Portas de sanita para armário sanitário: que opção escolher?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Componentes
  5. Dimensões e cálculos
  6. Qual é a melhor localização?
  7. Como fazer você mesmo?
  8. Exemplos espetaculares no interior

Uma casa de banho num apartamento ou numa casa de campo é uma divisão muito importante numa habitação, cuja disposição merece atenção especial. E uma vez que, na maioria das vezes, vários dispositivos técnicos e canos de água estão localizados nele, será útil projetar corretamente esta área de trabalho e ocultar visualmente dispositivos pouco atraentes. Para esses fins, gabinetes de encanamento são amplamente utilizados.

Peculiaridades

No banheiro, na parede atrás do banheiro, na maioria das vezes, essas estruturas são equipadas. Os gabinetes realizam várias tarefas funcionais básicas - proporcionam um apelo estético à divisão e também protegem os dispositivos, tubos e outros mecanismos localizados no seu interior de possíveis danos. Além disso, são instaladas prateleiras no interior do armário, cuja presença permite guardar no seu interior diversos produtos químicos domésticos e de higiene.

A configuração interna do móvel é de grande importância, pois sua capacidade dependerá disso, mas as portas são componentes importantes do projeto.

As características desses elementos dependem das especificações de seu dispositivo, aparência e material usado para a fabricação. Portanto, afetarão diretamente o nível de proteção que toda a estrutura pode oferecer, bem como a atratividade do gabinete como um todo. E o mais importante - a eficácia com que o produto pode cumprir seu objetivo principal - ocultar medidores, válvulas e outros atributos obrigatórios para o encanamento interno.

No mercado da construção moderna, existem muitos tipos de portas para armários sanitários, que têm suas próprias vantagens e desvantagens. A escolha deste ou daquele produto baseia-se nas características individuais de uma casa de banho ou de uma casa de banho, pelo que é muito difícil distinguir qualquer tipo de porta. Além disso, junto com os armários sanitários, uso escotilhas em alguns quartos para os mesmos fins.

No entanto, uma desvantagem significativa desta disposição do local onde os canos de água estão localizados é o fato de que, se o cano romper, a parede com a escotilha precisará ser desmontada.

Ao contrário do armário, onde não há necessidade urgente de tomar tais medidas extremas.

Visualizações

Uma vez que a tarefa principal de toda a estrutura é considerada a questão de fechar vários tubos e dispositivos, mas ao mesmo tempo garantir o acesso desimpedido ao banheiro e dispositivos sob demanda, a maneira de abrir e fechar o gabinete é considerada muito importante.

Com base no método de implementação desta tarefa, as portas podem ser divididas em várias variedades, como:

  • designs com um método de abertura padrão - tais gabinetes são equipados com uma porta de vaivém convencional;
  • porta invisível;
  • porta torneada;
  • Persianas em forma de persianas;
  • portas dos compartimentos.

A instalação de cada tipo requer cuidados especiais, caso contrário, os produtos sairão do lugar, o que pode causar a formação de chanfros e outros defeitos estruturais que afetarão negativamente a aparência de todo o gabinete.

Materiais (editar)

As portas de gabinetes sanitários podem ser classificadas com base no material usado em sua fabricação.

  • O sortimento do mercado inclui portas com venezianas de madeira.Eles são vendidos em todos os lugares e estão em alta demanda. Para evitar erros associados à compra de produtos deste tipo, o principal é escolher o tamanho correto. Existem algumas nuances no funcionamento dos produtos de madeira - antes da instalação, devem ser tratados com tinta para madeira e verniz. A aplicação desses compostos ajudará a proteger a madeira da umidade que está presente no ambiente. As portas de madeira são frequentemente decoradas com vários padrões, perfurações e entalhes.
  • Você mesmo pode cortar a porta de papelão e usar as dobradiças para instalá-la no gabinete. Essa opção de arranjar a estrutura é a mais simples e rápida, além de econômica.
  • Portas de telha, que são fixadas em uma moldura especial, são outra forma de criar um armário em um banheiro. Assim, na casa de banho, cujas paredes também foram forradas com este material, existirão portas para azulejos, idênticas ao aspecto das paredes.
  • As portas de espelho podem ser feitas se um espelho for fixado a uma folha de madeira compensada do tamanho desejado. Essas inserções de espelho na sala permitem que você expanda visualmente um pouco a área da sala.
  • Existem materiais de última geração que podem ser utilizados como portas. Uma dessas opções é o uso de persianas enroláveis. São produzidos produtos de metal, plásticos e outros. Com a ajuda das persianas de enrolar, pode escolher facilmente a cor certa para qualquer interior da casa de banho. Existem persianas de cremalheira e pinhão, que são controladas por um controle remoto.
  • As cortinas são mais acessíveis. Eles são apresentados em uma grande variedade de cores, você pode solicitar quase todos os tamanhos desses produtos.
  • As portas podem ser de plástico. O material é despretensioso na manutenção e não necessita de tratamento superficial especial, já que possui um bom nível de resistência à umidade.
  • Pequenas cortinas têxteis são uma solução prática para equipar um armário sanitário. Não menos populares são os produtos de polietileno, que podem decorar muito o interior da sala.
  • Produtos de vidro decorados com perfil de alumínio são uma opção conveniente para portas, já que o material não tem medo de umidade. Ao mesmo tempo, o vidro oferece um bom isolamento acústico.

Componentes

A vida operacional de toda a estrutura, incluindo portas, depende em grande parte não só do modo de uso do gabinete, das matérias-primas com as quais os produtos são feitos, mas também da qualidade e resistência dos acessórios usados ​​para fixar os elementos e fornecer acesso rápido ao interior do gabinete.

Na maioria das vezes, os seguintes elementos adicionais são adquiridos para organizar gabinetes de encanamento.

  • As dobradiças da faixa são a parte principal que contém toda a massa da porta. Esses acessórios regulam as questões de abertura e fechamento. Como a condensação pode freqüentemente se acumular nos tubos dentro do gabinete, as dobradiças devem ser feitas de ligas de aço inoxidável, o que aumentará sua vida útil;
  • Fechos que proporcionam fixação e fecho suave das portas. Esses acessórios são instalados em guarda-roupas com portas articuladas;
  • Ao instalar as persianas enroláveis ​​como caixilhos da estrutura, vale a pena escolher os modelos com uma caixa interior que será fixada no interior da estrutura. O laconicismo de toda a estrutura do interior depende dessa nuance;
  • As portas do tipo secreto são equipadas com fechaduras e travas diversas, deve-se selecionar cuidadosamente esses acessórios, pois a possibilidade de acesso ininterrupto às comunicações no gabinete dependerá da sua operacionalidade;
  • Para aumentar a estanqueidade do fechamento das faixas, às vezes são equipadas adicionalmente com ímãs de móveis.

Dimensões e cálculos

As dimensões das portas do armário sanitário dependem diretamente do tamanho da própria estrutura.

Como esta questão é muito individualizada para o gabinete, ao escolher as dimensões deve-se proceder a partir de algumas recomendações gerais.

  • estruturas em toda a altura da parede são necessárias apenas se os tubos estiverem localizados ao longo de toda a vertical da superfície;
  • devem ser instaladas pequenas portas secretas caso seja necessário ter acesso apenas ao medidor, também podem ser feitas com pequenas janelas de visualização;
  • estruturas médias, por exemplo, 55 x 190 cm, além de um hidrômetro, podem acomodar facilmente várias outras prateleiras para utensílios domésticos;
  • quanto à profundidade, deve ser aceitável para a realização de trabalhos com ferramentas, pois às vezes pode surgir a questão de substituir algum elemento.

Na maioria das vezes, as estruturas de encanamento são quadradas ou retangulares - 600 x 1900 mm, 760 x 2100 mm, 650 x 2050 mm.

Qual é a melhor localização?

As opções de colocação de armários no banheiro de apartamentos de um prédio antigo dependerão do espaço original alocado para a saída dos encanamentos. Na maioria dos casos, há risers diretamente atrás do vaso sanitário, então a colocação do gabinete será apropriada.

Para decidir de forma independente sobre a localização da futura estrutura, é necessário fazer a tubulação adequada na fase de planejamento da construção de um edifício residencial.

Como fazer você mesmo?

Para fazer um armário sanitário no banheiro com suas próprias mãos, você precisará de materiais e ferramentas de construção como:

  • perfurador;
  • fita métrica e chave de fenda;
  • quebra-cabeças e nível;
  • madeira para arrumar a caixa;
  • acessórios para portas.

O trabalho de construção independente de uma estrutura compreende várias etapas.

  • Em primeiro lugar, é necessário decidir sobre as dimensões e o tipo de portas, fazendo um esboço dos produtos. O tamanho do gabinete depende do afastamento do vaso sanitário das comunicações - se o dispositivo estiver localizado próximo aos canos, a estrutura deve ser equipada acima do tanque de drenagem, mas levando em consideração o fato de que as abas não devem tocar isto;
  • uma moldura é instalada em um nicho usando perfis, as superfícies são revestidas com gesso cartonado;
  • além disso, uma caixa é arrancada das barras. É muito importante pré-tratar a madeira com um composto especial contra fungos e bolores;
  • depois de instalar a estrutura em um nicho e se houver espaço livre no interior, pode-se consertar as prateleiras, é melhor fazer em aglomerado ou gesso cartonado. O último material, se desejado, pode ser simplesmente pintado ou colado com papel de parede;
  • a caixa é inserida no nicho reservado para ela e fixada nas paredes;
  • após a instalação, é necessário verificar o local correto usando um nível;
  • as portas podem ser de plástico, madeira, que se presta bem à restauração, contraplacado, MDF ou aglomerado, e as extremidades podem ser rebatidas ou pintadas. O número de portas dependerá da largura do gabinete. As extremidades de madeira são lixadas com lixa;
  • então as alças e dobradiças são aparafusadas, se houver;
  • depois disso, a faixa é fixada à própria estrutura.

Um armário sanitário é uma excelente opção que permite criar um belo interior na casa de banho, independentemente se o produto acabado foi instalado ou se o armário foi feito à mão. E uma grande variedade de opções de portas diferentes torna possível equipar um guarda-roupa com base nas suas preferências e capacidades financeiras, permitindo-lhe encaixar harmoniosamente este design no interior da divisão ou ocultar ao máximo a sua presença.

Exemplos espetaculares no interior

Estruturas de madeira sempre foram as opções de design mais atraentes para salas de qualquer finalidade. Uma divisão como uma casa de banho, em que no interior se encontram elementos de madeira, pode complementar com vantagem um armário sanitário cujas portas serão em material semelhante.

Nos sanitários, onde o desenho global é pensado num estilo moderno, vale a pena equipar um armário sanitário com portas de plástico em forma de persianas com um belo desenho.O design vai chamar a atenção e tornar-se uma decoração da sala.

Se os proprietários preferirem que o guarda-roupa no interior geral seja visualmente invisível, o uso de portas invisíveis minimizará a visibilidade da estrutura. Se as paredes são ladrilhadas, as portas são decoradas facilmente com o mesmo material.

O processo de instalação de portas para um gabinete de encanamento na forma de uma veneziana, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário