Tecnologia de pavimentação
A tecnologia de pavimentação pode ser muito simples e relativamente acessível. Mas você precisa descobrir cuidadosamente como fazer isso sozinho desde o início no país. Existem várias opções de estilo e cada uma delas é executada de acordo com as instruções passo a passo.
Esquemas
Existem muitas opções para o assentamento de pedras de pavimentação. São pensados por designers experientes, levando em consideração muitas nuances. Tanto a dimensão dos locais como o tipo de solo sobre o qual é colocado o material decorativo são tidos em consideração. É importante levar em consideração o jogo da luz e a percepção no ambiente de outros objetos. Finalmente, o desenho é determinado pela geometria das placas utilizadas.
O uso de blocos de uma cor, diferindo em suas dimensões e forma geométrica, é frequentemente praticado. Mas ninguém se preocupa em criar desenhos originais (incluindo padrões) a partir de elementos multicoloridos. A indústria pode fornecer aos designers produtos de qualquer cor. Por fim, você também pode projetar áreas com formato de raio. Esquemas específicos podem até ser modificados ao seu gosto para torná-los mais bonitos.
Outras opções incluem:
-
curativos xadrez;
-
mudança de direções;
-
linhas concêntricas.
Pavimentadoras para caminhos da mesma cor não parecem necessariamente enfadonhos. Às vezes acaba sendo uma boa solução - desde que a própria cor seja escolhida corretamente. A intriga adicional é adicionada pelo fato de que você pode variar os matizes e a saturação, mesmo permanecendo dentro da mesma cor. A escala deve corresponder à decoração dos detalhes do próprio local e do edifício.
Com a ajuda de combinações caóticas de tons diferentes, você pode formar uma zona de acento.
Ao escolher um ladrilho, em qualquer caso, deve guiar-se pela sua textura. Um acabamento neutro é formado por acabamento fosco. Arranhões falsos dão a aparência de um material mais antigo. Mas você também pode combinar ladrilhos de duas cores e ainda mais tipos. Combinar diferentes tipos de pedras de pavimentação é bastante simples; a combinação de cores claras e escuras parece especialmente boa.
Você pode coletar uma combinação de 3 ou 4 tons. Mas então é necessário não apenas escolher formas visualmente bonitas de apresentação. Será necessário formar diagramas detalhados nos quais as dimensões dos elementos sejam pintadas com precisão. Lajes em forma de diamante criam efeitos de cor exclusivos na superfície da terra. A maneira mais fácil é colocar as pedras do calçamento de acordo com o sistema de “espinha” ou “tabuleiro de xadrez”.
Essas opções são adequadas para:
-
caminho de pedestres;
-
calçada;
-
sites decorativos de tamanho médio.
No entanto, para estradas largas, o sistema de espinha de peixe ou xadrez não é adequado. É mais correto usar transições curvilíneas e círculos concêntricos aqui. Em áreas de raio, é mais importante compensar a forma do território. Esse problema pode ser resolvido de diferentes maneiras. Um deles é o já citado sistema de espinha de peixe, no qual os blocos são colocados em ângulo reto ou em ângulo de 45 graus.
Você também pode recorrer ao escalonamento. Você precisará de blocos de tijolos simples para isso. Eles são colocados com o lado alongado atravessado na pista. Deixe lacunas em forma de cunha.
É imperativo projetar todo o layout com muito cuidado.
Uma combinação de lajes com fragmentos de grama também é permitida. Nesse caso, peças de várias configurações podem ser usadas. Semeie plantas de baixo crescimento, como bluegrass.Ladrilhos grandes e mosaicos colecionáveis são aparados, mas essa abordagem é trabalhosa. O método do tijolo (também conhecido como colher) também é amplamente utilizado devido à sua simplicidade e economia.
A alvenaria de colher monocromática pode ser externamente mais variada devido à execução contrastante de bordas ou costuras... Ao escolher uma instalação linear, existem 2 opções mais específicas. Ao colocar os blocos sem mover, você pode movê-los verticalmente ou horizontalmente; isso é determinado pela geometria e pelo tamanho geral do site. O assentamento em offset é considerado uma opção mais estética e ajuda a corrigir os desníveis da área.
Shuffle é outra boa opção. Eles deliberadamente tomam peças que diferem em cor e tamanho, no volume. Às vezes, um layout aleatório é combinado com padrões geométricos. As proporções são escolhidas de acordo com o seu gosto. Esta solução é especialmente boa para lajes multiformato.
Além disso, você pode colocar pedras de pavimentação:
-
losangos simples;
-
losangos com efeito tridimensional;
-
em forma de estrela (bom para grandes espaços);
-
por pavimentação circular de acordo com um esquema previamente pensado;
-
de acordo com um padrão figurado;
-
com imitação de pedra natural;
-
na forma de um mosaico.
Materiais e ferramentas necessários
Normalmente, as pedras de pavimentação são colocadas na areia. A colocação em concreto é praticada com muito menos frequência. Uma base de areia é mais barata e prática, garantindo um ótimo desempenho. Como resultado, será possível obter uma superfície perfeitamente plana.
Qualquer pessoa arrumada pode colocar lajes de pavimentação usando ferramentas disponíveis ao público.
A versão mínima exigirá:
-
pá de baioneta;
-
shovel shovel;
-
Rebarbadora com discos para concreto;
-
baldes de metal;
-
um tanque onde você pode misturar a solução;
-
espátulas;
-
espátulas.
Mas antes de assumir todo o trabalho, você precisa medir e preparar tudo com cuidado. As medições são feitas com fita métrica de pelo menos 10 m de comprimento e os limites são marcados com uma corda puxada entre as estacas. Além disso, você precisará de um quadrado e um nível de edifício. As marcas são feitas a lápis. Em vez do último, você também pode usar um marcador - em muitos aspectos, é uma questão de gosto.
Em grandes volumes, os ladrilhos são colocados com ferramentas mais complexas. Freqüentemente, uma placa vibratória é usada. Permite compactar solo solto e garantir um substrato perfeitamente liso. As principais propriedades são a profundidade na qual a vedação é feita e o tipo de acionamento.
Um compactador elétrico de placas é mais prático, mas ao mesmo tempo não pode ser usado em locais remotos onde não há alimentação normal.
O quão profundo você precisa para ram depende da finalidade do site:
-
para pedestres e ciclistas;
-
para automóveis de passageiros;
-
para transporte de mercadorias.
Uma faca de guilhotina também é útil. Com a ajuda dele, os profissionais dividem os ladrilhos em fragmentos do tamanho desejado. O uso de rebarbadoras em grande escala de trabalho é impraticável e muito demorado. Você vai precisar de muitos discos para o moedor. Uma vez que os ladrilhos são colocados apenas junto com os meios-fios, o concreto terá que ser despejado, o que significa que um misturador de concreto é indispensável.
Esta ferramenta é frequentemente alugada. O amassamento manual não pode dar um resultado tão bom. Os punhos também são muito úteis para definir meios-fios. Esse trabalho é trabalhoso e até perigoso. Também útil:
-
Punhos para carregar ladrilhos;
-
metros, marcadores;
-
planejadores manuais;
-
máquinas para esfregar costuras;
-
pinças de vácuo.
Cálculo de material
Este momento não é menos importante do que outras nuances. Grandes quantidades de ladrilhos podem ser descartadas durante o corte. Você também precisa deixar um suprimento para a batalha. O cálculo é especialmente difícil ao dispor blocos ondulados. As informações básicas fornecidas nas descrições nos sites dos fabricantes nem sempre são muito precisas; além disso, você não precisa depender de calculadoras online na maioria dos casos.
Durante o transporte, parte do material pode quebrar.O rebaixo de 5%, o que geralmente é recomendado, deve ser observado apenas para ladrilhos não maiores que 300x300 mm... Se os blocos forem maiores, quase todas as mudas vão para o lixo. Ao formar padrões complexos, o cálculo é realizado individualmente. Depende muito do esquema de pavimentação escolhido e, mesmo com uma preparação cuidadosa, os problemas são inevitáveis; a reserva deve ser de pelo menos 10%.
Os ladrilhos encaracolados são colocados depois de marcar o terreno e formar layouts. O mesmo requisito se aplica ao design da imagem. É necessário marcar o território com fronteiras especiais. Essa abordagem é a mais precisa e permite reduzir o custo de aparar pedras de pavimentação para 7 a 8%, o que proporciona uma economia bastante perceptível. Desenhar um layout em papel ou em editores gráficos é uma questão de gosto pessoal; a elaboração de um modelo em papel whatman, embora demore muito, ajudará a obter um excelente efeito estético.
Processo de estilização
Preparação
Antes de estudar as nuances da tecnologia de assentamento, ainda é necessário decidir quais pedras de pavimentação serão utilizadas. Nas condições russas, quase o parâmetro mais importante será a resistência à geada deste material. É ainda mais significativo do que a beleza visual, porque senão o primeiro inverno destruirá toda a beleza do revestimento. A absorção de água também caracteriza a resistência às intempéries. As forças de flexão, compressão e abrasão também precisarão ser analisadas.
O assentamento correto de pedras de pavimentação e outros ladrilhos com as próprias mãos desde o início significa nivelar a área e remover toda a sujeira que possa atrapalhar o trabalho. Não deve haver mais plantas, e mesmo apenas suas raízes. Claro, um diagrama detalhado e um desenho devem ser preparados antes mesmo do início da limpeza.... Seguir essas instruções passo a passo garante alta velocidade de trabalho e minimiza erros. No terreno, a marcação é realizada com estacas com puxão de corda ou (menos frequentemente) com caminhos de areia.
Certifique-se de se livrar da grama. Não é muito sábio jogá-lo fora. Em muitos chalés de verão, esse material pode servir como elemento de paisagismo em outros lugares. Antes da instalação, todas as condições devem ser criadas para que as pedras do calçamento saiam 5 cm acima da superfície - isso é levado em consideração na formação da plataforma de suporte.
A base deve ser previamente nivelada e endurecida e também é desejável que tenha excelentes propriedades de drenagem.
Se houver uma base de concreto pronta (o que não é uma raridade em chalés de verão e em áreas suburbanas agora), você pode usá-la. A superfície é limpa e umedecida antes do procedimento em si. A escolha de um layout seco é útil se você planeja fazer alterações na composição no futuro. Mas em chalés de verão, bem como no pátio de uma casa particular, é perfeitamente possível colocar pedras de pavimentação diretamente no solo, sem camadas adicionais. É verdade que, neste caso, você precisará preparar poços de dimensões exatas.
Markup
A abordagem padrão é sempre determinar as elevações necessárias. É melhor, na ausência de experiência, confiar todo o assunto a especialistas.... As estacas para marcação devem ter um comprimento de 50 cm, sejam de madeira ou de metal - não importa. Todos os cantos e curvas devem ser marcados; só depois disso faz sentido escolher os pontos de alta altitude.
A importância de sua marcação é garantir o escoamento do derretimento e da água da chuva. O ponto de pavimentação superior é selecionado de forma que as portas fechem silenciosamente, mesmo com cobertura pesada. De acordo com o procedimento geralmente aceito, é necessário colocar os ladrilhos de modo que uma inclinação de pelo menos 1 cm seja formada por 1 m de comprimento. Mas é melhor evitar uma inclinação muito forte: é feia, não confiável, inconveniente e , além disso, difícil de trabalhar. Se não for possível suportar a inclinação calculada em uma direção, você deve tentar calculá-la na outra direção.
Colocando a base
Existem várias opções de misturas para substratos, a saber:
-
aterrissar em uma pequena brita ou cascalho;
-
areia com cimento;
-
Areia e cascalho;
-
mesa de concreto.
Mas mesmo antes desses materiais, os geotêxteis são frequentemente usados. Ele permite que você trabalhe efetivamente no solo com diferentes parâmetros geológicos. Esse filme também atua como uma excelente impermeabilização subsuperficial. Trata-se de um formato específico de drenagem natural, que garante um rápido escoamento das águas da camada superior da terra. Os geotêxteis não tecidos são melhores do que os geotêxteis porque são mais fortes e mais baratos ao mesmo tempo; Entre suas subespécies, os geotêxteis perfurados com agulha são os mais valorizados.
Instalação de meio-fio
As listras do meio-fio são especialmente úteis em áreas confinadas, como caminhos estreitos de jardim. Ao usá-los, a vida útil total dos revestimentos aumenta várias vezes. Você pode usar concreto simples ou concreto armado para a estrutura. O grau de cimento em ambos os casos não é inferior a M400. Você também pode usar uma pedra, que pode ter diferentes dimensões e formas geométricas.
Os meios-fios de pedra são duráveis, mas podem ser muito caros. Se a confiabilidade de tal elemento e seu design exclusivo justificam o alto preço, é necessário decidir por si mesmo. Na aparência, a pedra artificial também é valorizada, o que é significativamente mais barato do que sua contraparte natural.
Alternativamente, você também pode usar clínquer, mistura de polímero e areia, borracha e plástico.
O procedimento de instalação em si, independentemente dos materiais, é do mesmo tipo:
-
remova o gramado;
-
uma pequena camada de terra é removida;
-
adicione um travesseiro de areia;
-
compacta e nivela esta areia.
Dispositivo de base
Drenagem, impermeabilização e drenagem não são todos os requisitos que esta própria fundação deve satisfazer. A superfície terá que ser nivelada com muito cuidado. A estabilidade da base é verificada para que os ladrilhos individuais não se movam quando ocorrem cargas operacionais. O aprofundamento (fossa) é feito de forma que a drenagem encaixe com tranquilidade e o caminho em si tenha um bom suporte. O assentamento de lajes sobre a base antiga é feito levando-se em consideração seu estado; se houver um pequeno risco de afundamento, é melhor desmontar e equipar tudo do zero.
Alvenaria
A mistura de cimento-areia nas telhas endurece rapidamente. Se ainda não teve tempo de agarrar, pode lavá-lo com qualquer composição de detergente. Até mesmo uma solução de sabão preparada por você mesmo serve. Em seguida, aplique um jato de água, de preferência sob pressão. O procedimento é repetido 2 vezes conforme necessário; se perder tempo, deverá entrar em contato com especialistas.
É comum colocar pedras de calçada no meio-fio. Depois de definir os primeiros elementos, você precisa verificar como a geometria é mantida nivelada. Em grandes áreas, as lajes de pavimentação são geralmente montadas sobre uma argamassa de cimento e areia. Deve ser nivelado com espátula dentada.
Em qualquer caso, mesmo que os ladrilhos sejam colados ao concreto com cola de construção, devem ser mantidos espaços iguais de 5 mm entre eles.
As costuras podem ser fechadas com a mesma cola. Mas não é proibido usar um harpsovka. A base de concreto ganha a resistência necessária aproximadamente 72 horas após o vazamento. Você só pode circular escotilhas, orifícios de drenagem e outros obstáculos com ladrilhos sólidos. Após a instalação, caminhar e dirigir nas pedras do pavimento só é possível após 3 dias; passarelas essenciais são formadas por pisos de placas de madeira compensada.
Uma aula magistral detalhada sobre o assentamento de pedras de pavimentação pode ser encontrada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.