Proporções e composição da argamassa para lajes de pavimentação
As lajes de pavimentação são um material de construção muito utilizado para a disposição de terrenos privados e áreas públicas. Você pode comprá-lo em lojas especializadas ou fazer o seu próprio. Você deve aprender sobre as características, proporções e composição da argamassa para lajes de pavimentação.
A composição da mistura
Uma argamassa para lajes de pavimentação, por exemplo, para caminhos de concreto no país, pode ser composta por uma variedade de componentes: pode ser cimento-areia, consistir exclusivamente em cimento, não conter brita, ser colorida (contendo corante). Nesse caso, a solução, em qualquer caso, deve atender a diversos requisitos essenciais, entre eles:
- resistência a influências ambientais negativas (por exemplo, a baixas temperaturas do ar);
- força e confiabilidade;
- baixo nível de porosidade;
- baixo coeficiente de absorção de umidade;
- aparência esteticamente agradável.
Vejamos mais de perto os principais elementos que compõem a argamassa para lajes de pavimentação.
- Cimento. A base de qualquer argamassa para lajes de pavimentação deve ser cimento. Tradicionalmente, os especialistas escolhem o cimento Portland M500. Além disso, deve-se lembrar que a composição do cimento deve incluir aluminato tricálcico, mas seu volume não deve ultrapassar 8%. Devido a essas características, a solução final será diferenciada por indicadores de alta resistência.
- Areia. É um dos principais componentes de qualquer argamassa de laje de pavimentação. Na verdade, esta substância é um agregado fino, portanto, maiores requisitos de qualidade são impostos a ela. Os especialistas recomendam dar preferência à areia de rio sem detritos e impurezas. A presença de areia na solução proporciona friabilidade.
- Selos. Eles servem como um componente de reforço. Graças ao seu uso, o nível de resistência e estabilidade das lajes de pavimentação acabadas aumenta. Materiais como cascalho, brita ou argila expandida são geralmente usados como compactadores.
- Endurecedores. Graças ao uso de endurecedores, a velocidade de endurecimento do concreto aumenta significativamente (enquanto os produtos não racham durante a secagem). Nesse sentido, as soluções com endurecedores podem ser utilizadas em qualquer época do ano (verão e inverno). Também deve ser notado que o uso de endurecedores aumenta a velocidade de trabalho. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver fazendo um grande número de lajes de pavimentação.
- Corantes. Dependendo de seus desejos e necessidades na produção de lajes de pavimentação, corantes podem ser adicionados à solução (ou você pode fazer sem eles). No que diz respeito à escolha da cor, recomenda-se focar nas preferências pessoais de gosto, bem como no esquema geral de cores da paisagem. Nesse caso, o corante deve ser classificado como óxido inorgânico. Na maioria das vezes, esses corantes são produzidos e vendidos como pós secos. Ao usar o corante, é muito importante distribuí-lo uniformemente na mistura - isso geralmente é feito com uma betoneira. A proporção do corante para a massa total da solução depende da intensidade da cor necessária; em média, até 8% do pó do corante é usado.
Conselho util. A cor final da solução é influenciada não apenas pelo corante utilizado, mas também pela marca do cimento.Assim, no processo de produção de lajes de pavimentação do mesmo lote, é importante cuidar da utilização da mesma marca de cimento.
- Pedra britada. Na fabricação de argamassas para lajes de pavimentação, deve-se utilizar brita e areia na mesma proporção. Graças a isso, o ladrilho não desmoronará durante o congelamento e descongelamento (o que é especialmente importante para regiões onde há mudanças frequentes de temperatura). Quanto às características distintivas da brita utilizada, devem corresponder aos seguintes indicadores: dimensão - de 5 a 10 mm, resistência ao gelo - de 1.000, sem impurezas.
- Plastificantes. Esses componentes têm um efeito positivo na plasticidade da composição acabada (daí o nome dos elementos). Os plastificantes fornecem um alto nível e confiabilidade de adesão das partículas umas às outras. Como plastificantes, você pode usar cola de cloreto de polivinila, cal hidratada, detergentes. Entre outras coisas, esses componentes aumentam a repelência à água dos produtos.
- Água. Ao adicionar água, é muito importante observar as proporções ideais. Isso se deve ao fato de que uma quantidade excessiva de umidade tornará a solução líquida e, conseqüentemente, reduzirá a qualidade do ladrilho acabado.
Proporções
Além da necessidade de utilizar um determinado conjunto de componentes no preparo de uma argamassa para pavimentação de lajes, deve-se observar também as proporções e proporções necessárias de areia, cimento e todos os demais elementos.
Conselho útil: Apesar de existirem regras universais quanto às proporções dos componentes da composição das lajes de pavimentação, as nuances individuais também devem ser levadas em consideração. Por exemplo, os compostos de pavimentação e rejuntamento podem variar consideravelmente.
Deve-se notar que o cálculo independente da proporção necessária de componentes é uma tarefa bastante complicada e complexa. Ao mesmo tempo, proporções ideais só podem ser alcançadas por experiência e levando em consideração todos os erros cometidos anteriormente. Portanto, se você não é um construtor competente e não tem uma quantidade suficiente de conhecimento, habilidades e habilidades, então você deve seguir claramente os conselhos e recomendações de especialistas.
Lembre-se de que mesmo pequenas imprecisões podem resultar em uma mistura que acabará por se tornar inutilizável. Além disso, deve-se ter em mente que o número de componentes também depende de sua qualidade. Se falamos sobre proporções tradicionais, elas se parecem com isto:
- 23 partes de cimento em baldes;
- 20 pedaços de areia da peneira;
- 57 pedaços de pedra britada;
- plastificante, que deve ser 0,5 partes do cimento utilizado;
- 40 partes de água quente (o cálculo é baseado na quantidade de componentes secos);
- aditivos de mistura de reforço na quantidade de 90 g por 1 m 2
- pigmento no valor de 700 ml por 1 m 2.
Além disso, existem várias regras universais:
- areia e cimento na solução devem estar presentes na proporção de 3 para 1;
- adicione água até que uma consistência elástica e viscosa seja formada;
- se você quiser fazer um bloco do tipo de duas camadas, todos os componentes devem ser usados em uma proporção de 1 para 1.
Deve-se lembrar que a observância das proporções é tão importante quanto a observância da composição. Somente atendendo a todos os padrões tecnológicos, você receberá o material desejado, que será de alta qualidade e longa vida útil.
Como cozinhar com as próprias mãos?
A preparação da argamassa para lajes de pavimentação pode ser feita de forma independente em casa. Neste caso, é muito importante seguir a receita e misturar bem a solução para verter. Você receberá lajes maciças de pavimentação, que em suas qualidades, propriedades e características não serão inferiores aos produtos de fábrica. Considere uma instrução detalhada sobre como preparar uma solução para pavimentação de lajes com suas próprias mãos:
- primeiro você precisa misturar 2 componentes principais da solução: areia e cimento;
- além disso, para criar uma solução caseira, você precisa adicionar um plastificante;
- a próxima etapa é adicionar pedra triturada;
- agora você pode adicionar líquido (vale lembrar que no final a solução deve ter uma consistência espessa ideal).
Após a conclusão do processo de mistura dos componentes, você pode começar a despejar a solução em moldes pré-preparados para lajes de pavimentação. Os moldes devem ser colocados em mesa vibratória especial (e também untados com óleo com pincel). A mesa vibratória destina-se a compactar a mistura na forma. A próxima etapa é o procedimento de secagem, que pode levar até 48 horas em temperaturas que variam de 15 a 25 ° C.
Possíveis problemas
Se amassar bem a composição, obterá o resultado desejado na forma de um material de construção que cumprirá 100% a sua finalidade funcional e durará muito tempo. Vale sempre lembrar que o processo de preparação de uma solução para lajes de pavimentação pode vir acompanhado de várias dificuldades. Na maioria das vezes, surgem problemas devido ao fato de você não seguir o algoritmo de ações, não usar todos os componentes necessários ou tomá-los em proporções inadequadas. Vamos considerar os problemas mais comuns que um usuário pode encontrar ao preparar uma solução.
- Descascando tinta. É muito importante mexer a tinta uniformemente. Se esta regra não for seguida, o corante pode ser distribuído em camadas, respectivamente, o efeito de mármore necessário desaparecerá. Este problema surge muitas vezes se a exposição dos moldes com a solução na mesa vibratória for mais longa do que o necessário.
- Dificuldades no processo de separação do ladrilho acabado do molde. Isso se deve ao fato de que na fabricação de material de construção você utilizou uma quantidade insuficiente (ou não utilizou de todo) o lubrificante.
- A presença de bolhas e vazios no ladrilho acabado. Esses defeitos no material acabado estão geralmente associados à exposição insuficiente da composição à mesa vibratória. Além disso, a lubrificação excessiva pode resultar em bolhas e vazios.
- Ladrilhos em ruínas. Se o ladrilho estiver se esfarelando, é muito provável que você não tenha observado todas as proporções necessárias ao preparar a solução.
As proporções e composição da argamassa para lajes de pavimentação, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.