Regras e tecnologia para o assentamento de lajes de pavimentação
Mesmo não profissionais podem colocar lajes de pavimentação. Qualquer recém-chegado, tendo observado como trabalhadores especialmente treinados trabalham, faz tentativas bem-sucedidas de criar algo próprio - a partir do que a produção de materiais de construção no século 21 oferece.
Peculiaridades
De acordo com o GOST, as lajes de pavimentação devem suportar um determinado nível de carga permitido. Essa carga pode ser pedestre, equipamentos especiais, carros, estruturas desmontáveis, por exemplo, um pódio por ocasião do próximo feriado. Idealmente, as lajes de pavimentação devem durar várias décadas antes de serem substituídas por uma nova.
A proporção de cimento e outros materiais de construção ao criar uma pedra artificial é determinada pela diferença nas tarefas atribuídas aos empilhadores.
De acordo com o SNiP, a construção de calçadas e pavimentos obedece a determinados padrões. Você não pode colocar as telhas diretamente no chão - o primeiro movimento vai transformar a calçada em uma pilha indistinta de pedra artificial. A grama não deve crescer através dos ladrilhos - o solo deve ser isolado com um revestimento (camada) tecnológico impermeável às ervas daninhas para que não prejudique a aparência, a vista da calçada, quintal, calçada. A propagação do caminho recém-traçado ameaça se transformar não apenas em uma aparência estragada do local ou na superfície da estrada de acesso / acesso, mas também em certos inconvenientes ao estacionar, sair e entrar de carros, passar pedestres, a dificuldade de arranjar o plantio da paisagem de árvores e arbustos, jardins frontais e canteiros de flores.
Ferramentas e materiais
O mestre precisará das seguintes ferramentas como ferramentas:
- fita métrica (régua dobrável do tipo fita);
- nível do edifício (líquido, nível hidráulico da mangueira ou laser);
- maço de borracha ou maço de madeira;
- moedor com conjunto de discos de corte para pedra;
- um mini misturador de concreto móvel (funciona por acionamento elétrico), baioneta e pás, baldes;
- a regra é - quanto mais longo, melhor (tente conseguir pelo menos um metro);
- guias de farol (você também pode usar um ferro profissional comum, por exemplo, um tubo profissional quadrado);
- bump stop.
Além de telhas, os seguintes são usados como materiais de construção: geotêxteis, pedra britada de uma fração padrão (cerca de 10-22 mm por seixo), cimento (grau não inferior a M-400), cola resistente ao gelo (argamassa de cola) , areia de pedreira (semeada), meio-fio (o número necessário de peças com as dimensões exigidas - de acordo com a estimativa calculada).
Como fazer marcação?
A planta da sua casa e de toda a área do quintal prevê a colocação de calçadas de cobertura no quintal, caminhos na casa de veraneio. Marcar e cravar em reforço ou estacas de madeira em todos os cantos, de onde se destaca a área do assentamento com azulejos. Depois de verificar duas vezes, consultar o plano, puxe a linha de pesca entre eles: agora tem um ponto de referência visual ao longo do qual vai traçar o pátio, a área cega e os caminhos com ladrilhos.
Para melhor visibilidade, use linha de pesca colorida - por exemplo, contra um fundo marrom escuro, branco, com uma textura reflexiva, é o suficiente. Marque as caixas de seleção - isso permitirá que no processo de trabalho não se desvie do plano definido.
As regras para a colocação de piso frio no pátio de um prédio privado ou de apartamentos prevêem todas as mesmas etapas que no caso de colocar caminhos de acesso em um parque, em uma praça da cidade, próximo a um edifício de um objeto municipal ou privado de importância pública etc.
Escavação
Tendo demarcado uma parte do terreno da casa, corte toda a vegetação e remova a camada de solo fértil encharcado até uma profundidade de cerca de 30 cm. material de construção rachado (por exemplo, pode ser pedra pavimentada ou cobertura de concreto). Portanto, se placas prontas foram usadas como material antigo, para facilitar a sua desmontagem, quebre esses fragmentos em pedaços com um batente. Um perfurador poderoso (de 2 quilowatts) às vezes é usado como um picador, mas se o volume de trabalho de desmontagem for impressionante, é melhor chamar de “picadores” que trabalham em britadeiras profissionais. Após o desmatamento, nivelamento e aprofundamento do nicho para o novo local e / ou caminhos, proceda à disposição da drenagem.
Dispositivo de drenagem
O arranjo de um sistema de drenagem em um jardim ou casa de verão inclui as seguintes etapas.
- Estabelecer geotêxtil... Permite a passagem da água, mas evita o crescimento das raízes das ervas daninhas, que frequentemente penetram 50-60 cm no solo.
- Selecione um local para os canais de resíduos (tecnológicos). Esta é uma espécie de ralo de tempestade: um ralo dos telhados de uma casa e anexos. Via de regra, localizam-se ao longo das bordas (próximo ao meio-fio) do terreno e dos caminhos, áreas cegas e, em alguns pontos, podem se cruzar com a cobertura de azulejos erguida, aproximando-se dos canos de esgoto (ou de um cano).
Os canais para drenagem da água da chuva podem ser externos - parecem um componente em forma de tigela longitudinal com um fundo arredondado no centro, ou podem ser despejados na base por conta própria, têm uma forma estritamente retangular e se sobrepõem por cima com grades de drenagem que coincidem em comprimento e largura com o próprio canal de drenagem. A segunda opção é a mais espaçosa - não transbordará, mesmo com um chuveiro.
Se o concreto for usado o mais forte possível, com ferro (borrifando com uma pequena quantidade de cimento e alisando até a solução de concreto úmido, não endurecido), então tal canal vai durar muito mais tempo do que o azulejo acabado "oco", uma vez que foi feito pelo próprio mestre, e não comprado como uma peça de trabalho, cuja qualidade nem tudo se sabe.
Instalação de meio-fio
T. n. O "meio-fio" é feito de pedra comum para meio-fio. Este, por sua vez, de acordo com GOST, é feito de grau de concreto de alta resistência M450 / M500. Ele é instalado da seguinte maneira.
- No local de instalação do meio-fio, é colocada a fôrma. Sua largura é pelo menos duas vezes maior que a do meio-fio.
- No interior da cofragem realiza-se a impermeabilização (polietileno de película grossa ou feltro para telhados). Ou seja, a fôrma deve ser totalmente revestida com ele. Isso permitirá, quando as tábuas apodrecerem em 5 ... 10 anos, impermeabilizar de forma confiável a base de concreto.
- A primeira camada de concreto é derramada - por exemplo, 15 cm de altura (em relação à fôrma).
- Depois de esperar que esta camada endureça, os artesãos cuidadosamente colocam e alinham (ao longo da linha de pesca esticada) as pedras do meio-fio em fileiras.
- Depois de verificar duas vezes a regularidade de sua posição relativa, os artesãos adicionarão concreto para preencher o espaço não ocupado restante dentro da cofragem. É agitado cuidadosamente com o auxílio de espátulas, conseguindo uniformidade de espalhamento.
- A regularidade da interposição das pedras do meio-fio é verificada novamente. Se houver deslocamento, as pedras são empurradas, corrigidas, colocando-as no lugar (de acordo com o projeto).
- Depois de esperar até que o concreto comece a endurecer (1,5 ... 2 horas subsequentes), o concreto vazado é "passado" com uma espátula estreita ou espátula.
- Depois de esperar que o concreto endureça, para aumentar a resistência da base, eles começam a regar a estrutura de "meio-fio" derramada no dia anterior.A rega demora pelo menos 30 dias corridos - no calor, a estrutura enche-se de água a cada uma ou três horas, na entressafra - com menos frequência. Se nessa época começar um período de chuvas frequentes e prolongadas, o concreto ao redor do meio-fio ganhará resistência máxima.
- Em seguida, as placas de cofragem são removidas - de dentro do futuro local ou caminho.
"Curb" está completamente pronto. Vamos passar para a próxima etapa.
Opções de base
Uma camada de areia é derramada sobre o geotêxtil - cerca de 5-7 cm. Mais adiante - a mesma camada de pedra britada. Você pode preenchê-lo com outra camada de areia. Nela, por sua vez, pode-se colocar um filme de polietileno ou outra camada de geotêxtil. Essa ordem evitará que o bolo de folhado na calçada se misture, se desloque. Mas a base do ladrilho pode ser feita pelos seguintes métodos.
Concreto
Colocar o concreto diretamente no chão é contra-indicado. Deve haver pelo menos três camadas: geotêxtil, 5 cm de areia e 5-7 cm de entulho. Todas as camadas são cuidadosamente abalroadas com um compactador elétrico móvel ou pisoteadas. Também é possível atrair um veículo compactador especial - um rolo compactador, outro compactador sobre rodas (ou esteiras), que é usado em estradas rodoviárias.
Colocar (despejar) concreto sem uma camada inferior de brita pode levar à destruição acelerada devido ao levantamento do solo, cuja profundidade, dependendo da região, varia de 60 a 220 cm na Rússia, e areia com brita neutraliza seu movimento de geada , inchaço.
A situação depende de como o solo se eleva, no entanto, uma almofada de areia e cascalho (GWP) é definitivamente necessária. Você também pode preenchê-lo com ASG (mistura de areia e cascalho). Em seguida, faça o seguinte.
- Preparar concreto na proporção de "areia-cimento-água", típico para a marca M-400 (1: 4 na proporção "cimento-areia"). Não economize no cimento - uma base feita com perfeição ficará em pé sem muitas rachaduras ou quaisquer sinais de rastejamento ou divisão por pelo menos 35 anos. É conveniente fazer grandes lotes de concreto em um misturador de concreto. Se você não tiver esse dispositivo e não quiser se preocupar com o transporte em um carrinho de mão (ou carregando com baldes), pode encomendar um carro com uma betoneira (até vários metros cúbicos de ready-made (ready- feito) concreto.
- Coloque polietileno no GWP e despeje concreto recém-preparado, imediatamente distribuindo, nivelando-o. Uma camada de concreto vazado pode chegar a 15 cm. Ainda maior resistência pode ser obtida colocando neste espaço antes de despejar o concreto uma estrutura de metal "tricotada" ou soldada (treliça automontada) feita de reforço "10" ou "12" classe A3 (A-400). No futuro, isso permitirá ocupar uma parte do quintal para uma ampliação de capital (será necessária uma mudança no desenho da casa, terreno). Antes do vazamento, a grade da moldura é elevada 5 cm acima do GWP.
Depois de esperar que o concreto endureça, comece a regá-lo regularmente. O período máximo de ganho de força é de um mês.
Areia de cimento
Você pode passar sem (ferro) concreto completamente - uma mistura de cimento-areia é derramada em seu lugar. É feito com a mesma tecnologia do concreto - exceto pela não utilização de brita em sua composição. As ações são as mesmas - derramar, endurecer. Você também pode usar concreto magro - a proporção com a areia é tal que a quantidade de cimento nela, ao contrário das composições padrão, não é de 20 ... 45%, sem contar a água, mas apenas 6%. Como você pode ver, o consumo de cimento foi reduzido várias vezes. A desvantagem é que o revestimento não se destina à chegada de carros e equipamentos especiais a esse local.
De areia compactada
Uma fundação sem cimento, usando apenas cascalho e areia, pode ser instável. Mesmo apesar do “rebordo do meio-fio” ao longo do perímetro da pista / plataforma, o uso de uma armação metálica ao lado da mesma, as telhas podem inchar e comprimir com o tempo. Este método é recomendado apenas onde não houver apenas carros, mas também tráfego humano intenso, além disso, tal ladrilho precisará ser aparado e a base de areia que sumiu sob seus pés precisará ser sacudida e novamente socado. A germinação de ervas daninhas na areia é possível.Fragmentos de ladrilhos deslocados freqüentemente quebram devido à carga irregular.
Processamento de ladrilhos
O processamento de ladrilhos antes do assentamento em concreto de areia é realizado da seguinte forma. Dela impregnado com um repelente de água, evitando a entrada de água em suas camadas próximas à superfície, o que na geada levaria a rachaduras. A composição hidrofóbica evita que o musgo, o mofo e o bolor se acumulem nos ladrilhos - o que aumenta a sua aparência atraente. Manchas de sal também são excluídas.
É necessário imergir na solução e secar os fragmentos de azulejo duas vezes. Após a secagem, os fragmentos de azulejo são inspecionados quanto a rachaduras e lascas. Os produtos com esses produtos são dispostos em segundo plano, por exemplo, longe do portão.
Esquemas possíveis
O assentamento de ladrilhos - inclusive no país - pode ser feito de acordo com qualquer uma das dezenas de esquemas. Ambos os esquemas de "parque" geralmente aceitos são usados, bem como algo próprio. Por exemplo, você pode colocar algum slogan, personagem, etc.
Caótico
São utilizadas telhas de diferentes tamanhos, cores e formas. Como resultado, seu quintal ou caminho se transforma em um mosaico.
Desperte o talento de um artista de mosaico - mostre sua imaginação criando algo diferente de tudo.
Espinha de peixe
Este esquema de estilo é da URSS. Foi utilizado para pavimentos interiores. Precisamos de tijolos longos apropriados para fazer a textura.
Desvio
Use uma viga de telha, tijolos para compensar as bordas dos fragmentos. Eles não precisam coincidir um com o outro. O resultado é uma textura alterada. Cubos também podem ser usados. Como resultado, o desenho da calçada executado parece lindo.
Xadrez
O esquema mais simples: aqui você precisa de quadrados de tons claros e escuros. Não precisa ser uma combinação de preto e branco - você pode colocar, por exemplo, cinza e verde, amarelo e azul, etc.
O principal é que a textura das duas cores é contrastante.
Geometria
A partir de cubos, tijolos, barras, você pode definir um quadrado, círculo, círculo, triângulo. A desvantagem é a necessidade de serrar algumas das barras para garantir uma conexão perfeita. Ou juntas largas, desiguais em sua estrutura, são seladas com uma quantidade excessiva de argamassa de cimento-areia padrão (1: 4). Este esquema é pouco adequado para uma base arenosa - você precisa de concreto (ferro) com uma camada de cimento-areia entre ele e o ladrilho.
Padrão circular
Os padrões circulares podem ser feitos de fragmentos prontos e otimizados de fábrica (em forma). A alvenaria é como um quebra-cabeça, ao qual são fornecidas instruções claras. Uma tentativa de "alterar" o padrão durante a pavimentação privará a calçada de sua atratividade.
Como regra, é possível traçar apenas uma estrutura aqui - este não é um "construtor de Lego", há pouca compatibilidade aqui, e o vôo da imaginação do instalador, muito provavelmente, não permitirá traçar uma estrutura completamente diferente em vez de um desenho específico.
Como empilhar corretamente?
A colocação de lajes de pavimentação em uma base de concreto não está completa sem primeiro instalá-la em uma camada de cimento-areia. Os fragmentos da telha são colocados sobre a argamassa de cimento de forma que todas as fissuras e fendas do fundo e das laterais sejam preenchidas com esta argamassa. As costuras não devem divergir mais de 3 mm: um consumo maior de 5 ou mais milímetros é impraticável, embora o ladrilho agüente bem.
O alinhamento dos fragmentos do ladrilho é feito com maço ou maço de borracha. A uniformidade e a suavidade são verificadas por meio do nível do edifício. O nível de bolha mais simples com um comprimento de 1 m será capaz de fornecer isso. Para evitar distorções, não use um nível calibrado que caiu repetidamente de uma altura: tendo descoberto que o nível está deixando você para baixo, é recomendado reajustá-lo usando um medidor de nível diferente e útil ou usando um transparente , reservatório plano e amplo de água (com base nas leis da física).
Conforme você avança, o mestre se move para os ladrilhos já colocados e "agarrados", que sob seu peso não se moverão para lugar nenhum.O assentamento irregular, via de regra, faz com que as pessoas que passam por essa área possam tropeçar, prendendo a borda da sola em um fragmento de azulejo ligeiramente saliente. Para obter um monólito perfeitamente uniforme, todas as juntas são niveladas e alisadas após o endurecimento da camada de cimento.
Ao colocar ladrilhos em uma camada de areia pura, os ladrilhadores geralmente colocam a colocação em sua própria direção, adicionando / despejando uma camada de areia se necessário.
Depois de assentados os ladrilhos sobre a areia, os artesãos borrifam a mistura cimento-areia, que depois é espalhada com qualquer vassoura ou pincel. Para que o cimento não “envelheça”, após o assentamento os ladrilhos colocados são derramados com água - isto permite que escorra para a areia. Em seguida, a costura, que é essencialmente um concreto fino, endurece. A rega dos ladrilhos assentados é repetida uma vez por dia - as costuras vão ganhar força.
Instale os ladrilhos no declive, a descida só é possível de acordo com o terreno. Neste caso, cria-se "mirar" na encosta, uma vez que neste caso não é possível colocar os ladrilhos na vertical. O assentamento é realizado apenas sobre uma argamassa de cimento de pleno direito - quanto mais forte, melhor. Este não é o caso quando você precisa economizar em cimento. Os fragmentos de azulejos não formam algo remotamente semelhante aos mini-degraus de uma escada muito longa, mas ficam paralelos à superfície da Terra.
Em alguns casos, a encosta deve ser terraceada, ou seja, fixada por métodos de engenharia de melhoramento paisagístico e de relevo, para que seja possível alinhar os ladrilhos paralelamente (planos) ao horizonte, com a criação simultânea de lances de escada e transições . Nesse caso, as áreas e seções das vias devem ser estritamente horizontais, sem declive.
Erros freqüentes
Não use uma peça simples de aço em vez de um martelo de borracha. O menor exagero com o esforço - e o fragmento se rachará, depois do qual poderá ser jogado fora.
Não use cal ou outros substitutos para o assentamento de telhas em vez de cimento ou areia de concreto. Muito provavelmente, a alvenaria feita desta forma em casa será frágil.
Não use ladrilhos muito finos (menos de 70 cm) para projetar um passeio de carro em um local - eles se desgastarão rapidamente. Na colocação de ladrilhos com as próprias mãos, observe a tecnologia de execução dos trabalhos, consulte SNiP e GOST. Não tente substituir os ladrilhos vibro-pressionados por vibrocast (e vice-versa), a menos que essa etapa seja justificada por argumentos de peso.
Não substitua o concreto padrão pelo chamado concreto magro, com reduzido teor de cimento, no local onde pretende dirigir.
Siga as recomendações, tente repetir exatamente uma das instruções passo a passo seguidas por artesãos experientes.
Veja dicas para instalação de telhas.
O comentário foi enviado com sucesso.