Como fazer lajes de pavimentação com as próprias mãos?

Contente
  1. O que é necessario?
  2. Como preparar a solução?
  3. Lubrificação do molde
  4. Como derramar a massa de cimento?
  5. Pressionando
  6. Secagem
  7. Desmoldagem
  8. Tingimento
  9. Dicas úteis

Lajes de pavimentação são um material popular para arranjar caminhos de jardim, droshky no campo ou terrenos perto de casas particulares. Você pode comprá-lo e, para economizar dinheiro, pode fazer você mesmo. Nós diremos o que você precisa para isso.

O que é necessario?

Ao produzir lajes de pavimentação em casa, você precisará de matérias-primas de alta qualidade e equipamentos especiais.

Materiais (editar)

O ingrediente principal é o cimento. Disso dependerão as características técnicas da solução de trabalho e das lajes acabadas. Na fabricação de ladrilhos, é recomendável dar preferência a cimentos de alto teor - no mínimo M400. A melhor opção é o M500. Quanto maior o valor, mais forte será o produto acabado. Ao usar o grau de cimento M500, as pedras de pavimentação terão as seguintes propriedades:

  • resistência a extremos de temperatura e baixas temperaturas;
  • força;
  • resistência à água.

Observação! Ao usar o cimento mais barato da marca M300, não será possível economizar dinheiro, pois neste caso seu consumo aumentará significativamente.

Componentes adicionais também são necessários na fabricação de telhas.

  1. Enchimento grosso. Pode ser brita, seixo ou escória - seus tamanhos devem estar na faixa de 3 a 5 mm. O enchimento aumenta a densidade dos ladrilhos e sua resistência à abrasão. Às vezes, a argila expandida é usada como selante. Porém, seu uso é indesejável, pois devido à alta porosidade desse material, os ladrilhos podem estourar com o gelo.
  2. Enchimento de grão fino - areia de rio peneirada (sem impurezas mecânicas e argila).
  3. Água. Melhor usar água potável em temperatura ambiente ou líquido destilado.
  4. Plastificante. Nas lojas de ferragens, esses aditivos são vendidos em pó ou em formulações líquidas. Devido à adição de um plastificante à solução, o consumo de cimento e líquido diminuirá e a densidade da solução aumentará. Os aditivos não só melhoram as características técnicas da pedra de pavimentação (aumentam a resistência mecânica, a resistência ao gelo e à umidade), mas também facilitam muito o processo de mistura da massa de cimento.
  5. Corantes. Os ladrilhos coloridos ajudam a decorar caminhos ou plataformas com gosto ou a combinar com o edifício construído. Para dar a tonalidade, foram criados pigmentos de solução especial. Dependendo da quantidade de tinta adicionada, a composição pode ser em tons claros e claros ou, ao contrário, brilhantes. Os corantes estão disponíveis em formato de pó. Ao usá-los, um misturador de concreto deve ser usado para preparar a solução de trabalho. Misturar os ingredientes à mão não distribuirá a tinta uniformemente.
  6. Lubrificação. É necessário facilitar a retirada dos ladrilhos do molde. Você pode comprar um lubrificante especial, por exemplo, "Emulsol", "Lirossin" ou usar óleo de motor ou óleo vegetal, solução de sabão.

Os construtores recomendam adicionar endurecedores à solução - são aditivos especiais que aumentam o processo de endurecimento e reduzem o risco de rachaduras nas pedras de pavimentação.

Equipamento

Para fazer azulejos com suas próprias mãos, você precisa de um misturador de concreto ou perfurador com um bico misturador especial. A escolha desta ou daquela unidade depende da escala da obra. Na produção de pedras de pavimentação, você não pode prescindir de uma mesa vibratória.Essa instalação é necessária para compactar a solução de concreto, remover bolhas de ar e distribuir uniformemente a massa na forma.

A vibração tornará o ladrilho mais durável e sua superfície mais lisa.

Para fazer pedras de pavimentação em casa, você não deve comprar uma unidade de produção - você pode fazer uma mesa vibratória com uma máquina de lavar velha, mas útil, ou com um moedor elétrico (ou outro equipamento com um motor de potência adequada).

Para misturar argamassa de concreto, você também não pode prescindir de:

  • recipientes (bacia ou balde grande);
  • vidros com marcações (para medições precisas do corante);
  • espátula;
  • pincel para lubrificar moldes;
  • formulários.

Os moldes de vazamento diferem em materiais de fabricação, configuração e custo. À venda encontram-se produtos em plástico, borracha e poliuretano. Os moldes de borracha são um dos mais duráveis, suportam até 500 ciclos de fundição. Os de plástico são menos confiáveis, são capazes de suportar cerca de 250 ciclos, e os de poliuretano - 100. Das formas, os produtos mais procurados e populares são os de plástico. Distinguem-se pela resistência ao desgaste, repetem bem o relevo, são duráveis, portanto não deformam ao serem preenchidos com argamassa.

Para economizar na compra de formulários prontos, a produção artesanal vai ajudar. Para estes fins, são adequados blocos de madeira, contraplacado resistente à humidade ou folhas de metal finas. Alguns artesãos preferem despejar concreto em bandejas domésticas. Para a produção de ladrilhos, muitos formulários são necessários (pelo menos 20-30). Com um número pequeno deles, o processo de fabricação demorará muito.

Como preparar a solução?

Para obter telhas de alta qualidade no preparo da massa de concreto, devem ser observadas as proporções de todos os componentes e a tecnologia de fabricação.

Para fazer uma solução, você precisará de:

  • enchimento (pedra britada, seixos) - 38 kg;
  • areia - 18 kg;
  • cimento - 17 kg (marca M500);
  • plastificante - de acordo com as instruções;
  • água - 9 litros.
  • cor - dependendo da cor desejada 3-5% em peso do cimento.

A mistura inclui várias etapas. Vamos considerá-los passo a passo:

  • deve-se despejar todo o volume de areia, 2/3 da brita e cimento na betoneira, ligar o aparelho para amassar os componentes secos;
  • água, um plastificante deve ser alimentado no tambor (a substância é preliminarmente diluída em água morna até estar completamente dissolvida) e os componentes devem ser misturados por 1 minuto;
  • então você precisa preencher o resto do enchimento, colorir e misturar por 1-2 minutos.

É permitido misturar a massa de concreto em 3 horas. Em clima especialmente quente, a umidade irá evaporar rapidamente da solução, fazendo com que ela engrosse. É impossível adicionar novas porções de água para liquefazer a massa - nesse caso, as características técnicas do concreto vão se deteriorar.

Para que a solução não tenha tempo de engrossar, recomenda-se misturar em pequenos volumes (o consumo ideal da mistura preparada é em 20 minutos).

Lubrificação do molde

Antes de iniciar o trabalho, as formas devem ser limpas - não devem conter pequenos detritos e outros contaminantes, pois tudo isso pode prejudicar a estética do revestimento acabado. A solução de sabão ou qualquer detergente de lavar louça em forma de gel ajudará a remover a gordura.

É impossível lubrificar as formas com antecedência, corretamente - somente antes de despejar a argamassa de cimento. É necessário distribuir a mistura em uma camada fina sobre toda a área do molde para que não haja áreas não tratadas. Para esses fins, um pincel, esponja ou frasco de spray são adequados. Ao lubrificar, é necessário garantir que nenhuma cerda de escova permaneça na superfície do molde.

Como derramar a massa de cimento?

A próxima etapa é a moldagem. É melhor preencher os formulários lubrificados com argamassa de cimento à mão usando uma espátula. Para fazer você mesmo os ladrilhos coloridos e ao mesmo tempo economizar na cor, é recomendável verter primeiro a massa colorida (cerca de 25% do volume do molde) e depois a cinza sem corante.Nesse caso, é necessário manter um intervalo entre as obturações de 20 minutos. Caso contrário, a camada pintada e cinza não irá aderir firmemente e pode se soltar.

Pressionando

Após o vazamento, o molde deve ser agitado levemente e colocado sobre uma mesa vibratória. O tempo de prensagem é de 2 a 5 minutos. Às vezes, quando compactada, a solução "senta". Neste caso, é necessário reportar a argamassa de cimento às bordas do molde.

Durante a prensagem, bolhas de ar são retiradas da massa e tendem para a superfície, formando uma espuma branca. Sua subsidência indica que é hora de completar o lacre. Não compacte a massa de cimento por muito tempo, caso contrário, ela esfoliará.

Se estiver a ser feita pedras de pavimentação bicolor, a argamassa deve ser compactada após a aplicação de cada camada. A segunda camada endurece em 2-3 minutos (neste caso, o aparecimento de espuma é opcional).

Secagem

As formas com argamassa compactada devem ser colocadas em racks para secagem, durante os quais o excesso de umidade evapora da massa de cimento. O tempo de secagem depende da temperatura e é de 2-3 dias.

Os racks devem ser instalados em local seco e bem ventilado e bem protegido da luz solar direta. Quando exposto à luz intensa, as pedras do pavimento irão rachar.

Para reduzir a taxa de evaporação da umidade, é recomendável colocar filme plástico em cima dos moldes.

Desmoldagem

Este termo se refere à remoção de pedras de pavimentação do molde. Submergir o molde derramado em água quente (pelo menos 60 graus) facilitará a remoção do ladrilho. Quando exposta ao calor, a forma se expande, o que permite que o produto seja puxado para fora sem lascas, rachaduras e outros defeitos.

Após a retirada das pedras do pavimento, elas devem permanecer por mais 7 dias na estante. Depois disso, os produtos podem ser empilhados em paletes e secos por mais 30 dias. Caso contrário, as pedras do pavimento não ganharão a resistência necessária - irão desmoronar e quebrar quando colocadas.

Tingimento

A coloração da superfície ajudará a colorir as pedras do pavimento. Eles recorrem a ele se nenhuma cor foi usada na mistura da argamassa de cimento. Ou as lajes de pavimentação ficam sem brilho durante a operação. Usar tintas especiais é uma maneira rápida e econômica de adicionar tintas ao paisagismo. Além disso, devido ao manchamento, é criada uma concha que protege as pedras de pavimentação das influências climáticas negativas (mudanças de temperatura, precipitação, umidade elevada). Graças a esse recurso, a vida útil do ladrilho é aumentada.

Existe apenas uma desvantagem da coloração - a necessidade de renovação periódica da cor. Em locais intransitáveis, o trabalho é realizado 1 vez em 10 anos, e onde o tráfego é alto, será necessário pintar os ladrilhos 1 vez em 2-3 anos.

Várias composições são adequadas para pintura.

  1. Borracha. Suas características são: alta elasticidade e resistência à água. As tintas à base de borracha criam um revestimento antiderrapante na superfície do revestimento, resistente a baixas e altas temperaturas e aos raios ultravioleta. A tinta de borracha não racha e mantém o brilho das cores por muito tempo. As formulações são atóxicas.
  2. Alkyd. Eles criam um revestimento decorativo durável na superfície que protege de forma confiável as pedras de pavimentação da abrasão mecânica. A desvantagem de tais formulações é um odor desagradável que leva muito tempo para desaparecer.
  3. Poliuretano. Essas composições podem ser aplicadas mesmo no inverno.

As tintas de poliuretano secam rapidamente, não emitem um forte odor químico, mas desbotam rapidamente ao sol.

A pintura deve ser feita em clima seco e calmo. A maioria das formulações pode ser utilizada em temperaturas acima de +10 graus (as condições de uso podem ser encontradas nas instruções do fabricante).

Recomenda-se tratar as pedras do pavimento com mordente ácido antes da pintura. - tornará o material poroso, de modo que a tinta penetre rápida e facilmente em suas camadas profundas.O trabalho preparatório obrigatório inclui o desengorduramento de lajes de pavimentação, removendo entulhos e sujeira de sua superfície.

Um rolo de pintura ou pincel é adequado para pintar. Qualquer tinta não deve ser aplicada com um leve toque, mas esfregada nas pedras do pavimento. Os ladrilhos devem ser pintados pelo menos 2-3 vezes. Neste caso, é necessário aplicar a próxima camada somente depois que a anterior estiver completamente seca. O tempo de secagem depende das condições de temperatura e umidade.

Dicas úteis

As lajes de pavimentação estéticas, feitas à mão, podem em breve começar a desabar. As razões para esse fenômeno são muitas, mas a maioria delas é o desejo de economizar dinheiro e a violação das regras da tecnologia.

Aqui estão algumas recomendações úteis, cuja observância ajudará a obter pedras de pavimentação de alta qualidade e visualmente atraentes.

  1. O uso de areia de baixa qualidade. Uma avaliação visual do agregado fino não é suficiente. Pequenas conchas são freqüentemente encontradas na areia. Quando pressionados, eles se acomodam na superfície do ladrilho e estragam seu padrão. Para evitar que isso aconteça, mesmo à primeira vista, areia de alta qualidade deve ser peneirada.
  2. Incumprimento das proporções de água. "Massa pegajosa" - a consistência ideal da pasta de cimento. A aplicação excessiva de água levará ao aumento da fragilidade do material, insuficiente - à formação de poros na face.
  3. O uso de óleo residual para lubrificação de moldes. Para evitar que o lado externo seja danificado por manchas pretas, você precisa usar produtos especiais.
  4. Secagem de produtos deformados em clima quente. Para evitar que os ladrilhos rachem devido à rápida evaporação da umidade, recomenda-se molhar regularmente os produtos.

As lajes de pavimentação devem ser feitas em ambiente livre de poeira e em macacão, pois a poeira reduz as características técnicas do material acabado. Sujeito às proporções da massa de cimento, à tecnologia de sua mistura e às recomendações úteis, você não terá problemas com a produção independente de lajes de pavimentação.

Para obter informações sobre como fazer lajes de pavimentação com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário