Tudo sobre plastificante para lajes de pavimentação
Como parte das lajes de pavimentação, o plastificante simplifica o assentamento do material, tornando-o mais resistente às influências externas. Sua presença aumenta a resistência e durabilidade das placas durante a operação. Vamos descobrir mais sobre esse componente útil que você mesmo pode fazer.
O que é e por que é necessário?
A composição dos ladrilhos para exteriores, conhecida pela sua resistência à humidade, baixas temperaturas e esforços mecânicos, inclui vários componentes - brita, brita, areia e cimento. Mas, ao mesmo tempo, sempre inclui um plastificante para lajes de pavimentação, o que aumenta a qualidade, as características técnicas e operacionais do material.
-
O aditivo é necessário para endurecer os ladrilhos - devido à sua presença, a resistência aumenta em 25%. Além disso, reduz a porosidade da estrutura, o que além de ser um defeito, torna a superfície do pavimento menos confiável.
-
Com um plastificante, é possível reduzir o consumo de água em 35% e o da mistura de cimento em quase 15%., e o endurecimento do concreto é mais rápido.
-
A composição universal do aditivo para a fabricação de placas externas aumenta sua resistência ao gelo, ao mesmo tempo, melhora a hidratação do líquido amorfo, argamassa de cimento em temperaturas abaixo de zero, cura e endurece mais rápido. Isso permite a instalação em climas frios.
-
O plastificante ajuda a aumentar a fluidez do concreto... Este é um parâmetro importante do material do ladrilho, pois facilita a instalação e a formação de um revestimento monolítico é de maior qualidade. Este útil componente para a produção de materiais de pavimentação permite a instalação em substratos horizontais e verticais, eliminando o processo de assentamento por vibração.
Os principais componentes da composição dos plastificantes são as substâncias poliméricas e minerais, além dos surfactantes. Ao utilizar tal enchimento, a superfície das lajes é lisa, isenta de defeitos, exclui-se a formação de irregularidades e aparas, não se forma eflorescências na base do produto, preserva-se a cor pretendida das lajes.
A operação no inverno não afeta a estrutura do material de forma alguma, ele não rachará e sua vida útil aumentará significativamente.
O que eles são?
Dependendo da composição, os plastificantes são divididos em várias categorias, por isso as propriedades de cada produto podem diferir significativamente. Esses produtos são fabricados em fábricas em várias formas e são fabricados com tecnologias especiais.
Existem plastificantes multifuncionais para concreto, cuja composição inclui os componentes necessários para melhorar quase todas as características básicas da telha. Mas também existem aditivos altamente especializados que aumentam certos parâmetros importantes de um material de construção.
-
Excipientes para aumentar a resistência ao frio da telha.
- Ativadores, contribuindo para o rápido conjunto de resistências das misturas de concreto. Eles aumentam o nível de resistência das placas à compressão mecânica externa, reduzem a duração de sua fixação e aceleram o processo de produção de um material de um determinado grau. Ao mesmo tempo, aumenta a resistência de projeto do concreto na composição da laje de pavimentação, sua invulnerabilidade aos efeitos da água e do gelo.
- Modificadores - componentes que reforçam a composição dos produtos, ajudando simultaneamente a manter a mobilidade da solução de concreto, importante para uma distribuição mais uniforme.
- Suplementos complexosque melhoram a estrutura da argamassa e seus parâmetros, o que tem um efeito positivo em todas as características do material de revestimento.
- Vale a pena lembrar separadamente sobre enchimento C-3, destinado à autocompactação da argamassa durante a fabricação de materiais de construção de ladrilhos. A sua aplicação ajuda a prescindir da vibrocompressão.
Existem dois tipos de plastificantes por tipo. Líquido pode ser utilizado para a fabricação de chapas, cuja instalação ocorre nas estações frias e quentes. Seco o tipo de enchimento é normalmente indicado para uso em temperaturas de –2 graus e abaixo.
Assim, o melhor plastificante é uma composição que seja corretamente selecionada levando em consideração o volume de trabalho e as condições de operação, e um ou outro tipo de plastificante é necessariamente adicionado a uma placa vibropressa para uso externo.
Instruções de uso
Aditivos especiais na forma de pó ou líquido devem ser adicionados à pasta de cimento de acordo com a ordem especificada nas instruções do fabricante. Para pedras de pavimentação de ruas, uma certa quantidade e proporção de todos os componentes são fornecidas. Se o plastificante for feito na forma de pó, ele deve primeiro ser diluído com água, mas o aditivo pode ser introduzido no misturador de concreto quando outros ingredientes são misturados com água.
Vamos considerar em detalhes a receita para usar um modificador seco.
-
É necessário diluir o aditivo em água... Se for C-3, sua concentração não deve ser superior a 38%. Neste caso, a taxa de construção da proporção de água e pó é de 2: 1.
-
Então é determinado o consumo da solução para espessamento do concreto.
-
Plastificante dissolvido é derramado em água e cimento é adicionado a ele.
-
Os componentes são enviados para a betoneira. Resta esperar por uma mistura de alta qualidade até a homogeneidade completa.
O aditivo líquido é misturado em um recipiente adequado e, em seguida, adicionado à água na quantidade certa e bem misturado. A solução é despejada no tambor de uma betoneira, após o qual cimento e enchimento são colocados lá. Porém, é importante saber que uma quantidade excessiva de plastificante introduzida na composição pode aumentar o tempo de endurecimento da mistura de concreto.
O que pode ser substituído em casa?
Para a fabricação de ladrilhos para exteriores, ao invés de um plastificante, você pode usar ferramentas improvisadas que podem ser encontradas em todas as casas.
Adequado como aditivo:
-
cal apagada comum;
-
adesivo para azulejos;
-
cola de acetato de polivinila (PVA);
-
detergentes diferentes - sabão em pó, sabão em pó, detergente líquido ou shampoo;
-
qualquer estabilizador de espuma.
Na maioria das vezes, os detergentes são usados para esses fins - eles são um bom substituto para aditivos especiais, mas é importante calcular corretamente sua quantidade. Pó ou sabão é ideal ao usar cimento e argila expandida, mas você precisa adicioná-los à mistura de trabalho imediatamente antes de despejar nos moldes. Uma superfície lisa também pode ser obtida colocando cal no concreto.
Para obter informações sobre como usar o plastificante C-3, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.