Área cega com lajes de pavimentação ao redor da casa
A fase final da construção de edifícios e estruturas envolve a instalação obrigatória de uma zona cega. Sua função é proteger a fundação da casa dos efeitos externos adversos da umidade e evitar que a água flua para o solo. Uma cobertura bem projetada evita que o solo inche, mesmo durante o frio mais severo do inverno. Na maioria das vezes, a área cega é feita de lajes de pavimentação.
Vantagens e desvantagens
A área cega é um revestimento à prova de umidade que percorre todo o perímetro do edifício com uma ligeira inclinação na direção do edifício. Ele é instalado para proteger a fundação do edifício do derretimento e das águas pluviais.
Durante muitos anos, o concreto foi utilizado para o arranjo da área cega, porém, apesar de sua disponibilidade e baixo preço, nos últimos anos deu lugar a pedras de pavimentação flexíveis, mas densas. A popularidade deste último é explicada por suas vantagens indiscutíveis e características de desempenho excepcionais.
- Longo período de serviço. Mesmo após vários anos de uso, as lajes de pavimentação têm uma aparência bonita e mantêm sua aparência decorativa. De acordo com especialistas, ele protegerá o prédio por pelo menos 30-40 anos. O revestimento não teme o efeito negativo da precipitação, flutuações de temperatura e outros fatores desfavoráveis.
- A capacidade de instalar pedras de pavimentação com suas próprias mãos. Para fazer um caminho a partir de lajes de pavimentação, não é necessário que o artesão doméstico recorra aos serviços de especialistas-empilhadores contratados, além de utilizar equipamentos caros. Todo o trabalho necessário pode ser executado de forma muito rápida e fácil, sem projeto prévio da estrutura de reforço.
- Aparência decorativa. O ladrilho tem uma bela superfície, apresenta-se numa vasta selecção de cores, texturas e soluções de design. As pedras de pavimentação sempre parecem mais agradáveis esteticamente do que os pavimentos de concreto e asfalto, elas são harmoniosamente combinadas com caminhos de jardim e outros elementos de paisagismo. O jardim e outras áreas verdes adjacentes à área cega parecem mais bem cuidadas e arrumadas.
- Resistente aos raios ultravioleta. Sob a influência da luz ultravioleta, o material mantém sua estrutura densa e sólida. Mesmo nos dias mais quentes, não racha nem muda de cor.
- Amizade ambiental. As lajes de pavimentação são seguras. Não emite fumos voláteis prejudiciais, uma vez que apenas materiais naturais são usados para sua fabricação.
- Capacidade de manutenção. Se for necessário reparar as telhas, fragmentos individuais da estrutura podem ser removidos sem desmontar toda a área cega. Depois de concluído todo o trabalho, os ladrilhos também são fáceis de colocar.
No entanto, as lajes de pavimentação também apresentam desvantagens. Assim, depois de derreter a neve e as chuvas prolongadas, a umidade penetra no solo através dos espaços entre as placas. Lá ele estagna e, como resultado, uma destruição gradual da estrutura começa. A higroscopicidade das pedras de pavimentação leva ao fato de que, com uma queda acentuada da temperatura, o gelo aparece na superfície.
Além disso, a repetição constante dos ciclos de congelamento e degelo provoca a destruição prematura da estrutura do material por dentro. Assim, o ladrilho não oferece a oportunidade de proteger 100% a fundação dos efeitos adversos da umidade.
Portanto, ao instalar o revestimento, é imprescindível realizar a impermeabilização e o isolamento, o que aumenta significativamente o tempo, esforço e dinheiro despendidos na obra.
Além da umidade, as lajes de pavimentação também absorvem outros líquidos. Por exemplo, se as áreas cegas forem adjacentes a um estacionamento, o ladrilho absorverá os gases do escapamento e a gasolina. Em dias quentes, quando aquecidos, os vapores cancerígenos começam a evaporar e podem causar danos às pessoas que moram na casa. Se um cachorro mora em uma base de azulejos em uma barraca, no verão o ar dessa área fica cheio de um cheiro desagradável de fezes de animais de estimação.
Se a instalação não for feita corretamente, a grama começa a brotar entre os ladrilhos individuais, o que também destrói sua estrutura.
Na compra de pedras de pavimentação, há sempre o risco de "esbarrar" em produtos macios de baixa qualidade feitos pelo artesanato. Componentes pouco conhecidos e violação da tecnologia, bem como imperfeições do equipamento para realizar a prensagem, têm um efeito muito deplorável no desempenho e na qualidade do ladrilho acabado. Essas pedras de pavimentação começam a quebrar quase imediatamente após o assentamento e, muitas vezes, absorvem muita água e não podem suportar o peso de uma pessoa. É muito fácil distinguir um falso de um azulejo fabricado em conformidade com todas as normas estabelecidas. Para fazer isso, você só precisa bater os ladrilhos nos ladrilhos - se você tiver um produto de qualidade à sua frente, com certeza ouvirá um leve toque.
Como preparar o local?
A instalação das lajes de pavimentação em zona cega deve iniciar-se com a preparação preliminar do local - “leito”. Se houver um pavimento de concreto ou asfalto antigo, ele deve ser desmontado. Além disso, é necessário remover parte da base localizada sob o travesseiro. Se a estrutura for nova, a camada de solo terá que ser removida. Se possível, você também deve considerar o sistema de esgoto pluvial.
Para minimizar completamente o risco de vazios no solo e permitir que o substrato se compacta, os especialistas aconselham esperar 12-14 meses após a construção da própria fundação.
No entanto, não demore muito - se a pausa for mais longa, a precipitação e o derretimento da água podem danificar a base.
A largura da cama é diretamente influenciada pelo desenho do meio-fio. É melhor combiná-lo com o tamanho do ladrilho, caso contrário, você terá que aparar o material do ladrilho ao colocá-lo. A profundidade da área cega é calculada levando-se em consideração a altura das camadas individuais do solo, normalmente é de aproximadamente 200 mm, mas ao organizar o leito deve-se considerar um parâmetro de 400 mm.
Se a camada do solo consiste principalmente de argila, não há necessidade de equipar um castelo de barro. Quando a camada de solo é removida, grandes montes de terra inevitavelmente aparecem. Você precisa decidir com antecedência para onde irá movê-los, caso contrário, tal aterro pode criar problemas durante a movimentação no local.
Markup
Ao decorar uma área de pavimentação, é extremamente importante fazer marcações precisas. Para fazer isso, pinos de metal ou madeira são fixados nos cantos da cama e uma corda é puxada entre eles. A tensão deve ser o mais uniforme e forte possível, na hora de realizar as obras é melhor levar ao nível do edifício. De acordo com as normas estabelecidas SNiP III-10-75, não é permitida a curvatura da borda superior a 10 mm. Este requisito é obrigatório ao colocar pedras de pavimentação em seções retas. De resto, a qualidade da marcação depende diretamente dos parâmetros selecionados da sua futura área cega. Todas as outras ações de medição são realizadas após a preparação da vala.
Como criar uma base corretamente?
Para que a área de pavimentação funcione por várias décadas, você deve providenciar uma base confiável para sua futura estrutura. Em seção, a base se assemelha a uma massa folhada. Deve ser colocado em várias camadas sucessivas em estrita conformidade com todos os requisitos tecnológicos.
Devido à capacidade das lajes de pavimentação de absorver umidade, é muito importante fornecer proteção de alta qualidade contra a água - isso impedirá o fluxo de chuva e derreter a água para a fundação.Polietileno de construção ou material de cobertura é o mais adequado para essa tarefa. A última opção é considerada mais confiável e prática, mas a primeira é mais barata e fácil de instalar.
É por isso que a maioria dos artesãos que desenham a área cega com as próprias mãos recorre mais frequentemente ao polietileno.
A aplicação da camada impermeabilizante leva muito pouco tempo. Para tal, a tela é desenrolada, se necessário, cortada com tesoura ou faca de escritório em fragmentos do tamanho pretendido e, em seguida, colocada por cima de uma camada de argila ou gravilha. A borda do impermeabilizante que fica adjacente à parede da casa deve ser dobrada e fixada em uma superfície vertical com uma tira de metal.
Sobre o polietileno, despeja-se areia de rio ou de construção em uma camada de 4 a 6 cm, que deve ser devidamente nivelada (para isso pode-se usar uma chapa maciça de compensado), e a seguir compactada. Para facilitar o trabalho, a areia pode ser levemente umedecida - assim ela manterá melhor sua forma e menos esfarelará.
Nesta fase, você pode instalar um meio-fio, se houver um planejado. Para isso, ao longo da borda interna do futuro meio-fio no nível exposto, puxe a corda e cave uma trincheira. Sua largura deve ser igual à espessura do meio-fio mais 20-25 cm, pois deve haver pelo menos 10 cm de concreto em ambos os lados do meio-fio.
Em seguida, eles expõem a fôrma de tábuas com cerca de 10 cm de largura, amassam uma solução de concreto espesso de cimento e areia na proporção de 1 para 3, que é lançada na fôrma. O meio-fio é colocado ao longo de um fio, imergindo-o na argamassa de 5 a 7 cm. Para que a fixação ganhe a resistência necessária é necessário dar a solução a oportunidade de agarrar, dependendo do clima, leva 1 -2 dias.
Uma camada de brita ou cascalho fino com uma espessura de 9-10 cm é colocada sobre a areia no topo e também bem compactada. De cima, a pedra britada é novamente coberta com areia e compactada.
Neste ponto, todo o trabalho preparatório pode ser considerado totalmente concluído. Em seguida, eles passam a fazer uma área cega de pedras de pavimentação ao redor da casa.
Como fazer uma área cega com as próprias mãos?
Detenhamo-nos em mais detalhes nas instruções passo a passo para organizar uma área de pavimentação. Não é nada difícil realizar essas obras.
Estilo
Os padrões de assentamento para pedras de pavimentação podem ser diferentes, mas em qualquer caso, é melhor começar a colocar a partir de um canto.... Tente encaixar os ladrilhos o mais firmemente possível. Se suas bordas não forem uniformes, use pequenas aparas de madeira. Eles devem ser inseridos entre os ladrilhos individuais de modo que a distância nos pontos de junção não exceda 2-3 mm - isso permitirá que mesmo os ladrilhos com as bordas mais curvas sejam dispostos o mais uniformemente possível.
Quando as pedras do pavimento são colocadas, o concreto deve ser preparado, ele é usado como um fixador para proteger a área cega. O melhor é fazer uma solução de 1 parte de cimento seco e 3 partes de areia (deve haver um pouco de água). A consistência deve ser espessa, caso contrário, o leite de cimento irá completamente para o travesseiro. Isso reduzirá significativamente a densidade do concreto e a qualidade da pavimentação. É necessário misturar um pequeno volume de solução de concreto em uma passagem - na taxa de seu consumo por uma hora. Com um armazenamento mais longo, especialmente em climas quentes, ele começa a engrossar e isso aumenta muito a complexidade do assentamento.
Remova a primeira linha de ladrilhos e aplique argamassa de concreto no topo da camada de areia. Você não deve sentir pena dele - a camada deve ser espessa o suficiente, cerca de 4 cm.
Tente colocar mais concreto na casa. Isso criará uma ligeira inclinação que permitirá que as gotas de água rolem rapidamente para fora da faixa de proteção.
Fixando as pedras do calçamento no lugar original, deve-se bater cuidadosamente com um martelo de borracha ou madeira, deve afundar um pouco no concreto - isso garante a fixação mais durável.
Importante. Não use um martelo de metal comum, pois qualquer golpe, mesmo o mais fraco, pode partir as pedras do pavimento. Se tiver apenas esta ferramenta à sua disposição, coloque uma tábua em cima da cobertura e bata nela. Desta forma, você pode reduzir o risco de lascas, rachaduras e outros danos.
Coloque os ladrilhos ordenadamente uma linha após a outra, remova no máximo uma linha de cada vez. Se necessário, use um nível de construção - a faixa deve ser precisamente alinhada ao longo e com uma ligeira inclinação transversalmente.
Depois de terminar o trabalho, é preciso esperar que o concreto seque. Como regra, isso requer pelo menos dois dias e, em clima frio e chuvoso, é melhor aumentar o tempo para 3-4 dias. Neste momento, você não deve andar pelo local e colocar objetos pesados na área cega. Do contrário, as pedras do pavimento se moverão - essa área cega acabará sendo irregular.
Betume
Quando a área cega estiver completamente feita, e a camada de concreto estiver endurecida e segurar firmemente o ladrilho, pode-se prosseguir para a etapa final do trabalho, o desenho das juntas. Se cavacos de madeira foram usados durante a instalação, eles devem ser removidos. Uma variedade de materiais pode ser usada para preencher as costuras resultantes. A opção mais simples e econômica é a areia comum.... Ele é capaz de resolver rapidamente o problema da água da chuva e do derretimento da neve - a umidade se infiltrará rapidamente na areia e a calçada permanecerá seca. A humidade, tendo atingido o impermeabilizante, simplesmente desliza para baixo devido ao declive feito na direcção do edifício.
A única desvantagem dessa solução é sua fragilidade. Sob a influência de fatores naturais, assim como durante a limpeza do território, a areia é intemperizada ou lavada, portanto, após 3-5 anos você terá que renová-la deitando-a nas fendas vazias. Esse trabalho não exige muito tempo, dinheiro e esforço, pois é bastante fácil preencher as costuras com areia. Para isso, por um lado, despeja-se areia e, com a ajuda de um papelão grosso, um pedaço de papelão ou compensado, é distribuído ao outro.
O concreto é considerado uma opção mais confiável e durável.... A composição é preparada na mesma proporção que para a instalação da base da área cega, ou seja, misturam cimento com areia na proporção de 1 para 3. Nesse caso, a superfície da área cega ficará perfeitamente lisa .
Além disso, o cimento não tem a capacidade de ser lavado e intemperizado. Porém, com esta abordagem, é muito importante observar a inclinação da área cega para que as gotas de água rolem imediatamente para baixo sem estagnar nas lajes. As costuras são preenchidas com concreto com o pincel mais simples. Neste caso, é necessário garantir que o preenchimento não cubra apenas as lacunas de cima, mas também as preencha completamente, caso contrário, irá quebrar muito rapidamente com um simples passeio dos usuários.
No final do rejuntamento, é necessário aguardar alguns dias para que a solução de concreto ganhe a resistência necessária. Depois disso, você pode usar com segurança a área de pavimentação pronta como um caminho confortável para caminhar.
Cadastro
Ao organizar uma área cega, muitos cometem erros comuns.
- Largura errada. Visualmente, a área cega parece uma larga faixa que corre de todos os lados do edifício. É importante entender que, se feito corretamente, irá acoplar de forma precisa e firme à base da estrutura. De acordo com as normas, a largura da área cega não deve ser inferior a 80 cm. O parâmetro máximo permitido não foi definido, neste caso a regra funciona - "quanto mais, melhor." No entanto, deve-se entender que mesmo com um sistema de drenagem do telhado devidamente organizado, as gotas de chuva cairão no solo. É importante que não caiam em terreno aberto. Portanto, ao planejar a área cega, é necessário colocar sua largura de modo que seja 20-25 cm mais larga que os parâmetros da saliência do telhado.
- Água parada... Se a água que rolou do telhado ficar na superfície da área cega, formando poças próximas, isso indica que os criadores não previram a inclinação da pedra do calçamento. De acordo com os requisitos estabelecidos, a inclinação transversal da faixa de proteção deve ser de no mínimo 10%.Por exemplo, se a largura da seção for de 1 metro, a diferença de altura entre seus lados longitudinais deve ser de pelo menos 10 cm.
- Faz sentido organizar bandejas de drenagem ao redor de todo o perímetro externo da área cega. - podem ser tubos comuns, serrados ao meio e fixados na encosta, ou caixas de plástico cobertas com grades de metal resistentes. Somente desta forma você pode minimizar o risco de a água entrar sob a fundação, tanto quanto possível.
- Falta de isolamento. Se as áreas cegas não forem isoladas, então em solos argilosos e argilosos, bem como em solo limoso e arenoso, no inverno, ocorrerá elevação do solo. Isso tem um efeito destrutivo em toda a estrutura da fundação. As pedras de pavimentação quentes evitam a deformação dos suportes e, além disso, reduzem significativamente os custos de aquecimento. Na maioria das vezes, a área cega é isolada com espuma de poliestireno extrudido.
Também é necessário cuidar da aparência do revestimento. As estruturas emolduradas ao longo da borda com uma borda de pedra de pavimentação decorativa parecem muito impressionantes - isso dá a toda a estrutura uma completude arquitetônica.
Dependendo da vontade do proprietário do edifício, a área cega pode ser representada como uma cobertura simples, quase não sobressaindo do solo, ou pode subir algumas dezenas de centímetros.
A área de pavimentação cria ordem no local, parece harmoniosamente ao lado de árvores e canteiros de flores, valorizando favoravelmente o acabamento da fachada do edifício. Ao mesmo tempo, instalá-lo com suas próprias mãos não requer grandes custos financeiros e habilidades especiais. O dispositivo de lajes perto da casa está ao alcance de qualquer pessoa.
Veja um vídeo sobre a instalação de uma zona cega à volta da casa a partir de lajes de pavimentação.
O comentário foi enviado com sucesso.