Misturas para colocação de lajes de pavimentação

Contente
  1. Propriedades
  2. Tipos de composições
  3. Preparação
  4. Regras de aplicação

A mistura é o principal componente na colocação de lajes, pois dela depende a qualidade do futuro pavimento. Vários materiais e tecnologias são usados ​​em sua fabricação. Para escolher a opção certa, você deve considerar os métodos mais usados ​​ao colocar lajes de pavimentação.

Propriedades

Uma mistura pronta para o assentamento de lajes pode ser adquirida em loja especializada ou preparada por conta própria.

A embalagem dos mixes da loja contém todas as informações que você precisa saber sobre o produto. Isso permite escolher uma opção adequada, bem como calcular a vazão da solução para a obra.

No entanto, uma mistura feita em casa é tão boa quanto uma mistura comprada em uma loja, se preparada corretamente.

As principais propriedades de uma mistura de lajes de pavimentação dependem do tipo. Portanto, uma solução arenosa é uma excelente drenagem, não havendo praticamente nenhuma necessidade de cuidados com os ladrilhos instalados sobre tal base.

Se um dos elementos estruturais estiver danificado, você pode substituí-lo facilmente por um novo. Uma clara desvantagem da mistura de areia é a falta de resistência ao estresse. A argamassa de cimento-areia possui alta resistência e resistência a tensões, porém apresenta alto custo se comparada a uma mistura de areia. A mistura de concreto é a mais durável de todas as opções acima, é perfeita para aquelas áreas nas quais as pessoas caminham ou transportam veículos constantemente. No entanto, a complexidade da instalação de ladrilhos ao usar este método aumenta significativamente.

Tipos de composições

Hoje o mercado oferece uma ampla gama de misturas destinadas à alvenaria ou reforma.

Isso inclui esteira, montagem, gesso, cola e outros tipos de misturas usadas por especialistas modernos.

Os tipos de soluções para instalação de lajes de pavimentação podem ser diferentes.

  • Mistura de cimento, ao qual são adicionados areia, selante e água. A argamassa mais popular para lajes de pavimentação.
  • Mistura de areia. Uma composição simples baseada apenas em areia com adição de água. Adequado para áreas onde uma carga pesada não é esperada.
  • Mistura de concreto com adição de areia e cascalho. Mais alta qualidade e opção mais durável.

Existem também diferentes métodos de estilo.

  • Via molhada, em que água é adicionada à mistura. Proporciona uma fixação mais forte de lajes de pavimentação.
  • Método secoque não envolve a adição de líquido. Uma mistura seca leva muito mais tempo do que uma úmida e elimina perfeitamente as lacunas, se houver, entre os ladrilhos.

É importante destacar que na maioria das vezes a escolha é dada em favor de uma mistura de cimento, que se distingue não só pela facilidade de preparo e uso, mas também pela excelente resistência.

Preparação

Por conveniência, vale a pena considerar a tecnologia para preparar a mistura mais comum - o cimento.

Para fazer o material de assentamento de lajes, siga as instruções passo a passo que o ajudarão a preparar a mistura em casa com suas próprias mãos.

Em primeiro lugar, você precisa preparar os componentes para a fabricação. Os principais materiais são cimento, água e areia. Você também precisará de recipientes grandes e uma ferramenta com um bico para levar a mistura a uma consistência adequada. É ótimo se você pode usar um misturador de concreto. Às vezes, uma cola especial é adicionada à solução para a instalação de ladrilhos.

É importante determinar a quantidade exata de materiais que serão necessários para fazer a argamassa. Isso ajudará a manter os custos ao mínimo. A quantidade de materiais necessários depende diretamente da densidade da solução. Uma mistura de consistência densa requer mais consumo. Também não vale a pena tornar a solução líquida: isso pode afetar negativamente a sua qualidade. O principal componente da solução é o ligante que faz a fixação das lajes de pavimentação - cimento. Se você seguir o GOST, a mistura de alvenaria deve consistir em cimento Portland, que não contém impurezas minerais.

Para preparar uma mistura de alta qualidade, é necessário observar as proporções da relação areia e cimento - 3: 1. Nesse caso, vale a pena considerar o tipo de cimento: quanto maior o número de sua marca, mais areia será necessária para preparar a solução. Após a mistura dos materiais, a solução é vertida sobre uma almofada de areia, que pode ser pré-umedecida com água. Sua espessura não deve ultrapassar 5 cm, mas para preparar uma mistura de concreto é necessário usar não só areia e cimento, mas também brita. As proporções da preparação da solução são 1: 3: 2.

Regras de aplicação

A aplicação correta depende do método escolhido para colocar as lajes de pavimentação. Se os ladrilhos forem colocados sobre uma base de areia, a espessura da camada de instalação deve ser de cerca de 60 milímetros. Este método é adequado para a melhoria de caminhos pedonais: um fundo arenoso é adequado para a função de drenagem, mas não suporta cargas pesadas. Para distribuir uniformemente a solução, use balizas de perfil galvanizado, que são usadas na instalação de drywall.

As balizas devem ser instaladas sobre a superfície, a distância entre elas não deve ser superior a um metro.

Para compactar a superfície, o material deve ser socado manualmente ou com placa vibratória. Os faróis são removidos e o espaço é coberto com areia. A solução também deve ser calcada.Para compactar a camada, a superfície deve ser derramada em abundância com água. É mais fácil trabalhar com uma mistura saturada de umidade, então será muito mais fácil colocar lajes de pavimentação.

O método de colocação de lajes de pavimentação em argamassa de cimento é o mais comum. A instalação de argamassa tem mais vantagens do que a instalação de mistura seca. O material adere mais à superfície, o que aumenta a qualidade da alvenaria. Antes de assentar os ladrilhos sobre uma argamassa de cimento e areia, vale a pena preparar previamente a superfície e calçá-la com cuidado. A sua camada deve ter no mínimo 30 cm. Para reforçar o revestimento, recomenda-se a instalação de uma rede de reforço. A argamassa cimento-areia pode ser preparada de forma independente, mas na hora de comprar uma mistura pronta é mais fácil calcular o consumo de material.

A mais alta qualidade de instalação é alcançada colocando os ladrilhos sobre uma argamassa de concreto. Esse revestimento é capaz de suportar cargas pesadas. Você pode colocar ladrilhos e não se preocupar que a qualidade do revestimento será prejudicada após a passagem de veículos pesados. Para fortalecer a base, a tela de reforço é instalada sem falhas: suas hastes devem ter cerca de 10 mm de espessura. A mistura de concreto é derramado em uma camada de até 5 cm, e após a instalação da malha - até 10 cm.

A base resultante deve ser compactada com uma placa vibratória para remover o ar remanescente. Só será possível iniciar a instalação das lajes após 3 dias, para que o concreto fique bem assentado.

As juntas que surgem após a instalação das placas devem ser preenchidas: caso contrário, a integridade do material pode ser comprometida no futuro. Uma opção econômica, mas de curta duração, é cobri-los com areia. Outra forma é usar uma argamassa de cimento-areia, que vai garantir a resistência da junta. Após o rejuntamento, as juntas devem ser regadas com água para aumentar a resistência da fixação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário