Tudo sobre as fundações para lajes de pavimentação

Contente
  1. Requisitos primários
  2. Visualizações
  3. Como calcular materiais?
  4. Obras de escavação
  5. Almofada de drenagem
  6. Impermeabilização

A disposição dos caminhos ao colocar lajes de pavimentação requer uma preparação de alta qualidade da base. Com o material deste artigo, você aprenderá sobre os tipos de fundação, os requisitos para eles, o cálculo do material, as nuances da obra. Além disso, mostraremos como fazer a drenagem e impermeabilização corretamente com as próprias mãos.

Requisitos primários

A torta montada sob as lajes de pavimentação pode ser diferente. O suporte deve ser de alta qualidade, caso contrário a alvenaria pode flutuar com o tempo. Para evitar que as lajes caiam umas sobre as outras, é necessário cumprir uma série de requisitos para as bases. A superfície de assentamento deve ser plana, estável, forte, durável e enterrada no solo. Além disso, deve ser impermeabilizado.

Para começar, vale a pena considerar o dispositivo de uma almofada de drenagem. Vai remover a umidade acumulada, evitando a destruição dos elementos de pavimentação. Esta é uma camada de material de drenagem que é colocada em um fundo preparado e compactado.

Para evitar a entrada de água por baixo, deve-se realizar uma impermeabilização.

É necessário prever a drenagem da água que entra no revestimento em caso de fortes chuvas. O dispositivo de calha é geralmente executado criando uma ranhura de drenagem sob um declive. Para fazer um acabamento uniforme com costuras idênticas, você precisará nivelar cada camada do travesseiro.

A base para lajes de pavimentação deve excluir o deslocamento dos elementos de revestimento, independentemente do nível de carga. Para equipar caminhos de calçada de acordo com todas as regras, você deve usar GOST 17608-91, SNiP Sh-8-76, SNiP Sh-10-75, instruções BCH-50-79, TU 400-1-190-79.

A estrutura do dispositivo de calçadas pré-fabricadas para pavimentação de pedras é composta por vários elementos:

  • camada subjacente;
  • base;
  • pavimento em mosaico.

Quanto ao assentamento em uma base antiga, esse problema é resolvido de diferentes maneiras. Se for um ladrilho, então sua condição é avaliada. O ideal é colocar os paralelepípedos em cima da torta que você acabou de montar.

É aconselhável remover o piso antigo, pois pode causar deformação e destruição prematura do revestimento.

Visualizações

A base para colocar o material de revestimento pode ser areia, areia-cimento, concreto. Cada tipo de material possui características próprias. Independentemente do tipo de matéria-prima selecionado, o revestimento é feito com a disposição preliminar dos meios-fios de fechamento.

Areia ou telas finas

A areia é usada quando os ladrilhos são colocados sob um volume padrão de cargas (por exemplo, caminhos de jardim, caminhos para pedestres).

Este tipo de base é excelente para permeabilidade à água, mas não é particularmente durável. Também é ruim que a areia sem cascalho encolha com o tempo.

A espessura do bolo de areia é feita com essa nuance em mente. Na forma acabada, mede 7 cm. O enchimento com areia deve ser feito em 3 camadas (cada 2-3 cm). Cada camada coberta é nivelada, regada e então compactada. Quando o trabalho é feito à mão, é necessário um fluxo de areia mais ativo.

A camada superior da almofada de areia é nivelada com uma régua de gesso com mais cuidado do que outras.

Você não pode começar a colocar ladrilhos se a inclinação não for observada e a superfície for irregular. Isso afetará a identidade das costuras e a solidez do revestimento.

A areia é um material de vedação. Sua camada superior deve ser peneirada. É melhor usar areia de rio para a instalação. Neste caso, os ladrilhos durante a instalação irão afundar parcialmente em tal almofada.

Uma mistura de cimento e areia

Neste caso, uma composição seca é usada nas proporções necessárias. A técnica de arranjo envolve colocar uma almofada de cascalho. Este tipo de fundação é considerado o meio-termo entre a areia e o concreto. É durável e confiável, permitindo a passagem de umidade. Esse material é melhor do que areia sozinha.

A base areia-cimento está preparada para a instalação de lajes de pavimentação de média espessura. A estrutura geral do bolo consiste em várias camadas: solo, areia, granito triturado, areia, mistura seca (DSP). As lajes de pavimentação são colocadas em cima, lancis e sarjetas nas laterais.

O dispositivo de tal base é executado de acordo com o mesmo esquema que o dispositivo de uma almofada de areia. A diferença está na camada superior, que é utilizada como uma mistura seca de areia e cimento. Isso contribui para a criação de um pavimento de pavimento monolítico.

Para fazer a mistura, pegue 1 parte de cimento e 3 partes de areia. Esta camada também é compactada após o preenchimento. Se todas as condições para a criação de uma base forem satisfeitas, uma camada superficial de uma mistura de materiais secos é formada na superfície do geotêxtil.

É necessário instalar o PCB estritamente em tempo seco imediatamente antes de colocar as lajes de pavimentação. Isso ocorre porque o cimento endurece em contato com a umidade.

Os construtores geralmente cobrem a camada de PCB em partes, enquanto todas as inferiores são cobertas e niveladas completamente em toda a área da vala.

Concreto

A mistura de construção líquida é usada na disposição de estradas e vias de acesso a casas e garagens, estacionamento. Neste caso, é criada uma mesa de concreto monolítica. Ajuda a ocultar os desníveis da base, exclui o rebaixamento do acabamento acabado. Esta tecnologia é usada para elementos de azulejos sob cargas pesadas.

É um suporte robusto, confiável e caro. A base de concreto também é escolhida para a instalação de lajes finas, que são fixadas com cola. Essa base é feita após a instalação da fôrma, reforço, instalação de balizas. A fôrma evita que o concreto se espalhe durante o vazamento se o nível superior for mais alto que o nível do solo.

A instalação da cofragem permite-lhe deixar espaços para a posterior instalação da calçada. O meio-fio manterá as bordas da almofada de concreto retas.

Além das tábuas, a cofragem pode ser feita de folhas de plástico. Pode ser fixado por meio de estacas e espaçadores.

O material de reforço (tela de arame soldado) é colocado no fundo da vala, após o que as balizas são expostas. Como balizas, um perfil de aço galvanizado é usado para a montagem de drywall. Os faróis são fixados paralelos entre si sobre uma argamassa de cimento.

Se for necessária muita argamassa para equipar uma base de concreto, ela pode ser encomendada pronta para entrega no local de instalação.

Se a fazenda tiver um misturador de concreto, você mesmo pode fazer a solução de trabalho. A base de concreto é vazada de forma que não se formem vazios na massa.

Quando o concreto é derramado sobre a malha, a borda superior deve ser nivelada. Se não houver uma regra de estuque em mãos, isso pode ser feito com uma ripa de madeira. O enchimento é realizado mantendo as juntas de dilatação, compensando a possível dilatação térmica. Aguarde até que a base de concreto esteja completamente seca antes de prosseguir com a instalação das lajes de pavimentação.

A consistência da solução de trabalho deve ser correta. Se a composição for muito líquida ou, ao contrário, espessa, isso afetará a qualidade da almofada. A proporção dos componentes depende do tipo de cimento.

A falta de proporção reduzirá a resistência da base. Para o trabalho, o cimento M400 ou M500 é usado. Primeiro, os componentes secos são combinados e, depois que a composição se torna homogênea, adiciona-se água.

Como calcular materiais?

Para calcular a quantidade necessária de matéria-prima, use a fórmula para encontrar o volume. O resultado obtido é multiplicado pela gravidade específica do material. A armadura é adquirida com base no cálculo da montagem das hastes da rede com células de 20 cm. O número de elementos de borda é determinado dividindo o perímetro pelo comprimento de um módulo.

Para calcular corretamente a quantidade necessária de areia ou pedra triturada, você precisa começar a partir do dispositivo da torta comum. Ao colocar no concreto, por 1 metro quadrado, você precisa de:

  • areia - 0,15 metros cúbicos;
  • pedra britada - 0,15 metros cúbicos.

Ao organizar os caminhos, a mistura seca é quase a mesma. Ao fazer caminhos leves com base arenosa, o consumo é diferente:

  • areia fina é necessária 0,05 metros cúbicos;
  • areia grossa ou pedra britada - 0,1 metros cúbicos.

Obras de escavação

Tendo nas mãos o esquema dos acabamentos previstos, tendo em conta a vinculação ao terreno e à paisagem, empenham-se no traçado. Para fazer isso, meça todos os lados, verifique a correspondência dos comprimentos e diagonais.

Independentemente da escolha do tipo de base, a preparação começa com a escavação. Se você preparar a cama corretamente, isso simplificará o trabalho de instalação e permitirá que você faça o revestimento o mais liso possível. A altura da camada de solo a ser removida depende do tipo de base escolhido. Neste caso, é considerada a espessura total das camadas a serem assentadas em conjunto com os ladrilhos. Quanto mais há, mais terra é removida.

Na escavação, leve em consideração o fato de que os ladrilhos devem ser colocados nivelados com o solo (às vezes um pouco mais alto). Se for mais baixo, a água inevitavelmente se acumulará após chuvas fortes.

Ao realizar escavações, é levado em consideração o encolhimento dos materiais a granel usados ​​e do próprio solo. A altura da escavação ao arranjar caminhos de jardim no campo e calçadas é de pelo menos 20-25 cm. A base para áreas com maior carga deve ser confiável. Se você planeja colocar ladrilhos para a área de estacionamento, você deve remover uma camada de pelo menos 28-30 cm.

No decorrer da remoção do terreno, eles se livram de entulhos, pedras, ervas daninhas. A camada fértil pode ser usada para arranjar canteiros ou canteiros de flores. Antes de colocarem a drenagem e a impermeabilização no fundo, livram-se das raízes e de tudo o que mais tarde pode servir de catalisador para a destruição das pedras do pavimento colocadas. Grandes torrões de terra se quebram, tornando o fundo da vala uniforme.

No fundo da vala, formam uma ligeira inclinação na direção da estrutura (até 3%). A inclinação média para pavimentação é de 1 cm por metro linear. Em seguida, o fundo é compactado, dando mais resistência à base e reduzindo a porcentagem de encolhimento da terra sob o peso dos conveses a serem assentados.

Na ausência de um compactador elétrico, uma técnica de compactação compacta é usada para compactação.

Em seguida, eles estão instalando a pedra do meio-fio.

Almofada de drenagem

Para preparar a vala para colocar a pista de acordo com todas as regras, use uma camada de areia. A espessura deve ser de pelo menos 5 cm e está distribuída uniformemente por todo o leito da vala. Em seguida, é derramado abundantemente com água e compactado. A compactação é realizada com equipamento especial.

Se não estiver lá, você pode apenas esperar a areia úmida se compactar.

Depois disso, comece a colocar os escombros. É melhor usar material com um tamanho de grão médio. Pedra triturada grande não será capaz de preencher a base com firmeza. Dado que irá ceder com o tempo, a forma original da base será quebrada. Pedras muito pequenas também não são adequadas para drenagem: elas reduzem as propriedades de drenagem da camada de pedra triturada.

É necessário formar uma camada de pedra triturada com um socador. Se a camada intermediária for misturada com areia, a base é umedecida com água e, em seguida, é realizada a compactação.

A espessura da camada de drenagem compactada não deve ultrapassar 15 cm (2/3 da altura total da calçada incluindo a base).

Em vez de cascalho, você pode usar cascalho com uma fração de 2-3 cm. Para melhorar a qualidade da almofada, é melhor colocar cascalho no fundo em várias etapas. A compactação de camadas finas é mais fácil. Se você usar equipamento vibratório de compactador, o trabalho será acelerado.

Impermeabilização

O melhor impermeabilizante é considerado o geotêxtil com densidade de 150 g / m2. É alinhado na superfície da vala após a instalação da drenagem. Isso impedirá que a água alcance a camada superior. O geotêxtil possui alta resistência, resistência à degradação e decomposição, por isso protegerá o acabamento da umidade por muito tempo. O tecido geotêxtil é colocado com uma sobreposição com os painéis sobrepostos uns aos outros em cerca de 12 cm (a sobreposição total é de 25-30 cm).

Na sua ausência, utiliza-se como impermeabilizante uma película de polietileno, dobrada em 2 camadas. No entanto, essa substituição não é tão durável e confiável quanto os geotêxteis. Durante a operação, ele se deforma rapidamente.

Para aumentar a eficiência da remoção de umidade, a impermeabilização é realizada com uma ligeira inclinação. De cima são preenchidos com brita de granito na direção contrária (sem entrar na tela aberta). A pedra britada derramada é distribuída ao longo do perímetro da vala e depois nivelada com um ancinho.

Depois disso, a compactação, a cunha e a recompactação são executadas. Em seguida, escolha um dos tipos de underlayment para a colocação de lajes de pavimentação. Ressalta-se que sua espessura é indicada já de forma compactada.

Você pode ver o processo de assentamento da base sob as lajes de pavimentação no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário