Como usar o bidê corretamente?

O cumprimento das regras de higiene é a chave para a saúde. Todo mundo sabe disso e, aparentemente, é por isso que o bidê está ganhando cada vez mais popularidade em nosso país. Se antes sua instalação causava apenas mal-entendidos e era considerada um exagero, hoje cada vez mais as pessoas valorizam a possibilidade de se lavar depois de usar o banheiro.

O que é isso?

Um bidê é um dispositivo de encanamento semelhante a um vaso sanitário, mas equipado com bicos, projetado para realizar procedimentos de higiene após o uso do vaso sanitário. A água é fornecida pelos bicos sob pressão. Lavar os órgãos genitais e o ânus pode reduzir a probabilidade de doenças inflamatórias do canal urogenital e dos órgãos pélvicos.

A lavagem é recomendada para hemorróidas, pois os jatos de água produzem um efeito de massagem suave. Além disso, o uso de papel para essa doença não é recomendado, pois traz dor e desconforto. Lavar pode resolver esse problema.

Os primeiros dispositivos com finalidade semelhante são mencionados no século XVII. Os primeiros bidês eram banheiras com água, usadas na França.

Para que serve?

Como já mencionado, o objetivo principal do bidê é lavar os órgãos genitais após o uso do banheiro. O aparelho simplifica o procedimento de lavagem e ajuda a manter a higiene pessoal. É importante que para pessoas com deficiência, assim como para usuários idosos, seja muito mais fácil e conveniente usar um bidê, em vez de papel higiênico. Como prevenção da formação de nódulos hemorróidas, também é mostrado o uso do bidê.

O bidé também é conveniente para lavar bebês. Na presença de um chuveiro, o aparelho é usado para limpar o banheiro, encher baldes com água, limpar bandejas para animais de estimação. Se necessário, você pode enxaguar os pés ou as mãos no bidê, no entanto, desde que a tigela do bidê seja completa e regularmente desinfetada.

A principal vantagem do bidê é a versatilidade, praticidade, facilidade de uso e instalação. Entre as deficiências, pode-se notar a necessidade de se destinar um lugar no banheiro para o aparelho. No entanto, essa desvantagem pode ser facilmente nivelada usando bidês combinados com um vaso sanitário. O alto custo dos aparelhos automáticos é justificado pelo conforto e benefícios que o funcionamento da unidade traz.

Tipos e modelos

Existem bidês independentes e dispositivos montados em vasos sanitários. Dependendo do método de instalação, o piso e as estruturas suspensas são diferenciados. Uma característica deste último é a presença de uma instalação, uma moldura na parede, à qual são fixados o bidé e as suas taças construtivas. Apenas o bidé e o painel de controle ou chuveiro são visíveis ao usuário. As estruturas do piso representam uma tigela familiar em uma "perna". Apesar de as primeiras parecerem atraentes e visualmente ocuparem menos espaço, as opções de piso são mais populares. Isso se deve ao seu menor custo e facilidade de instalação.

Dependendo dos recursos de controle, existem vários tipos de bidês.

  • Mecânico ou manual. A configuração dos indicadores de desempenho é principalmente a temperatura da água que é ajustada manualmente.
  • Automáticocontrolado pelo painel de controle ou controle remoto. Via de regra, tais aparelhos são dotados de termostato, que garante temperatura e pressão da água constantes de acordo com os parâmetros definidos pelos usuários.

Separadamente, deve ser dito sobre os modelos projetados para produtos de pequeno porte.Todas implicam na rejeição de bidê separado devido ao espaço livre limitado, de forma que a função do bidê, de uma forma ou de outra, seja transferida para o vaso sanitário.

Os seguintes modelos são diferenciados:

  • um vaso sanitário com bidê embutido - a borda do vaso sanitário é equipada com bocais;
  • capa do bidê - os jatos de água são fornecidos pelos bocais localizados na capa do assento. Essa tampa é instalada em um banheiro normal;
  • um banheiro comum equipado com um chuveiro higiênico com um misturador.

O jato de água fornecido pode ter vários modos, entre os mais populares estão os seguintes:

  • comum;
  • intenso;
  • pulsante;
  • suave;
  • oxigenado.

O número de bicos em diferentes dispositivos pode variar. Seu número é um dos fatores que determinam o custo do produto.

Se falamos sobre o material de fabricação, os mais populares são modelos de bidê como:

  • porcelana;
  • faiança.

Ambas as opções são consideradas dignas, no entanto, a porcelana é de qualidade ligeiramente superior e uma vida útil mais longa (até 50 anos). Possui textura mais lisa e não porosa que repele a sujeira. Naturalmente, o modelo de porcelana custa mais. O período de operação do análogo de cerâmica é de 30 a 40 anos.

Dependendo do tamanho do dispositivo, existem três tipos.

  • O design médio ou padrão tem uma largura de 460 mm, é justo dizer que não se altera na maioria dos modelos, o comprimento do produto é 496 mm e o comprimento da tigela é 271 mm.
  • Alongado. O bidé tem 528 mm de comprimento e a tigela 304 mm.
  • Encurtado. O comprimento da tigela é 470 mm e a largura da tigela é 245 mm.

Os bidês independentes também diferem no tipo de liberação.

Assim como os banheiros, eles têm os seguintes tipos de liberação:

  • horizontal;
  • oblíquo;
  • vertical.

Finalmente, os dispositivos podem ser equipados com opções como:

  • aquecimento autônomo de água;
  • hidromassagem;
  • função de ventilador de ar quente ou secador de cabelo;
  • termostato;
  • luz de fundo;
  • assento aquecido.

Instruções de uso

O bidê deve ser usado após cada ida ao banheiro. Não há requisitos especiais de uso, o principal é que seja conveniente. A maioria dos usuários prefere sentar-se de frente para o dispositivo, no entanto, isso depende do tipo de modelo.

Os modelos modernos possuem diversos modos de operação, inclusive de acordo com o gênero do usuário. Isso permite que mulheres e homens se lavem de forma rápida e confortável. Algumas pessoas usam papel higiênico antes de se lavar, enquanto outras usam um bidê imediatamente. O quão correto é a decisão do usuário. A única coisa que os médicos recomendam é o uso de sabonete.

Antes de usar o dispositivo, verifique a temperatura e o fluxo de água. Isso evitará queimaduras e respingos de água. Coloque toalhas perto do dispositivo. Do ponto de vista da segurança higiênica, devem ser toalhas ou guardanapos descartáveis. Após o uso, os guardanapos não devem ser jogados fora no bidê. Caso contrário, o entupimento do orifício de drenagem não pode ser evitado. Vale a pena colocar uma urna especial ao lado do bidê. Muitos modelos são equipados com função de secagem e ar quente, o que elimina a necessidade de toalhas.

Importante! Usar um bidê não é um substituto para tomar banho ou tomar banho. Freqüentemente, são alojados em hospitais e maternidades onde não há chuveiro completo, o que permite a manutenção da higiene pessoal.

O bidê é especialmente necessário para cuidar dos órgãos genitais femininos. A lavagem regular é a melhor prevenção de doenças genitais, permite mantê-los limpos durante a menstruação, após a relação sexual. Como mostra a prática, é mais confortável para a mulher sentar-se de frente para o bidê. Os homens, por outro lado, costumam estar de costas para o bidê. Após cada uso, é aconselhável enxaguar a tigela com um desinfetante.

Como fazer um vaso sanitário?

Você pode transformar um vaso sanitário comum em um bidê equipando-o com um chuveiro higiênico ou comprando um assento para bidê. Essas opções são geralmente relevantes para salas de pequeno porte, onde simplesmente não há espaço para a instalação de uma tigela separada. Outra opção neste caso é instalar uma sanita com função de bidé. No entanto, é necessário desmontar o dispositivo anterior e instalar um novo, o que pode ser inconveniente.

A opção mais simples e econômica é um chuveiro higiênico. É um chuveiro e misturador que pode ser instalado na parede ao lado ou atrás do vaso sanitário. A torneira está conectada a uma pia ou sistema de abastecimento de água. O chuveiro está equipado com um botão que pode ser pressionado para ligar a água.

A tampa do bidê é um assento que se encaixa sobre o vaso sanitário e também permite que você se lave logo após o vaso sanitário. Possui bicos embutidos que podem ser embutidos (fixos) ou retráteis. Os últimos, de acordo com comentários de usuários, são mais convenientes de usar. Os bicos são equipados com sistema de desinfecção automática após o uso, o que garante a higiene e segurança do aparelho.

A maioria das capas é inteligente e tem muitos recursos úteis adicionais. Entre eles, vale destacar o assento aquecido e sua iluminação, sistema autolimpante, revestimento antibacteriano e função de soprar ar quente. O sistema de microelevação garante um abaixamento suave da tampa após o uso. Os modelos com sensor de movimento infravermelho são confortáveis. Reagindo à aparência do usuário, o aparelho liga automaticamente os bicos após um determinado período de tempo, e após o uso, quando o usuário sai do campo de ação dos sensores, os bicos e a cuba são desinfetados, após o que o a tampa é abaixada gradualmente.

Os dispositivos são feitos de plástico durável, o que é confiável. É importante que a tampa se encaixe perfeitamente no vaso sanitário e não se deforme durante o uso. Isso levará a uma distribuição desigual da carga e, em seguida, à quebra da tampa. A maioria das tampas está equipada com um painel de controle, alguns modelos também possuem um controle remoto. Este último é mais prático e funcional em uso para pessoas com estrutura curvilínea ou usuários com deficiências.

Uma característica da combinação de aparelhos e modelos equipados com ducha higiênica é a possibilidade de utilizá-los para o fim a que se destinam, bem como utilizá-los imediatamente como bidê.

Exemplos de localização em um banheiro doméstico

Ao colocar um bidê, é lógico que ele seja instalado próximo ao vaso sanitário. Se falamos de aparelho automático, é necessário montar uma tomada por perto, e é muito mais seguro fora do banheiro. É importante manter uma distância de 25-30 cm entre a sanita e o bidé, bem como entre o bidé e as paredes da divisão ou mobília. Em frente ao bidé, bem como em frente à sanita tigela, é importante deixar um espaço livre de 60–70 cm para a porta ou parede oposta.

Não é recomendável aproximar muito o bidê e o vaso sanitário, pois será inconveniente para a lavagem. Se as dimensões do banheiro não permitem manter a distância recomendada entre os aparelhos, é mais lógico optar pelo modelo “dois em um” ou adquirir um vaso sanitário e bidê mais compacto. Na lateral do bidé, na mesma parede do aparelho, é colocado um porta-toalhas. Geralmente é conveniente segurar o papel higiênico perto do vaso sanitário na parede seguinte. Os suportes para ele, assim como para uma toalha, devem ser montados no comprimento do braço do equipamento de encanamento (a uma altura de 70–90 cm do chão).

Como os dispositivos são semelhantes e estão localizados próximos um do outro, é importante que eles tenham um design, tamanho de tigela e tons semelhantes. O vaso sanitário e o bidê pendurados localizados na parede oposta do banheiro parecem elegantes e modernos.

Se estamos falando de banheiros combinados, então, ao projetá-los, geralmente duas zonas são distinguidas: sanitários e higiênicos. O primeiro inclui um vaso sanitário e bidê, o segundo - uma banheira ou chuveiro e pia. Para maior comodidade, você pode instalar uma partição entre eles. A propósito, um bidê ou vaso sanitário de chuveiro pode ser montado diretamente nessa divisória escolhendo uma instalação adequada.

Em banheiros pequenos, se houver uma cabine de duche, é mais conveniente colocá-la ao longo de um dos lados mais compridos da divisão e, ao longo do outro, outros acessórios de canalização parecem orgânicos, incluindo uma sanita e um bidé.

        Quanto à cor, recomenda-se a canalização branca como a neve para divisões pequenas, cujo uso aumentará visualmente a divisão. Você pode optar por tons pastéis e bege. Tanto as cores mais vivas como os pretos mais escuros devem ser usados ​​com cautela e dosagem. Todo o encanamento deve ser feito no mesmo esquema de cores. Ao comprar um encanamento colorido, você deve estar preparado para uma limpeza mais completa e frequente, uma vez que os vestígios de gotas secas são especialmente visíveis em uma superfície colorida.

        Se a sanita tiver um desenho original, é importante que o bidé também siga este formato. Nesse sentido, é muito mais conveniente comprar os dois dispositivos ao mesmo tempo.

        Para informações sobre como usar o bidê corretamente, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário