Descrição das lajes de pavimentação "losango" e sua instalação
Os caminhos dos parques, as calçadas, as áreas de pedestres e as praças nas ruas das cidades costumam ser pavimentadas com ladrilhos. A alvenaria pode ser simples ou padronizada, e a cor pode ser cinza ou brilhante. Os padrões mais interessantes são obtidos a partir de pedras de pavimentação em forma de diamante de diferentes tons.
Peculiaridades
As pessoas começaram a equipar estradas e caminhos há muito tempo. No início, pedras comuns eram usadas para esses fins - nem mesmo eram processadas. Pode-se imaginar quantos transtornos as estradas assim "equipadas" causavam aos viajantes. Posteriormente, a pedra começou a ser processada, tentando deixar sua superfície o mais lisa possível. Mas era um processo bastante demorado e, portanto, totalmente inadequado para pavimentação de grandes espaços. E somente com o advento de novas tecnologias, as pessoas aprenderam a fazer telhas de concreto.
As lajes de pavimentação podem ter diferentes formas: retangulares, quadradas, poligonais.
Ladrilhos em forma de diamante se espalharam - com sua ajuda, desenhos e padrões incomuns são facilmente obtidos.
A principal vantagem são os lados iguais. Devido à simetria perfeita, é quase impossível cometer erros ao estilizar. Além do mais, lajes de pavimentação "losango" são ideais para a criação de padrões com efeito 3D - para isso é necessário utilizar elementos de 3 cores.
Mas também há desvantagens: em qualquer caso, os ladrilhos terão de ser cortados para se ajustarem ao meio-fio, para desenhar a borda da pista. Você pode usar elementos adicionais (triângulos com um ângulo obtuso ou agudo), mas os construtores não gostam muito deles devido ao seu alto custo.
Como os azulejos são feitos?
Todas as lajes de pavimentação são criadas a partir de uma mistura de concreto. Muitos consideram o processo de produção tão simples que pode ser organizado em casa, por exemplo, em seu próprio site. Esta opção é aceitável se você precisar pavimentar alguns metros de caminho no jardim. Mas o equipamento industrial é usado para produzir grandes quantidades. É importante seguir a tecnologia - caso contrário, o produto acabado será de baixa qualidade e não terá resistência ao desgaste.
Existem 2 tecnologias de produção: vibrocompressão e vibrocast.
Vibrocompressão
Na primeira etapa, a mistura de concreto é preparada. Para isso, são utilizados misturadores de concreto: um se a telha for monocamada e dois se for de 2 camadas. A segunda camada geralmente é colorida: o pigmento é adicionado à mistura de concreto. Quando a mistura está pronta, ela é colocada na matriz da prensa vibratória. É a principal máquina para a produção de lajes de pavimentação. É nesta fase que lhe é dada a configuração. Todo o processo é automatizado. De forma especial, a mistura vibra e ao mesmo tempo é espremida por uma prensa - daí o nome da tecnologia. Tudo acontece muito rapidamente: em cerca de 5-6 segundos.
Os produtos acabados são transportados por uma esteira até um paletizador. Os paletes são empilhados uns sobre os outros - até 6 a 9 filas, após o que são enviados para secagem. O ladrilho seca em uma sala separada, onde é tratado com vapor quente. É permitido secar o produto acabado na mesma sala onde é produzido, mas então a composição deve conter cimento Portland. Somente neste caso a qualidade e durabilidade do produto acabado podem ser garantidas.
As telhas podem ser removidas dos paletes não antes de 6-8 horas. As lajes de pavimentação confeccionadas com tecnologia de vibrocompressão apresentam as seguintes características:
- sua superfície áspera fornece um efeito antiderrapante - isso é importante para regiões com invernos com neve (a maior parte da Rússia);
- tem uma estrutura porosa - a água não fica na superfície, mas penetra pelos ladrilhos e vai para o solo;
- é resistente a altas temperaturas: não derrete ao sol e não emite substâncias tóxicas.
Fundição de vibração
O processo de produção com esta tecnologia é semelhante à vibrocompressão, mas possui características próprias. A vibração também é usada aqui, mas em uma mesa vibratória. Essa tecnologia é mais barata, mas o processo de produção é mais demorado. A fundição por vibração pode ser usada para fazer ladrilhos brilhantes.
O processo começa com a preparação de uma mistura de concreto - são usados 1 ou 2 betoneiras. Em seguida, a mistura é despejada em um molde.
Primeiro vem a camada de cor (se o ladrilho for colorido), a mesa vibratória é ligada por 3-10 segundos. Em seguida, a segunda camada é despejada nas bordas do molde, e a vibração é ligada novamente por 5 segundos.
Os produtos acabados são colocados em paletes, que são empilhados uns sobre os outros. Folhas de plástico são colocadas entre as paletes. Por 1-2 dias, os ladrilhos devem ser deixados sozinhos: eles não devem ser tocados, muito menos movidos. Após 2 dias, as pedras do pavimento podem ser retiradas do molde. Para isso, é aquecido em banho-maria a 70 ° C. Se esta etapa for ignorada, podem aparecer lascas e rachaduras. Os ladrilhos são empilhados em paletes com os lados direitos voltados um para o outro. O endurecimento final levará até 3 semanas (menos no inverno).
A principal desvantagem dos ladrilhos feitos com tecnologia vibrocast é uma superfície lisa. Isso dificulta o uso no inverno: torna-se escorregadio.
Características e tipos
Lajes de pavimentação são utilizadas para decorar caminhos em parques e jardins, para pavimentação de calçadas e praças. Tamanhos padrão:
- espessura 60–70 mm;
- comprimento - 329 mm;
- largura - 190 mm.
Deve-se ter em mente que eles podem diferir de fabricante para fabricante. Via de regra, os ladrilhos são vendidos em metros quadrados: com tamanhos padrão, 1 m2 contém 40 peças. No entanto, as pedras de pavimentação não diferem apenas no tamanho. Pode ser áspero ou liso.
A primeira opção é mais preferível, pois é menos provável que escorregue.
As lajes de pavimentação podem ser monocromáticas, na maioria das vezes cinza ou bicolor, com adição de pigmento na camada superior. As opções de cores são variadas: vermelho e amarelo são freqüentemente usados, marrom e azul são um pouco menos comuns. Usando cores diferentes, você pode traçar não uma trilha simples, mas com um belo padrão. Existem opções práticas com relevo na superfície frontal. Esta solução reduz ainda mais a possibilidade de escorregar. Existem até ladrilhos brilhantes, mas este tipo é bastante caro.
Junto com as próprias peças, você pode comprar itens adicionais. Eles têm a forma de um triângulo isósceles com um ângulo superior obtuso ou agudo. O tamanho é meio losango padrão. Esta solução foi inventada para reduzir custos, mas na verdade esses elementos são caros - é mais barato cortar os próprios ladrilhos, se necessário.
Opções de estilo
Uma das principais vantagens dos ladrilhos de diamante é que é difícil cometer erros durante o assentamento. A única maneira é combinar as bordas entre si, é impossível deslocar as costuras. Ao mesmo tempo, muitos padrões interessantes e bonitos podem ser obtidos a partir dos ladrilhos na forma de um losango. Todos os desenhos são baseados em 2 formas:
- hexágono - acontece se você colocar 3 peças lado a lado;
- estrela hexagonal - consiste em 6 peças.
Todo o resto depende apenas da imaginação do designer - você pode obter desenhos complexos e muito bonitos. Existem várias opções de layout.
- Estrela. Seis peças da mesma cor são conectadas em um ponto com cantos agudos. O contorno da estrela resultante é emoldurado por ladrilhos de cor contrastante, também deve haver 6. Esta opção de layout é adequada apenas para uma grande superfície. As estrelas podem ser empilhadas na ordem correta ou espalhadas aleatoriamente sobre a superfície a ser modelada.
- Hexágono (cubo). Para obter esse padrão, os ladrilhos precisam ser alinhados com cantos obtusos.
- Desenho com efeito 3D. É definido a partir de hexágonos.O volume visual da imagem é dado por uma combinação de 3 cores. Se você colocar um ladrilho claro sob 2 ladrilhos escuros, obterá um efeito de sombra. Essa alvenaria é semelhante a um lance de escadas. Você precisa ter cuidado ao escolher uma cor: nem todas as combinações fornecem um efeito 3D.
É muito difícil fazer o layout dessas imagens com suas próprias mãos: você precisa ter muito cuidado e seguir a ordem exata do cálculo. É melhor confiar esse trabalho a profissionais.
O comentário foi enviado com sucesso.