Como equipar um banheiro no país?
Equipar um banheiro no campo com as próprias mãos não é a tarefa mais difícil. Para cada estrutura, é necessário selecionar os materiais adequados, levando em consideração sua durabilidade. Este artigo fornece instruções passo a passo para a construção competente de um banheiro rural.
Peculiaridades
Primeiro você precisa escolher a que tipo de banheiro pertencerá. Dependendo da estrutura interna, um banheiro country pode ser com ou sem fossa. O nível do lençol freático desempenha um papel decisivo na seleção. Se sua marca atingir 3,5 m, é necessário parar na opção sem fossa. Caso contrário, os resíduos irão preencher o espaço ao redor da casa.
A construção do poço é inadequada no terreno com fissuras naturais. Se a casa da aldeia estiver localizada em um local com predominância de rochas de xisto, a fossa também deve ser abandonada. Quanto mais baixo for o nível do lençol freático, mais ampla será a escolha de uma opção de sucesso para arranjar um banheiro para uma residência de verão. Qualquer tipo de estrutura pode ser colocada no solo com maior resistência a rachaduras.
Em profundidade, a fossa deve atingir o nível das águas altas e estar um metro mais abaixo. Ao fazer o cálculo, é necessário levar em consideração a elevação da elevação da água durante o período de degelo ativo. Os mestres aconselham tomar como base o nível do lençol freático da nascente. A profundidade do poço é diretamente proporcional à frequência de uso do banheiro e ao número de ocupantes. Assim, para uma família de três pessoas que vivam permanentemente na casa, é montada uma fossa com um volume de 1,5 metros cúbicos. m.
O poço pode ter qualquer formato, mas é preferível dar preferência ao desenho quadrado ou redondo. Será muito mais fácil cavar um buraco assim. As paredes são revestidas de entulho, tijolo ou madeira. A alvenaria de toras deve ser tratada com resina para proteger o material da degradação. A parte inferior às vezes é forrada com anéis de concreto. Neste caso, é importante processar a junta entre a parede e o piso.
Para aumentar a estanqueidade da alvenaria, as paredes são tratadas com argila compactada antes da aplicação do revestimento final. A espessura de tal isolante pode variar de 20 a 30 cm. Após a colocação do revestimento, os artesãos recomendam impregnar a alvenaria com mástique betuminoso. As resinas protegerão o revestimento da umidade do solo e evitarão o derramamento prematuro de solo.
Um banheiro rural com fossa não pode ser arranjado sem ventilação. Um tubo com diâmetro de 100 mm é enterrado em uma extremidade em um poço. A segunda extremidade é embutida no telhado e se eleva 50-70 cm acima de sua superfície.Uma janela de ventilação pode ser fornecida na própria casa. É normal colocá-lo na parede lateral ou montá-lo acima da porta.
Uma fossa deve ser localizada em um local de fácil acesso à estrada. Depois que o tanque estiver mais de dois terços cheio, seu conteúdo é bombeado e retirado em uma máquina especial. O acesso ao banheiro deve ser desimpedido.
Uma fossa pode ser organizada de duas maneiras. A primeira é a habitual, a instalação de uma estrutura por baixo da casa. O segundo é um armário de reação. Um poço do segundo tipo é escavado a alguma distância do edifício. Esta opção é considerada a melhor para arranjar uma casa de campo privada: é muito mais fácil retirar o esgoto.
O backlash closet é equipado com um sistema completo de ventilação e descarga. As comunicações são reduzidas abaixo do nível de congelamento dos solos e a fossa é ainda mais aprofundada. A inclinação do tubo de drenagem de esgoto deve atingir 2-3 centímetros por metro de comprimento. Esta opção requer um grande investimento de dinheiro e não é adequada para todos. Os artesãos aconselham arranjar um armário de folga apenas se a casa de campo for uma habitação completa.
A opção sem fossa é considerada a mais simples e econômica. Um recipiente hermético é colocado sob o assento do vaso sanitário. A principal vantagem desses banheiros é a falta de terreno e obras. Nesse caso, não há necessidade de locação de caminhão de esgoto para a destinação do lixo. Não há necessidade de localizar o banheiro nas imediações da estrada. O esgoto pode ser usado como fertilizante.
Entre as desvantagens de tais banheiros está a necessidade de trocar freqüentemente o recipiente de trabalho e adquirir materiais para eliminar o odor. Os produtos de limpeza são usados após cada uso do banheiro. É importante saber que banheiros de fábrica de qualidade não são baratos. A economia na instalação leva a um aumento no custo de aquisição do dispositivo.
Visualizações
Dentre todos os tipos de organização sanitária, a forma mais fácil é a opção com fossa. Ele pode estar localizado em uma casa particular e em uma pequena casa longe do prédio principal. Um autoclismo não deve ser instalado perto de corpos d'água ou perto de casas vizinhas. A fonte de coleta de água para o sistema de esgoto da casa não deve ser adjacente à fossa de coleta de lixo.
A fossa é geralmente limpa depois de dois terços dela serem enchidos com uma máquina de fossa. Caso não seja possível contratar tal técnica, o poço pode ser coberto com cascalho e a fossa pode ser movida. Os aldeões fazem uma cova em um novo lugar a cada dois ou três anos. Quatro anos são suficientes para a restauração completa do solo.
Os mestres aconselham cobrir a depressão no solo com drenagem. A configuração de uma almofada de cascalho é opcional, mas colocá-la ajudará a aumentar o tempo entre as limpezas da fossa. A mistura de pedras é freqüentemente substituída por uma mesa de concreto e as paredes são feitas de tijolos. É importante controlar adequadamente todas as juntas entre os elementos. A duração da operação da fossa depende da qualidade do anti-séptico selecionado.
Ao construir uma fossa, é necessário familiarizar-se com a geologia do local. Saber o nível de aumento das águas subterrâneas é o ponto chave para escolher um determinado projeto de banheiro. É importante manter uma distância suficiente do reservatório: a água do solo não deve interagir com os resíduos. O não cumprimento desta regra pode causar contaminação de culturas forrageiras. A entrada de bactérias na água potável é repleta de envenenamento de residentes.
O backlash closet em suas características praticamente não difere da fossa tradicional. O ponto-chave é a localização da incubação - deve ser no quintal. Esse dispositivo é perfeito para organizar um banheiro em uma casa de madeira. Um armário com folga também não é a opção mais ecológica para um banheiro.
O próximo dispositivo é uma fossa séptica. Os mestres distinguem dois tipos: acumulativos e com limpeza. A primeira opção, em termos do método de coleta de resíduos, se assemelha a uma fossa, mas difere em estanqueidade e segurança ambiental. Dispositivos com limpeza podem ser protegidos e reiniciados. A limpeza de até 90% é realizada sob a influência de compostos químicos.
Uma fossa séptica pode coletar sujeira mais do que apenas o banheiro. O sistema também é abastecido com tubulações para coleta de água e esgoto doméstico. As comunicações do balneário e de casa podem ser conectadas em uma fossa séptica. O dispositivo também funciona muito bem isolado do sistema de comunicação central.
A principal vantagem de uma fossa séptica é a estanqueidade. O projeto exclui a interação com o solo. Esta opção é indicada para quem se preocupa com a limpeza da água no território da casa.O dispositivo é fácil de limpar, portanto não há necessidade de carregar o tanque. A fossa séptica elimina quase completamente o cheiro de lixo.
Entre as desvantagens desse projeto está o alto custo. As fossas sépticas acumulativas precisam ser esvaziadas, as contrapartes elétricas requerem uma conexão com o sistema elétrico do edifício. Você não deve instalar uma fossa séptica se não tiver certeza de sua conexão competente com as comunicações centrais da casa.
O armário do pó tem um custo baixo. É ainda mais lucrativo arranjá-lo do que abrir uma fossa. Uma pequena casa é instalada na casa de verão, um assento de vaso sanitário é arranjado nela. Um tanque removível está localizado sob o produto cerâmico. Após o enchimento deste reservatório, deve-se retirá-lo e limpá-lo. O armário de pó é fácil de usar e é adequado para organizar um banheiro à distância de casa e no próprio edifício.
A desvantagem desse sistema é que não há como eliminar o odor desagradável. O dispositivo não é muito grande e, portanto, precisa ser esvaziado com frequência. É importante equipar uma fossa especial para disposição de resíduos no local. Os critérios para a fossa correspondem aos requisitos para a construção de uma fossa.
O armário seco de produtos químicos líquidos funciona de acordo com o seguinte princípio: com a ajuda de certos compostos, os resíduos no tanque são processados em uma mistura homogênea. A substância resultante não possui um odor específico. No mercado moderno, você pode comprar vasos sanitários líquidos à base de amônio e formaldeído.
Produtos de amônia são inofensivos. A massa obtida durante o processamento com a ajuda deles é inodoro e pode se tornar uma fonte de contaminação da água. A substância pode ser drenada para um poço de compostagem. A formulação de amônio também pode ser despejada em um reservatório. O fluido ajudará a reduzir a taxa de enchimento do reservatório e a eliminar odores pungentes. O concentrado de amônio pode ser usado por um longo período de tempo, mas deve ser adicionado a cada 4-7 dias.
A composição de formaldeído é altamente eficaz. Um litro desse produto será suficiente para manter um banheiro portátil de 20 litros por 3-4 meses. O formaldeído pode prejudicar o solo e as plantas. Este composto é proibido em alguns países, portanto, os especialistas não recomendam seu uso em banheiros portáteis. É estritamente proibido deitar resíduos de formaldeído no solo e na massa de água.
O banheiro de turfa finlandês é o tipo mais comum de armário seco. O aproveitamento do esgoto é feito pela adição de matéria seca: turfa ou serragem. A substância de fluxo livre deve ter boa higroscopicidade. A turfa é inofensiva e capaz de eliminar odores desagradáveis.
A substância seca é despejada em um reservatório especial em camadas. Após cada uso do banheiro, despeje a próxima porção na cova. A mistura de turfa e resíduos forma composto, que pode ser usado como fertilizante orgânico. O reservatório portátil é fácil de transportar. O preço de custo de tal dispositivo é relativamente baixo, o que permitiu que o banheiro finlandês assumisse uma posição de liderança entre os análogos.
A desvantagem de um banheiro de turfa é a necessidade de esvaziamento frequente do tanque durante o uso diário. Além disso, a matéria seca não pode reciclar papel comum. Para que o resíduo se transforme em uma única massa adequada para fertilizar o solo, é necessário o uso de papel biodegradável especial.
O banheiro líquido biológico funciona de maneira semelhante ao dispositivo finlandês. A decomposição dos resíduos ocorre sob a ação de microrganismos, que são liberados na forma de mistura ou comprimidos. A bactéria também pode ser usada para limpar a fossa. A massa reciclada é absolutamente inofensiva, portanto, não necessita de organização especial de local para coleta de resíduos.
Os microrganismos são caros, mas garantem a preservação total da ecologia do local. Eles podem ser usados como fertilizantes, para limpeza de tubulações e drenos. Devido às suas propriedades, os microrganismos são capazes de eliminar odores desagradáveis.
Um armário seco elétrico funciona de acordo com um esquema complexo. Primeiro, há uma separação da fase líquida da sólida. O segundo é limpo e drenado, e o primeiro é transformado em pó. A matéria-prima seca resultante pode ser usada como fertilizante. Tal sistema, como o piso radiante, deve ser conectado a um sistema de aquecimento central. Também é necessário conectar o sistema com ventilação e dreno.
O ponto forte desse sistema é a falta de esvaziamento frequente do tanque. Todos os acessórios já vêm incluídos no kit, portanto não há necessidade de se preocupar em adquirir materiais adicionais. Sanitários biológicos não são necessários neste sistema. A principal desvantagem de um banheiro elétrico é sua dependência de uma fonte de alimentação central e seu alto custo.
Materiais (editar)
As partes térreas do banheiro, separadas do prédio, são dispostas na forma de uma tenda. Para erguer tal estrutura, é necessário adquirir tábuas, folhas de perfil metálico para a montagem do telhado e decoração exterior da casa. As placas de ardósia ajudam a fortalecer o telhado e a proteger a estrutura da chuva. É melhor colocar a base da casa com tijolos ou lajes de concreto.
Muitos construtores preferem usar materiais de madeira. As pranchas são fáceis de serrar e a criação de uma estrutura de prancha não requer habilidades especiais de construção. É importante entender que sem um tratamento preliminar com material higroscópico, a madeira se deteriora rapidamente e a moldura não suporta a carga. A madeira também apresenta risco de incêndio, portanto, não coloque este material próximo a estruturas combustíveis.
Para criar uma fossa, você precisa decidir se o poço requer revestimento. A opção mais popular para tal sistema é criar um reservatório a partir de anéis de concreto. Este projeto pode durar cerca de 100 anos. A composição do concreto é bastante barata, mas requer o uso de equipamentos especiais. Os anéis fundidos são baixados no poço um a um, as juntas são revestidas com cimento.
A base deve ser concretada com concreto, ou seja, uma estrutura redonda deve ser feita previamente e imersa em um buraco cavado. O fundo é pré-preenchido com uma pequena camada de areia ou cascalho fino. Esses materiais desempenham o papel de drenagem - eles desviam as águas subterrâneas da superfície do poço. Os anéis de concreto podem ser moldados com reentrâncias - ranhuras especiais. Com a ajuda dessas "fechaduras", os anéis são conectados. Se não houver ranhuras, a estrutura é fixada com anéis de metal.
funciona com o princípio de uma fossa. No entanto, é muito mais fácil instalar um reservatório de plástico. Os polímeros são impermeáveis a líquidos e temperaturas extremas. Neste caso, as dimensões da fossa devem exceder as dimensões do recipiente de plástico. Antes de colocar o tanque, o fundo deve ser concretado. Uma estrutura de metal soldada com dobradiças salientes é colocada na mesa de cimento.
O recipiente de plástico é preso às cordas salientes do reforço. Um projeto semelhante é necessário para manter o tanque no poço. A água subterrânea pode levantar recipientes leves e empurrá-los para a superfície. As lacunas entre o plástico devem ser cobertas com uma camada de areia e cimento. Antes do enchimento, o recipiente é enchido com água para protegê-lo de deformações devido à expansão do cimento com areia.
Arranjo
O principal elemento do banheiro no país é o banheiro. A versão mais comum deste acessório de encanamento é de plástico. O assento com capa e a estrutura deste dispositivo são feitos de polímero. Um tanque não é fornecido para tais sistemas, uma vez que não há conexão com o esgoto.O assento do vaso sanitário não precisa ser adquirido separadamente - a construção é monolítica.
Os sistemas plásticos estão disponíveis em todas as cores e formatos. Este design tem uma aparência atraente e um design bastante simples. Os polímeros são caracterizados por maior força e resistência a temperaturas extremas. Tal banheiro é leve, portanto, não exerce pressão aumentada sobre a fundação da estrutura. Uma vantagem agradável é a facilidade de limpeza e operação.
O banheiro de cerâmica é fácil de limpar. No entanto, em uma área suburbana, esse modelo pode causar certas dificuldades. A instalação de cerâmica requer reforço adicional do piso da sala. Os produtos para chalés de verão não possuem cisterna, mas a estrutura ainda possui um grande maciço. A vantagem desse sistema é sua durabilidade.
Um aparelho de madeira dura pouco. Essas estruturas são instaladas exclusivamente fora da casa: uma caixa de madeira pode ser disposta de forma independente. Em tal dispositivo, a ventilação não é fornecida; no próprio banheiro, ela é colocada acima da fossa. É possível equipar tal banheiro com um mínimo de investimento, mas a aparência de tal produto será simples.
Armários secos geralmente são feitos de polímeros. O sistema é composto por vários blocos que precisam ser montados. Este processo não demora muito. O banheiro é confortável, é uma estrutura monolítica com assento. O design é bastante simples e não se diferencia em delícias especiais, como um assento térmico. O banheiro é conveniente não só para usar, mas também para limpar.
A compra do arranjo deve ser realizada levando em consideração alguns requisitos.
- Se a casa de campo não é o local de residência permanente da família, então é racional adquirir um banheiro com um custo baixo. O design deve ser fácil de usar e resistente ao tempo. Banheiros de plástico são perfeitos.
- Instalar um dispositivo de descarga e conectar o vaso sanitário ao sistema de esgoto central é caro e demorado. Esta opção só é necessária em caso de uso constante do banheiro.
- A instalação não deve levar muito tempo e esforço. É preferível optar por estruturas pré-fabricadas, cuja reparação não requeira grandes trabalhos de remodelação das instalações.
- A conexão do cano de esgoto ao vaso sanitário deve ser apertada. Os artesãos aconselham o uso de um tubo em forma de cone. É importante evitar que os resíduos passem pelo tanque receptor. É necessário certificar-se de que todos os elementos do sistema estão claramente interligados.
- A ventilação ajuda a eliminar odores desagradáveis da divisão. O dispositivo deste sistema não deve ser negligenciado. Produtos de plástico podem ser usados como dutos de ar. Devido à sua estrutura, são leves e fáceis de instalar. As almofadas de esgoto de PVC com um diâmetro de cerca de 110 mm serão um bom análogo.
Opções de acomodação
Você pode colocar um banheiro em qualquer lugar do edifício, mas somente se não contrariar as normas sanitárias e higiênicas. Uma das paredes do banheiro deve ser resistente. É proibida a instalação de casa de banho em divisão sem parede exterior. A ventilação nessas salas é mais fácil de instalar e mais econômica.
O banheiro não deve limitar as áreas para comer e preparar alimentos. Freqüentemente, nem todos os tipos de banheiro são capazes de absorver todos os odores desagradáveis. Resíduos químicos durante a decomposição podem liberar substâncias que não devem interagir com os alimentos. A localização mais vantajosa do banheiro em uma casa de campo não é longe do vestiário ou embaixo da escada.
Ao instalar um banheiro sob as escadas, é importante determinar se há espaço suficiente para acomodar todos os eletrodomésticos necessários. A ventilação deve ser feita por escadas. Em alguns casos, canos de esgoto e água são conectados ao banheiro.Os pisos são pré-tratados com agentes para proteção contra bactérias e excesso de umidade.
Os artesãos aconselham cobrir completamente todo o espaço sob as escadas com tábuas - para criar uma sala especial. Isso não apenas isolará visualmente o banheiro, mas também protegerá o apartamento da propagação de odores. É aconselhável reforçar adicionalmente o piso sob a estrutura com dispositivos de amortecimento: com o tempo, o piso pode começar a desabar. Para garantir uma boa circulação de ar, uma pequena lacuna é deixada nas juntas das tábuas do piso com a parede.
Os artesãos não recomendam a instalação de um banheiro no segundo andar. O banheiro não deve ser adjacente a fontes de água potável. Tal dispositivo não permitirá que a estrutura seja conectada a uma fossa. Ao instalar um armário seco, é necessária uma distância suficiente da borda do assento ao chão. Será problemático obter a altura necessária no segundo andar - você não pode fazer uma depressão no chão.
Ao construir um banheiro em uma casa de verão fora de casa, é necessário se familiarizar com a Rosa dos Ventos. Os odores desagradáveis não devem atingir a edificação residencial, portanto, antes de iniciar o desenvolvimento de um poço para destinação de resíduos, é necessário traçar um mapa da área. Isso também se aplica ao arranjo de uma fossa para manutenção de armários secos localizados na casa. A localização das casas vizinhas também deve influenciar a elaboração do projeto.
Dimensões (editar)
O tamanho da fossa pode variar dependendo da frequência de uso do banheiro e do número de residentes. O tamanho médio de um poço para atender uma família de duas pessoas é de 1,5 por 1,2 m. O aprofundamento é aumentado em trinta por cento com cada novo residente adicionado. Quanto maior a fossa, menos frequentemente você terá que contratar um técnico para esvaziá-la. Mas também é importante considerar o impacto negativo que os resíduos podem ter no meio ambiente.
Se a fossa combina com o esgoto da casa, então é necessário aumentar seu tamanho. Idealmente, você pode calcular o consumo de água de cada membro da família e projetar um poço com base nos dados obtidos. Em média, um buraco é cavado de 12 metros cúbicos. me aumentar para 18 metros cúbicos. m. Este estoque permite que você use o banheiro sem interrupção por um mês.
A estanqueidade do poço é assegurada por uma régua de betão com uma espessura de cerca de 15 cm.O solo no local pode ter boas propriedades absorventes. Neste caso, o reservatório é coberto por uma camada de drenagem. A espessura de tal almofada não deve ser inferior a 15 cm, como é o caso da betonilha. O topo do cascalho é derramado com mástique betuminoso.
Para a construção de um banheiro com barraca separada, é necessário se familiarizar com as dimensões aceitas. Os desenhos podem ser feitos por você ou você pode baixar os já prontos. A largura normalizada da casa é de 1 m. A profundidade do cômodo deve chegar a 1,5 m, e a altura do teto deve ser de 2 a 2,5 m. A tolerância para a cobertura de uma "casa de pássaros" padrão é igual a 30 cm em relação a as paredes. Esta técnica ajudará a umidade do telhado a não penetrar nas paredes e não destruí-las.
O tubo de ventilação é aparafusado à parede posterior do banheiro. A espessura do plástico é considerada como sendo 100 mm. A parte inferior do tubo mergulha em um buraco com uma profundidade de 10 cm, e o topo deve subir 20 cm acima do nível do telhado.Estes parâmetros podem ser ligeiramente alterados, mas não se deve negligenciar completamente a estrutura.
As dimensões do banheiro sob as escadas também desempenham um papel importante. O tamanho mínimo do banheiro é de 0,8 x 1,2 m. Se houver uma pia no quarto, a largura será dobrada e o comprimento será de 2,2 m. Se o banheiro for combinado com um banheiro, então as dimensões da divisão não pode ser inferior a 2,2 x 2,2 m. A altura do teto não deve ser inferior a 2,5 m. É importante manter uma distância em frente ao banheiro igual a 0,6 m.
Os mestres recomendam fornecer uma abordagem ao banheiro de todos os lados. Mas esse conselho geralmente não é seguido. A porta do banheiro deve sair para o corredor. É proibido conectar o banheiro com a sala ou com a área da cozinha.De acordo com os regulamentos de segurança contra incêndio, as portas devem abrir para fora. Este é um item obrigatório para garantir uma evacuação adequada.
Como fazer isso?
Você pode fazer isso sozinho para construir uma casa de banho. O projeto é bastante simples - você pode encontrar a solução de design necessária na Internet.
Considere as etapas de construção de um banheiro ao ar livre passo a passo.
- O tipo de fundação é escolhido com base nas características do solo. O tipo de base mais comum para uma casa é colunar. Uma estrutura monolítica feita de blocos de concreto também é adequada. Antes de colocar o piso, é necessário cobrir as estacas com uma camada de material de cobertura.
- O chão da casa é feito de tábuas de madeira. Antes de usar a madeira, é necessário tratar o material com anti-sépticos. A largura dos painéis de piso é escolhida em torno de 15x15 ou 10x10 cm.
- A estrutura da própria casa é primeiro feita na forma de uma moldura. A estrutura pré-montada deve ser aparafusada à base e fixada com placas de metal. Em seguida, a caixa é revestida com folhas de madeira, formando as paredes da casa.
- Um banheiro é montado na parede oposta e todas as comunicações necessárias são estabelecidas. A fossa é escavada com antecedência, o tubo dela é conectado ao dispositivo. É importante não se esquecer do dispositivo de ventilação. Os banheiros privativos não são combinados com o esgoto, o que reduz o trabalho de construção.
- O papel do telhado é desempenhado por ardósia e material de cobertura. É permitido usar uma folha perfilada.
- Dispositivos de iluminação são instalados, se necessário.
Os banheiros dentro dos chalés de verão costumam ser conectados ao esgoto. Esse sistema pode ser por gravidade: os tubos são colocados em um declive, a água é drenada para uma fossa. A inclinação do tubo é de dois cm para cada metro de comunicação. Outra opção é o esgoto sob pressão. Neste caso, o movimento da água é realizado sob pressão de uma bomba especial. Este método é aplicável para casas onde o dispositivo de uma estrutura de gravidade é impossível por algum motivo.
Na hora de escolher um material para tubos, é aconselhável dar preferência ao polipropileno. Este material é altamente durável e capaz de suportar altas temperaturas. O tubo não deforma quando aquecido a 95 graus. A instalação de tal estrutura é bastante simples. É importante garantir uma conexão de tubo apertada.
As seções do esgoto são fixadas com acessórios, as juntas são tratadas com um selante. Os tubos são fixados à parede por meio de clipes. Para isso, você pode usar as pinças nos grampos de cabelo. Para realizar a conexão hermética de um tubo de ferro fundido com um de plástico, é necessário colocar uma junta de borracha.
Os tubos são retirados e imersos em uma trincheira. O esgoto não pode ser colocado acima do nível de congelamento do solo. Na junção do sistema de esgoto interno e externo, deve ser instalada uma escotilha de inspeção. Uma válvula de retenção é colocada na cavidade do tubo. Essas medidas são necessárias para evitar o refluxo de águas residuais em caso de enchimento da fossa com resíduos.
Depois de colocar o esgoto, os mestres instalam o banheiro. Nesta fase, o trabalho na sanita está concluído. Certifique-se de que a superfície é lisa antes de montar o dispositivo. Para instalar o banheiro, você deve primeiro marcar o chão e o tamanho do buraco. Uma manga de borracha deve ser inserida entre a tigela e o chão. O dispositivo é fixado com parafusos e as juntas são tratadas com silicone.
Antes de instalar todos os elementos, é necessário instalar impermeabilizantes no piso. Nos casos em que as latrinas estão localizadas em cada andar, é necessário montar os dispositivos um embaixo do outro. A distância do vaso sanitário até o espelho deve ser mínima. Não fazer isso pode resultar no entupimento da tubulação.
Para equipar o banheiro com o máximo benefício para os visitantes, as prateleiras são colocadas nas paredes. Se as dimensões do banheiro permitirem, um fone de ouvido pode ser colocado no quarto. Você pode equipar um bloco utilitário para armazenar esfregonas e baldes.Para isso, não há necessidade de reservar um cômodo adicional - basta instalar um pequeno armário no canto do vaso sanitário.
Desenhos e diagramas
Para a colocação racional do banheiro no território da dacha, é necessário traçar um desenho da futura estrutura. Este método economizará materiais. Esquemas da estrutura futura podem ser encontrados na Internet ou elaborados por suas próprias mãos. Ao desenhar, é necessário fazê-lo em escala, caso contrário, o desenho final pode diferir muito da ideia.
O desenvolvimento do esquema começa com a medição da área do local e com base no plano de todas as comunicações existentes. Certifique-se de colocar edifícios e reservatórios adjacentes no diagrama. É importante planejar sua tubulação de acordo com os regulamentos para a colocação de um depósito de resíduos. Os especialistas aconselham a pré-composição de uma rosa dos ventos.
O desenho de um banheiro externo de madeira ajudará a calcular o custo de todos os materiais necessários. O desenho de uma casa começa com a modelagem da estrutura. As dimensões de todos os elementos são indicadas e o número total de materiais é registrado. Não se esqueça do padrão de corte do revestimento. Os parâmetros das superfícies frontal, posterior e lateral da futura estrutura são indicados.
A parte frontal da barraca deve ser maior do que a parede posterior. Este é um pré-requisito para garantir a inclinação desejada do edifício. As paredes frontal e posterior de uma estrutura típica são retangulares, as faces laterais são trapezoidais. A planta indica as dimensões da telha para a construção do telhado. Se uma placa de madeira for colocada sob a ardósia, suas dimensões lineares devem ser fixas.
As instruções para redigir um desenho de um banheiro em uma casa de país praticamente não se diferenciam de um esquema semelhante para arranjar um banheiro em um apartamento. Todas as dimensões e dimensões exigidas são retiradas dos documentos regulamentares relevantes. É necessário marcar o local onde o vaso sanitário é fornecido para o tubo de fossa. A instalação de um armário seco não requer tais ações. O dispositivo é pré-montado e instalado contra a parede oposta da sala.
A área selecionada deve ser bem ventilada. As portas devem estar voltadas para o corredor. Ao fazer o desenho de um ambiente, é importante posicionar corretamente todos os dispositivos necessários: vaso sanitário, pia ou banheiro. Todos os instrumentos devem ser abordados sem obstáculos. É importante posicionar corretamente a ventilação e retirar o sistema de esgoto da sala.
O layout do banheiro é realizado não para avaliar a quantidade de materiais necessários, mas para a competente distribuição do espaço. Somente após a localização dos dispositivos principais ter sido indicada, a disposição dos gabinetes e racks é iniciada. Não atravesse demais o espaço.
É importante lembrar que antes de instalar o vaso sanitário de cerâmica é necessário reforçar a base. A impermeabilização de pisos de madeira no país é obrigatória independentemente da localização do banheiro. As paredes de uma casa de madeira também devem ser tratadas com tinta e verniz ou betume para proteger a superfície da umidade excessiva. Conhecendo as dimensões da sala, você pode calcular o consumo total de materiais e fixá-lo no diagrama.
Sem fossa
Se pretende instalar uma sanita sem odores e com bombagem, os mestres são aconselhados a dar preferência às opções sem fossa de compostagem. Entre essas opções, as mais conhecidas são as fossas sépticas, os armários a seco e os de pó. Os armários secos estão localizados independentemente da superfície. Esta opção será uma boa solução para um local com um nível elevado de lençol freático. Nesse caso, é proibido fazer fossa - os resíduos podem contaminar o solo em toda a área.
Para instalar um armário seco, você pode selecionar um cômodo da casa ou construir uma estrutura de madeira à distância. A primeira variante do dispositivo é preferível, pois economiza tempo e materiais. Nesse caso, o assentamento do duto não é feito. Um lavatório pode ser conectado ao recipiente de coleta de resíduos.O esvaziamento de tal sistema é realizado removendo o tanque de armazenamento e drenando os resíduos para o local designado.
O sistema de esgoto principal não deve ser conectado ao armário seco. Esses reservatórios são destinados para uso temporário. Um sistema com um banheiro principal e um ralo requer uma fossa. Os acumuladores selados são capazes de acomodar uma pequena quantidade de líquido, portanto, não são capazes de garantir o descarte de resíduos em residências o ano todo.
As sanitas sem fossa, graças à sua facilidade de utilização, evitam várias emergências. A estanqueidade do recipiente exclui a possibilidade de interação do conteúdo com as águas subterrâneas. É importante saber que deve haver uma distância de 25 m da fossa até a fonte de água e do banheiro até a cerca não deve ser inferior a 1 m.
Outro análogo de um dispositivo sanitário inodoro e com bombeamento é uma fossa séptica. Tal dispositivo é capaz de processar esgoto ao longo de uma longa vida útil, o que torna a fossa séptica uma opção ideal para um banheiro com uso durante todo o ano. O projeto pode ser adquirido, mas também existem esquemas para a criação de uma fossa séptica com as próprias mãos.
As câmaras seladas podem ser feitas de recipientes de concreto, plástico ou metal. O princípio básico da construção de tal estrutura é o vácuo dos tanques. O fabrico de uma câmara selada é bastante simples e foi descrito anteriormente. É necessário selecionar recipientes com paredes fortes que não se deformam com a pressão das águas subterrâneas e do solo.
Uma fossa séptica padrão para servir uma família de duas pessoas tem duas ou mais câmaras. Cada novo tanque serve para limpeza adicional da água que entra nele. Assim, no primeiro compartimento, os resíduos são separados em uma fase sólida e outra líquida. O líquido flui para um recipiente adjacente, onde é novamente purificado. Nas câmaras subsequentes, o ciclo é repetido.
Depois de passar por todas as etapas da filtração, a água entra no solo. Esse líquido não representa uma ameaça de contaminação do solo. Os especialistas aconselham a compra de fossas sépticas com purificador biológico. Esse sistema é o mais ecológico para uso em chalés de verão.
Sistema de purificação
As fossas sépticas são uma forma simplificada de tratar a água de esgoto. Sistemas sofisticados incluem compartimentos adicionais para filtragem de água. Estas estruturas podem ser instaladas em chalés de verão para aumentar a segurança do território. O conjunto completo de sistemas de filtragem é complicado e custa mais do que uma simples fossa séptica. No entanto, os especialistas recomendam prestar atenção a eles.
- Ultrafiltração. Este método desinfeta completamente a água. Uma vantagem significativa do sistema é sua reutilização. A limpeza não utiliza produtos químicos, a água resultante pode ser utilizada para fins domésticos.
- Reagentes de troca iônica, permitem que você acelere o processo de limpeza do líquido. A dureza da água aumenta. Não é recomendado consumir essa água para fins alimentares.
- Limpeza eletroquímica. As impurezas são sedimentadas sob a influência de radiação especial. Uma camada de impurezas metálicas se forma no fundo do tanque. Os produtos químicos removem os elementos pesados da água.
- Osmose de membrana. Este projeto complexo é reconhecido como o melhor sistema de tratamento. A membrana reversa retém resíduos e converte água contaminada em água destilada. A estrutura complexa da concha permite que você limpe o líquido de impurezas químicas prejudiciais.
Todos os sistemas de purificação são caros para comprar e instalar. A principal vantagem das estruturas é a eliminação completa de odores desagradáveis em toda a área suburbana. As instalações de tratamento reduzem a frequência de bombeamento do conteúdo da fossa.
Dicas e truques de cuidados
Qualquer sistema precisa de limpeza em tempo hábil.Se os resíduos não forem removidos da fossa a tempo, o processo de reprodução das bactérias nocivas afetará negativamente a condição do solo. A estagnação de resíduos produz gases tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde. Quanto mais massas de gás se acumulam, mais difícil é removê-las. Em casos especialmente avançados, não é possível bombear vapores prejudiciais.
O tratamento da fossa e a eliminação de resíduos podem ser feitos de várias maneiras. O mais fácil e comprovado é ligar para o caminhão de esgoto. O fluido contaminado é bombeado para fora por meio de mangueiras. Esse serviço é caro e só é utilizado quando o poço está cheio até dois terços de seu volume e os produtos biológicos não conseguem processar o esgoto. As máquinas são equipadas com mecanismos de corte que moem o sedimento sólido.
A limpeza química é eficaz, mas não desejável. Os reagentes de ação rápida funcionam mesmo em baixas temperaturas. Mas nem toda composição é ecologicamente correta. É estritamente proibido deitar no solo a substância processada, por isso é necessário chamar uma bombeadora. Ao escolher produtos químicos, você deve prestar atenção aos oxidantes de nitrato - sua composição é a menos prejudicial.
Os produtos biológicos diferem dos análogos químicos em sua segurança de uso. A limpeza com estes compostos tem sido muito utilizada pelos proprietários de casas de veraneio. Os microrganismos não funcionam bem em baixas temperaturas, por isso são usados principalmente no verão. As bactérias morrem em contato com o ácido e o álcali e não toleram o cloro. Por esses motivos, é melhor não colocar aditivos biológicos no solo.
A limpeza mecânica de uma fossa é uma forma tradicional de remoção de impurezas. Esse trabalho é realizado pelo menos uma vez por ano, o procedimento é muito desagradável. Essa limpeza economiza dinheiro, mas é demorada e trabalhosa. Se o resíduo for muito líquido, ele será misturado à matéria seca. Serragem e areia são excelentes aterros.
Ao escolher limpadores biológicos, é importante calcular corretamente a dose. O número de bactérias benéficas deve ser suficiente para restaurar a microflora no reservatório. Os aditivos biológicos distinguem-se pela rapidez do processo de limpeza, rapidez de ação e capacidade de eliminar odores. Antes de usar o medicamento, você deve ler as críticas sobre o material.
A composição dos produtos biológicos estabelece as condições para seu uso. Bactérias aeróbicas só podem reciclar resíduos quando expostas ao oxigênio. Os análogos anaeróbicos não precisam de acesso direto ao ar, portanto, são colocados calmamente em tanques a vácuo. Muitas vezes você pode encontrar uma combinação de suplementos no mercado - é assim que os fabricantes obtêm o medicamento mais eficaz.
Exemplos de sucesso e belas opções
Muitos clientes não conseguem imaginar o belo design de um banheiro em uma casa de campo. O design incomum do banheiro pode arruinar o interior. Para dissipar dúvidas, os designers recomendam que se familiarize com as seguintes soluções interessantes.
Clássico
Essa decoração de madeira de instalações no país é usada em todos os lugares. A alvenaria de prancha tem um aspecto natural. O material de qualidade enche a sala com um agradável aroma de madeira. Uma sala bem iluminada pode ser decorada com cerâmica branca.
Esta opção é perfeita para instalar uma casa de banho numa divisão pequena. O banheiro está escondido da vista por peças de mobília. Equipamentos adicionais com prateleiras e armários permitem colocar todos os itens de higiene pessoal necessários. Móveis de madeira combinados com acabamentos de parede e piso criam uma composição única.
Madeira e azulejos
O design original deste quarto foi criado pela combinação de madeira com cerâmica. O vaso sanitário branco é combinado com mosaicos, completando a composição. Os azulejos são dominados por tons de castanho, em harmonia com o revestimento de madeira da parede adjacente.Uma pequena janela cria uma fonte adicional de iluminação.
O piso claro combina bem com o esquema de cores das paredes. A sala não parece pequena, é dominada por ar e luz. Essa solução parece adequada não apenas em uma casa no campo, mas também em um interior urbano. Você pode dar qualquer aparência ao padrão de cerâmica na parede. Neste caso, optou-se por manter a simplicidade.
Plástico no interior
Usar um vaso sanitário de plástico não é capaz de prejudicar a aparência do ambiente. No mercado, você pode facilmente encontrar uma opção bastante incomum. Neste interior, o tanque de plástico parece adequado em combinação com o revestimento da parede feito de polímero colorido. A gaiola vermelha no interior da casa de campo parece incomum e animada.
Prateleiras de madeira adicionam cor à disposição do banheiro. A combinação de paredes claras e pisos claros evita um design irresistível. O chão é forrado a linóleo pintado a pedra. Como o tanque de plástico não é aparafusado ao chão, não é difícil limpar a tampa. O rodapé leve confere elegância e integridade ao ambiente.
Combinação de escuro e claro
Esta solução de casa de banho parece vantajosa devido ao forte contraste da cor das paredes com o chão. Lajes de madeira grossas e ásperas na parede lembram velhas construções de toras. O piso leve em combinação com a cerâmica confere maciez e sofisticação ao interior. A sala está totalmente equipada - todas as comunicações necessárias foram realizadas.
Essa sala é projetada para uso constante. Os artesãos fizeram o possível para tornar agradável a presença na sala. As joias de grife - vasos e suportes - criam um clima. Cerâmica rica é a melhor opção para esta solução.
Formas complexas
O quarto está totalmente decorado com madeira. O vaso sanitário feito por você mesmo parece incomum. O acabamento em madeira áspera parece nobre. O elemento mais brilhante na sala é a pia esculpida. A intrincada figura lembra o corte de uma árvore. Esta opção é perfeita para conhecedores de espécies lenhosas.
O lavatório é separado da sanita por portas especiais. À primeira vista, essa solução não parece totalmente conveniente. No entanto, há espaço livre suficiente na sala. Toras ásperas no revestimento da parede são extraordinariamente combinadas com elegantes acessórios de metal.
Sobre como fazer um banheiro com as próprias mãos no país, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.