Colocação de lajes de pavimentação em uma base de concreto

Contente
  1. Recursos de tecnologia
  2. Requisitos para uma base de concreto
  3. Preparação de materiais e ferramentas
  4. Instruções de instalação passo a passo
  5. Eliminação de possíveis problemas

As pedras de pavimentação são o melhor material para organizar parques infantis, ruas da cidade e caminhos de jardim. Com o material deste artigo, você aprenderá como colocá-lo adequadamente no concreto com suas próprias mãos. Consideraremos detalhadamente passo a passo as etapas de instalação em almofadas de diferentes composições.

Recursos de tecnologia

A colocação de lajes de pavimentação em concreto é uma garantia da qualidade da via. A base de concreto é estável e durável. Ao contrário de outras estruturas, é inerte às influências atmosféricas e não cede com cargas máximas de peso.

Esta tecnologia é utilizada por questões de praticidade. É necessário se você precisar colocar ladrilhos em uma área com solo instável. Por exemplo, isso é verdade quando o solo no local ou no pátio de uma casa particular está encolhendo ou se erguendo no lugar da alvenaria.

Uma característica distintiva do método de colocação de pedras de pavimentação em concreto é a criação de uma superfície perfeitamente plana com uma geometria rígida. Outros principais motivadores de tecnologia incluem:

  • resistência à deformação durante muitos anos de operação;
  • aumento da resistência à geada sujeita às regras de instalação;
  • resistência ao encolhimento, fixação máxima de todos os elementos;
  • custo aceitável do material e tempo ótimo de instalação;
  • intensidade de trabalho do trabalho em comparação com areia e almofada de cimento-areia;
  • drenagem insuficiente de água e umidade, a necessidade de um sistema de drenagem abrangente;
  • desmontagem problemática em caso de danos aos elementos do revestimento acabado.

Ao contrário de outros substratos, o assentamento no concreto é imóvel. Esse pavimento é recomendado para a disposição de estacionamentos, calçadas dentro da cidade, bem como vias de acesso. Este esquema de assentamento é utilizado quando o local está localizado próximo às pedreiras, em locais onde não há possibilidade de desmontagem do material.

A tecnologia de instalação envolve a preparação cuidadosa da fundação, nivelamento da superfície, criação de uma mesa de concreto usando estruturas de reforço. A confiabilidade e durabilidade de todos os trabalhos executados dependem da fundação e do cumprimento das regras de assentamento. Neste caso, a fundação é cumprida de acordo com certos requisitos.

Requisitos para uma base de concreto

É necessário instalar lajes de pavimentação em uma superfície totalmente formada. Todos os trabalhos de supressão da cobertura vegetal, compactação do solo e planejamento são realizados de acordo com os requisitos do SNiP 3.02.01-87. A norma chave é a criação de uma superfície de nível básico.

Além disso, é necessário observar a inclinação, que ao final deve ser de no mínimo 1,5 cm para cada 3 m de extensão da pista na direção da inclinação da superfície. O substrato a ser preparado deve ser compactado. Para o efeito, é utilizada uma técnica especial, não esquecendo o humedecimento oportuno das camadas individuais da base a equipar.

  • Cada camada de base tem seus próprios padrões de espessura e coeficientes de compactação. De acordo com a regulamentação, a areia compactada deve ser higienizada (tratada com meios especiais de esterilização).
  • Ao organizar a base para despejar concreto, a impermeabilização deve ser aplicada. A densidade da camada de separação deve ser de pelo menos 120-150 mícrons. Na ausência de geotêxteis, deve-se usar um filme denso de polietileno com sobreposição mínima de 15-20 cm.
  • De acordo com os requisitos do SNiP, é necessário utilizar na obra uma mistura de concreto da classe B15. Neste caso, a espessura ideal da camada de concreto deve ser de pelo menos 15 cm.
  • Para fins de reforço, é necessário usar reforço. A armadura mínima pressupõe a utilização de uma rede com diâmetro de fio de 5 mm e células de 15x15 cm .Se a tecnologia permitir a substituição da armadura, adiciona-se ao betão fibra metálica (utilizando betão reforçado com fibras).
  • Os agregados de concreto podem ser lavados e fracionados. Neste caso, a granulometria não deve ultrapassar 2,5 cm, não devendo haver inclusões estranhas na camada superficial de concreto. Seu teor de umidade não deve exceder 5%.
  • A largura das juntas de dilatação no meio das quadras deve ser de 2,5 cm, sendo preenchidas de acordo com as normas de construção. Para reduzir a tensão superficial, eles estão empenhados em cortar concreto em cartões com costura de contração.
  • O trabalho de instalação é realizado em tempo seco e a uma temperatura não inferior a +5 graus Celsius. Dentro de 7 a 10 dias a partir do início do endurecimento do concreto, a superfície está protegida contra precipitação e perda de umidade. Além disso, o modo ideal é mantido para aumentar a resistência da base.
  • A uniformidade da superfície é controlada por meio de um trilho longo de 3 metros ou uma régua. Os padrões permitem um ligeiro desvio: não mais do que 3 mm para cada 3 m de comprimento em qualquer direção.

O projeto de drenagem é determinado individualmente para cada projeto específico. A drenagem é um pré-requisito para a preparação da base de alta qualidade. Isso é necessário não só para remover a umidade, mas também para evitar a erosão do solo no local onde os ladrilhos são colocados. A impermeabilização evita que a água entre por baixo.

A base deve ser quase perfeita. A qualidade do assentamento e da união depende disso. Distorções e inconsistências de ladrilhos são excluídas. Todas as camadas de base preparadas devem ser estáveis ​​e estáveis.

Preparação de materiais e ferramentas

Para dispor lajes de pavimentação com alta qualidade e preparar adequadamente a base, é necessário adquirir ferramentas e insumos:

  • misturador de concreto;
  • areia;
  • pedra britada;
  • cimento (preferencialmente M500);
  • nível de construção;
  • máquina de compactação;
  • estacas e cordão de marcação;
  • martelo de borracha;
  • vassoura, ancinho;
  • regador (mangueira de rega).

Além disso, você precisa preparar as pedras de pavimentação. O material deve ter no mínimo 200 ciclos de congelamento, resistência acima de 30 MPa, absorção de água até 5%, abrasão até 0,7 g / cm2. A espessura da pedra de pavimentação é selecionada com base no tipo de cargas planejadas.

Se decidir equipar um caminho de jardim ou calçada, deve-se levar um material com espessura de 3 cm (telhas finas). Se for necessário colocar uma pedra no local de passagem de um automóvel de passageiros, é preferível levar pedras de calçada de 5 cm de espessura e ladrilhos de 8 cm de espessura para a disposição de estradas em locais de circulação de veículos pesados.

O cálculo do número necessário de ladrilhos depende do tamanho da área de colocação, dos parâmetros dos módulos de ladrilhos, do tamanho das juntas de topo. Os profissionais fazem os cálculos muito rapidamente. Para iniciantes, é mais fácil recorrer a calculadoras online que determinam a quantidade exata de matéria-prima necessária.

No entanto, tais cálculos não levam em consideração o padrão do revestimento e as peculiaridades da forma do pavimento. Para simplificar o trabalho e conseguir a identidade das juntas de junta, vale a pena comprar um pacote de cruzetas para o assentamento de ladrilhos. Para a poda, você pode usar um moedor.

Para não se confundir com a escolha, é necessário fazer o pedido de matérias-primas voltadas para baixo estoque (até 10-15%). A quantidade necessária pode ser verificada com o vendedor. Em lojas especializadas existem programas especiais para o cálculo. O estoque é destinado ao corte de blocos nas bordas, danos durante o transporte e substituição de elementos em caso de danos acidentais.

Instruções de instalação passo a passo

Inicialmente, eles estão envolvidos no trabalho preparatório. Para fazer a base de acordo com todas as regras, você precisa criar uma base para o vazamento de concreto. Em outras palavras, um chamado bolo de camadas é construído a partir de várias camadas de materiais diferentes.

Trabalho preparatório

Primeiramente, é marcada a área desejada, analisando suas características (resistência, ângulos de declive, umidade do solo). Depois disso, as ferramentas e materiais necessários são adquiridos. Tendo escolhido os limites da pavimentação, as estacas são cravadas no solo. Uma corda (fio) é puxada sobre eles, marcando os limites da futura alvenaria.

A colocação de lajes de pavimentação envolve a criação de um poço de fundação. Para isso, após a marcação, eles se engajam na escavação. A profundidade da trincheira é de pelo menos 25-30 cm. Além disso, na marcação, o solo é liberado em alguns centímetros atrás da corda. No futuro, isso será útil para a instalação de meios-fios.

O fundo e os lados da cova cavada são limpos de raízes, ervas daninhas e seixos. Remova todos os objetos estranhos que podem causar deformação da base sob carga. A camada inferior do solo é nivelada com um ancinho. Em seguida, a superfície é umedecida com água (derramada de uma mangueira) para evitar o afundamento do solo.

Para selar o fundo, você pode usar um compactador manual ou pneumático e água. Espere até que o solo esteja completamente seco antes de continuar a trabalhar.

É importante remover toda a camada fértil de solo solto, uma vez que não compacta, e a compactação de cada camada é um pré-requisito para a preparação de uma base confiável e de alta qualidade.

Tapete de drenagem e impermeabilização

Independentemente do tipo de almofada de concreto utilizada, a drenagem é realizada na preparação da base. Um procedimento típico requer a criação de duas camadas: areia e brita. Primeiro, uma camada de areia é derramada sobre o fundo compactado, cuja espessura é de cerca de 5-10 cm. É nivelado tendo em conta a inclinação exigida da superfície, compactado com água.

Em seguida, é despejada sobre a areia uma camada de brita de 10-15 cm de espessura, que é tamponada de acordo com a inclinação da superfície. O tamanho das pedras não deve ser muito pequeno ou, pelo contrário, grande. Se a pedra britada for grande, ela cederá com o tempo, o que levará à deformação da base.

O empilhamento de brita deve ser cuidadoso: a impermeabilização será colocada em cima. O material pode rasgar nas arestas vivas das pedras, por isso elas precisam estar bem alinhadas. Uma almofada de areia e cascalho deve permanecer por alguns dias. Depois disso, você pode continuar a trabalhar.

É necessária a execução de uma cofragem, a qual irá fixar ainda mais a instalação, evitando o seu deslocamento e curvatura. Para criá-lo, use pranchas de madeira com espessura de pelo menos 4 cm. A cofragem é fixada com estacas marteladas em incrementos não superiores a 1 m. Após a confecção da caixa, iniciam-se a aplicação da impermeabilização.

A impermeabilização protege a base de concreto da água subterrânea e garante a hidratação ideal do cimento. Mantém a germinação das ervas daninhas, mantém a integridade da base por muito tempo. Depois disso, uma camada de pedra triturada é despejada por cima. É nivelado e compactado, preparando a base para reforço.

Derramando concreto

A próxima etapa do trabalho é a preparação de uma solução concreta. A receita e a proporção de componentes para 300 kg de cimento são as seguintes:

  • areia peneirada - 600-700 kg;
  • pedra triturada ou cascalho pequeno - 1000-1100 kg;
  • água - não mais do que 180 litros.

Além disso, um plastificante é incluído na mistura, que é necessário para conferir elasticidade à solução.

Após agitar a composição até a homogeneidade, o concreto é despejado no fundo da vala com uma camada de 3-5 cm. No futuro, uma malha de reforço é colocada sobre ela, a qual é despejada com uma segunda camada de concreto de até 10 cm Grosso.

Se for necessário reforçar uma laje monolítica, faça uma grade em 2 camadas. Cantos de metal são colocados sob o reforço. A moldura é colocada no meio da laje de concreto armado.

Se a área de pavimentação for grande, a área deve ser dividida em zonas. Os limites de cada um deles são placas de madeira com a espessura necessária. As costuras entre eles são posteriormente seladas com mástique betuminoso.Após o vazamento final, é necessário aguardar até que a base esteja completamente seca.

Ao despejar, certifique-se de que o nível do enchimento não atinja a superfície da terra. A camada superior de concreto é nivelada pela régua, não esquecendo a inclinação para o dreno.

É necessário despejar a mistura de concreto sem a formação de vazios e costuras frias, que reduzem a resistência da fôrma.

A instalação dos meios-fios é feita após o vazamento do concreto. São montados após a desmontagem da fôrma, colocados no entalhe restante e vazados com concreto duro. Um martelo de borracha é usado para selar a pedra. Se, durante a instalação, se formarem pequenos vãos entre os elementos do meio-fio, eles serão despejados com concreto líquido.

Você também pode colocar uma borda nas marcações colocadas, focalizando os fios esticados. Nesse caso, uma trincheira com a largura de um meio-fio é cavada ao longo deles. O fundo é nivelado e calcado, acrescentando-se brita, se necessário.

Em seguida, uma mistura de areia e concreto é derramada no fundo. Ao final do vazamento, as pedras são imersas na solução. Em seguida, eles são compactados, a posição é nivelada. O meio-fio é armado com a argamassa em cerca de um dia. Após esse tempo, os vazios entre as pedras e o solo são preenchidos e compactados.

Depois disso, você pode prosseguir com o trabalho e colocar as próprias placas. Os meios-fios estão imersos na trincheira com cerca de metade da altura. As pedras ajudam a proteger os azulejos de danos durante o uso. De acordo com os requisitos técnicos, a altura do meio-fio deve ser ligeiramente inferior à altura das pedras do pavimento. Isso é necessário para uma drenagem ideal da superfície do revestimento.

O outro tipo de trabalho depende da carga de peso no pavimento. Se uma garagem para caminhões for equipada com materiais de construção, as pedras do pavimento são fixadas com cola ou cimento. Quando a carga for menor, use a tecnologia com uma almofada de cimento-areia.

Para argamassa de areia-cimento

Não é difícil colocar lajes de pavimentação sobre uma argamassa de cimento e areia. A tecnologia é bastante simples e permite obter uma pavimentação de alta qualidade.

A areia é combinada com cimento, a solução é amassada, aplicada no alcance das mãos e nivelada com espátula dentada. Em seguida, os ladrilhos são colocados.

O desenho pode ser feito com placas de uma ou várias cores. Para ficar bonita, o design é planejado antes mesmo da compra do revestimento. O número de blocos de cores diferentes, sua posição e simetria em relação ao centro são levados em consideração.

A argamassa de cimento é uma base confiável para o assentamento. Neste caso, as costuras podem ser processadas por laminação com umedecimento completo. O método de instalação é o mesmo do revestimento de piso de cerâmica convencional. É imperativo lavar o cimento e a areia residuais.

Na cola

Você pode colar as placas em cola com uma base de polímero ou cimento. Ao escolher uma opção adequada, a classe de resistência ao gelo da composição e sua elasticidade são levadas em consideração. Quanto mais alto for, melhor será o amortecimento com cola e melhor será a almofada da base.

A técnica é semelhante à colocação de ladrilhos e argamassa. A cola é aplicada na base e no próprio elemento, distribuindo-a sobre a superfície, após o que o módulo é colocado com algum entalhe no adesivo.

Os adesivos secam muito rapidamente devido ao curto ciclo de vida da solução diluída. Portanto, eles devem ser amassados ​​em pequenas porções. Esse é o material de especialistas, é mais fácil para iniciantes trabalhar com uma mistura de cimento-areia.

A composição é aplicada sobre a mesa de concreto com uma camada fina (não mais de 1 cm). Em seguida, os ladrilhos são colocados com cruzetas de plástico para a identidade das costuras. Nas bordas, os módulos são cortados com uma retificadora. Ao final do trabalho, as costuras são tratadas com cola ou puncionamento.

Para misturas secas

O esquema de revestimento de acordo com esta técnica é um pouco diferente. Na utilização de misturas secas, após a preparação e concretagem da betonilha, o material seco é vertido sobre a base seca. A espessura média da camada é de 3-5 cm. A mistura é distribuída sobre a base por meio de uma régua, nivelar a camada.

Depois disso, eles começam a instalar as lajes de pavimentação.O assentamento é realizado de acordo com o padrão selecionado. Os padrões típicos são os padrões em espinha, trança, diagonal e xadrez. Ao final da obra, todo o revestimento é derramado com água. Isso irá prender os elementos à base e uns aos outros.

Depois que o revestimento está seco, eles são engajados na selagem das costuras. Para fazer isso, eles são preenchidos com uma mistura seca e derramados novamente. Após 2-3 dias, a composição finalmente solidifica. Resta remover o entulho remanescente, se livrar da poeira e derramar na calçada sob a forte pressão da água.

Eliminação de possíveis problemas

Para evitar erros nas várias fases da instalação, é necessário prestar atenção a várias nuances.

  • As dimensões da pista e da plataforma são selecionadas de forma que lajes maciças sejam colocadas entre as bordas. Isso reduzirá o desperdício e o desperdício de materiais de construção.
  • O corte de pedras de pavimentação é melhor feito com uma esmerilhadeira com um disco projetado para superfícies de pedra. Você precisa cortar as barras corretamente: primeiro entalhando e depois lascando. Uma marca deve ser feita antes do corte.
  • Se você não tem muita experiência em trabalhar com misturas de construção, não deve misturar muito de uma vez. Soluções de trabalho (especialmente adesivos) têm um ciclo de vida curto. Quando acaba, a cola perde suas melhores qualidades, o que pode afetar a durabilidade do forro acabado.
  • A conformidade com a tecnologia de instalação é um fator chave no trabalho. Se a base não for preparada adequadamente, a deformação e o afundamento do concreto não são excluídos.
  • Para que o ladrilho tenha um aspecto monolítico, durante a instalação é necessário garantir que fica imerso na almofada ao mesmo nível. Neste caso, se necessário, você precisa aparar os blocos até que eles se agarrem.
  • As formulações expiradas não devem ser utilizadas no trabalho. Após a data de vencimento, eles perdem suas propriedades. Nesse caso, você não deve contar com a durabilidade da calçada.
  • Colocar ladrilhos em concreto sem declive é repleto de água estagnada. Se as juntas não forem tratadas adequadamente, a água fluirá pelas juntas e se acumulará entre o bloco e o concreto. Como resultado, o revestimento se afastará da base.
  • Normalmente, as costuras são seladas com o material da almofada utilizada. Esta argamassa impede o crescimento da planta e evita que a água flua através das juntas para a base. Você pode esfregar as costuras com um composto hidrofóbico.

No assentamento dos ladrilhos, além da praticidade, não se deve esquecer a decoratividade do revestimento. Módulos dão boas-vindas a algum tipo de aleatoriedade. Se pedras de pavimentação com diferentes tons da mesma cor estiverem sendo colocadas, a formação de manchas deve ser evitada. Conjuntos de elementos ladrilhados do mesmo tom contra o fundo geral não parecem bonitos.

Para não duvidar da cor do material, você precisa adquiri-lo de um lote. Portanto, o revestimento parecerá monolítico e estável. Se uma pedra de tamanhos e cores diferentes é usada no trabalho, os diferentes tons da pedra não são tão perceptíveis. Quanto à estampa, tudo depende das habilidades de estilização e da estampa da estampa, bem como da quantidade de matéria-prima adquirida.

Ao trabalhar com uma base de concreto velha, antes de colocar, inspecione a base, limpe-a de detritos coletados, lascas. Essa base é primeiro massa e livre de irregularidades, e as áreas de danos significativos são removidas. Só depois disso é colocado um travesseiro e, em seguida, o próprio azulejo.

Para obter informações sobre como colocar lajes de pavimentação em uma base de concreto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário