro de esgoto em tal projeto, graças ao método de descarte de alta qualidade usado em armários secos desta série.
Além dos fabricantes acima, banheiros compostáveis suecos também são procurados.
- Villa Separett - os produtos desta marca apresentados distinguem-se pela atratividade externa dos modelos. No entanto, alguns compradores atribuem a volatilidade às desvantagens desse produto. Ao mesmo tempo, o modelo permite criar condições confortáveis para viver em uma casa de veraneio.
- Biolet Mulltoa - os armários secos deste fabricante são procurados devido à localização conveniente do assento em comparação com outros modelos.
Dicas e truques de uso
Infelizmente, o uso dessas construções pode ser repleto de alguns momentos desagradáveis. Isso diz respeito à possível presença de vários insetos e suas larvas no conteúdo do recipiente. Especialistas e usuários são aconselhados a limpar regularmente os tanques para evitar tais situações. Se o nível de umidade no conteúdo do banheiro for muito alto, um bioativador à base de turfa deve ser adquirido. Se a estrutura for localizada em um prédio residencial, atenção especial deve ser dada à ventilação do ambiente.
Além disso, é necessário adquirir vários absorvedores de odor.
Para obter informações sobre como limpar um banheiro de turfa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.