Lajes de pavimentação vibro-prensadas

Contente
  1. O que é isso?
  2. O que é usado para fazer?
  3. Tecnologia de produção
  4. Comparação com telhas vibrocast
  5. O que acontece?
  6. Nuances de escolha
  7. Opções de estilo

As tecnologias de fabricação para elementos de pavimentação ondulados são diferentes. Ao mesmo tempo, as lajes de pavimentação revestidas com vibração são consideradas um produto particularmente popular entre os construtores. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que é, do que e como é feito. Além disso, vamos considerar as nuances de sua escolha e estilo.

O que é isso?

Lajes de pavimentação vibro-prensadas são um tipo de revestimento de concreto utilizado na disposição de calçadas, praças e estradas. É um material de construção com excelentes características de desempenho. É extremamente resistente às flutuações de temperatura, alta umidade.

Os ladrilhos prensados ​​são projetados para suportar cargas gerais e locais impressionantes. Produzido em prensa vibratória, este processo é totalmente automatizado. É regulamentado pela GOST 17608-2017 ("Lajes de calçada de concreto").

A técnica de vibrocompressão envolve o uso de menos água do que na produção do concreto convencional.

Esse material é considerado universal. É resistente ao calor, cabe facilmente sobre uma almofada de areia, forma um revestimento denso e uniforme. Os ladrilhos são usados ​​para o projeto da via. Externamente, se assemelha a alvenaria. Não emite substâncias tóxicas, não agride o meio ambiente.

Dependendo da variedade, pode suportar uma carga de até 15 toneladas por 1 m2. m. Não é destruído pela ação de ácidos, mas distingue-se por uma forte compressão das rochas utilizadas. É caracterizado por um alto desempenho estético. Pode ter uma forma diferente, o que possibilita a utilização de diferentes esquemas de assentamento na disposição da estrada.

Adequado para pavimentação de quaisquer trechos de estradas. Não racha com o frio, possui ampla paleta de cores. Pode ter diferentes tamanhos, diferentes texturas, pressupõe uma longa vida útil. Decora perfeitamente a paisagem, adequado para o arranjo de territórios perto de edifícios de diferentes estilos arquitetônicos.

As características técnicas do material são as seguintes:

  • abrasão - 0,21 g / sq. cm;
  • força - M-300 - M-500;
  • resistência ao gelo - F 300;
  • permeabilidade à água - W6.

A relação água-cimento da mistura é de 0,55. Devido à sua estabilidade dimensional, o material é fácil de trabalhar.

Após o assentamento, é possível preencher as juntas com areia barata comum (não quartzo). Não será lavado pela chuva e soprado pelo vento.

O que é usado para fazer?

Na produção de lajes de pavimentação vibropressed, cimento, agregados, água e aditivos modificadores são usados. Os principais ingredientes da mistura são areia, brita, cimento, água, pigmentos. Cada componente fornece à solução certas propriedades.

  • O cimento é um aglutinante. Sua cor pode ser cinza tradicional, branco. O cimento branco é usado para produzir ladrilhos com uma cor clara e brilhante. O cimento é necessário para a força e resistência à umidade dos módulos.
  • A brita utilizada confere resistência à compressão e aumenta a durabilidade do ladrilho. Além disso, reduz a fluência, o encolhimento e o consumo de cimento.
  • A areia é responsável pela plasticidade da mistura. Impede a fissuração do concreto e é responsável pela lisura da superfície.
  • Os pigmentos permitem diversificar os tons da solução de trabalho. Graças a eles, você pode traçar faixas coloridas de diferentes tons, tanto monocromáticas quanto padronizadas.

Tecnologia de produção

Dosagem, mistura e prensagem da mistura são feitas de forma automatizada. Graças a esse sistema de produção, a qualidade do tingimento da mistura também é superior. Na produção, são utilizados moldes e uma mistura semi-seca de concreto.

Os produtos são formados por meio de uma matriz e um punção, pela ação de uma prensa vibratória. Esse processo é muito complexo e caro, mas é considerado a melhor forma de produzir pedras de pavimentação. A própria produção lembra a fundição vibratória, mas com a automação torna-se possível fornecer a produção de concreto para o fluxo.

O processo é assim:

  • o equipamento dosa a composição da mistura de concreto nas proporções especificadas;
  • agitar a mistura até um estado de homogeneidade;
  • o equipamento preenche as formas onduladas com material semi-seco;
  • em seguida, os módulos são prensados ​​com uma máquina sob a influência de cargas estáticas e dinâmicas;
  • realizar a desmoldagem das peças compactadas.

Após a remoção, os módulos acabados são armazenados em paletes em instalações de armazenamento comuns. Às vezes, os materiais de construção são armazenados ao ar livre. O uso da automação de pressão vertical garante que a espessura dos módulos seja idêntica e a densidade seja igual. A automação do processo simplifica a desmoldagem, permite a produção não apenas de ladrilhos típicos de camada única, mas também de camada dupla. Ao usar a máquina, as características de resistência dos módulos e o acabamento acabado são aumentadas.

A produção em linha tem vantagens claras sobre outras tecnologias para a fabricação de pedras de pavimentação. Este método de fabricação com vibração e prensagem simultânea da mistura permite obter um produto homogêneo.

O ladrilho pode ser hiper-pressionado. Nesse caso, um punção pressiona a solução dentro da matriz. Como resultado, são obtidas placas de resistência especial e mínima permeabilidade à água. Infelizmente, é quase impossível processá-los.

Diante disso, na hora de escolher um esquema de acabamento, deve-se dar preferência às opções mais simples.

Comparação com telhas vibrocast

A principal diferença é o princípio de formar módulos. As barras fundidas são formadas com o seu próprio peso. Vibropressed - por compressão. As lajes de pavimentação vibro-prensadas estão à frente das fundidas em muitos aspectos, exceto pelo custo. Sua resistência ao gelo, força, vida útil e resistência à abrasão são 2 vezes maiores.

Pode ser instalado na construção de estradas para veículos leves. É mais durável e prático do que a fundição por vibração. Sua densidade é visivelmente mais alta do que a fundição e a fundição por vibração. No entanto, seu processo de produção é mais complicado e demorado. É resistente às intempéries e à luz solar.

A diferença entre os materiais está no tipo de superfície. Os ladrilhos vibro-prensados ​​têm uma estrutura rugosa. Como resultado, oferece maior segurança para os pedestres em condições de chuva e gelo. No entanto, as telhas vibrocast são mais baratas. A superfície da variedade vibrada é lisa e escorregadia, por isso os fabricantes costumam torná-la texturizada.

Além disso, as telhas vibrocast são fáceis de cortar e desbotam rapidamente. É produzido com uma solução de trabalho líquida. Após a evaporação do excesso de umidade, espaços vazios permanecem na estrutura, o que não é o caso de um análogo vibropressed.

A estrutura do ladrilho, criada com tecnologia de vibrocompressão, é finamente porosa. A água não pode penetrar nele. O material fundido permite a passagem da água da chuva e, em caso de geada severa, o gelo pode quebrar o módulo por dentro, reduzindo suas características de resistência.

Como mostra a prática, o leito da estrada comprimido colocado requer reparo em pelo menos 25 anos com a substituição de cerca de 20-30% dos módulos. Ladrilhos fundidos em vibração precisarão ser consertados em 5 a 10 anos. E cerca de 70-80% do piso terá que ser substituído.

Ladrilhos fundidos nem sempre apresentam geometria ideal e espessura idêntica. A solidez do revestimento sofre com isso. Com um método de produção automatizado, são obtidas barras com formatos e tamanhos precisos.No entanto, em termos de variabilidade de formas, a variedade de vibro-casting é mais diversa.

A diferença entre os materiais também é visível na estrutura. O material vibrocast tem uma heterogeneidade perceptível das camadas. Isso pode fazer com que a superfície da teia se descole do substrato. Os ladrilhos vibro-prensados ​​não têm essa desvantagem. Ela tem uma textura única e aparência nobre, mas seus tons não são tão brilhantes.

O que acontece?

As lajes de pavimentação vibro-prensadas diferem em cor, tamanho, forma, textura e número de camadas. Suas soluções de cores são variadas: o comprador pode adquirir módulos em cinza, areia, vermelho, preto. Além do mais, à venda há um material em tons de marrom, terracota, verde, branco, pântano.

Quanto à textura, o material é condicionalmente liso, áspero e texturizado. Entre outras opções, estão à venda módulos do tipo tátil. As formas dos módulos prensados ​​podem ser quadradas, retangulares, em forma de diamante ou hexagonais.

Os tamanhos de pavimentação também variam. À venda existem produtos com os parâmetros 300x300x60, 500x500x50, 100x200x60, 100x200x50 mm. Módulos com espessura de 20, 40, 60, 80 mm são um material popular.

O peso do material também varia: um módulo quadrado de 40x40 cm pesa 21 kg. Uma pedra de 500x500 mm pesa 38 kg se a espessura da pedra for 70 mm e 34 kg quando a espessura for 60 mm. O peso da pedra de pavimentação 200x200x60 mm é de 5,3 kg (1 peça). Um tijolo com parâmetros 200x100x60 mm pesa 2,6 kg.

Nuances de escolha

Os ladrilhos vibro-prensados ​​são um dos melhores materiais para a zona cega de qualquer território. Porém, para que ele tenha uma longa duração, na hora de comprar matéria-prima é preciso levar em conta uma série de nuances.

A qualidade dos módulos é indicada por sua aparência. Se, após inspeção visual, no verso dos dados, raros poços de uma forma redonda ou oval (2-6 mm de diâmetro, 1-2 mm de profundidade) são perceptíveis, isso indica uma violação da tecnologia de produção de material de construção . Ou é uma telha feita pelo método de vibrocast.

As propriedades de desempenho deste material são desconhecidas. Para não duvidar da escolha, é necessário solicitar ao vendedor um certificado de conformidade ou um passaporte para a mercadoria. O material de qualidade possui toda a documentação necessária.

Portanto, sua vida útil é calculada em décadas. Em média, esse revestimento dura até 30 anos.

O certificado deve conter o número do protocolo e a data dos testes de certificação. Se esses dados não estiverem disponíveis, a qualidade do material não foi comprovada, assim como a tecnologia de sua fabricação e composição.

Se o produto for de alta qualidade, a espessura é determinada levando em consideração o tipo de carga. Módulos de 3-4 cm de espessura são usados ​​para equipar jardins e caminhos pedonais, terraços, uma zona cega perto da casa. Quando o material de construção é necessário para áreas de assentamento com movimento limitado de veículos leves, placas com espessura de 4,5-6,5 cm são escolhidas.

Ladrilhos de 7 cm de espessura são usados ​​para pavimentação de áreas com tráfego intenso. No entanto, a espessura não é o indicador mais importante. A resistência à geada é importante. Se a classe de resistência à geada dos componentes não corresponder à temperatura de inverno de uma determinada região, você deve se recusar a comprar. Com baixa resistência ao gelo, o ladrilho começa a rachar e desmoronar após alguns anos a partir do momento da instalação.

Empreiteiros experientes preferem comprar materiais de fábricas que controlam estritamente a qualidade do produto. Ao mesmo tempo, eles notam que um bom material não é muito barato: muitas vezes, os ladrilhos baratos são feitos com tintas e cimento de baixa qualidade.

O critério de camadas de prensagem é importante. Um ladrilho de duas camadas é um módulo com uma camada de base áspera e uma segunda camada decorativa.

A base do elemento é feita de diabásio ou granito triturado. A camada superior é resistente ao choque e ao desgaste.

Ladrilhos de camada única, embora fortes, não são tão resistentes. Além disso, não possui propriedades decorativas como duas camadas. Para avaliar a qualidade de um módulo de duas camadas, é necessário colocar sua extremidade em um palete e despejar água no fundo (2-3 cm). Se após 5 minutos o nível de elevação for mais da metade do tijolo, isso significa má qualidade.

É impossível escolher um bom ladrilho à revelia: é necessário inspecionar o aspecto do material de construção. Não deve haver defeitos evidentes em sua superfície (rachaduras, acúmulo de granulação, imperfeições). Você pode pegar 2 módulos e bater levemente um no outro: um som de toque indica boa qualidade do produto.

Você precisa pegar ladrilhos pigmentados de um lote. Para não comprar material desnecessário, cálculos são feitos antes do assentamento. No entanto, o material também não é levado de ponta a ponta: é necessário um estoque mínimo.

Opções de estilo

Os esquemas de assentamento para lajes de pavimentação com revestimento vibrante podem ser diferentes. Dependem da forma do material utilizado, podem ser um painel liso clássico ou um revestimento com um padrão extraordinário. Neste caso, o estilo pode ser tradicional ou com shift.

Por exemplo, os ladrilhos podem ser colocados de acordo com o princípio da espinha de peixe diagonal: com um material de uma cor ou duas (três) contrastantes. Os mesmos módulos de tijolo podem ser colocados com dentes, formando fiadas onduladas deles.

A superfície, disposta pelo método de revestimento convencional "tijolo com deslocamento", é linda. Se, durante a instalação do acabamento, alternar material de formato idêntico, mas em tons diferentes, obtém-se um revestimento com fiadas diagonais.

Ao escolher uma ou outra opção de instalação, você pode usar os mesmos esquemas usados ​​para colocar os ladrilhos (parede). Pode ser uma alternância de elementos localizados perpendicularmente, uma rotação de um ladrilho de acordo com o princípio de uma espiral. Alguns artesãos podem criar telas com efeito de volume a partir de barras geométricas comuns.

Devido às dimensões idênticas, os blocos de ladrilhos podem ser girados e deslocados conforme desejado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário