Tudo sobre o corte de lajes de pavimentação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que você pode cortar?
  3. Descrição do processo
  4. Recomendações

O corte de lajes de pavimentação com máquinas, retificadoras e outros dispositivos em casa requer a seleção correta de ferramentas e o cumprimento das precauções de segurança. A maioria dos pavimentos de rua é feita de concreto, tem alta resistência, então a questão de como você pode cortá-los sem danificar a camada decorativa é sempre especialmente aguda. Para descobrir como cortar corretamente as pedras de pavimentação com suas próprias mãos no tamanho desejado, uma visão geral dos métodos e tecnologias disponíveis ajudará.

Peculiaridades

As lajes de pavimentação são posicionadas como um material totalmente pronto para instalar. Mas na prática, muitas vezes acontece que suas dimensões não correspondem aos parâmetros do local de pavimentação. Nesse caso, a solução mais simples é cortar as lajes de pavimentação com os parâmetros especificados durante a instalação. É verdade que esse processo tem características próprias.

Os artesãos experientes geralmente fazem primeiro um cálculo preciso do layout, contam o número de ladrilhos a serem reduzidos e, em seguida, cortam e moem em máquinas sem pressa para obter um resultado estético sem resíduos e lascas.

O processo de corte de lajes de pavimentação consiste em remover o excesso de comprimento ou largura do produto. Ao mesmo tempo, as próprias pedras de pavimentação decorativas:

  • tem dimensões de 20 a 80 mm de espessura;
  • consiste em pedra artificial sólida e densa;
  • pode ter forma figurada, relevo;
  • difícil de processar com métodos convencionais.

Ao usar ladrilhos com geometria complexa, os cortes são feitos não apenas em linha reta, mas também ao longo de uma diagonal ou de um caminho mais complexo. Isso requer precisão e exatidão, qualquer movimento descuidado levará à formação de um corte irregular. A presença de granito triturado nos ladrilhos não facilita em nada a tarefa.

O mais difícil na execução é considerado um corte angular, executado por uma serra com lâmina de metal.

O que você pode cortar?

Existem diferentes opiniões sobre o assunto, quanto melhor e mais eficiente você pode cortar as lajes de pavimentação. Quando se trata de grés porcelânico e suas variedades para uso externo, você pode usar uma ferramenta simples. Até mesmo um cortador mecânico de ladrilhos do tamanho apropriado, trabalhando no princípio da guilhotina, servirá. Lajes de pavimentação com uma espessura de 20-80 mm não podem ser cortadas facilmente. Nesse caso, você deve usar ferramentas mais poderosas. Vamos listá-los.

  1. Búlgaro. Esta ferramenta usa uma lâmina de corte de diamante que gira a uma velocidade específica - até uma média de 3500 rpm. A elevada dureza do disco permite cortar materiais com uma estrutura densa, cortando pedras. Seu diâmetro pode chegar a 23 cm, a potência da ferramenta pode ultrapassar 2 kW. Ao cortar com uma esmerilhadeira, os ladrilhos devem ser fixados com segurança com uma braçadeira em uma superfície plana e plana.
  2. Faca de guilhotina. Este é o nome de uma máquina especial que inclui uma mesa para o assentamento de lajes, guias, cabos e uma faca que cai na superfície do produto a ser cortado. Ao contrário do trabalho com retificadora, o corte com guilhotina ocorre quase sem pó, de forma rápida e eficiente para qualquer volume de trabalho.
  3. Serras de concreto. Eles podem ser a gasolina ou elétricos, mas certamente com a capacidade de cortar concreto. Neste caso, o material também é colocado em uma plataforma especial de trabalho da máquina, posicionado e, a seguir, cortado com discos diamantados. O único problema é encontrar consumíveis adequados. A faixa de tamanho da braçadeira também é limitada - de 7 a 23 cm, o que restringe muito o escopo da máquina.Também há vantagens: essas serras podem cortar material facilmente em um ângulo com uma precisão de um grau.

Usando qualquer uma dessas ferramentas, você pode obter uma limpeza e até mesmo um corte no ladrilho estritamente ao longo de uma determinada linha. Dependendo do volume e da complexidade do trabalho, o tipo de processamento é selecionado. Por exemplo, é bom cortar pequenos lotes de material com um moedor. A guilhotina o ajudará a lidar com o corte em linha. A serra funciona bem onde você precisa cortar em ângulo, garantindo a precisão e a limpeza da borda resultante.

Descrição do processo

Você pode cortar as pedras de pavimentação corretamente em casa, seguindo todas as recomendações. As instruções passo a passo o ajudarão a cortar as placas em um determinado tamanho com suas próprias mãos.

  1. Preparando a área de trabalho. Você precisa limpar o local, preparar suprimentos e ferramentas.
  2. Marcação de elementos destinados a aparar. O assentamento de teste pode ser executado de antemão. Ao criar um padrão, as arestas geralmente são aparadas no processo, durante o ajuste dos elementos.
  3. Instalação de uma lâmina de diamante com o diâmetro necessário em uma retificadora.
  4. Fixação das telhas com grampos. Isso é necessário para que o elemento não se mova durante o corte.
  5. Corte. É necessário, direcionando o elemento de corte para longe de você, traga o disco giratório até a linha traçada e comece a se mover. Para acelerar o curso muito apertado do disco diamantado, o fornecimento de areia para o local de corte ajudará. Você precisa afastar a ferramenta de você a uma velocidade de até 3.500 rpm.

Ao trabalhar com ferramentas manuais, preste atenção à espessura do corte. Será mais largo nas bordas e mais estreito no centro. Não corte o material por peso - isso pode ser perigoso.

Trabalho de guilhotina

Você pode cortar a borda extra de ladrilhos de concreto ou pedra, pedras de pavimentação com uma ferramenta manual e uma máquina. A única diferença está na forma como o material é apresentado. Se for usada uma guilhotina, o trabalho é executado em uma ordem específica.

  1. Os ladrilhos são colocados no espaço entre a mesa e o elemento de corte. Você precisa posicioná-lo de forma que a faca caia exatamente no plano selecionado.
  2. Colocando a faca em movimento. A manivela aciona o mecanismo, o elemento de corte, por sua própria gravidade, desce com força considerável, quebrando uma parte do ladrilho. É importante atuar em toda a alça ao pressionar, e não transferir força apenas para a borda da alavanca, caso contrário, o efeito pode ser imprevisível.
  3. Removendo ladrilhos acabados. A guilhotina permite colocar a estaca no riacho.
  4. Controle sobre a condição da faca. Ele precisa ser substituído ou afiado se defeitos óbvios, manchas estranhas, áreas com superfície queimada permanecerem na superfície do material e o corte adquirir uma estrutura áspera e pouco estética.

O uso da guilhotina facilita a solução do problema de pavimentação profissional de grandes áreas. Os ladrilhos e pedras de pavimentação com ele podem ser aparados sem sair do canteiro de obras, o que economiza muito tempo.

Recomendações

É necessário realizar trabalhos de corte e lixamento das bordas dos ladrilhos somente em macacão, utilizando um conjunto completo de equipamentos de proteção individual: de respirador a óculos. Além disso, você deve cuidar da ausência de estranhos e animais de estimação nas proximidades. Precauções razoáveis ​​também devem ser tomadas ao usar a ferramenta.

  • Proteja sua audição com tampões de ouvido ou fones de ouvido de construção com cancelamento de ruído.
  • Controle a rotação de peças e mecanismos. As peças de reposição devem ser substituídas com o desgaste recomendado.
  • Mantenha os dedos longe de ferramentas elétricas e máquinas-ferramenta na área de seu elemento de corte.
  • Use sapatos com sola de borracha para evitar choques elétricos acidentais.
  • Segure o moedor estritamente com as duas mãos, usando a alça lateral. Instale um escudo protetor, se disponível.

É importante organizar o corte corretamente. É necessário reservar um local especial para isso, longe do restante dos estoques de material. Durante o corte, é gerado pó de concreto, que pode danificar o piso já colocado ou os elementos armazenados. É bom se você conseguir equipar uma bancada separada com um torno e tudo que você precisa.

Após a conclusão do corte das lajes de pavimentação, o mestre recebe uma peça com uma aresta que precisa de processamento adicional. Não importa se você cortou ou lascou as bordas, o ajuste fino ainda é necessário. Os defeitos perceptíveis são eliminados cortando as áreas problemáticas com um cinzel e lixando-as com uma serra com lâmina de metal.

Pequenas diferenças de altura são lixadas manualmente com uma lixa, uma lima, você pode acelerar o processo com uma esmerilhadeira.

Para informações sobre como cortar lajes de pavimentação, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário