Lajes e pedras de pavimentação para carros

Contente
  1. Requisitos primários
  2. Escolha de telhas e materiais
  3. Tecnologia de assentamento

Ao organizar o estacionamento, eles geralmente usam lajes de pavimentação espessas especiais. Mas mesmo não vai durar muito se for colocado incorretamente. Portanto, antes de organizar o estacionamento, é necessário estudar detalhadamente as regras de seleção do material e da tecnologia de assentamento.

Requisitos primários

A vaga de estacionamento estará constantemente exposta a altas cargas, portanto, o principal requisito para ela é a resistência. Para evitar que a superfície se quebre, as lajes de pavimentação sob o carro devem ser estáveis. Para fazer isso, você precisa escolher ladrilhos ou pedras de pavimentação de maior densidade e espessura. Os padrões de espessura para carros e caminhões são diferentes.

A água é um dos fatores que afetam a vida útil do revestimento. Uma vez que destrói os ladrilhos, deve haver uma camada de drenagem sob o revestimento para evitar a penetração de umidade.

A superfície do espaço de estacionamento no pátio de uma casa privada deve ser plana e densa. Não deve haver vazios de ar entre as placas. Para proteger o lugar de estacionamento do automóvel da destruição, é necessário prever a instalação de um meio-fio. Isso tornará o revestimento mais durável e também impedirá que os ladrilhos se movam.

Estas são as regras básicas, cuja observância prolongará a vida útil de uma vaga de estacionamento no pátio de uma casa particular. A instalação correta evitará cisalhamento e destruição da superfície.

Escolha de telhas e materiais

Você precisará de lajes de pavimentação ou pedras de pavimentação para colocar o estacionamento.

Os ladrilhos devem ser colocados sob carros com peso inferior a 2 toneladas. As capas para veículos mais pesados ​​são feitas de pedras de pavimentação.

A melhor opção é o material vibropressed.

Vamos considerar as características mais significativas do material.

  • A espessura dos produtos vibropressed deve ser de no mínimo 6 cm. Para estacionamento de caminhões, a espessura da superfície deve ser de 8 a 10 cm.

  • O material selecionado deve ser denso, resistente à umidade e ao gelo.

  • O tamanho dos módulos de estacionamento deve ser pequeno. Quanto menores forem os componentes, mais tempo durarão devido à distribuição da carga entre eles. Não é recomendado exceder o tamanho de 30x30 cm.

  • É melhor escolher uma forma retangular simples dos módulos. Esses elementos são mais fáceis de encaixar e são capazes de transportar cargas pesadas.

Além das telhas, os seguintes materiais devem ser preparados antes da instalação:

  • areia limpa de impurezas;

  • o cimento cria uma camada de reforço em toda a superfície e nos limites do local;

  • pedra triturada (ou uma mistura de pedra triturada e cascalho), com a ajuda da qual é criada uma camada de drenagem para evitar a acumulação de água;

  • geotêxtil com direção de umidade unilateral, que não permite a lavagem da cama e aumenta a resistência do revestimento;

  • meio-fio, suas características dependem do revestimento - a espessura da base e dos ladrilhos, deve ultrapassar sua altura.

Se todos os materiais necessários estiverem preparados, você pode prosseguir para o assentamento.

Tecnologia de assentamento

Para que o estacionamento funcione por muito tempo, é necessário escolher o material certo e fazer uma instalação de alta qualidade. Para isso, recomenda-se realizar a sequência de ações apresentada no algoritmo:

  1. é necessário realizar trabalhos preparatórios e marcar o local de futuro estacionamento;

  2. nivelar e compactar o solo;

  3. instale o meio-fio na superfície do travesseiro;

  4. instalar uma camada de drenagem na superfície preparada;

  5. coloque a camada principal em cima da camada de drenagem;

  6. colocar telhas;

  7. preencher as juntas com areia;

  8. limpe o excesso de materiais.

Layout e marcação

A execução da obra começa com a fase de preparação. Envolve a seleção de um território e seu levantamento. A área do canteiro de automóveis deve ser uniforme, sem buracos ou solavancos. Os especialistas aconselham fazê-lo em um declive (não mais do que 5%) para evitar a estagnação da água.

O tamanho do estacionamento pode ser qualquer, mas se a passagem para o local for bem planejada recomenda-se percorrer pelo menos 2,2 m. Essa largura da estrada permitirá que o carro e o pedestre se dispersem. No entanto, o tamanho das pedras de pavimentação também deve ser calculado. Se a largura for um múltiplo do tamanho do ladrilho, ele não precisará ser aparado.

Você pode usar pinos com uma corda ou cordão para começar a marcar. As medições são feitas com fita métrica. A corda deve ser esticada e fixada a cada 1,5 m em estacas.

Em seguida, de acordo com os contornos demarcados, a camada superficial do solo é removida até uma profundidade de 30-35 cm. Se o local for grande, é aconselhável atrair um trator.

A superfície deve ser plana e compactada. Você pode tentar compactar o solo manualmente ou com um rolo de mão. Os profissionais usam uma placa vibratória para a compactação. Qualquer que seja a ferramenta escolhida, cada camada deve ser compactada com alta qualidade, caso contrário, as áreas de estacionamento individuais podem ceder.

Depois disso, a área deve ser preenchida com água, isso dará um encolhimento adicional da base.

Camada de drenagem e meio-fio

Depois de preparar o solo, a drenagem é instalada. Coloque-o corretamente em camadas usando o método de pizza. A torta clássica envolve colocar areia em cima do solo. A espessura da camada deve ser de 3-5 cm. A camada de areia deve ser nivelada e derramada com água. Em seguida, ele precisa ser compactado. Se a superfície do solo for irregular, a areia é capaz de alisá-la.

A versão clássica não implica isso, mas os especialistas aconselham a disposição dos geotêxteis já nesta fase. É colocado sobre uma camada de areia, e as paredes laterais da tela devem ser embrulhadas de forma que sua altura seja de 30 cm. Ao mesmo tempo, as folhas adjacentes devem se sobrepor entre si em 8-10 cm. O geotêxtil colocado evitará ervas daninhas de germinar e preservar uma bela aparência de superfície. Além disso, vai impedir o aumento das águas subterrâneas.

A próxima camada é de brita e cascalho. Eles também são compactados. A camada total deve ser de pelo menos 20 cm após a compactação. Depois disso, a camada de drenagem é coberta com geotêxteis.

Antes de instalar a camada de drenagem, devem ser instalados meios-fios. Eles devem subir acima das lajes de pavimentação, mas não mais do que 14 cm, caso contrário, existe o risco de danificar o pára-choque do carro.

O meio-fio pode ser instalado de duas maneiras: em uma base de concreto ou com a ajuda de materiais a granel da camada de drenagem.

Para a construção de um meio-fio sobre uma base de concreto no local de seu assentamento, é feita uma escavação no entulho com auxílio de uma colher de pedreiro. É preenchido com uma mistura de concreto de 3 a 5 cm, onde é colocada uma pedra, que é então nivelada e, em seguida, o entulho ao redor é nivelado.

É assim que todos os ladrilhos são colocados sequencialmente. Deve haver uma distância de 5-10 mm entre eles. Esta lacuna deverá ser preenchida com argamassa de cimento e areia. A calçada é assentada com ligeira inclinação (3-5%) na direção oposta aos edifícios.

Se o caminho tiver uma curva, será necessário um moedor com disco de pedra. Ele pode ser usado para cortar o meio-fio em 4 pedaços, que são usados ​​para criar um arco. Também deve haver 5-10 mm entre eles para o enchimento com argamassa.

Uma opção semelhante para a instalação do meio-fio é a fixação com escoras, o meio-fio será preso no material de drenagem. A ancoragem vertical do meio-fio será provida de pinos teimosos que são martelados por dentro. Por fora, deve ser coberto com um material de camada de drenagem.

A camada principal é colocada em cima da camada de drenagem. Pode ser composta por areia ou concreto.

Se o fundo for de areia, o procedimento de assentamento é o seguinte: é colocado sobre a camada de drenagem com 5 a 7 cm de espessura, derramado com água e compactado. Em seguida, a camada é recoberta com uma mistura seca de cimento-areia (1: 4) de 6 a 7 cm de espessura, devendo ser tamponada e nivelada com régua de gesso. Agora você pode instalar lajes de pavimentação.

Mesa de concreto

A base de concreto para o estacionamento é durável, mas cara. Além disso, a umidade não vaza pelo concreto. Isso significa que, com o tempo, sob a influência da água e de baixas temperaturas, as pedras do pavimento podem rachar. mas se o sistema de drenagem estiver bem organizado, então uma base de concreto pode ser uma excelente solução para estacionamentos, que estarão sujeitos a uma grande carga.

Neste caso, é necessário criar armadilhas de umidade: pedaços de amianto ou tábuas finas de madeira são colocados na solução de concreto. A distância entre eles é de cerca de 3 metros.

A mesa de concreto é colocada em declive. A porcentagem de declive deve ser pequena, não mais do que 5% na direção oposta aos edifícios existentes. Se a área de estacionamento for grande, é necessário fazer reforço. É melhor escolher um reforço de fibra de vidro com um diâmetro de 8 mm. É amarrado com grampos de plástico comuns e, em seguida, o excesso é cortado. A malha resultante é colocada sobre a camada de drenagem, sobre ela é instalada uma mesa de concreto.

Se a temperatura do ar estiver acima de +25 graus, um dia após a instalação da mesa, deve-se regar com água 2 a 3 vezes ao dia. Depois de uma semana, podem ser colocados ladrilhos ou pedras de pavimentação.

Obras de pavimentação e acabamento

Para colocar os ladrilhos com as próprias mãos, você precisa fazer a instalação de acordo com as regras. A base sobre a qual é colocada deve secar definitivamente. Não deixe molhar.

Para preservar a camada de reaterro, as pedras de pavimentação são colocadas a partir da borda do meio-fio. Disponha-o da borda para o centro. Em torno do perímetro, você precisa puxar a corda na altura da alvenaria. Os ladrilhos são empilhados em uma fileira ao longo da calçada. Agora você precisa fazer o layout da área, colocando pedras de pavimentação em áreas de um metro quadrado. De segmento em segmento, você precisa atravessar a passagem.

Ao instalar as telhas, um nível é usado. Isso evitará diferenças de elevação. Verifique o nível sempre que possível, a calçada deve ser plana. Você pode nivelar as telhas com um martelo de borracha.

Se os ladrilhos forem colocados sobre uma almofada de areia, eles podem ser colocados costas com costas sem deixar espaços. Embora, como mostra a prática, eles ainda estejam formados e devam ser preenchidos com uma mistura. Em uma base de concreto, espaços não superiores a 5 mm são necessários entre os ladrilhos.

A mistura de cimento M300 é derramada sobre os espaços entre os ladrilhos. É espalhado uniformemente por toda a área e espalhado com uma escova entre as costuras. A mistura irá preencher todas as fissuras e endurecer após as primeiras chuvas.

As obras estão chegando ao fim com a limpeza do território. Depois de alguns dias, a superfície é derramada com água para que o cimento endureça bem. Quando isso acontecer, você pode começar a usar o novo estacionamento. No entanto, quanto mais tempo decorrer entre a rega e o início do funcionamento, melhor.

Assim, você pode fazer seu próprio estacionamento em casa particular ou no campo. É possível fazer isso com suas próprias mãos apenas se você tiver uma ferramenta especial: um rolo ou placa vibratória. Além disso, é necessário entender que as dimensões das camadas são indicadas levando-se em consideração a compactação já realizada. É necessário calcular a quantidade de material necessária, caso contrário terá que ser pedido novamente.

Para fazer uma vaga de garagem por conta própria, você precisa levar em consideração muitas nuances de instalação, mas você pode economizar uma quantia decente e estar confiante na qualidade do trabalho.

Para saber como colocar pedras de pavimentação sob o estacionamento, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário